03 julho, 2009

Mais do que OBRIGADO, já uma saudade...

"Tempos difíceis, estes. Mas isto passa", disse-me sabiamente o meu Pai quando Fernando Gomes saiu para o Sporting porque o FC Porto já não o queria. O meu ídolo, que a cada golo do FC Porto relatado por Gomes Amaro, me deixava ali em suspenso até saber se tinha sido mesmo ele a marcar, já não vestiria mais a camisola adorada por mim e... por ele. Depois de Gomes, seguiram-se outros e ainda hoje não esqueço o dia em que Madjer e Timofte, por exemplo, saíram do FC Porto... são ídolos que deixam as suas marcas.

Em Janeiro de 2005, ainda suspirei que Lucho viesse logo nessa altura de forma a impedir o descalabro dessa temporada. Mas não. Lucho só veio mesmo no início da época 2005/06, e nestas 4 temporadas, fomos sempre campeões.

Por essa altura (início de 2005), andava eu a dar os primeiros passos na blogosfera e não tive dúvidas, era o nome de «El Comandante» que assumiria. Até hoje e para todo o sempre.

Neste momento de dor, um obrigado por tudo quanto fizeste pelo nosso clube, Lucho. Que sejas muito feliz nesta tua nova aventura. Mas a vida é mesmo assim, um ciclo sem paragens, e por isso, o meu amor ao FC Porto leva-me já a pensar em novos comandantes, em novas glórias e no rumo certo para o Penta. Sem Lucho, mas com 11 jogadores em campo dispostos a dignificar a camisola que amo desde criança. E com «este Lucho» e outros 50 mil ferrenhos adeptos nas bancadas do Estádio do Dragão...

Mas como este assunto marca evidentemente a actualidade do clube, procurei que alguns adeptos mais conhecidos, dessem a sua opinião sobre este assunto, em EXCLUSIVO, para o nosso blog. O meu muito obrigado ao Dr. Rui Moreira e ao caríssimo Álvaro Costa pela simpatia e disponibilidade, uma vez mais demonstradas.

  • Álvaro Costa [liga dos últimos e antena 3]


  • Não sou especialista em «SAD…ismo», isto é, na ciência engravatada dos números, prémios, mais valias, activos e “desactivos” coordenados pelos profissionais da administração desportiva. Não faço portanto ideia se a SAD do FC Porto ficaria feita num 8, sem mais 18, ou 25, ou, 45, ou mesmo mais uns números deste calibre.

    Mas lembro-me de Rui Barros, Futre, Artur Jorge, Fernando Couto, Vítor Baía, Kostadinov, Domingos, Madjer, para citar apenas alguns. O que têm em comum, para além de terem sido campeões e "activos emocionais" do FC Porto?

    Foram todos, de uma forma ou de outra, transferidos em alta, valendo e presumo, libras, dólares, pesetas ou francos, e provocando reacções semelhantes, dúvidas existenciais, lamentos perfeitamente legítimos sobre o impacto da suas ausências nas épocas seguintes.

    Não preciso de tomar mais o vosso tempo sobre o que quero dizer com esta analogia, que vocês, como Portistas inteligentes, perceberam.

    Obrigado pelos serviços prestados «El Comandante», ficarás na galeria das grandes figuras. E que no alto dos 3 milhões e regalias merecidas com que o OM te vai presentear, nunca te esqueças de um Clube e de uma Cidade que te devolveu o profissionalismo, e vá lá, algum coração, acto raro nos dias de hoje, com que vestiste a nossa camisola.

    Comandante "morto", Comandante posto... venha um novo, que este já é uma respeitosa memória!


  • Dr. Rui Moreira [cronista d'A Bola]


  • Há negócios que são irrecusáveis. Sem os 15M de Cissokho, havia que fazer mais valias. Por outro lado, há muito que Lucho queria sair, para ganhar mais.

    O problema é que não há muitos jogadores como Lucho, que saibam fazer a transição de forma tão inteligente e, os que há, valem muito dinheiro.

    Seguramente, o treinador foi ouvido, e já devem haver opções. Vamos, por isso, confiar...
Um abraço, do «Lucho». E um abraço para o verdadeiro Lucho. "Au revoir"...

35 comentários:

  1. continuas com o nome certo ? :)

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais e mais uma vez: Muito obrigado por tudo, Lucho González!! Sempre muito correcto e humilde, um jogador difícil de fazer esquecer!

    Mas ainda não me conformei com esta venda!

    "Há negócios que são irrecusáveis."

    Sim há, mas quanto a mim, este, não é um desses! Sem desvalorizar o jogador, mas num mercado em que o Cissokho vale 15 Milhões, o Lucho vale 18? Eu sei que a transferêcnia pode chegar aos 22 ou 23, mas também não acredito que o Marselha vá quatro ou cinco anos seguidos à "Champions"!

    "...há muito que Lucho queria sair, para ganhar mais."

    Há um ano atrás parecia-me isso também. Mas este ano não. Pelo menos na entrevista que ele deu recentemente a "O Jogo" não fiquei com essa ideia. Vai ganhar mais, mas só em termos financeiros mesmo!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Que belo post! O vídeo está fantástico. Fico-me com a frase do Mariano que reflecte o que penso do Lucho.

    Tenho pena que não fique por cá para sempre. Vou ter saudades de o ver jogar! Lá terei de ver alguns jogos do campeonato francês para matar a saudade da camisola 8 cheia de classe.

    Um dia, Valdano disse que até a sofrer golos o Baía tinha classe. Eu digo que, mesmo quando não estava nos seus dias, o Lucho não deixava de passear a sua enorme classe.

    Lucho, obrigado por estes maravilhosos anos! Não te esqueceremos. E se um dia regressares ao Dragão, cá estarei para te aplaudir de pé.

    Lucho, Lucho, Lucho González, Luchooooooo Gonzálezzzzzzzz...

    ResponderEliminar
  4. Estou completamente de acordo com, Álvaro Costa!

    Obrigado Lucho González e boa sorte , fazes parte dos jogadores que passaram pelo Porto, que com toda a certeza eu não vou esquecer!


    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Duas opiniões sensatas e que subscrevo. Lucho já foi, mas a época de transferências ainda não acabou, para saídas e entradas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Na parte final do vídeo há quem deixe cair uma lágrima...

    Pronto, vou tomar um café, q isto passa :(

    ResponderEliminar
  7. ÁLvaro costa disse:

    «E que no alto dos 3 milhões e regalias merecidas com que o OM te vai presentear, nunca te esqueças de um Clube e de uma Cidade que te devolveu o profissionalismo, e vá lá, algum coração»

    ...e dos adeptos deste mágico clube, não te esqueças deles pois sempre te dedicaram muito carinho.

    ___

    Sevilha 03 disse:

    «Um dia, Valdano disse que até a sofrer golos o Baía tinha classe. Eu digo que, mesmo quando não estava nos seus dias, o Lucho não deixava de passear a sua enorme classe»

    Nada a acrescentar, caro amigo, numa frase disseste tudo.

    ______

    Tripeiro disse:

    «"Há negócios que são irrecusáveis. Sim há, mas quanto a mim, este, não é um desses»

    Para Lucho e para o FCPorto infelizmente parece q foi mesmo irrecusável. Tb acho q o preço de el comandante deveria ser maior, mas...

    _______

    Vila Pouca:

    As iniciais para o novo 8 ainda são J.P. ?

    E no andebol M.A.?

    ResponderEliminar
  8. Tenis Sport:

    Continuo com o nome, sim.

    Mafaldinha:

    Sabes q o ÁLVARO COSTA é aqui da minha Cidade? :)

    ResponderEliminar
  9. Só tenho pena que ele não tenha ido para um clube de uma dimenssão em maior... ele merecia muito mais...

    ResponderEliminar
  10. é claro que nao vai mudar de nick.. :) Apesar de nos termos conhecido à realtivamente pouco tempo, é com este nick que te reconheço. E se nao for por mais nada é com "lucho" que dignificas e nos dás a conhecer um pouco melhor as nossas modalidades amadoras.

    Quanto ao el comandante, dizer que tenho pena é pouco, pois via neste senhor argentino, um simbolo do FCP já, para mim lucho acabava a carreira de azul ao peito. Mais uma vez o dinheiro pesa, tanto pa ele como para nós, mais para ele, porque para nós, penso ser péssimo negocio. Acho que nao soubemos ser pacientes por meia duzia de dias, pois se aparecer os tais 20 ou 25M do lyon, lisandro tb já vai, e aí sim, bom negocio para equilibrar as contas. Julgo ser agora muito mais complicado arranjar um jogador craque pa posiçao do lucho, e logo em altura de pre-epoca a começar. Poirque vai nao vai, isto atrasa-se a contratar alguem de qualidade, entretanto começa a época, e as adapatçoes nao se fazem, e depois dá em contrataçoes falhadas. Mas temos fé, tudo se resolve.

    Abraços

    ResponderEliminar
  11. De Marseille03 julho, 2009

    Podes manter o nick mas vais ter que mudar a camisola do avatar.

    Olympique De Marseille - Droit Au But

    ResponderEliminar
  12. ó de marseille,

    não te estiques que a cama é curta

    ResponderEliminar
  13. Um post de "Lucho", mai'nada.

    Sinceramente, e sem desprimor para qualquer outro tipo de opinião que são aos camiões por tudo quanto é pasquim, blog, site, tasca ou feira, diria que o Álvaro Costa definiu a 100% a minha visão e opinião sobre a saida de «El Comandante» do (nosso) FC Porto:

    1. de SAD's não pesco nada... e sinceramente, nem quero, porque aparentes (des)entendidos no assunto, são mais que as mães.

    2. é nossa sina, a cada ano que passa, comprar bem e vender melhor os "melhores" activos;

    3. é sina, "ouvir" por estas alturas, 1001 opiniões que o são para todos os gostos... pró bem, pró mal, pró assim assim, pró deixa andar, pró tá tudo mal, pró SAD bota abaixo, pró SAD bota acima, etc etc etc... cada cabeça, sua sentença;

    4. a quem o merece, e este GRANDE PROFISSIONAL merece, o nosso mais sentido agradecimento e votos de maiores sucessos pessoais e desportivos, obviamente que nunca, jamais, defrontando o FC Porto, se alguma vez o acontecer;

    5. e por fim, parafraseando a conclusão, "Comandante "morto", Comandante posto... venha um novo, que este já é uma respeitosa memória!"... ora nem mais... mai'nada!

    Mas sem esquecer a mesma conclusão final do Dr. Rui Moreira, que traduz igualmente o meu já habitual optimismo Portista..., "Vamos, por isso, confiar...".

    Next stage... vambora!!!

    ResponderEliminar
  14. Lucho (o nosso),

    duas notas apenas:

    1. tal como tu, recordo com consecutiva tristeza o tal dia "horribilis" da ida do (nosso) Gomes para o não menos "horribilis", 5p0r71ng... um dia para nunca mais recordar!

    2. tal como tu, este vídeo é daqueles a que até mete nojo, ou seja, um tipo mesmo que férreamente e procurando manter uma postura com muita frescura, passa num ápice a um estado assim que a modos de "amanteigado"... dassseeee, que venha de lá mas é rapidamente essa tal novo comandante para partirmos pra outra, que esta, já era!

    ResponderEliminar
  15. Fui eu que eliminei o comentário anterior, porque me enganei. Desculpem.
    _________


    Sevilha03 disse:

    "Eu digo que, mesmo quando não estava nos seus dias, o Lucho não deixava de passear a sua enorme classe."


    E eu digo:

    O Lucho passeava a sua classe mesmo quando não jogava.
    Quantos de nós não se lebravam dele, quando a nossa equipa, sem ele, parecia ter um pior desempenho?

    Dizer que ele tinha classe mesmo quando não estava presente foi o que de melhor me ocorreu para lhe dizer "até já".

    ________


    Lucho:

    Aquele vídeo foi pior que um livre de sete metros. Nem o vi!, por detrás dos olhos marejados de lágrimas.

    Carago!

    ResponderEliminar
  16. Lucho, se fores ao sítio certo tens lá a resposta.
    Sobre o Andebol, não sei, mas se souber dou-te um toque.

    Abraço

    ResponderEliminar
  17. Lucho:

    Na tua cidade, só dá gente fixe! :)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  18. Vila Pouca:

    Já lá tinha ido e verifiquei q o J.Pastore já era :(


    Mas não dás nenhuma dica sobre quem se segue.

    ResponderEliminar
  19. Lucho,

    M.A. ??
    Manuel Arezes ? :o
    Não acredito! Ouvi dizer que vai para director relações externas(tipo Baía). Até foi ao sorteio da champions de Andebol.
    O treinador do Madeira Sad era uma boa solução, Paulo Fidalgo.
    Novo Blog:

    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  20. Ricardo:
    Nome Sueco, Ricardo... não é difícil. Mas não tenho certeza den nada, é só um rumor.

    ResponderEliminar
  21. Também não percebo03 julho, 2009

    Eu de SAD´s também não percebo nada. Dá cá um jeitaço.

    ResponderEliminar
  22. Mas tu queres falar? Fala pá.

    ResponderEliminar
  23. Isto não são as eleições dos vermelhos.

    ResponderEliminar
  24. Lucho, MO, sueco, não é de certeza. Já temos homem, mas os passarinhos desta vez não piaram.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  25. M.O. ?? ahhhh dissesT M.A. xD ..
    O selecionador ? não me parece

    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  26. A recordação desse grande profissional, vai enfileirar na minha memória com outros que passaram pelo Porto e ficaram lá gravados: Theophilo Cubillas, Fernando Gomes, Oliveira, Fernando Pavão e a sua morte brutal em pleno campo, Madger, Paulo Futre, Deco, Jardel, “o tivela Quaresma, e eu se lá mais quantos. Paciência, a nossa paixão pelo Porto, exige que sejamos realistas. Afinal de contas eles todos despontaram para a gloria ao serviço do nosso clube, portanto que vier a seguir terá esses exemplos.
    Porto Sempre e muito obrigado Lucho.

    ResponderEliminar
  27. A mensagem de Lucho aos adeptos do FCPORTO:
    http://carregaporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. pOIS...

    O que se escreve numa altura destas? Pouca coisa. Um mero e singelo OBRIGADO, incapaz de revelar toda a gratidão de quem venerou El Comandante durante tantas épocas.

    Jogador de fino recorte, profissional exemplar, deixa já saudades, ficando sempre guardado no melhor sitio dos adeptos: a memória. Lá só habitam os melhores. E Lucho está entre essa elite.

    ps: Deixo também um abraço à malta aqui da tertúlia. Cá o je vai de férias, finalmente e para bem da sanidade mensal:)

    Até dia 16! IUPIIIIII

    ResponderEliminar
  29. O burgesso das orelhas grandes já é presidente hooligamário do Benfas outra vez?
    Como é que está a decorrer o tiro aos pratos, alguém sabe?

    ResponderEliminar
  30. É com o mesmo tipo de sentimento, de resignação por um lado e muita tristeza por outro que o vejo partir, assim como senti o mesmo noutros momentos, com outros jogadores, nada mais há a fazer, não sou eu quem decide e se fosse, era capaz de ter de decidir de forma semelhante...Já agora Lucho, manter o teu nick é para além da comprovação da tua natural admiração, uma boa prova de coerência...

    ResponderEliminar
  31. E já agora vejam e ouçam a mensagem que ele deixa para todos nós Portistas...No site do Clube!

    ResponderEliminar
  32. Viva !

    Não foi o Lucho quem fez o Porto !

    Mas o Porto quem fez o Lucho.

    Para mim, Lucho faz parte da história do Porto.

    Felicidades : Pois !

    Felicidades : Lucho.

    Quanto à história do Porto :

    Todavia, há que lembrar que Fernando Gomes foi para o Gijon antes de ir para o " clube dos excursionistas na Europa", lembrando a bela expressão de Paulo Pereira.

    Quem gosta da casa, regressará !

    Fico à espera de saber se Lucho falará em Castelhano ou em Francês perante a Imprensa Francesa ?!

    No fundo, só Sir Robson respeitou a língua Portuguesa !

    Um pouco de provoc é bom !

    Parecem descabidas observações das companheiras e companheiros Portistas : O Marselha é um histórico no futebol Europeu !

    Tanto mais descabidas : Nunca se viu tanto a camisola do Porto, com a venda de Lucho, na imprensa Francesa.

    Seria bom não esquecer que a França é um grande país de futebol. O que mais títulos tem junto das camadas jovens, internacionalmente.

    Acho que nos séniors também não está mal !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  33. hóquei, fase final juvenis

    fcporto 4 benfica 3

    :) ora tomem!!!

    ResponderEliminar
  34. Grande post. Adorei ter o lucho no fcporto e adoro aqui os posts do " lucho " aqui no blog.
    Lucho vais continuar com este nome?

    Um abraço

    visitem:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com

    ResponderEliminar
  35. lucho vai ficar para sempre na memoria dos portistas, QUE ENORME JOGADOR!!!

    mas foi um duro golpe para todos os dragoes e ainda agora custa acreditar que ele saiu mesmo :(

    falta aguardar pelo sucessor... J. Pastor nao dara mesmo???parece-me um jogador com grande classe para chegar ao nivel do "el comandante"... aguardamos pelo proximo passo do nosso clube!

    ResponderEliminar