24 julho, 2013

Quintero já se juntou ao plantel

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

23/07/2013

O FC Porto realizou na segunda-feira, no Estádio El Campincito, em Bogotá, o seu primeiro treino em solo colombiano. Antes ainda houve tempo para um clinic para cerca de 40 crianças desfavorecidas, provenientes de duas instituições de Bogotá, com a presença de Paulo Fonseca, Jackson Martinez e do recém-chegado Quintero, que assim teve o seu primeiro contacto com o plantel.

O treino da equipa do FC Porto foi aberto e acompanhado por muitos colombianos que não quiseram perder a oportunidade de ver de perto os tricampeões portugueses. A temperatura rondou os 13 graus, sendo o clima bem diferente do calor e humidade que se fazia sentir na Venezuela. Será no Estádio El Campín, mesmo ao lado do palco do treino de hoje, que os Dragões disputarão o último encontro desta digressão, com o Millonarios, na madrugada de quarta para quinta-feira, pela 1h30 de Portugal Continental.

Antes do treino, e como já aconteceu na Venezuela, o FC Porto realizou um clinic em que os primeiros minutos foram reservados para uma sessão de perguntas e respostas em que os jovens petizes procuraram saber o que era necessário fazer para se tornarem jogadores de futebol e alcançar o sucesso. Quebrado o gelo, a bola começou a rolar e foram realizados vários exercícios em que a interacção entre as crianças e Paulo Fonseca, Jackson e Quintero foi constante. Houve ainda tempo para registar o momento com várias fotografias e para uma breve sessão de autógrafos.

De realçar o facto de, segunda-feira, o Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, ter almoçado com o Presidente da Federação Colombiana de Futebol, Luis Bedoya, e de ter recebido no hotel, para jantar, o Embaixador de Portugal na Colômbia, João Ribeiro de Almeida, a vice-ministra das Tecnologias da Informação Colombiana, Maria Isabel Mejía, o presidente da DirecTV Colômbia, Roque Lombardo, e representantes da Liga Colombiana de Futebol.

Para terça-feira está agendada, pelas 11h da Colômbia (17h de Portugal Continental), uma conferência de imprensa exclusiva para órgãos de comunicação social portugueses, no Hotel JW Marriot Bogotá. Da parte da tarde, já no Estádio El Campín, às 17h30 colombianas (23h30 de Portugal Continental), haverá uma conferência de imprensa com o treinador Paulo Fonseca e um jogador, bem como um treino aberto às 18h30 (0h30 de Portugal Continental).



Paulo Fonseca: "Vencer e continuar a evoluir como equipa"

Com três vitórias em outros tantos jogos nesta pré-temporada, o FC Porto prossegue a sua preparação na América do Sul e aponta agora baterias para o duelo com o Millonarios, em Bogotá. Em jeito de antevisão, Paulo Fonseca reforça os objectivos já traçados para o jogo com a formação colombiana.

"Os objectivos mantêm-se: vencer e continuar a evoluir como equipa. Estamos numa fase inicial da nossa preparação e é importante registar a evolução da equipa frente a opositores com um grau elevado de dificuldade", começa por afirmar o técnico dos Dragões, perfeitamente identificado com o Millonarios, o próximo opositor dos azuis e brancos. "É uma excelente equipa e vai-nos colocar problemas. Tentaremos estar prontos para dar a melhor resposta".

Depois da intensa humidade sentida na Venezuela, os jogadores do FC Porto terão de lidar com a questão da altitude no jogo em Bogotá. Para Paulo Fonseca, estas nuances não irão influenciar o rendimento da equipa. "São ambientes diferentes daqueles a que estamos habituados, mas não queremos que isso sirva de desculpa para o que quer que seja. Tenho a certeza que vamos estar à altura das exigências. De qualquer forma, as próprias escolhas da equipa vão proporcionar alguma frescura física, pelo que esperamos dar uma boa resposta".

O modelo táctico que pretende ver implementado no "seu" FC Porto continua a colocar Paulo Fonseca no epicentro de muitas questões e algumas certezas. Essas, quem as tem, é o treinador portista. "A questão de jogarmos com duplo pivot pode ter várias leituras. Há momentos do jogo em que há outro homem ao lado do Fernando, mas outros momentos há em que esse homem não existe. É uma discussão ampla, mas o importante é que os jogadores aceitaram e perceberam a mensagem que lhes passámos em relação a isso e estão a trabalhar para colocá-la em prática. Não me parece que a equipa se exponha em demasia aos contra-ataques adversários. As próprias características destes jogos expõem-nos mais um pouco, pois este futebol é diferente do que se joga na Europa. Há novos processos que requerem tempo e adaptação e eu acredito que vamos conseguir".

Sobre Juan Quintero, o mais recente reforço do FC Porto e que realizou esta terça-feira o primeiro treino de Dragão ao peito, Paulo Fonseca considera ser "um jogador com grande qualidade", mas sublinha que o jovem craque colombiano "terá de lutar por um lugar na equipa, tal como todos os outros". Com o aproximar do arranque oficial da temporada, as certezas do técnico viram dúvidas quando o assunto são os jogadores. "Não só tenho dúvidas em relação ao onze para a Supertaça como também em relação à composição do plantel, o que demonstra a qualidade dos jogadores e a forma como eles estão a trabalhar".



Jackson Martínez: "Graças a Deus continuo a fazer golos"

O melhor marcador do último campeonato continua de pontaria bem afinada nesta pré-temporada. Autor de três golos em três jogos, Jackson Martínez revela uma natural satisfação por jogar no seu país natal, a Colômbia, e faz um balanço positivo de novo ciclo que se abriu no tricampeão nacional.

"Estou muito contente por poder jogar pelo FC Porto na Colômbia e desfrutar destes dias no meu país", começa por referir o internacional pelos cafeteros, uma das grandes figuras dos Dragões nesta fase de preparação. Depois de marcar a Maastricht, Marselha e Deportivo Azoátegui, Jackson Martínez prefere apontar o foco para o colectivo.

"Graças a Deus continuo a fazer golos e a assimilar cada vez mais as ideias do treinador, não só eu como os meus companheiros. Estamos a adaptar-nos rapidamente ao estilo de jogo que o treinador quer", prossegue o avançado, reservando elogios ao novo treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, que chegou, viu e…conquistou os jogadores.

"Paulo Fonseca tem a sua própria maneira de pensar, os seus próprios métodos e a sua própria maneira de abordar e se relacionar com os jogadores. O importante é que continuemos a assimilar as suas ideias e que consigamos os resultados para os quais trabalhamos: vitórias", explica Jackson Martínez, particularmente satisfeito pela recente chegada do compatriota Juan Quintero.

"Se o FC Porto contratou o Quintero, é porque tem qualidade para jogar aqui. Tem apenas 20 anos mas já tem alguma experiência. Tem uma visão de jogo tremenda e é capaz de fazer jogar uma equipa. Estamos a ajudá-lo na sua adaptação e a fazê-lo sentir que tomou a melhor opção em vir para aqui, um clube que vai fazer muito por ele". Palavra de goleador.

O FC Porto joga amanhã, madrugada de quinta-feira em Portugal continental (1h30), com o Millionarios, de Bogotá, jogo que terá transmissão televisiva no Porto Canal.

fonte: fcporto.pt

0 comentários:

Enviar um comentário