Os me(r)dia -
Estilhaço, desculpa lá a apropriação indevida, mas esta tua expressão é genial - do costume, encabeçados por essa televisão sensacionalista, pouco credível e anti-portista primária, a TVI, já começou o contra-ataque para branquear as informações de Ana Salgado. Mas vamos lá por partes:

Dizia a douta juíza, essa paladina da Justiça, Maria José Morgado, acerca de Carolina Salgado e da sua importância para o caso
"Apito Dourado":
"Aliás, a credibilidade da testemunha resulta da razão de ciência dos seus conhecimentos, e não doutras considerações mais ou menos estranhas ao objecto dos autos".
Ora, eu talvez seja um pouco naif e fraco entendedor dos ditames jurídicos mas, sendo assim, não se aplica o mesmo em relação à irmã gémea, Ana Salgado, que vem agora desvendar -
podem ver o vídeo aqui - que o livro e filme tiveram a ajuda de um Inspector da Judiciária e outras revelações não tão bombásticas, pois já eram comentadas aqui na blogosfera.? Se a credibilidade de uma testemunha resulta -
e adoro esta frase - "
da razão de ciência dos seus conhecimentos", Ana Salgado, irmã gémea da alternadeira, convivendo com ela diariamente, aparecendo, numa imagem de enorme amizade e empatia, num programa de Julia Pinheiro, com Carolina, terá também esse estatuto. Ou a ex-militante comunista, agora armada em verdugo de Pinto da Costa, nem se dá já ao trabalho de disfarçar a parcialidade do seu trabalho?
Como dizia eu, surpreendentemente -
ou talvez não - alguns meios de comunicação, numa primeira fase, foram aparentemente apanhados desprevenidos. O Correio da Manhã, conhecido pela verborreia sistematicamente destilada contra o Porto, não fosse aquela a casa de Cartaxana, Marcelino e Cª, não chamou o assunto à primeira página, com as costumeiras parangonas. Algo estranho num jornal que, quase diariamente, mantêm um interesse obsessivo pelo caso, conseguindo inclusivé informações que deveriam estar em segredo de justiça -
não me digam que o tal Inspector ganha umas massas a vender informações aos pasquins? - e acompanhando os esforços hercúleos de uma equipa de investigação que, pelos vistos, caiu no goto da Cofina.
Se o Correio da Manhã foi apanhado de
"calças na mão", a TVI, líder destacada nas audiências cá do burgo, pareceu também alheada do exclusivo da rival SIC. Aparentemente. Porque aquela gentinha, de quem se diz ir financiar o filme de Botelho & Pinhão, não dorme em serviço. 24 horas depois, as declarações de Ana Salgado chegaram, finalmente, às hostes de Moniz. Chegaram? Hummmm....
Quem esteve atento na 6ª feira, dia 20, ao jornal da SIC -
eu fui um deles - e matava tempo, no Sábado, em frente à TV, sintonizado na TVI, julgou que a notícia avançada era totalmente distinta. E, no fundo, até era. Abriu assim, o pivô parvónio lá do sítio:
"Ana Salgado, irmã gémea de Carolina, com graves acusações". Até aqui, tudo normal. Mal conseguindo esconder a ansiedade, tendo inclusivé titubeado nas palavras, o escorreito jornalista saiu-se com esta:
"Ana Salgado implica Fernando Póvoas e Fernando Madureira, o líder dos SuperDragões". Aqui, larguei o que estava a fazer e fiquei atento. Muito atento.
"Mas que raio vem a ser isto?", matutei, enquanto esperava, tempos infindáveis, pela notícia, estrategicamente retardada, para aumentar o interesse. Finalmente, quando o desespero se instalava, lá veio a notícia.
Vamos fazer uma pausa. Breve, prometo. Quem viu, abstenha-se de responder. Quem não viu, dê lá o seu palpite. Que reportagem iremos nós assistir? Ao decalque da passada na SIC, com rótulo de exclusivo? A novas e explosivas revelações de uma das filhas de Joaquim Salgado? Ao desmentido do que tinha dito um dia antes?. Vá lá, então...façam um esforço...pensem lá um poucochinho. Pronto, eu não prolongo este suspense muito mais tempo...
A notícia era basicamente a mesma. Mas, num daqueles prodígios só possíveis por passes de mágica, ao bom estilo de David Copperfield, eis que declarações bombásticas do dia anterior... se tornam em suspeitas sobre Pinto da Costa e o FCP. Surpreso com esta reviravolta, caro leitor?
Também eu, apesar do deboche sistemático a que venho assistindo. Maria José Morgado e Luis Filipe Vieira desapareceram, como se apagados por uma mão gigantesca, da reportagem. Em seu lugar, umas pretensas insinuações sobre a promiscuidade, ou apetite sexual intenso, de Carolina, com casos atribuídos a Fernando Póvoas e Fernando Madureira. Confuso? Não convêm, pois ainda existe mais...
Mourinho, que pelos vistos nem em Inglaterra está sossegado, também é lançado para a caldeirada. Alegadamente -
e o alegadamente deve-se ao facto de nunca vermos Ana Salgado a proferir as declarações, mas sim o pivô - ofereceu dinheiro à alternadeira para ela...não o colocar no livro.
"E então estes gajos não falam do conluio do Orelhas para a realização do livro?", magicava eu, inquieto.
"E as acusações de Ana Salgado ao Inspector da Judiciária?", murmurei, ingenuamente. Ouvi então uma voz, grossa e num tom cavernoso,proveniente do céu -
e juro que isto é verdade, a sério - que me diz, como numa revelação:
"Ó meu grande toino, se a TVI não fala disso, é porque o acontecimento nunca existiu". Ainda em transe, julgando estar a assistir a um fenómeno sucedâneo dos pastorinhos, olhei receosamente para o lado. Mais ninguém, lá em casa, se apercebeu do fenómeno místico a que eu tinha assistido. Temeroso, olhei para a TV. Continuava a reportagem.
"Pode ser que falem agora do resto", proferi, esperançoso...
"Ó meu grande toino...", ainda ecoavam as palavras do Messias na minha cabeça, quando entra em cena o pai de ambas. Primeiro, senti alguma piedade do indivíduo. Ter uma filha como a Carolina é motivo suficiente para nos solidarizarmos com ele. Ou não. Como se pode ver à frente. Mostrando orgulho na sua pronúncia nortenha, o dito cujo começa ao ataque. "A Ana Salgado é mentirosa compulsiva". Lá se foi a piedade sentida pelo homem. " O que ela queria era dinheiro e, como a irmã não lho deu...". Pronto, nesta fase fiz um mea culpa por ter tido sentimentos de bom samaritano. E lá continuou o homem, num tom pungente, que faria as delícias dos amantes de melodramas, discorrendo sobre as vicissitudes da sua família, outrora tão honrosa. Para filme lacrimejante até nem estava mal, mostrar um pai pesaroso em directo, mas a TVI queria mais. E teve-o...
"Foi por coisas assim que deixei de ir ao futebol", exclama Joaquim Salgado, a respeito de nada. E chegamos ao ponto capital. A acusação leviana, sem provas, em directo, branqueando o que Ana Salgado tinha dito 24 horas antes. Não me alongo mais. Grosso modo, o que o progenitor das maninhas Salgado insinua é que, antes de um Boavista-Porto - mais precisamente o que envolveu a oferta da bota de Deco ao árbitro - ele sabia que se ia passar algo grave, benéfico a um dos clubes, "de que não digo o nome", mas que equipa de azul e branco. Algo revoltante, nojento, que impediu, vejam lá, um pai de família de frequentar estádios, matando uma paixão de infância. O que é que se passou de tão grave nesse jogo, estarão todos a perguntar?
NÃO SEI. Nem eu, nem o decano Salgado. Provavelmente, não lhe disseram. Não era importante. A reportagem e entrevista acabaram ali, cirurgicamente. O manto diáfano da suspeita tinha cumprido o seu dever. Abateu-se sobre quem já é apontado pelo zé povinho. O mais importante estava feito. Com um bónus, tipo ovo kinder. Descredibilizou-se o depoimento de Ana Salgado e procedeu-se ao branqueamento de quem, por ela, foi envolvido no escândalo. O contra-ataque foi mortífero.

Já se aperceberam da estirpe perigosa de inimigos que estamos a defrontar? Esta gente não quer, apenas, a ruína de Pinto da Costa. Esta gente, agora apontada a dedo, quer destruir o PORTO! Não se trata, apenas, de um conluio urdido por inimigos figadais do nosso presidente. Ao bom estilo dos Ficheiros Secretos, em que Fox Mulder lutava desesperadamente contra conspirações gigantescas, também aqui o enredo extravasa da simples questiúncula futebolística. Sinceramente, o que mais me choca é o total despudor, a amoralidade desconcertante de uma Instituição em quem deveríamos confiar cegamente: a JUSTIÇA! Inspectores armados em consultores de livros e filmes, procuradoras que ligam a testemunhas, preocupadas com o seu bem estar, depoimentos "cozinhados", tem-se assistido a tudo, revelador de que, provavelmente, não se deterão perante essa "coisa" insignificante chamada VERDADE. Realmente, o que interessa isso?
notas do administrador:
Não esquecer esta noite a participação do FC Porto no Torneio Triangular do Centenário do Atalanta, com a realização de 3 jogos de apenas 45 minutos cada, com a particularidade de podermos rever o nosso ex-treinador Del Neri (se é que alguma vez o chegou a ser) que treina actualmente os italianos do Atalanta.

Mais logo, poderão televisionar estes 3 jogos, via RTP1, pela seguinte ordem:
19h30 - FC Porto - Estrela Vermelha
20h25 - Atalanta - Estrela Vermelha
21h25 - FC Porto - Atalanta
ps1 – [nova actualização] temos já 13 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão. São eles o Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol e BlogHistórias… e tu, de que esperas afinal para te juntares a nós nesta causa, que não é nossa!, mas sim de todos os Portistas? Se também estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do FC Porto', solicita-nos via email o código do banner, mas não te esqueças de nos comunicar qual o endereço do teu espaço de discussão, de forma a que possamos manter devidamente actualizada a lista dos aliados.
ps2 – já temos ‘3 cérebros do photoshop’ na mesa de inscrições, e tu? porque esperas?… se te consideras um ‘cérebro em photoshop’, tenho a comunicar-te que está em aberto um concurso de ideias para um projecto em que se pretende acima de tudo, prestar a devida homenagem a um momento muito importante deste espaço de discussão e que tudo indica, irá ocorrer em breve, mas ao mesmo tempo, festejá-lo condignamente com todos vocês que nos visitam e que fazem deste espaço aquilo que ele hoje é na blogosfera azul. Se te sentes motivado, só tens que enviar um email para blogdoblueboy@gmail.com, que de imediato na volta, explico-te o que pretendemos. Agora, despachem-se lá com isso, porque o tempo já não é muito e como tal, há que dar corda na sapatilha.