19 julho, 2007

A vantagem do factor casa

data: 18.07.2007
local: Estádio Cristal Arena, em Genk (Bélgica)
resultado: Genk, 1 - FC Porto, 0

FC Porto: Nuno; Fernando, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Lino; Paulo Assunção, Jorginho, Raul Meireles e Kazmierczak; Adriano e Quaresma
Jogaram ainda: Cech, Bolatti, João Paulo, Luís Aguiar, Hélder Postiga, Tarik e Edgar

O teste final do estágio holandês não terminou de acordo com as previsões apenas porque o F.C. Porto joga sempre para vencer, independentemente da importância da partida. De resto, o jogo de Genk teve um Dragão com qualidade interessante, condição física para discutir ser receios e fôlego para aguentar a inferioridade numérica. Vencer teria sido mais um estímulo. Mas o «factor casa» não deixou.

Mas convém explicar porquê. O Genk, equipa que terminou o último campeonato da Bélgica no segundo lugar e tem mais uma semana de trabalho que os azuis e brancos, jogava no seu estádio. Mas não foi por isso que o F.C. Porto saiu derrotado. A equipa de Jesualdo Ferreira não fechou o estágio holandês como desejava porque o adversário foi mais feliz no aproveitamento das oportunidades e, essencialmente, porque não beneficiou de uma arbitragem justa.

Os juízos do árbitro belga não beneficiaram um espectáculo que até teve momentos muito interessantes, com duas equipas decididas a vencer e a dirimir argumentos. Ficaram duas penalidades claras por marcar, verificou-se uma estranha dualidade de critérios nos cartões amarelos, assistiu-se à ausência de pulso firme nas reclamações.

Com um meio-campo em movimentações constantes e Quaresma e Adriano a tentar romper para a grande área contrária, o F.C. Porto foi capaz de criar excelentes oportunidades, que começaram logo aos dois minutos, quando Kaz rematou para fora, quando se encontrava em excelente posição para marcar. Ainda antes do intervalo, Adriano esteve pertíssimo de festejar e Quaresma acertou no ferro, numa altura em que o Genk já tinha inaugurado o marcador.

Na segunda metade, não obstante encontrar-se em inferioridade, o Dragão apresentou-se igualmente personalizado, revelando uma saúde física já interessante e soluções que podiam ter redundado em golo. Após o descanso, todavia, e no decalque de um lance que envolvera Jorginho, o árbitro não sancionou uma carga do guarda-redes sobre Adriano, reforçando a tendência caseira.

fonte: site oficial do fc porto

Vou abrir só um parêntesis para dizer que devido a um compromisso inadiável, não pude televisionar todo o jogo, mas apenas os primeiros 45 minutos, e mesmo esses, o foram sendo com muitas e muitas interrupções pelo meio… admito, não gostei muito do (pouco) que pude ver, verdade seja dita, mas embora tudo o resto que possam dizer, até mesmo falar numa arbitragem cirurgicamente habilidosa que tudo deixava passar, queria apenas destacar a expulsão estapafúrdia (mas justa) do nosso jovem «capitão» e deixar-lhe aqui um recadinho de orelha: “Óh Bruno, ganha-me juízo, carago! Começamos mal, carago!”.

17 comentários:

  1. Professora19 julho, 2007

    Só agora é que percebi que estás no Hi5.
    Parabéns!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Bruno Tavares19 julho, 2007

    Boas,
    Eu nao queria defender o Bruno Alves, mas quem não pensou durante o jogo que se tivesse la dentro já tinha aviado um ou dois belgas??
    Vontade não me faltava.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. acho que até dezembro, enquanto o jesualdo não sair, não vamos sair disto. 4 defesas e 3 trincos, sem um único organizador de jogo. prevejo um futuro negro ao porto, ainda mais com avançados que nem no leiria teriam lugar. seria bom vender todos os pontas de lança, excepto lisandro que tb pode jogar aí, e comprar dois de qualidade reconhecida, nem que seja por 10M.

    ResponderEliminar
  4. 2 jogos 2 expulsões e no mundial sub-20 um jogadorzeco ladrão de cartões. o apito de lata continua.
    Espero que os jogadores expulsos sejam devidamente castigados com 2 jogos de suspensão com vem nas basicas regras do jogo....

    ResponderEliminar
  5. Eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança. eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança, eu quero um ponta de lança. eu quero um ponta de lança.... que marque mais de 20 golos por época!

    ResponderEliminar
  6. o teste não foi mau de todo... Existiram mts condicionantes e faltam pernas e jogadores importantes... Bruno aLVES vai aprender com o q fez ontem e Adriano falhou 2 golos q nem eu falhava, assim não!!

    ResponderEliminar
  7. Porada nos manhas19 julho, 2007

    Bem observado!
    1.Típica Roubalheira Luzcíliana o que é um bom teste para o que os "novos" vão ter que aguentar!
    Uma entrada a matar sobre o Quaresma . 2 penaltys da torre dos clérigos 1 saída da barreira com corte a 2 metros do lioocal de marcação etc etc etc.
    2.O FCP a pagar as despesas "Escarrolarianas" de hostilidade contra os belgas!
    3. o Jornal oficial das papoilas saltitantes aproveitar para "pisar" a nossa equipa dando 1ª página a uma derrota ! branqueando as condições em que aconteceu!
    4. Este ano não podemos dar treguas à Bola ao Record e ao CManha chamando os bois pelos nomes FILHOS DA PUTA!
    5. A nova política de comunicação que consiste em por os jogadores a falar só nos vai trazer problemas acrescidos! de cada vez que um jogador fala tecendo elogios ao clube ou a si próprio dá Merda! último caso BALves sou um jogador assim e assado resultado Expulsão!!
    Sejam MULAS CARALHO!deixem os outros sufocarem com os autoelogios!

    e não esqueçam Porrada nos nossos inimigos ou seja na comunicação social fascista/papoilenta !
    não é "em toda" a CS como erradamente disse o Jesualdo ! e a SAD tem que fazer qualquer coisa!

    ResponderEliminar
  8. Só queria relembrar os mais distraídos...


    Eu quero um ponta de lança...

    ResponderEliminar
  9. o B.Alves foi bem expulso mas realmente quando um jogo como aquele que só faltava partir pernas e o paneleiro do arbitro só via para um lado, os jogdores são profissionais mas não de ferro.

    Coloco o Fernando em destaque pelo que vi ontem foi o melhor jogador em campo e espero que não ande cinco anos a rodar como o tonel e depois vá para um inimigo pois tem qualidade.

    como é possivel falhar golos de baliza aberta????????....não é adriano?
    por favor postiga vai po car####.


    abraço

    ResponderEliminar
  10. Fosga-se, como já tinha dito, não vi o jogo por completo e da 1ª parte, muito pouco vi... mas pelo que vou ouvindo e lendo por aqui, as perdidas dos avançados Adriano e Postiga foram assim tão escandalosas? Óh c'um carago!
    Óh Estilhaço, mete o Renteria a aquecer porque é ele que vai entrar a seguir, carago!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. escandalosas nao....um gajo que está a 50cm da linha de golo e consegue chutar a bola para lancamento......diz tudo

    ResponderEliminar
  12. Ñ tem nada com o post mas apareceu isto para aqueles que pedem um central: http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=834324&div_id=1304

    Paulo, o que é que diz a tua base dados ?

    Presidente, o Rentería entra já a seguir, mesmo já a seguir (no Sábado ?)

    ResponderEliminar
  13. Stepanov por 3,5 milhões???
    È mesmo bom ou não existirão centrais também bons e mais baratos???
    Alguém sabe pormenores??

    ResponderEliminar
  14. Do Stepanov, lembro-me dele a jogar pela Sérvia no Euro sub-21 em Portugal no ano passado e ele é mesmo bom jogador. É jovem e para mim o FC Porto acertou em cheio, além de que valorizará bastante no futuro, tenho a certeza...
    Parece igualmente que o clube está à procura de um avançado. Vamos lá ver se será a surpresa da apresentação no sábado... As minhas preces foram ouvidas... Eheh...

    paixaodofutebol.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderEliminar
  15. ... eu sei que sou chato... mas....


    Eu quero um Ponta de Lança... de qualidade....


    Obg.

    ResponderEliminar
  16. CJ, e tu a dar-lhe LoL
    Já somos 2 a pensar o mesmo, mas espero bem que alguém dos «residentes» tome caminho ao largo, senão, vão ser mais que as mães... rsss
    A ver vamos.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. CJ vais ter um tal de FARIA...

    ResponderEliminar