12 julho, 2009

Os sucessos do hóquei Portista por Pedro Antunes

Hoje, temos o prazer de publicar mais um exclusivo do blog, a época de sucesso do hóquei do FC Porto (mais um pleno em 2008/09 nos seniores acompanhado pelos títulos nos escalões de juvenis e infantis, faltando ainda saber se também ganhamos o de iniciados) volta a ser analisada, desta feita, pela "voz" de Pedro Antunes, um Português emigrado na Suíça há vários anos e que deverá ser, por certo, o Português com mais responsabilidades em todo o sucesso que a Suíça está a ter na modalidade do hóquei em patins.

Foi seleccionador dos juniores da Suíça entre 2000 e 2006 (ganhou a medalha de bronze no Europeu de Juniores em 2005), tendo treinado (e formado) sete dos dez atletas que mais tarde viriam a sagrar-se vice-campeões do Mundo de seniores no Mundial 2007, após final perdida com a Espanha em Montreux, num campeonato onde Portugal ficou em 6º lugar... esta crónica, é publicada no dia seguinte à final do Mundial de Vigo 2009, onde mais uma vez, não esteve Portugal (eliminado nas meias finais).

Pedro Antunes tem um excelente blog sobre hóquei em patins e que merece a visita diária do Lucho; podem aceder aqui. Aliás, a nossa última crónica com Vítor Hugo, já tinha merecido destaque no seu blog; ver aqui.

    PEDRO ANTUNES
    ex-seleccionador dos Juniores da Suiça em hóquei em patins

    «Antes de começar a minha análise, quero agradecer uma vez mais ao “Lucho” (e ao administrador do blog, bLuE bOy) o carinho e a divulgação que tem feito ao Hóquei em patins, especialmente ao hóquei do FC Porto. Depois, dizer que, ter-me pedido também uma opinião sobre o FC Porto, na companhia dos craques que me fizeram gostar desta modalidade (como por exemplo, Vítor Hugo, cuja análise foi publicada no último domingo), me deixa muito honrado.

    O FC Porto, mostrou uma vez mais, que o que tem feito nos últimos anos, não é só “obra da sorte”... ou de outras coisas que alguns dizem que “sabem do que estão a falar”...

    Franklim Pais, tem sido um líder fantástico. Homem frontal, quando confrontado com a comunicação social, diz sempre o que pensa, “doa a quem doer”, para tentar mudar aquilo que para ele está mal.

    Os sucessos do FC Porto, têm, na minha opinião, sido obtidos, graças a um grupo de dirigentes muito forte, e a um Presidente sem igual. Jorge Nuno Pinto da Costa, merece tudo. Se tem obtido tantas alegrias e títulos com as suas variadíssimas equipas, é porque sabe comandar. E sempre com um humor “de fazer chorar o Fernando Rocha”…

    O FC Porto, tem conseguido guardar a “espinha dorsal da equipa” ao longo dos anos, o que lhe permite trocar 1 ou 2 jogadores por época, sem que isso afecte o rendimento da equipa. Edo Bosch, Filipe Santos, Reinaldo Ventura e Ricardo Figueira, por exemplo, têm sido fundamentais, para que o FC Porto continue a ganhar.

    Quase todos os treinadores têm a filosofia do “jogo a jogo”. Quase todos têm grandes diplomas para planear as cargas para tudo estar a 200% dia 20 de setembro, dia 14 de janeiro, dia 3 de abril... mas no fim, só um é que acerta! Os outros têm que rever tudo o que esteve mal para corrigir na época seguinte! Já lá vão 8 seguidos... “sem tirar”!!!

    Também nas equipas jovens, o FC Porto tem apostado forte ao longo dos anos, trabalhado bem, obtido títulos e visto convocados vários jogadores para as selecções. Também assim se forma um clube vencedor. Regularidade, Seriedade, Palavra. E trabalho, “carago”... muito trabalho, muito trabalho.

    O hóquei em patins do FC Porto, o Franklim Pais e todo o seu grupo, estão de parabéns. A continuar assim, não sei quem é que vai impedir o FC Porto de ganhar o “eneacampeonato” (9º título consecutivo). Me
    smo tendo uma costela Sportinguista, tenho que admitir que: “Bibó Porto Carago”!

    Grande abraço a todos os Portistas, do Pedro Antunes.»
    Saudações Portistas,
    Lucho.

    7 comentários:

    1. obrigado ao Pedro sempre disponível para colaborar e divulgar o hóquei.

      Um abraço.

      ps-Portugal ficou em 3º e a Espanha foi campeã do Mundo de hóquei.

      Nos iniciados em hóquei o título irá para barcelos ou paço de arcos.

      ResponderEliminar
    2. Meu caro Lucho, mais um crónica excelente, acompanhada de uma bela entrevista, falando quem sabe.

      Um abraço

      ResponderEliminar
    3. Bela crónica e uma bela análise do Pedro Antunes.

      Viva à nossa equipa d'hóquei!

      Abraço

      ResponderEliminar
    4. Mais um excelente exclusivo do blog!

      Gostei da análise feita pelo Pedro Antunes, especialmente do destaque feito ao Franklim Pais e a Pinto da Costa. Justíssimo.

      ResponderEliminar
    5. Viva !

      Não é muitos parabéns : É Bravo !

      Consultei o link que ofereces e regressarei a este com mais calma.

      É pena que modalidade não seja Olímpica.

      As tvs fr não cobriram o acontecimento.

      Mas hoje descobri o site da Federação Francesa que me parece bem feito. Mas acho que a Federação Francesa também devia dar mais visibilidade. Acho que não seria difícil. Mas eu não critico porque só sabe criticar quem nada faz.

      Para mim, não me lembro agora se comentei contigo ou com o Estilhaço, este assunto : Eu tenho dificuldade em ver a bola. Penso que ainda não estou cegueta ( que o diabo seja cego, quedo e mudo ), por isso porque não se aposta numa bola florescente por exemplo ?

      Fora este aspecto, penso que o hoquei em patins poderia entusiasmar multidões ( embora, quanto a mim, não tenha a capacidade de negociar o espaço-tempo como o andebol ).

      O hoquei sobre gelo atrai pq é fácil seguir a bola ou (galette) porque esta é preta em piso branco e ,logo, identificável.

      Bom : Não sei.

      O que é certo é que a França, país totalmente amador, segundo li no site da Federação Francesa, se "desenrascou" muito bem, fazendo jogo igual com Portugal.

      Parece que há um clube de hóquei não muito longe de Rouen, bem aqui perto.

      Aquando a "rentrée", talvez consiga passar por lá . Não está prometido, mas a ideia fica.

      E Viva o Porto !

      ResponderEliminar
    6. Um abraço especial ao Pedro Antunes que nos trouxe aqui uma visão "externa" do que é o mundo do hóquei em patins do FC Porto, visto lá fora...

      Ahh, e Pedro, obrigado pelas palavras, com a certeza que aqui a este espaço, tb és sempre bem vindo.

      ResponderEliminar
    7. Regressei agora de uma semana de férias sem internet... (às vezes é preciso...)
      Quero agradecer a todos a cronica e os comentarios aqui deichados.
      Grande abraço.
      Pedro Antunes

      ResponderEliminar