18 abril, 2013

Porto por paixão! Ultra por ideal!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Mais um fim-de-semana em que cumprimos o nosso dever: apoiar o FC Porto em todas as frentes. Eu “só” marquei presença em Coimbra, mas o nosso grupo esteve representado, e bem, sexta-feira na Trofa (equipa B) e de seguida em Braga (hóquei). Houve também quem marcasse presença no Dragão Caixa no jogo das velhas glórias e houve ainda quem “arrisca-se a pele” e no Sábado, contando que apoio não faltaria ao futebol, se deslocasse ao mini-galinheiro para apoiar o andebol! No Domingo de manhã houve malta no Olival no jogo dos sub-15, e como de costume, os nossos lugares no Dragão Caixa estavam ocupados durante o jogo do basquetebol Dragon Force, durante a tarde.

É por estas e por outras que tenho um orgulho enorme em fazer parte deste grupo, que incondicionalmente apoia o FC Porto, seja onde fôr e seja em que modalidade fôr. De dia, de noite, ao fim-de-semana ou há semana, seja perto ou seja longe, caro ou barato, estamos presentes que o intuito de apoiar os nossos rapazes e em troca apenas pedimos que ganhem por nós. Desde que me lembro de existir que vejo o FC Porto ao vivo. Primeiro nas Antas, mais tarde no Dragão e aos poucos os jogos fora começaram a entrar no “currículo”, tornando a minha vida de apoiante naquilo que sempre desejei! Eis a nossa forma de viver o clube. E se já o faziamos individualmente, porque não fazê-lo todos juntos? Foi assim que “nascemos” e como dá para perceber, temos a grande particularidade de apoiar tanto o futebol como uma modalidade qualquer de pavilhão. Por falar em pavilhão, este fim-de-semana teremos mais uma verdadeira odisseia de apoio ao mágico, para os mais atentos não será difícil perceber do que falo! É com grande satisfação que ganhei muitos amigos, grandes amigos à custa do FC Porto, muitos deles com quem agora me dou, muito para além dos jogos ao Sábado ou ao Domingo.

Juntos, aquilo que prometemos é não abandonar a nossa equipa, seja em que situação fôr, e continuar a fazer os possíveis e os impossíveis para que estejamos em primeiro em tudo o que disputemos.

A época do futebol não é das melhores e nem a taça da Liga ganhámos. Faltam cinco jogos, cinco jogos em que os ultras do FC Porto lá estarão, a cantar durante os 90 minutos, só para te ver ganhar!

O calor regressou e convidava todos a ir a Coimbra. Em veiculos próprios (basta de ser controlado e ser tratado como um animal!!!) partimos para o Sul ao início da tarde. E que bela tarde! Um “pré-jogo” muito bom nas redondezas do estádio Municipal de Coimbra. Milhares de adeptos na rua, ambiente do melhor. Grande deslocação, tanto dos portistas como dos bracarenses.

O centro comercial, os cafés, esplanadas e roullotes foram tomados até à hora de jogo. Lá dentro, ficámos instalados do lado contrário ao habitual. Talvez mais adeptos do FC Porto, mas de Braga também veio muita gente. Os Ultras animaram o estádio, atrás de uma e da outra baliza. De um lado tudo vermelho, do outro tudo azul. A linda côr azul!

Perdemos no campo mas vencemos na bancada. Pelo menos não demos luta sequer, até a 15 ou 20 minutos do final. A primeira parte foi dominada por nós. Primeira parte que ficou marcada pelos incidenets entre adeptos do SC Braga, uns com os outros, o que levou o Corpo de Intervenção a entrar pela bancada dentro. Muitos adeptos foram retirados para uma das centrais. Desde os 25/30 minutos, até final da primeira parte, os ultras do FC Porto estiveram “on fire”. Quem lá esteve sabe do que falo, e mesmo que viu na TV é impossível não ter ouvido. A mesma música durante largos minutos, entoada devagar, como deve de ser!! Pirotecnia há mistura, do lado dos Super Dragões pelo menos duas tochas e alguns “strobes”. Um efeito visual extraordinário, com as bandeiras a esvoaçar e sempre, sempre a cantar pelo FCP. Foi durante esse periodo que foi assinalado penalti. Bem, quem estava na minha bancada reagiu como se fosse penalti para o FCP. Foi lindo de se ver, ninguém parou de cantar, continuamos como se nada fosse. E mesmo a “explosão” do lado do Braga quando o Alan marcou, foi praticamente abafada, tamanho era o festival que estávamos a dar naquele momento. O intervalo chegou.

Na segunda parte não conseguimos voltar a fazer o mesmo, mas mesmo assim fomo-nos fazendo ouvir. O Coletivo 95, sempre com menos elementos mas com uma mentalidade de ficar de boca aberta, foi puxando pela Curva Portista. Nos últimos minutos de jogo, a malta de Braga fez-se ouvir, claro.

No final, tristes, desanimados, e mais uma vez sem uma única palma na nossa direcção. Creio que só Mangala acenou, quando já todos os jogadores estavam no balneário. Saimos imediatamente do estádio, em direcção à Invicta. Depois de Março de 2010 em Faro, outro pesadelo!

Moreira de Cónegos, recepção ao Setúbal, Funchal, recepção ao encornados e Paços de Ferreira. Ganhar os 5 jogos, se fazem o favor! Tal como insinuei no início da crónica, este próximo fim-de-semana deixo o apoio em território nacional a quem cá fique (confio em vocês!), que eu e mais meia dúzia estaremos a mais de 1000 km da Invicta!!! Com o Porto sempre, pelo Porto tudo! Um abraço ultra.

1 comentário:

  1. Meu amigo que apoies muito em Espanha e claro é para ganhar, estarei em Moreira e conto com as SMS do costume, até pago o serviço. :)

    Um grande abraço.

    ResponderEliminar