25 abril, 2013

Os sete e a transferta a Réus

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Tal como mencionei aqui na minha crónica da última semana, este fim-de-semana foi passado longe da Invicta. Bem longe, a 1100 km de distância. O motivo mais uma vez foi o FC Porto (que mais podeira ser?!), sendo que desta vez, mais concretamente a equipa de hóquei em patins. Vivemos para amar o FC Porto, existimos para acompanhar tudo o que constitui este clube, seja onde fôr, seja em que modalidade fôr.

Foi com muita pena que não estive presente no Sábado à noite em Moreira de Cónegos mas infelizmente ainda não arranjei maneira de estar em dois lados ao mesmo tempo. A esperança de que o futebol fosse Domingo (se assim fosse, dava para ir aos dois) não passou disso mesmo, de uma mera esperança, pois isso não se concretizou e falhei desta forma o terceiro jogo no campeonato. O motivo é simples, sabendo que o futebol, mesmo numa situação complicada, mobiliza muito mais gente, optei por me juntar a meia dúzia de irredutíveis adeptos do FC Porto e com eles atravessar novamente a Península Ibérica de ponta a ponta, para mais uma vez apoiar o nosso clube do coração. No espaço de pouco mais de um mês, depois da aventura de Málaga, lá fomos nós em mais uma viagem “sem fim”, tudo por este amor ao clube!

O hóquei em Patins foi duas vezes Campeão Europeu, a última das quais em 1990. Desde aí, já estivemos perto de o ser várias vezes, e de todas elas, por um motivo ou outro, acabámos por não coneguir. Ano após ano acreditamos que seja possível voltar a ser a melhor equipa da Europa e fazemos questão de mostrar o nosso apoio. Convém relembrar que não é a primeira vez que este grupo foi ao estrangeiro apoiar o hóquei em particular, nem as modalidades em geral. Em andebol estivemos representados em Léon em Fevereiro de 2011. Em relação ao hóquei, marcámos presença em Valdagno em Maio de 2010, em Andorra em Maio de 2011 e na Corunha em Março de 2012. E agora no último fim-de-semana em Réus, na Catalunha!!!

Mal foi o sorteio dos quartos-de-final, começámos a organizarmo-nos. Tinhamos de lá estar! “És doido, lá vais tu fazer mais não sei quantas centenas de quilómetros, agora até para ver hóquei!!”. Pois vou, vou e fui, e tornava a ir mesmo sabendo previamente o resultado! Não há explicação para esta nossa paixão!

22h de sexta-feira à noite, concentração dos sete “maluquinhos”. Arrancámos numa carrinha por volta das 22h30 em direcção a Trás-os-Montes. Saimos por Chaves e depois foi seguir, sempre em auto-estrada, horas e horas de viagem, com algumas paragens pelo meio, até chegarmos à Catalunha! Há poucas palavras a dizer acerca de mais esta aventura. As nossas trocas de olhares diziam tudo, realmente é preciso ser-se muito maluco para se meter numa coisa destas. À semelhança da deslocação a Málaga, optámos por fazer a viagem durante a noite e chegar pela manhã ao destino.

E assim foi, eram 8h da manhã estávamos em Salou, cidade sobre o Mediterrâneo, onde nos instalámos no fim-de-semana. Cerca de meia hora a dormir, foi o que consegui, estava tudo praticamente de directa. A estadia foi muito boa, o pessoal acolheu-nos muito bem e os jogadores, como sempre, foram de uma humildade tremenda para connosco. É sempre importante sabermos que somos reconhecidos pelo que fazemos, pelo menos estes fazem-nos sentir bem. Jogadores, equipa técnica e adeptos a passear por Salou na manhã do dia do jogo, SOMOS PORTO!!

Os mais distraidos perguntavam-nos o que faziamos ali, aquela hora, equipados daquela maneira. O nome do FC Porto estava a ser espalhado no outro extremo da Península Ibérica! A manhã foi passada a passear na cidade, a tarde na piscina do hotel. Ao final da tarde iniciámos o “estágio” para o embate com os espanhóis. Viagem de cerca de 10 km até Réus e fomos jantar num restaurante mesmo ao lado do pavilhão. Aquela hora estava tudo colado a ver o Barcelona com o Levante. Entrámos e demos logo nas vistas. O jantar já custava a entrar, os nervos já estavam a aparecer.

Entrámos no pavilhão e rapidamente fomos encaminhados pelos seguranças (não havia polícia!) para trás de uma das balizas. Porreiro, uma bancada só para nós, “separada” dos espanhóis e onde pudemos estender a grande bandeira do blogue e o estandarte do grupo, que nos acompanha em todos os jogos fora. A nós se juntaram (a nosso pedido) mais seis portugueses, residentes na Catalunha. No total passámos a treze e embora tenhamos sido sempre nós os impulsionadores, os treze fizeram-se ouvir durante vários momentos do encontro. Não é fácil perdurar um cântico com pouca gente, mas ao mesmo tempo é uma grande experiência e parece que ganhamos força, só de pensar o que tinhamos deixado para trás, o que tinhamos feito para estar ali.

Cantámos, apoiámos até não puder mais da voz! Os espanhóis olhavam para nós! O pavilhão estava por metade, não mais. Na bancada central estava um grupo a cantar com um bombo, mas sentados. Nada de especial. Iamos recebendo informações do jogo de Moreira de Cónegos e festejamos os golos como se lá estivessemos! Ao intervalo estava 0-0. Na segunda parte adientamo-nos no marcador e rapidamente marcámos o segundo. Festejos incriveis, os jogadores vieram ter connosco (obrigado rapaziada!!) e nós em delírio aos saltos e a puxar pela rede.

Infelizmente não conseguimos manter a vantagem e o Réus acabou por dar a volta e ganhar 3-2. Sentimo-nos tristes, perder é sempre mau, mas desta forma ainda é pior, depois daqueles quilómetros todos e de termos estado em vantagem por 0-2. Tal como já disse, tornaria a fazer a viagem novamente mesmo sabendo o resultado. Vivemos desta forma, precisamos deste modo de vida! Amamos o FC Porto, sentimos que temos que o apoiar e em troca apenas pedimos vitórias. Esta equipa merece tudo e acreditem que lá estaremos até ao último jogo da época! Ridículos alguns espanhóis, quando se apanharam em vantagem, a insultar-nos e a cantar: “Málaga! Málaga!”. Cá nem põem os pés!

Um muito obrigado a todos os que me acompanharam. Levámos bem longe, mais uma vez, o emblema do nosso grande clube. Com vocês sinto-me no meio dos meus, daqueles para quem o FC Porto não é um mero passatempo, vivemos isto intensamente e só assim vale a pena ser vivido. As histórias entre nós já são tantas, e o que posso dizer é que estamos prontos para continuar assim, a apoiar o FC Porto.

Todos nos agradeceram no final, inclusivé adeptos espanhóis que nos vieram saudar. O resultado é perfeitamente reversível e isso via-se na cara deles. É ganhar aqui em Maio para passar à final four!! Alguns minutos depois de terminar o encontro, até dentro do ringue estivemos. Conversámos com toda a equipa e staff, estamos plenamente convencidos que vamos ganhar cá e estar entre os quatro melhores da Europa. Já agora aqui fica o meu voto para que a final four seja no nosso país.

Recolhemos ao hotel e depois de uma noite sem dormir, dormimos cerca de seis horas. Às 7h30 da manhã de Domingo estámos novamente dentro da carrinha, prontos para o regresso à Invicta. Motivo da hora? Tivemos que sair cedo, para pudermos chegar ao Dragão Caixa às 17h30 e às 18h ainda ter tempo de marcar presença no andebol com o Sp. Horta!!! Ainda tivemos tempo de parar para almoçar, algures a meio da viagem.

À chegada ao Porto somávamos no corpo 2200 km em menos de 48 horas. E lá fomos ver o segundo jogo do fim-de-semana. Uma vitória clara rumo ao Penta campeonato. Estamos na fase de todas as decisões, há que apoiar as nossas equipas! As noites mal dormidas refletiam-se e estava na hora de ir para casa, pela hora de jantar. Mais uma odisseia em prol do FC Porto.

Venha a próxima! Com o Porto sempre, pelo Porto tudo!


Um agradecimento a quem foi a Moreira de Cónegos, há que marcar presença não só quando as coisas estão bem encaminhadas e estamos no primeiro lugar. Super Dragões e Colectivo deram forte apoio no Minho.

No Sábado todos ao Dragão, é um Sábado em dose tripla!

Um abraço ultra.

2 comentários:

  1. Realmente é preciso ser-se ''maluquinho''. Grandes adeptos admito que até fiquei comovido ao lêr este post, muito bom.

    Parabéns a todos, Viva o FC Porto

    ResponderEliminar
  2. GANDAS MALUCOS pá!

    equiparar este sentido de missão e de paixão, com alguns cromos que lá vão buscar os Dragões de Ouro, é a maior ofensa que o clube pode fazer aos seus adeptos... como se fossemos todos uns atadinhos.

    enfim, respeito e admiração por Portistas destes que se dão a esta maluqueira... sã!

    ResponderEliminar