29 agosto, 2012

Com a alegria a fugir por entre os dedos, até breve

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

A “época” começou mal para mim… Oxalá que seja bom prenúncio para o meu Clube. Se assim for não me importo que a vida me corra mal. Férias, nem pensar; não porque tenha medo de, no meio dos azares, cair de uma arriba, mas porque sou cidadão de 3.ª sem direito a gozar da retemperadora brisa marítima.

Não me queixo da categoria que me cabe como cidadão; enfim, já nos tempos da “outra senhora” uns valiam mais do que outros. Desconhecia sim que o meu Clube classificasse os seus filiados. Não sabia que há Sócios de 1.ª, 2.ª, 3.ª e talvez mais escalões. Pelos vistos pertenço a um escalão inferior, caso contrário não teria “direito” a uma das maiores bofetadas que levei na vida. O estalo doeu, mas não foi isso que mais me doeu… Bem, não quero falar outra vez no assunto. Expu-lo em post de 22-07-2012. Apenas quero agradecer às quatro pessoas (2 delas leitores) que me endereçaram palavras de conforto. Porém, dei comigo a pensar que nunca neguei alento a quem dele precisava neste blogue. Houve quem me agradecesse retorquindo: “fica para memória futura”. Afinal… a memória é curta e é passado… Questão encerrada.

O que me traz aqui é um pedido. Estou para, sem abusar da V/bondade, fazer-vos um único pedido. Todavia (folgando com os meus colegas):

- Não vou insistir na velha mania de quem não comenta os meus post não gosta dos ditos;
- Não imploro ao Antas que, na condição de membro do “Tribunal”, aprecie as publicações recentes tanto como as primitivas;
- Não vou exigir ao Escrevinhador que compreenda eu não ser fã de Vítor Pereira;
- Não peço ao Lucho que durma, mais o… Sérgio Gomes, o Delindro, o Ribas, o Tripeiro e a Carla, no “Dragão Caixa”;
- Não vou pedir que todos dêem os parabéns a quem os merece em tempo de aniversário sempre lembrado pelo BlueBoy:
- Não rogo ao Zinho que me contemple com muitos “Bídeos”;
- Não vou solicitar ao Farpas que proceda à transferência de todos os adeptos portistas do sul e de Lisboa para a cidade do Porto;
- Não peço ao Pedro Marques Lopes que venha para o Porto – a “missão” dele é desbaratar os mouros no próprio reduto;
- Não vou implorar que, como até há pouco sempre prezei, todos transmitam uma palavra de incentivo em cada postagem dos colegas;
- Não quero todos os vídeos – que colecção! – do Pedro Cardona;
- Não tenho a veleidade de pedir que me expliquem por que razão ninguém se importuna com estas palavras numa caixa de comentários – “sinceramente acho que o nosso Presidente anda maluco” – e não gostam que eu apelide um funcionário do clube de “incompetente” (estejam descansados, fá-lo-ei sempre que achar ser adequado, venha quem vier, doa a quem doer…);
- Nada farei para aprender a arte de ilustração do Rui Saraiva – também me falta o seu grande talento;
- Não vou pedir ao Tripeiro que transporte uma bandeira maior ou que cesse o lançamento dos coloridos “fumos”, lindos, mas que me afectam os pulmões;
- Não vou fazer reparos aos belíssimos poemas do João Salvador Rocha ou à distinta prosa do Estilhaço e do Bruno Rocha;
- Não exijo à Mafaldinha uma entrevista em minha “casa”;
- Não posso aspirar a uma brilhante crónica da Enid sobre o que é ou não é um “Dragão Azul Forte” (e esta, hem?!!);
- Não prometo ao RCBC que vou conseguir “puxar” os Açores para junto do Estádio do Dragão;
- Não peço ao Pedro Teles e ao Pedro Porto que elaborem reportagens de derrotas como vitórias ou do inverso;
- Não vou pedir ao Norte que abandone as suas apaixonadas e tonificantes crónicas;
- Não vou requisitar ao Dragon Soul uma sondagem à minha (im)popularidade;
- Peço MUITAS desculpas pela minha exuberância, embora tenha a consciência tranquila, porque nunca maltratei ninguém nem é da minha índole fazê-lo.

Caros Leitores, Amigos e Companheiros: por razões de natureza pessoal vou interromper a colaboração no blogue por um período de entre 4 a 6 meses. Ficará suspensa a publicação nas rubricas de que sou autor ou co-autor, mas continuarei a trabalhar nos respectivos projectos: “FC Porto – Dragões de Azul Forte” (História do Clube) e “Manto Azul e Branco” (História dos equipamentos do FCP). Pelo que, asseguro-vos, a continuidade da publicação está garantida logo que regresse ao V/convívio.
Aproveito o ensejo para agradecer a todos – estimados leitores e colegas do blogue – a atenção que sempre me dispensaram. E enviar um apertado abraço ao meu Amigo e Presidente, o “Mestre” BlueBoy. Peço desculpa e compreensão para este interregno. O tempo passa depressa…


Caros Amigos, o pedido que tinha para vos fazer é este: sinto que alegria me foge por entre os dedos; deixem-me parar, descansar, espairecer, alegrar-me de novo. Por favor.

Notas finais:
• Se, em tempo de desânimo, alguma coisa me faz ter ORGULHO, é a AMIZADE do Paulo, de muitos colegas e, perdoem-me a imodéstia, de muitos leitores. Obrigado a TODOS, obrigado Paulo. Desejo que as audiências continuem a aumentar e que o “Bibó Porto” mantenha o seu estatuto de blogue independente, não seja uma “correia de transmissão” como alguns que há por aí, seja sempre o paladino de algo que muito apreciei: a liberdade de expressão.
• Vou revelar um “empreendimento” que, entrementes, estava previsto e que será posto em marcha pouco depois de retomar a publicação no blogue: passatempo/concurso, tendo como pano de fundo a “História” e “O Manto”, em que todos podem participar. Haverá bons prémios incluindo 2 garrafas de Vinho do Porto com, respectivamente, 50 e 49 anos e altíssimo valor de mercado. Então preparam-se, vão estudando “História do FC Porto – Dragões de Azul Forte” e “Manto Azul e Branco”.

Até breve.
Grande abraço, saudações portistas e BIBÓ PORTO, carago!
Fernando Moreira (Dragão Azul Forte)

20 comentários:

  1. Quero acabar este ciclo como o comecei (em post de 4 Jun.2010) agradecendo aos amigos Rui Anjos – Dragão Pentacampeão (“responsável” pela minha aparição na blogosfera portista), Armando Pinto (grande auxiliar na edificação da “minha” história do FCP) e BlueBoy a quem dirigirei umas palavras no final.
    Os meus agradecimentos são também endereçados a todos os Colegas/colaboradores que me aturaram durante mais de dois anos. Não me levem a mal destacar quatro pessoas que marcaram a minha presença no blogue: Rui Saraiva (foi um prazer trabalhar contigo numa das rubricas que havemos de continuar), Lucho (sempre a apoiar-me, sempre pronto para uma palavra de conforto), Enid (amparo encorajador da mestra da palavra) e Mafaldinha (amiga indefectível).
    Um muito obrigado a todos os leitores que me honraram com a sua visita às rubricas de que sou autor ou co-autor. Um bem-haja a cada um dos leitores do “Bibó Porto, carago!” e em especial ao Armando, ao Manuel Vila Pouca e ao Sérgio Gomes que sempre tiveram uma palavra de estímulo nos post que publiquei.

    Por último…, BlueBoy, obrigado por teres tentado dissuadir-me. Como tu, sou de convicções. Parar é sem dúvida a opção mais racional. O objectivo é, sobretudo, salvaguardar a tua posição. Não quero que o meu estado de espírito prejudique o bom funcionamento do blogue que tu diriges com tanta mestria. Lamento, mas a tua decepção não é maior que a minha frustração. E só faz falta quem está... Amigo, se me excedi após o nefasto “acontecimento”, peço-te desculpa.
    Caro Amigo, sei que vais acabar por me compreender porque me fará bem “parar e contar até 50, 100, 1000…”. No fundo o que conta é a nossa grande, grande amizade. Jamais esquecerei o que fizeste por mim. Um grande, grande abraço. Até logo…

    ResponderEliminar
  2. Dragões de Bancada29 agosto, 2012

    tudo compreendido, até breve Fernando.

    www.dragoesdebancada.pt.tl

    ResponderEliminar
  3. Se o BlueBoy mo permitir, no dia 2 de Setembro ainda vou publicar a actualização de “As maiores transferências de sempre do futebol português”. Querem que inclua uma venda de 50 ou 60 milhões pelo FC Porto… ou não? Vá lá, dêem a V/opinião.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Com isto não contava nada. Ainda para cúmulo, como tenho andado com problemas pessoais e não tenho sido assíduo frequentador da internet, mal faço uma curta reentrada, por hoje, mal começo a minha ronda pela blogosfera Portista dou com isto. Vejo que é decisão pensada e repensada, mas desejo que, pelo menos, volte depressa, mas depressa mesmo. Cá ficamos à espera!

    ResponderEliminar
  5. eu não quero que comentes isso porque o hulk não quero que saia. só por isso!!!! quanto ao resto, 4 meses passam a voar !
    Somos PORTO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. Amigo Fernando,

    já tudo foi dito, discutido e dissecado... resta-me pois deixar-te apenas mais duas palavras com um forte significado para mim:

    ATÉ BREVE!

    aQuele aBraço.

    ResponderEliminar
  7. Volta rápido Dragão Azul Forte! Abraço

    ResponderEliminar
  8. um portista não desiste; retempera energias para regressar ainda mais forte ;)

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar
  9. Caro amigo Fernando Moreira, tenho que lhe dar os parabéns pelo magnífico trabalho que nos tem oferecido. Compreendo o seu estado de espírito, mas conhecendo a sua paixão clubista, tenho a certeza que regressará com um azul ainda mais forte.

    Agradeço as suas generosas palavras a meu respeito e desejo-lhe as maiores felicidades, quer pessoais como desportivas.

    Até breve e um forte abraço.

    ResponderEliminar
  10. Caro Dragão Azul Forte,

    Faço votos para que a sua ausência seja curtíssima, e que volte o mais rápido possível à colaboração permanente com este fantástico blog.

    Independentemente de algumas divergências de opinião que possamos ter tido ao longo deste tempo, o que é normal num clima de salutar liberdade de expressão que caracteriza este blog, não posso deixar de elogiar-lhe a inteligência, independência e honestidade intelectual com que debate os assuntos relacionados com o nosso grande clube! São portistas como você que elevam o nível dos debates e que fazem também deste blog uma grande referência na blogosfera azul e branca.

    Desejo-lhe as maiores felicidades a nível pessoal e também a nível desportivo, que o nosso grande FC Porto continue a trilhar os caminhos de sucesso que nos tem habituado ao longo dos últimos 30 anos. Com A, B ou C, o importante é sempre que o FC Porto vença!

    Abraço

    RCBC

    ResponderEliminar
  11. Espero mesmo que seja um até já pois as tusa rubricas são uma das mais valias deste espaço. Fazes falta, amigo. Viva o Porto.

    ResponderEliminar
  12. Embora, não comente com muita assidiuidade, eu posso dizer que sempre que me ligo a um computador, leio com atenção todos os posts do "Bibo ao Porto", incluindo os seus, por isso só me resta desejar que volta rápido e com energias reforçadas

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  13. Caro Dragão Azul Forte, muito obrigada pelas tuas palavras!

    Sem alegria nada vale a pena nesta vida. Se sentes que tens de parar, pára. Descansa, recupera. Mas tenho cá um palpite que a suspensão não dura os 4 meses... ;)

    Até breve e um grande abraço!

    ResponderEliminar
  14. Meu caro amigo:

    A vida ás vezes lá vai pregando umas partidas, fico triste quando estas atrapalham aquilo que mais gostamos, mas nunca ninguém disse que a vida era perfeita.

    Não posso sequer adicionar nada ao que escreveste, esta é a tua vontade e se tu achas que este é o caminho a seguir quem sou eu para te impedir, alias a mim só me resta dizer que se ao final de 2 semanas tudo estiver melhor e sentires alegria outra vez naquilo que escreves e contribuis para este blog VOLTA.

    Nunca pensei que ia aprender tanto sobre o meu clube, em tão pouco tempo, fizeste e fazes um excelente trabalho em relação á nossa história e espero num futuro próximo votares a fazer.

    Um momento que me deixou muito contente foi a tua visita ao Dragão e aquele teu Brilho nos olhos por estares ali na tua poltrona de sonho, esta nunca esquecerás.

    Sempre me disserem que para lá do Marão mandam os que lá estão e é bem verdade.

    Meu caro amigo

    UM ATÉ BREVE... MUITO BREVE E AQUELE ABRAÇO SENTIDO.

    ResponderEliminar
  15. Como leitor ávido e sofrego do "Bibó Porto" só me resta dizer-lhe que vou sentir falta das suas crónicas.
    Felicidades e que seja um até breve, carago!

    ResponderEliminar
  16. Amigo, fico á espera... Não demore muito se faz o favor, porque as suas maravilhosas crónicas fazem falta, e os leitores do BIBÓ PORTO agradecem, acredite que agradecem mesmo..;))


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  17. Sei que tomaste esta decisão depois de muito matutar. De minha boca não vou dizer mais nada para além do que já disse. Quero é lembrar-te e deixar-te o que um portista escreveu noutro local e que tu próprio leste:

    “O orgulho que tenho que um sócio do meu clube tenha feito o que fez, supera a vergonha que tenho porque a malta que está dentro do clube não tenha percebido a importância do acto. Se eu fosse o Dragão Azul Forte o orgulho pelo esforço que fiz e de ter representado o meu clube da forma como o fiz dar-me-ia força para agarrar com as mãos a alegria que me escapasse pelos dedos.”

    Palavras sábias e muito bonitas. Pensa nelas.
    Descansa. Até breve. Beijinho.
    BIBÓ PORTO!

    ResponderEliminar
  18. Espero que esta pausa sirva para recarregar as baterias e que volte a encontrar a motivação e a alegria.

    Abraço

    ResponderEliminar
  19. Obrigado a todos. O regresso será como prometido. Com alegria e com o prazer de pertencer a este blogue.
    Grande abraço e BIBÓ PORTO, carago!

    ResponderEliminar
  20. Estou a ler este post e o que me apraz dizer é o que disse sempre ao Fernando:

    Deixar o projecto, nunca!!! É um excelente projecto do Fernando Moreira. Se a necessidade de o interromper é assim tão forte, pois Dragão Azul Forte, pára! Renova energias, resolve o que houver para resolver e volta com toda a tua força! Aquela força que eu gosto e admiro no Fernando!

    Um abraço amigo.
    Pedro Cardona

    ResponderEliminar