01 julho, 2009

Sai uma mista!


Todos os anos, por esta altura, o Tône fica assim com uma sensação mista.

Triste.
Triste pois geralmente entramos a perder e quase sempre de goleada.
Foi assim o ano passado com o puto traquina de sorriso fácil e tranças, como tinha já sido com o Deco ou mesmo com o Madjer.
E, crendo nas notícias, será assim este ano com a partida do Lucho, El Comandante.
Desta, e na vez do calcanhar vagabundo ou dos passes milimétricos, ficará na retina a revolta no frio da Ucrânia e a infeliz e imerecida despedida da noite do Dragão contra o Manchester.
A ser verdade, um bem-haja El Comandante. Foi um privilégio poder ver-te jogar de Dragão no peito.

Prático.
Não existem insubstituíveis. Fazem falta os que cá estão.
Lucho chegou, por pouco mais de 10 milhões de Euros, ao FC Porto há 4 anos. Curiosamente, ou talvez não, os mesmos que levantou o troféu de Campeão Nacional.
Fará 29 anos já na próxima época e fala-se num possível encaixe de dúzia e meia de milhões mais uns possíveis trocos pelo desempenho.
Poderá não parecer nada de especial, mas em tempos em que se vai para a bicha do gasóleo para poupar uns cêntimos, soa a um negócio pelo menos... razoável.
Isto sem mencionar o retorno... financeiro.

Indiferente.
Indiferente para com o (des)oportunismo do pessoal dos contentores, os insultadores das sad´s, os gestores profissionais.
Aqueles que estão sempre preocupados com um tal de passivo, seja este nacional ou europeu.
Aqueles que, outra vez curiosamente ou não, foram, e serão, os primeiros a chegarem ao Dragão quando as coisas teimam em correr bem.

Dever cumprido e a cumprir.
A história assim o confirma.
Muitos chegaram. Destes, alguns partem hoje e todos, mais cedo ou mais tarde, sairão.
Nós vencíamos. Vencemos hoje e continuaremos a vencer.
Sem apelo e nem sequer agravo.

Confiante.
O verdadeiro Comandante fica.
Com Lucho ou sem ele, o trilho para o PENTA está ai.
E todos juntos não somos demais.

40 comentários:

  1. Estilhaço, a quem te referes qd dizes:

    «Confiante.
    O verdadeiro Comandante fica» ?

    ResponderEliminar
  2. Bem sabemos que Pinto da Costa fica... Mas não acham que assim se perde sucessivamente, ano após ano, possibilidades de se construir uma equipa com ambições a nível europeu, da Liga dos Campeões... E, para cúmulo, assim, este ano, se não houver contrabanços, até mesmo a nível interno vai ser perigoso...

    ResponderEliminar
  3. Confesso que isto muda muita coisa no que respeita as dinamicas de jogo!!!Habituado que estou a perder referencias no nosso clube, nao deixo de me sentir pesaroso, porque Lucho foi sempre alguem que me deu confiança so pelo facto de vestir a camisola 8 e Jesualdo o escalonar num kualker Onze....ele estava la e isso bastava-me para sentir que os adversarios nos tinham ainda mais respeito!!!Lamento de facto ter no ja longicuo dia da 2ª mao dos 1/4 de final ter assistido in loco a sua despedida do Dragao...


    Apesar de tudo recordo lucho como um elegante jogador e confesso-me novamente surpreendido por ter sido o eleito para equilibrar as contas ....afinal ha mto se ouvia falar k seria o escolhido pra encarnar o espirito azul e branco...

    Vou deixar um desafio , kual o melhor que recordam de Lucho..para o Estilhaço vejo k na Champions e na fria Ucrania ele detonou a crise...para mim recordo lucho tb na Champions num soberbo golo aos Alemaes do Hamburg se nao estou em erro!!!


    Ate sempre e la terei eu de ser agora um poukinho do Marselha eu k nem sou muito de amores por eles...pelo menos ekipam azul!!!

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo a pergunta do Lucho.

    Como um amigo meu me diz desde que esta história começou: "uns vão,outros veêm".
    É mais um belo ciclo que se fecha,e este,já o disse várias vezes,custa-me um pouquinho mais...o Luis Gonzalez caiu-me nas boas graças desde o dia 1.

    But no man should be bigger than the club!

    Quando era pequeno ouvia os meus pais falarem muitas vezes do balneário,do balneário blindado,da importância do capitão.Com o passar dos anos fui percebendo melhor o valor disto.
    Pois que dois capitães já se foram embora,sobra o Bruno que anda a ser apontado ao Barça.
    Confesso que esta questão da liderança me preocupa um pouco.Embora saiba que continuam lá jogadores como o Nuno,Helton Meireles ou Licha(por enquanto,nem quero pensar no contrário) que sabem bem o que é a mística azul e branca.

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  5. Bruno Rocha,que pergunta díficil!!
    O melhor momento do Lucho?Apetecia-me responder todos,mas é estúpido,porque nem todos foram bons,claro.xD

    O meu golo favorito foi aquela obra de arte frente ao HSV,mas só um parece-me pouco......ah!

    o chapéu ao Pedro Roma,no Dragão.E...

    O melhor momento sem ser um golo:

    O toque de génio para o Meireles naquele livre indirecto frente ao scp.Foi mesmo à Lucho!

    Abraço :)

    ResponderEliminar
  6. off topic...Bomba pelo menos para mim....Carlos Resende nao renova..sera substituido no cargo por tecnico vindo do estrangeiro..e esta hein...Amigo Vila Pouca isto deve ter dedo seu...llololl

    ResponderEliminar
  7. Carlos Resende não continua. E esta, hein??

    ResponderEliminar
  8. Profundamente triste a revoltado com esta venda do Lucho! Sinceramente nunca pensei que esta transferência se chegasse a realizar.

    Antes de mais, que fique claro, por muito bom que seja um jogador, ele não é uma equipa! Essa vai continuar, com um substituto à altura concerteza e a ganhar títulos como até aqui. Mas há sempre aqueles que são diferentes e que deixam mais saudade. Um deles é seguramente Lucho González, El Comandante!! Um senhor dentro e fora do relvado.

    Contudo há coisas que não se percebem. Não estava à espera, penso que a maioria também não. Muito menos duma troca para o Marselha! Com todo o respeito pelos franceses, mas sair do Porto para o Marselha é um atraso na carreira!! Qual é a ideia?! Há alguma coisa que os sócios não saibam? Não sou muito de criticar a torto e a direito o que os administradores andam a fazer, mas quando não percebo alguma coisa, gosto de dizer. Ainda há dias ele deu uma entrevista ao jornal O JOGO e dizer que se sentia muito bem, blá blá blá, e agora sai para o Marselha, não estava à espera! E PdC uns dias depois veio dizer que não era preciso vender...

    Outra coisa, será que estou em erro ou a cláusula de rescisão era de 30 Milhões? Saiu por 18 Milhões! E aqueles 3 ou 4 Milhões por objectivos é uma autêntica treta, porque o Marselha não vai à Champions todos os anos...

    Bom, é uma enorme perda sem dúvida! Agora espero que o Antero e companhia compensem muito bem o meio-campo, depois da saida do seu "cérebro". Javier Pastore? Parece-me bem.

    Por fim, só tenho de dizer que foi um orgulho ver este grande jogador com esta camisola vestida. Um jogador cheio de classe, que faz as delicias aos adeptos. Desejo-lhe sorte, excepto contra nós :) E se algum dia acontecer voltar a pisar o Dragão, mas como adversário, será bem recebido!

    Lucho Lucho Lucho González
    Luchoooooooooo Gonzáleeeeeeeeeez


    Abraço

    ResponderEliminar
  9. meus amigos, fecho de um outro ciclo.
    18 milhões por um jogador com quase 29 anos é muita guita.
    A nossa mistica é Pinto da Costa o resto é passageiro
    Deixem-se de merdas de ternuras, o homem vai olhar por uma vida melhor. Daqui a 10 anos ninguem se lembra dele e vai ter de continuar a por a comida na mesa
    Boa sorte Lucho foi um prazer ter-te por cá!

    ResponderEliminar
  10. Tone, é assim mesmo e como sempre: Rei morto, Rei posto!

    Bruno, sobre o Resende eu já disse, mas não me importo de repetir: grande pessoa, grande profissional, foi um jogador extraordinário e é um portista convicto. Como treinador e atendendo ao que o F.C.Porto ambiciona, falta-lhe traquejo, experiência e pulso, para continuar. É a minha opinião e como também já disse, não teve a ver com a final da Taça...Pelos vistos os responsáveis do Andebol, pensam como eu e terminou um ciclo do Carlos no F.C.Porto - no futuro as portas como é óbvio, estão abertas. Outro se iniciará com um novo treinador - espanhol ou sérvio - e espero que corra bem. Como sempre haverá quem critique, quem apoie e haverão também, aqueles que nem sabem como se joga o Andebol, mas mandarão umas bocas, pois todas as decisões são para criticar. Eu desejo felicidades ao C.Resende, mas estarei com o novo técnico, pois a vida é assim e eu como portista sou assim.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Lucho:

    Como sabem, sempre fui um adepto "apaixonado" por "el comandante". Desejo-lhe toda a sorte do Mundo sabendo que não foi por vontade dele q o processo da transferência se iniciou. Foi a SAD do FC Porto que o vendeu. Bom negócio? Não creio. Bom negócio era ter vendido o Cisso por 15. O Lucho para mim valia muito mais que 18.
    Mas compreendo q a bronca do Cisso obriga o FCP a outros rumos.

    RESENDE:

    Um grande abraço e tudo de bom a um homem que muito deu ao Clube. Só se justifica a saída se o substituto for algum treinador do nível de Pokrajac. E espero que não seja AQUELE CABRÃO do Donner!

    ResponderEliminar
  12. Estilhaço,

    Como sempre, mesmo que "dono da mesa de cor estranha", és dos meus, carago!!!

    "Muitos chegaram. Destes, alguns partem hoje e todos, mais cedo ou mais tarde, sairão.
    Nós vencíamos. Vencemos hoje e continuaremos a vencer."


    Que venha de lá esse inicio de nova epopeia desportiva... na busca do PENTA e mai'nada, que isso, é que mais interessa.

    Quanto ao tema LUCHO, bem, algumas notas apenas, não sem antes dizer aquilo que sempre disse... eu sou muito orgulhosamente adepto do FC Porto, do pão e circo, o resto, é lamechiches que não se coadunam com a minha ideologia que é apenas uma só: o FC Porto, clube!!!

    Bora lá então:

    1. o meu mto, mto obrigado ao Lucho, El Comandante, por tudo aquilo que nos deu/ofereceu enquanto cá morou;

    2. foi um profissional sério e um capitão d'eleição... que melhor elogio se lhe podia dar do que este?

    3. boa, mta boa sorte para a tua nova vida futebolista... menos quando nos defrontares, porque ali, naquele instante, apesar de mereceres o meu total e completo respeito... és um adversário como outro qualquer!

    4. quanto às lamechiches, não afino pelo diapasão da maioria, ou seja, essa coisa que se vai lendo (ouvindo) por tudo quanto é canto, não passa de conversa de embalar... se Lucho queria ficar, ficava, e não era SAD alguma que o iria empurrar... ele tinha ou não contrato por mais x anos? ahhh, até parece que não tinha... se vai, é porque lhe interessa, porque quer e porque acha que "outros valores" se levantam... sendo assim, boa viagem, pela beirinha, não sem antes, o mto, mto obrigado.

    5. por fim, blábláblá e a minha citação d'eleição no que toca ao meu sentimentalismo clubistico: "os homens (jogadores) passam, o clube fica... para todo o sempre!!!". Mai'nada!!!

    ResponderEliminar
  13. Pedro Coimbra Marques de Carvalho,

    Sinceramente, tenho altissima estima e consideração, para não dizer saudade de Deco, mas se fosse eu a decidir, não queria Deco algum no FC Porto... isto é, deixando-me orientar pela razão e não pelo coração.

    Deco já não é o que era e duvido que aguma vez mais chegue aos calcanhares dos seus momentos d'oiro de Dragão ao peito ou de azul-grená... para além de ser um jogador já com muitos vicios e ganhos para a cultura do FC Porto.

    Sinceramente, à primeira investida nessa linha orientadora de rumo, com apostas em Pizzis, Esnaiders e outros que tais, fiquei pelas pontas, se me faço entender.

    A cultura do FC Porto não é essa, nunca foi, e duvido que alguma vez enverede por esses caminhos tortuosos, escuros e sem qq futuro... mesmo que com alguns percalços pelo meio, no que toca a conquista de títulos, até porque há que termos os pés bem assentes na terra, que não somos invenciveis, nem tão pouco poderemos ganhar sempre, apesar de ser desejável que tal acontecesse, mas que o espirito de luta e conquista tem sempre que estar presente, a cultura do FC Porto é comprar "bem", "promessas", rentabilizá-los e vender por (mto) bom preço... alguma vez foi diferente? porque haveria agora de ser diferente?

    Mas, um aparte, Deco, se algum dia regressar, e desde que não venha com o espirito de passar férias ou reforma antecipada, terá sempre o meu total e inequivoco apoio... que não restem quaisquer dúvidas!!!

    ResponderEliminar
  14. Ahhh, e porque não se fala de mais nada desde ontem, só Lucho práqui e Lucho prácolá, até me apetece brincar (falando mto sério, obviamente) com a situação, até pra ver se a malta se acalma e relaxa um pouco com tudo isto...

    tenho completa e absoluta certeza que o NOSSO Lucho (o daqui), faz mais falta a este espaço de tertúlia... do que propriamente o OUTRO Lucho ao nosso FC Porto)...

    é que não tenho dúvidas algumas da situação, não tenho mesmo...

    e aposto até que "amanhã" do outro Lucho, já poucos se lembrarão porque outro ocupará o seu lugar e fará parte da nossa paixão de consumo clubistico... já o NOSSO, muitos e muitos não se iriam esquecer tão facilmente, porque mesmo em época de silly-season, encontrar alternativas crediveis para manter o "nível", bem, seria o mesmo que encontrar uma agulha no palheiro ;)

    ResponderEliminar
  15. Mensagem de optimismo, à "la Estilhaço"...

    Passam os nomes, fica o clube, mas tal como o Tône sinto-me algo pesaroso com a saída de um jogador notável.

    Peso-pesado, na análise criteriosa de qualidade em prol da equipa, será uma saída difícil de colmatar.

    Pese torcer um pouco o nariz aos 18 milhões, longe quanto a mim da real valia de El Comandante (caramba, num mecardo que dá 15 por Cissokho, Lucho tem que valer muito mais), sei que será encontrada uma alternativa válida.

    Jesualdo lá terá, novamente, que saber conduzir a equipa ao Penta, com a paciência de um artesão, moldando os novos nomes na infusão da mística draconiana.

    Aguarda-se, para breve, o conhecimento do nome do substituto.

    ResponderEliminar
  16. "Desejo-lhe toda a sorte do Mundo sabendo que não foi por vontade dele q o processo da transferência se iniciou. Foi a SAD do FC Porto que o vendeu. Bom negócio? Não creio. Bom negócio era ter vendido o Cisso por 15. O Lucho para mim valia muito mais que 18.
    Mas compreendo q a bronca do Cisso obriga o FCP a outros rumos."

    Ora aqui está o que é! Infelizmente é assim. E se a cláusula era de 30 Milhões...
    Esta transferência foi muito melhor para o Lucho do que para o FC Porto! Na minha opinião ficámos a perder...
    Agora há que olhar para a frente, um jogador com uma classe distinta, é verdade, mas agora, quem se seguirá? Há que encontrar alguém à altura, de maneira a que o meio campo não sofra com esta saida...

    ResponderEliminar
  17. Blue Boy:

    Sabes q eu sou daqueles q tenho mesmo amor à camisola como nos tempos do Rodolfo ou do João Pinto. Uma só camisola, mais nada, a camisola de adepto fanático do FCP:) Ainda agora no Algarve, o cachecol do biboporto andou sempre comigo:)

    Mas q estou assim um pouco em baixo, lá isso estou.

    ResponderEliminar
  18. Mais uma notícia preocupante:

    Ao maisfutebol, Fernando Póvoas vice-presidente do F.C. Porto "admite mais saídas".

    Entre algumas afirmações destaco, «O F.C. Porto forçosamente tem que vender algumas das pérolas. Desta vez foi o Lucho, se calhar podem seguir-se mais» e «O Jesualdo vai ter que fazer mais uma vez uma equipa nova, mas ele com a experiência que tem é menino para isso, para fazer novamente uma equipa ganhadora», ou seja, em vez das duas vendas supostamente habituais, prevê-se segundo as suas declarações a saída de ainda mais jogadores, pelo que admite ter-se que fazer mais uma equipa nova. Sinceramente, uma pessoa tem que estar habituada a uma ou duas vendas por ano, agora fazer uma equipa nova, todos os anos, começa a ser demais. Acho que se está a correr demasiado no erro de acreditar piamente em tudo o que sai da administração da SAD, e a questionar essas decisões de menos. E não vamos conseguir todos os anos ser campeões, com equipas vindas do nada...

    ResponderEliminar
  19. Avlis,

    Em primeiro lugar, e para se evitarem confusões, aviso já que não sou defensor ou acusador de ninguém, muito menos de SAD's ou meias SAD's... sou única e exclusivamente defensor do bom nome e honra do (nosso) FC Porto, ponto final, parágrafo.

    No entanto, e atendendo ao teu comentário e ao aparente "medo" que demonstras no teu comentários, quiçá, porque sairá mais algum Manuel ou Joaquim, e depois disso, o que seria do (nosso) FC Porto, bem, assim na diagonal, e sem muito trabalho de recolha memorial, lembrei-me de te deixar alguns nomes de importância do plantel que nos deixaram nas épocas mais recentes:

    a) época 2005/06
    Jorge Costa, Nuno Valente, Maniche e Costinha.

    b) época 2006/07
    não me ocorreu ninguém em especial.

    c) época 2007/08
    Pepe, Anderson e Ibson.

    d) época 2008/09
    Paulo Assunção, Bosingwa e Ricardo Quaresma.

    e) época 2009/10
    Até este momento, apenas Lucho González. Fala-se também em Bruno Alves e/ou Lisandro?


    Agora, pergunto eu?

    Com as saídas destes jogadores de renome ou de importância mais vital e crucial no plantel para a época que se avizinhava, porque dos outros, pouco ou nada reza a história, o que é que aconteceu afinal?

    Queres mesmo que te relembre?

    época 2006/07: campeão nacional
    época 2007/08: BIcampeão nacional
    época 2008/09: TRIcampeão nacional
    época 2009/10: TETRAcampeão nacional


    Vale o que vale, é certo... mas não achas que "medos e receios" é coisa que Portista que se preze, não tem que recear? ou tão pouco, e não direi que é o teu caso, porque não é, essa coisa de virem sempre (todos os anos) com a cassete que a SAD isto ou aquilo, já mete nojo que baste?

    Os negócios, como em tudo na vida, mesmo na nossa própria vida pessoal, é uma questão de oportunidade, ou se agarra e aproveita, ou amanhã, não vai adiantar para nada as lamúrias de gato pingado...

    O negócio "Lucho" não é fabulástico, de facto, não é... mas é o possivel, dada uma série de condicionantes adjacentes (idade, mercado em recessão, investimento efectuado, retorno financeiro... e porque não tb dizê-lo, necessidades de tesouraria), para além de que hoje, pegou moda falar em "milhões" como se estes fossem "tostões"... sim, pois, à beira do negócio do tinhoso da Madeira, realmente, 18 milhões que podem chegar aos 24, é um negócio de cácárácá... até parece?!

    Bem, rumo ao PENTA mas é... que o resto, são lamechices que pouco ou nada me dizem sentimentalmente, já que o clube, esse, o (meu) fica para todo o sempre e jamais venderá a sua alma ao inferno!!

    FC Porto, sempre contigo... essa é que é essa, e mai'nada!!!

    ResponderEliminar
  20. 1º o proximo a sair q seja o Licha, é o ultimo ano q dá para ganhar dinheiro ao Porto, pois não quer renovar, siga...

    2º comparar mercado entre Sisso e Lucho? impossivel, idades diferentes...

    3º Petição de volta Deco? mas o pessoal passou-se de vez? só se forem empresários da noite com vista a ganhar algum...

    TENHAM JUIZO e confiem em quem manda na nossa CASA

    ResponderEliminar
  21. Consequência01 julho, 2009

    b) época 2006/07
    não me ocorreu ninguém em especial.

    Consequência: 30 milhões de prejuízo no relatório de contas dessa época.

    ResponderEliminar
  22. Qual a surpresa das afirmaçoes do Dr. Fernando Póvoas?
    Com ele é sempre a 'emagrecer' :-)

    ResponderEliminar
  23. Ora lá está "consequência"... são os tais conceitos de Portismo... afinal, qual deles o melhor? qual deles o pior?

    Uns há que percebem de contas de somar, multiplicar, dividir e até mesmo de subtrair, quais gestores fenomenais... outros, como eu, que pouco ou nada percebem da coisa, limitam-se a ser adeptos do "pão e circo".

    A partir daqui, ficas com o teu conceito, eu fico com o meu... e não se fala mais no assunto!

    ResponderEliminar
  24. Já tou cansada de tantos comentários, de quem sai e entra no nosso Club, se á altura do ano que eu mais detesto é esta!

    Claro, que já sairam muitos jogadores que até hoje não esqueci e nem vou esquecer e outros que nem sequer me lembra que estiveram no Porto!

    Eu sou sócia e apaixonada,por tudo o que seja FC Porto, por esse motivo fico á espera que comece o campeonato, ou os campeonatos, nessa altura, sim, cá estarei para apoiar e gritar pelo nosso Club!

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  26. Já só faltava aqui uma declaração como esta do Fernando Póvoas...

    O Lucho e o Resende assim de seguida, até dá voltas no estomâgo...

    Acima de tudo... força PORTO!

    ResponderEliminar
  27. Sobre “El Comandante”, só se pode agradecer tudo o que fez em prol do FC Porto. Profissional exemplar e dedicado, ficará para sempre no meu coração e recordá-lo-ei como um dos melhores que vi jogar de dragão ao peito. Foi um prazer ter-te no nosso clube, Luis Oscar González.

    Na minha opinião, apesar de ter 28 anos, penso que este será um negócio que iremos lamentar durante muito tempo. Bom negócio era deixá-lo ficar por cá até ao fim da carreira, passando aos mais novos a paixão que já sentia pelo FC Porto. Este tipo de jogadores nunca deviam sair. Acredito que se lhe pedissem para ficar cá, ele não se ia opor nem jogar amuado.

    No que respeita à outra “bomba”, faço “copy-past” do comentário que coloquei no post do Lucho:

    Estive todo o dia fora, quando estava a chegar ao Porto parei numa estação de serviço e li n’O Jogo que o Carlos Resende estava de saída do FC Porto. Sinceramente nem queria acreditar. Um dos nossos, verdadeiro portista, sai após ser campeão. Não dá para acreditar. Estou triste, muito triste.
    Carlos Resende, obrigado por tudo! Sei que vais voltar, não tenho qualquer dúvida disso. Aliás, o teu lugar é neste clube, vestindo orgulhosamente a camisola do teu clube, do nosso clube.

    ResponderEliminar
  28. Um negócio desastroso!

    Sempre detestei o seguidismo reverente de quem é incapaz de pensar pela sua própria cabeça como igualmente odeio as posições dos que estão sempre do contra!
    Procurando pensar pela minha cabeça neste assunto do Lucho, não posso estar satisfeito! É que me sinto enganado quer pela SAD quer pelo próprio jogador!
    Pela SAD porque foi deixando escapar que Lucho não sairia, que ele estava muito feliz no Porto, que, sendo o jogador essencial para o treinador, iria ficar, que depois de ser sub-capitão iria mesmo ser o capitão depois da saída de Pedro Emanuel, que até já tinha comprado casa no Porto, etc.
    Pelo Lucho porque foi dizendo mais ou menos o mesmo, referindo sempre que se sentia perfeitamente identificado com o clube e seus objectivos!
    Afinal, bastou falhar a saída de Cissokho para a SAD, no último dia para as contas, ir a correr vender o Lucho ao preço de saldo, creio que para garantir um resultado de exercício que possa permitir aos Ex.mos Administradores terem prémios (chorudos!) de desempenho!Vender o Lucho por 17/18 milhões de euros (o resto é atirar areia para os olhos dos tolos!) é muito pouco! Um jogador de 28 anos está no seu apogeu e querer dizer que já não pagam por ele é pouco sério!
    Também me aborrece que o Porto nem sequer consiga resistir às investidas de um clube como o Marselha que acede, de quando em vez, à Champions! Se se tivesse vendido o Lucho para um dos grandes ainda compreendia! Assim, custa-me mais! Que adianta sermos o clube que melhores vendas faz, anos a fio, se nem sequer resistimos a um Marselha?
    Finalmente, deixo aqui expressa a minha preocupação quanto à capacidade competitiva do Porto na próxuima temporada! É que tudo indica que após Lucho irá Lisandro e Bruno Alves, que têm assumido demasiado alto que querem sair e mesmo talvez Cissokho! O Porto contratou alguns jovens portugueses promissores mas tem um técnico que jamais apostou nesse tipo de jogadores pelo que me parece haver um claro erro de "casting"!
    Por tudo isto, estou muito pouco optimista para a temporada que se avizinha! Até porque o que eu gostava era de ver o Porto lutar e fazer, na Europa, ainda melhor que este ano!

    ResponderEliminar
  29. Viva !

    Obrigado , Estilhaço, pelos links. Não estou a brincar. É que não posso estar aí e / ou aqui.

    Eis-me, novamente, em plena contradição. Eu que escrevi que não gostava de comentar na época louca.

    O Porto vende muito bem ! E precisa. E continua a ganhar. E tal dialéctica de sucesso incomoda muita gente. Mas mesmo muita.

    Lembrem-se que Owen foi vendido em 2004 por só 12 milhões.

    Quem fez subir as cotações foi o Porto. Se Lucho alcançou prestigio foi graças ao Porto.

    Não foi Lucho quem fez o Porto !

    Não há crise !

    Li no l' Equipe, mas de raspão, que o Porto comprou ao Istres um avançado jovem. Eis uma notícia que não é para me desagradar. Tanto mais que considero que a França tem de longe e de muito a melhor escola de formação da Europa.

    É claro que para mim, Lucho ficará, na história Portista, como um dos grandes jogadores do Porto.

    O seu a seu dono :

    Por isso :

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  30. Consequência01 julho, 2009

    Precisamente, meu caro blue boy, precisamente.

    Eu preocupo-me também com a gestão financeira e tu apenas com os resultados desportivos.

    Foi, precisamente, por adeptos como tu, que o Salgueiros e o Boavista estão na situação que estão. Também não se preocupavam com a gestão financeira, só com os resultados desportivos. Quando deram conta, estavam completamente falidos.

    Esperemos bem que tal não aconteça com a SAD do FC Porto, mas se acontecer, serás mais um apanhado de surpresa porque passaste anos e anos a assobiar para o lado.

    ResponderEliminar
  31. Bolas, a tertúlia hoje esta cá uma seca do caraças. Até parece que a venda do Lucho foi a maior desgraça de sempre. A SAD, é uma treta, não percebe um boi de negócios. Estamos lixados. Agora é que vamos ficar como o Salgueiros e o Boavista. Que raio de choradeira!
    Vou mas é embora deste velório.
    BIBAOPORTOCARAGOOOOO!
    FUI.

    ResponderEliminar
  32. Quase todos os anos,para não dizer todos é a mesma desgraça!Jogadores de que nós gostamos pela sua classe e em muitos casos pelo seu carácter tambem,são vendidos!São vendidos e nós adeptos choramos lágrimas e ranho por isso!
    Reagimos mais com o coração do que com a razão,o que se pode considerar natural!
    Natural mas não normal!Olhando para o histórico das transferencias no final de cada época,já deviamos estar habituados e confiantes que a direcção do nosso clube não faz as coisas em cima do joelho,pelo que é de presumir que a saida de Lucho irá ser colmatada a contento do desempenho da equipa,pelo menos para consumo interno podendo nós na LC apenas aspirar a uma boa campanha que será talvez uns quartos!
    Claro que se o FCP pudesse evitar as vendas dos seus melhores jogadores,era seguramente cliente habitual em finais da Liga e já teria mais de duas vitórias!
    Mas o facto inquestionável é que o FCP pese embora a sua grandeza o seu potencial humano não passa de um clube portugues!
    Sim,um clube de portugal,esse país de opereta onde as receitas dos clubes quando comparadas com clubes de países a sério não passam de trocos!
    Portanto olhando para a realidade do nosso país,e tendo em conta que não somos o clube querido da nação que obtem receitas misteriosas como certo clube lá mais para sul,até acho que somos uns adeptos priveligiados,pois temos o clube para já mais bem gerido da europa!

    ResponderEliminar
  33. Hoje nasce mais um filho.
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Visitem.
    Passem por lá:
    http://carregaporto.blogspot.com/
    Acabei de postar a minha vizão desta venda de Lucho .
    E ainda um video de homenagem.

    ResponderEliminar
  34. Consequência,

    ora nem mais, tens toda a razão... nasci assim e vou morrer assim, lamento se isso não te agrada nem um pouco.

    mas se te apraz sabê-lo, e o digo sem qualquer tipo de ironia, fico muito satisfeito que o meu FC Porto tenho adeptos tão atentos e entendidos como tu, que percebem de tudo e mais alguma coisa, a sério que fico.

    enquanto isso, cada qual vai-se entretendo com o que pode, sabe e percebe... tu, com as contas e ao que parece, amarrado a um "passado" cheio de nomes de jogadores A, B ou C... eu, com o "pão e circo", olhando o "futuro" com naturais expectativas!!!

    como já disse, cada qual na sua... e tasse bem!

    ResponderEliminar
  35. O "El Comandante" foi-se embora? Olhem, nem me tinha apercebido de que o Fidel Castro estava a jogar no Porto!

    ResponderEliminar
  36. Agora a sério, foi-se, foi-se!
    Faço minhas as palavras o Lucho, não foi ele que quis sair, foi a SAD que o vendeu, palavras que o Tripeiro igualmente chamou a si - ando morto por conhecer esse puto. Que bem que ele escreve, carago!
    Vai-se o Lucho - que mau negócio, carago! - fica a saudade. E bem grande, podem crer.
    Não vejo outra forma de lhe prestar homenagem senão a que lhe fez o Tripeiro - o tal puto qu ando morto por conhecer:

    Lucho Lucho Lucho González
    Luchoooooooooo Gonzáleeeeeeeeeez

    ResponderEliminar
  37. Caro Blue Boy, não se trata de ter medo ou deixar de ter. Não vou ter medo quando o assunto é futebol. Não me dá pão e apesar de gostar muito do Porto, há coisas mais importantes na vida.
    O que se passa, é uma questão de nível de exigência. Todos estamos habituados, a que com maior ou menor dificuldade, nos ultimos 20 anos, a cada 5 ganhemos 4. Mas isso não é inteiramente devido a uma hipotética excelente gestão dos nossos Administradores nem a uma grande qualidade do nosso plantel (este ano só tivemos 13 a 14 jogadores com utilidade). Para mim, também não temos tido adversários à altura. Se estivessemos num campeonato mais competitivo, bastava ser o francês ou o alemão, certamente não ganhavamos 4 em cada 5. Para mim, o verdadeiro teste de fogo, é nas competições europeias. Aí sim estivemos muito bem este ano. E entristece-me ver que o plantel que poderia melhorar este ano, pelos vistos irá ser novamente desfeito. Uma ou duas vendas, seria já uma situação esperada, agora mais que isso, não é suportável. Voltando à questão do nível exigência, é como se estivessemos num curso na universidade, e cá em Portugal eramos os melhores alunos, com média de 13, mas só somos os primeiros porque os que estão abaixo de nós ainda têm menos. Se formos estudar para fora, não conseguimos acompanhar o ritmo dos outros. Voltando ao futebol, devemos colocar a fasquia cada vez mais alto, não mantê-la sempre igual...

    ResponderEliminar
  38. Consequência,

    "Foi, precisamente, por adeptos como tu, que o Salgueiros e o Boavista estão na situação que estão."

    Achas que se os adeptos se tivessem preocupado com a gestão financeira, como tu te preocupas tanto, não teria acontecido a esses clubes, o que aconteceu?!

    Eu quero é que o Porto continue a ganhar, é o que interessa!!

    Mas que é uma enorme perda, lá isso é...

    Abraço

    ResponderEliminar
  39. Azulibranco,um dia destes apresento-te esse tal puto que tu tanto queres conhecer! :)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  40. Faz isso, Mafaldinha, gostava tanto...

    ResponderEliminar