30 julho, 2013

Manto Azul e Branco - 1982-1983 – Adidas a mostrar o logótipo nas camisolas do FC Porto!

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Equipamento Adidas muito parecido ao das épocas anteriores mas com uma importante inovação: aparece, pela primeira vez, no lado direito das camisolas, a chancela da marca alemã. De resto, três faixas largas: as duas azuis, laterais, e uma branca, no meio. Manga com 3 riscas azuis, finas, ao longo da faixa branca, começando junto ao colarinho e indo até ao final da manga (final do cano da manga sem qualquer debruado). Calções curtos de tom azul igual ao da camisola, com 3 riscas laterais brancas na vertical e com símbolo de Adidas na perna direita. Meias totalmente brancas.

Lembre-se: o equipamento da Adidas coexistiu com o da Puma nas épocas 1981-82 e 1982-83. Isto é, as equipas do FC Porto utilizaram ambos. Hoje em dia parece estranho, habituados que estamos ao exclusivo de uma marca. Mas, como sugere o nosso amigo e grande adepto portista Rogério Almeida, os tempos eram outros, tudo era muito “amador”, usaram-se equipamentos de uma forma “não contratualizada ou definitiva” ao contrário do que acontece agora. A coabitação era tão natural que inclusive na final da Taça de Portugal de 1982/83, que se disputou na pré-época de 1983/84, o Zé Beto jogou com equipamento Puma e o resto da equipa com o da Adidas.

O logótipo da Adidas pela primeira vez estampado nas camisolas portistas.

Fernando Gomes venceu, pela 4.ª vez, a "Bola de Prata" que premiava o melhor goleador do Campeonato. Marcou 36 golos e haveria de ganhar o troféu por mais duas vezes.

Mas Gomes também foi o melhor marcador europeu! O extraordinário goleador conquistou, assim, a sua primeira "Bota de Ouro".

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

1 comentário:

  1. E aqui começo eu a ver jogos no nosso Estádio das Antas, Superior Sul, quase por baixo da torre de iluminação, junto aos cativos, com sete aninhos, cachecol e gorro tricotados pela minha mãe, bandeira na mão. Vê-los a entrar, subindo as escadas por trás da baliza do topo sul, quase todos a passarem a mão no relvado, quando entravam no retangulo, e a beijarem-na de seguida. "Levanta a bandeira, filho!" Bibó Porto!!!

    ResponderEliminar