23 julho, 2013

André Bessa, Sarmento, Ferrer e... David Davis!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/


Ontem (dia 22), começou a pré-época do ANDEBOL do FC Porto com os dragões a registarem algumas alterações. Na ponta direita, sai Sérgio Rola para a Madeira e entra Miguel Sarmento do ABC (canto inferior esquerdo). Saiu Filipe Mota para a Hungria e entra para o posto de central Álvaro Ferrer do Atlético de Madrid (canto superior esquerdo). Na ponta esquerda, sai Elias Nogueira que não viu o seu contrato renovado e regressa Hugo Santos proveniente do Ismai, de onde vem também Vasco Santos. Do Belenenses, chega o guarda-redes João Moniz (canto inferior direito) com um futuro muito prometedor e que terá uma época de aprendizagem face a Laurentino e Quintana. Falta(va) um ponta esquerda mais experiente para o plantel ficar completo, o JOGO anuncia o ex-Madrileno David Davis (canto superior direito) para esse lugar, um tricampeão europeu, embora já com 36 anos. Mais um belo reforço num ano que muito promete.

Dia 24 de Agosto em Viseu, disputa-se a 1ª prova oficial, a Supertaça, com o FC Porto a defrontar o Sporting (18h00 na BolaTV). Depois, a 31 de Agosto e 1 de Setembro, o FC Porto organiza a sua poul de qualificação para a Champions League de andebol com os dragões a jogarem na tarde do dia 31 frente aos Noruegueses do Elverum no Dragão Caixa. No dia 1 de Setembro, espera-se que o FC Porto dispute a final dessa poul, muito provavelmente frente aos Romenos do Constanta (jogo onde deverei marcar presença). Esperemos que seja desta que o FC Porto consiga finalmente o sonho de jogar a fase de grupos da Champions. Noruegueses e Romenos são ossos duros de roer, mas o fogo do Dragão Caixa pode ajudar um pouco os nossos bravos Pentacampeões, brilhantemente liderados por Obradovic.

O Campeonato de andebol inicia-se dia 7 com o FC Porto a receber o Avança jogando outra vez em casa na 2ª jornada diante do Sporting. Na 3ª ronda (1º jogo fora) jogaremos na Luz onde já contaremos com Tiago Rocha que antes irá cumprir 3 jogos de castigo, um na supertaça e dois nas duas 1ªs rondas do campeonato. A caminho do hexa, é o que espera! Hoje (terça feira) pelas 18h00 decorre a apresentação da equipa à Comunicação Social.  



No HÓQUEI, o sorteio do campeonato é dia 31 de Julho pelas 18h00, e já se sabe que Tó Neves voltará a contar com os mesmos jogadores. Um excelente plantel com muito futuro, se bem que na minha opinião, o FC Porto deverá estar bem atento a Gonçalo Alves, era um jogador que encaixava bem. Pode ser que daqui por um ano seja possível. Os 10 guerreiros campeões, continuam todos esta época, e prometem continuar a fazer do Dragão a melhor equipa de Portugal!

Entretanto, joga-se o Mundial de Selecções em Angola de 20 a 28 de Setembro. A 19 de Outubro, o FC Porto joga o seu 1º jogo oficial, a Supertaça, diante da Oliveirense. Uma semana depois (26 de Outubro), começa o campeonato.



No BASQUETEBOL, já se sabe que a FPB aceitou a candidatura do FCP Dragon Force à Proliga, e por isso, Moncho Lopez está já a tratar de formar uma equipa cheia de ambição e espírito de Dragão. A base será a equipa campeã de SUB20 deste ano, embora não fiquem todos. Moncho procura agora alguns reforços jovens de valor acrescentado. Oficialmente, um dos reforços até agora conhecidos, é um jogador que todos os Portistas gostam, André Bessa! Grande expectativa no regresso deste Dragão a casa! O outro reforço é Miguel Queiroz, um jovem proveniente do Illiabum e com formação no Barreiro.

O sorteio da Proliga é dia 1 de Agosto pelas 17h00, prova que se inicia a 12 de Outubro, mas dia 27 de Setembro, já haverá competição com o início do troféu A.Pratas referente à Proliga.

Na minha última crónica antes de férias, vou aqui recordar, com vídeo inédito e exclusivo, o Illiabum-Porto que deu o título de basquetebol ao FC Porto em 1999 (treinador Alberto Babo), no ano do 1º pleno em todas as modalidades. Será na próxima terça, dia 30/7. Depois, só voltarei dia 3 de Setembro com os jogos da Champions de andebol. Dias 6, 13 e 20 de Agosto, estarei ausente, mas dia 27, a minha colega de blog, ENID, assegurará a crónica ao jogo da supertaça de andebol.



Um abraço do Lucho.

9 comentários:

  1. Estou a gostar, por tudo e principalmente, porque a Próliga é a ante-câmara da Liga.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar bastante! Isto promete!

    Um abraço lucho

    ResponderEliminar
  3. Caro colega, tenho a sorte de ter esse jogo com o Illiabum gravado em 1999...e mais..lembras-te de um PORTO - Nobiles no Rosa Mota? É mais uma das minhas pérolas!! Tenho muitos jogos das modalidades gravados a partir de 1996, se quiseres recordar algum ( desde que eu o tenha, é claro) está à vontade..
    Saudações Portistas..

    ResponderEliminar
  4. sim, claro que lembro, tb já passei esse jogo para o youtube;)

    Consegues escrever aqui a lista de jogos das modalidades que tens? Para ver os q eu n tenho...

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Amigo e companheiro de luta,

    Imagino só em que nível de felicidade deve andar o teu rosto, se comparado com o que vamos vendo e sabendo das novidades das nossas modalidades... imagino só!

    A aposta no andebol, este ano, é clara como 1+1 serem 2... ou vai, ou racha. Aposto que vai mesmo. Ao que já era bom, estamos a juntar + bom, maturidade e experiência. É este ano, dê por onde der!

    No hóquei, a aposta na continuidade é um excelente caminho... e bambora ao 12º em 11.

    Por fim, o basquetebol do Sr. Moncho... naquele jeito devagar, devagarinho, até ao topo da pirâmide... mas ainda há um longo (curto) caminho a percorrer chamado de Proliga. Siga, que a fila não pára...

    ResponderEliminar
  6. São mais de 30 jogos entre hóquei, andebol e basket..
    Tenho um benfica-PORTO em basket para a taça em 96/97; o PORTO-abc de 98/99 e um PORTO-Barcelinhos de 98/99 em hóquei.
    Em geral tenho quase tudo dos jogos dos títulos desde 96, se calhar é mais fácil me dizeres os que procuras!!

    Abraço ao pessoal do blog..

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  9. Como poderei contactar contigo?
    Podes enviar-me email? O meu é sergiopmgomes@hotmail.com

    Gostava de ter esse de basket na taça entre slb e FCP em 96/97

    Poderei enviar-te uma lista dos que eu tenho para tu comparares e depois me enviares os jogos que tens e que não estão na minha lista...

    ResponderEliminar