11 outubro, 2011

O 1º troféu, o 5º roubo e venha de lá a 18ª...

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

No basquetebol, na última quarta-feira, vencemos a supertaça em Vagos e fizemos a 1ª festa da época nas modalidades, sendo esta a 5ª conquista deste troféu na modalidade. Depois de já termos ganho as supertaças de futebol e basquetebol (a de andebol será em Janeiro), teremos agora este sábado, às 18h00, Porto Canal, em Ponte de Lima, a hipótese de ganharmos também a de hóquei (seria a 18ª em 29 edições) diante da Oliveirense.

Ainda no basquetebol, o FC Porto esteve muito perto de garantir a revalidação do Troféu Pratas. No andebol, desceu ao 4º lugar do campeonato depois de mais um escandaloso roubo encetado pela dupla Madeirense, Duarte Santos e Ricardo Fonseca, que a FPA teima em nomear para os nossos jogos na Capital do Regime. Basta apenas darem atenção a este registo inigualável desta dupla: últimos 5 jogos que apitaram do FC Porto, resultaram em 5 derrotas, 42 exclusões, 84 minutos em inferioridade numérica e 9 cartões vermelhos!

Querem acrescentar alguma coisa a estes números escandalosos?

Eu apenas acrescentaria que aos jogadores e treinador, se pede mais frieza e menos nervosismo no próximo reencontro com estes 2 tipos, não abrindo sequer a boca. Aos dirigentes do meu clube, pede-se um comunicado arrasador com base nestes números tão esclarecedores que aqui deixei há pouco.

Mas isso, já era pedir demais. Não se joga andebol com os pés...



ANDEBOL
(1º A.Santas-20 pts e 7 jgs; 2º Sporting-19 pts e 7 jgs; 4º FC PORTO-17 pts e 7 jgs.)
  • Sporting 26-24 FC Porto
Em Loures, o FC Porto começou mal o jogo com a aposta de Obradovic em Ricardo Costa na ponta esquerda (Dario lesionado, tal como Wilson e Eduardo) a revelar-se desastrosa, mas mesmo assim, com um Laurentino inspirado, o FC Porto foi recuperando até ao caso do jogo.

O capitão, Ricardo Moreira, marcou um golo, foi excluído, falou para a mesa, e foi duplamente excluído. Obradovic levou amarelo seguido de exclusão e finalmente de expulsão. O FC Porto levou 8 minutos de inferioridade de uma só vez!!!

Os artistas de Circo da Madeira no seu melhor e um FC Porto quase só com o guarda-redes até ao fim da 1º parte!

Na 2ª parte, com os árbitros a fecharem os olhos à forma selvagem como se defendia na área leonina (Tiago Rocha ficou a seco, numa tarde em que se fartaram de o travar à margem das leis e quase sempre sem punição), o nosso rival foi avançando no marcador (19-13), até que o Porto decidiu que também sabia jogar contra 9 e lá fomos reduzindo a diferença, até que a 40 segundos do fim, com 25-24, o nosso guarda-redes, Alfredo Quintana, recolhe a bola e tenta um golo directo quando seria recomendável entregá-la a um colega para se tentar o 25-25. A bola embate na trave e os árbitros parecem suspirar de alívio. A missão estava concluída com êxito e sem vergonha.

Gostei da raça de Malencic e dos 10 golos do capitão Ricardo Moreira, melhor marcador do encontro.

O Porto agora só volta a jogar dia 19 na Madeira, embora com outros árbitros...



BASQUETEBOL
  • CAB Madeira 62-76 FC Porto (DRAGÕES VENCEM SUPERTAÇA)

  • Ovarense 60-72 FC Porto
  • Benfica 65-63 FC Porto
Na quarta-feira, lá estive em Vagos a acompanhar entusiasticamente a nossa equipa de basquetebol na 1ª conquista da época 2011/12. O FC Porto desde cedo se impôs, e o CAB Madeira nunca conseguiu ameaçar seriamente esta conquista azul e branca. Os dragões venceram por 76-62 e vieram festejar com os adeptos à bancada numa comunhão de emoções inesquecível.

Moncho Lopéz dedicou o triunfo aos adeptos, e apontou na nossa direcção, num dos momentos da tarde. O FC Porto consegue assim a sua 5ª supertaça, 7 anos depois (27ª edição), num jogo em que Stempin, com 20 pontos, foi o nosso melhor marcador, mas Miguel Miranda é que foi o MVP do jogo com 16 pontos, 10 ressaltos e 3 assistências.

Parabéns ao FC PORTO, brilhante vencedor da supertaça NACIONAL de baquetebol 2011/12!

No troféu António Pratas (fase final também em Vagos), o FC Porto alcançou a final depois de bater nas meias a Ovarense num jogo que só se decidiu no 4º período. No entanto, esta foi mais uma vitória inquestionável dos pupilos de Moncho Lopéz com Carlos Andrade e Stempin em grande destaque. O Português conseguiu 14 pontos e o melhor Americano a jogar em Portugal, 17 pontos e 8 ressaltos.

Na final do torneio, diante do super-reforçado clube do Regime (com 5 Americanos), o FC Porto fez um grande jogo, estando na frente até meados do 4º período, mas na fase final, o nosso ataque não esteve lá muito inspirado, permitindo a recuperação da diferença ao rival que acabou por ganhar por 2, depois do nosso último triplo ter batido no aro e depois de Luís Lopes (que estava a apitar bem, mas não teve coragem, tal era a pressão de Lisboa e dos muitos parolos que residem em Vagos) ter fechado os olhos a uma falta de Doliboa sobre Andrade nos segundos finais.

Muito orgulho no nosso treinador (confio em Moncho na gestão do processo dos Americanos) e nos nossos jogadores, que lutaram até ao fim, mas cederam também, porque este era já o 6º jogo em 11 dias.

Stempin marcou 13 pontos, seguido de Reggie Jackson e Miguel Miranda com 10 cada.

Venha de lá o campeonato que começa com um FC Porto/Académica de Coimbra este domingo no dragão caixa (18h05 na sporttv1).



Saudações Portistas,
Lucho.

8 comentários:

  1. No Andebol: que gatunagem...!!! O J. Jardim devia acorrentar estes bandidos! Não fazem falta nenhuma no “Continente”. O Clube devia marcar uma posição muito vigorosa perante o que se passa com esta corja de autênticos bandidos. Isto não é um roubo; é um assalto a um Clube, é uma deliberada acção de lesa património.

    Mesmo assim estivemos quase a alcançar o empate. Já não era mau perante tanta vilania... Eu também penso que Quintana fez uma má opção; contudo tem se de compreender que teve de decidir em décimos de segundo e quase teve êxito.

    Quanto ao basquete: não entendo. Ainda hoje não acredito…

    Abraço Azul Forte.

    ResponderEliminar
  2. Boas Lucho!

    Em 1º lugar, os parabéns para toda a estrutura do basquetebol que conquistou a supertaça e que teve muito perto de fazer o bis em Vagos...Foi pena aquele 4º período mas derrotas acontecem sempre, no entanto contra aqueles gayvotas é que custa sempre mais um bocado de digerir...Mas a vida continua e este domingo espero poder estar no Caixa para apoiar a equipa no início da caminhada rumo ao bi!

    No andebol, a arbitragem foi rídicula é certo, mas acho que o capitão e o mister têm de ter mais calma e dar o exemplo...senão ficam mesmo a jeito para serem advertidos por arbitragens mais tendenciosas...No entanto, é de realce verificar que nos dois jogos na terreola, mesmo desfalcados por lesões e exclusões, conseguimos disputar os encontros até ao fim, o que para mim diz muito do querer e vontade desta equipa!

    Qt ao hóquei, que comecem já em Ponte de Lima a coleccionar troféus :-)

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Quer no andebol quer no básquete (final do troféu António Pratas) deviamos ter ganho e se no andebol os árbitros ajudaram, no básquete foi por nossa exclusiva culpa (treinador incluído) que perdemos.

    No andebol, tal como tem acontecido ultimammente, entramos mal, recuperamos e, se os árbitros disparataram, a verdade é que o Ricardo Moreira, depois de marcar 1 golo e reduzir a diferença não pode querer ser árbitro e exigir uma exclusão ainda por cima quando os árbitros, uns minutos antes, tinham excluído 1 calimero por querer uma falta a um jogador do Porto. Além disso, é inadmíssivel que contuinuem os protestos conecendo-se a dupla da Madeira como eles bem conhecem (Obradovic incluído). na segunda parte, voltamos a entrar mal e mesmo com exclusões e não exclusões sempre contra nós, não posso aceitar que o Quintana (que tão bem tinha ajudado na recuperação) faça 1 disparate daqueles até porque, mesmo que marcasse ainda dava tempo para o adversário atacar. Apesar de tudo, gostei da equipa, embora entrando mal no início e no reatamento do jogo, lutaram e só não chegaram a um resultado diferente porque se cometeram erros (individuais e colectivos) ajudados por uma dupla de arbitragem tendenciosa e enervante.

    Quanto ao básquete, foi uma enorme desilusão pois o 4º pedríodo é absolutamente inacreditável com lançamentos fáceis falhados e uma desconcentração total (mais uma vez c treinador incluído) que levou a que mesmo no minuto final com várias hipóteses de empatar ou até ganhar, não se conseguisse concretizar nenhum lançamento. Não gosto nada de ver jogadores mais preocupados com os adversários (Carlos Andrade com 1 dos americanos dos gayvotas tal como o fez Fucile com cagozo) e menos com o jogo o que os leva a falhar lances que com concentração no jogo não falham. Que dizer de 3 (ou 4, não tenho a certeza) faltas de Nuno Marçal em 30 segundos?
    Tal como no andebol, fizeram-se coisas boas, controlou-se o jogo e, por culpa própria (desconcentração e erros absurdos) perdemos um troféu e demos moral a uma equipa que apesar de 1 investimento enorme mostrou estar prefeitamente ao nosso alcance.

    Espero que os erros do andebol e do básquete sejam corrigidos para não se perderem jogos como os que se perderam e que me estragaram um pouco o fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Boa vitória na supertaça onde mostramos muita qualidade e onde se aproveitaram muito bem os erros do adversário ao contrário do que fizemos contra as gayvotas.

    ResponderEliminar
  5. Boas!

    Quanto ao basquete...não vi, mas sei que o 4º período foi mau d+ para ser verdade (parece que este ano, até nas modalidades não conseguimos controlar jogos quase ganhos!).

    No andebol...BEM...eu já vejo andebol há ANOS e ANOS e não me lembro de uma arbitragem TÃO NOJENTA E TENDENCIOSA como aquela!!!Tenho de dizer que tivémos muito mais falhas técnicas (o dobro!!!) das do sporting mas todos sabemos a "capacidade" desta dupla de ressabiados para conduzir uma equipa (leia-se FCP) ao descalabro!!! Muito fizémos nós!

    PS- Apesar disto, tenho de reconhecer que a equipa tem de se controlar TOTALMENTE para não cair em provocações. Por outro lado, incomóda-me a permanente mudez dos dirigentes nestas alturas...nem parece o Porto!!!

    Como diz o PML...Labaredas azuis e brancas!!!

    ResponderEliminar
  6. No Basquetebol não vi, mas pelas estatísticas e independentemente de tudo, devíamos ter ganho.
    No Andebol vi e se cometemos erros, também é verdade que derivado aos antecedentes com aquela dupla de ladrões, há desculpas. Se nós cá fora fervemos, eles lá dentro, que sentem na pele a roubalheira, sentem muito mais.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  7. últimos 5 jogos que apitaram do FC Porto, resultaram em 5 derrotas, 42 exclusões, 84 minutos em inferioridade numérica e 9 cartões vermelhos

    Inacreditável!
    E mais inacreditável ainda é, perante estes números, o ensurdecedor silêncio dos dirigentes do Andebol portista.

    ResponderEliminar
  8. em 5 dias, foram apenas e só, 3 deslocações a Vagos e 540kms percorridos em prol do nosso basquetebol... afinal, quem corre por gosto, não cansa, correcto?

    se na 4ª feira, foi um quase passeio, sem grande apertos, mesmo num jogo muito fraquinho tecnicamente, com turnovers em catadupa, e mau basquetebol em largos momentos do jogo, mas lá se carimbou com pouca dificuldade, mais um troféu para a galeria;

    já no fds, no sábado, foi a mais valia do conjunto que levou de vencida uma Ovarense aguerrida, mas longe do velhos tempos, num misto de juventude e 3ª idade;

    no domingo, foi a desilusão total, depois de no inicio, quase ninguém acreditar que seria possível, ora porque era o 5º jogo em 5 dias, ora porque estavam ali alguns atletas com notórias debilidades físicas, ora porque só temos tido 1 americano a sério (excluindo o Stempin, obviamente), ora porque até do outro lado estava um plantel reforçado, para mais ainda, depois de até ao 3º período, termos sido uns heróis... mas que nos últimos 10min, deitamos tudo a perder, e mesmo assim, quase no soar do gongo, tivemos oportunidade de ganhar ou no mínimo empatar, mas nem uma coisa, nem outra.

    é pena, mais oportunidades virão, mas concerteza ficou a certeza que temos rapaziada para ir à luta em em busca da renovação do ceptro nacional... i believe!!!

    por fim, no andebol, não vi, contaram-me apenas e pelos vistos, foi o mesmo do costume com aquela dupla de panões made by Madeira City, e com um erro estratégico de Quintana, a 1min do fim, com mais 1 em campo, e até mesmo que entrasse para empatar, nunca teria sido uma boa solução... perdeu-se a batalha, mas a guerra, essa, vamos vencê-la... ai deles!!!

    ResponderEliminar