27 julho, 2013

Manto Azul e Branco - 1982-1983 – Puma e Adidas ainda em coexistência

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento Puma em tudo idêntico ao usado, desta marca, na época anterior com uma diferença nos calções azuis: uma estreita linha branca a contornar o cano e a cerca de 3 cm do fim deste.

Equipa do FC Porto (1982-83), de novo orientada por José Pedroto, ostentando equipamento da Puma.

Em cima, da esquerda: Gabriel, Adelino Teixeira, Teixeirinha, Lima Pereira, Júlio, Fonseca; em baixo: Jacques, Frasco, Jaime Pacheco, Sousa e Costa.

As fotografias de Simões e Frasco permitem observar melhor o logótipo da marca de roupa desportiva e o emblema do FC Porto.

Fonseca, guarda-redes com uma excelente postura entre postes dos quais saía bem a cruzamentos. Em 1977-78 passou a vestir a camisola do FC Porto. Contribuiu logo para acabar com o longo jejum de 19 anos. Na temporada seguinte foi Bicampeão. Ao serviço do clube da "Cidade Invicta" foi um esteio de valorosas equipas. No fim da época 1982-83 despediu-se das Antas.

José Maria Pedroto - Foi como jogador um ídolo do FC Porto. Mas seria como treinador que ficaria para a história do Clube. Ainda hoje é considerado “o mestre” do nosso futebol. Esteve na base do FC Porto da era moderna e, com Pinto da Costa, criou as bases para a série de grandes êxitos que culminaram com a vitória na Taça dos Campeões Europeus. “Revolucionou as mentalidades de jogadores, dirigentes e adeptos, e impôs a equipa e até o Clube ao País. A sua sagacidade, o seu discurso firme e polémico contra o que considerava ser o centralismo de Lisboa foram decisivos” para projectar o FC Porto a nível nacional e mundial. Perspicaz, astuto, atento, nada lhe escapava durante os treinos, nem nos jogos. Competência e profissionalismo a toda a prova e o reconhecimento dos jogadores que o consideraram um excelente estratega e um grande líder e condutor de homens.
Pedroto uma glória do FC Porto, uma saudade!

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

2 comentários:

  1. O casaco de Pedroto é de 83-84.

    A puma também coexistiu em 83-84 com a adidas. As camisolas alternativas brancas foram usadas em jogo.

    Fatos de treino e equipamentos de treino foram usados em 83-84.

    Por outro lado, descobri recentemente uma camisola azul da puma usada em 81-82 e 82-83.

    Vai aparecer brevemente no museu do FC Porto.

    ResponderEliminar
  2. Penso que esta Foto da equipa é tirada num Estoril 1 Porto 1 da época 81/82 H R

    ResponderEliminar