15 julho, 2007

Arte e força de Dragão

data: 14.07.2007
local: Estádio De Vliert, em S-Hertogenbosch (Holanda)
resultado: Den Bosch, 0 - FC Porto, 4
marcadores: Lisandro Lopez (2m), Hélder Postiga (49m, g.p.), Renteria (72m) e Tarik (79m)

FC Porto: Nuno; Bosingwa, Bruno Alves, Pedro Emanuel «cap.» e Lino; Bolatti, Kaz e Luís Aguiar; Lisandro Lopez, Adriano e Quaresma
Jogaram ainda: Paulo Ribeiro, Fernando, João Paulo, Cech, Paulo Assunção, Jorginho, Raul Meireles, Hélder Postiga, Renteria, Tarik e Edgar

Exigência superior, arbitragem imprópria para jogo-treino. O FC Porto deu de caras com dificuldades inesperadas que, somadas ao desgaste acumulado em Tegelen, tornaram o desafio com o Den Bosch ainda mais interessante e o sucesso ainda mais saboroso. O Dragão teve qualidade e rigor e soube sofrer. A vitória é mais um estímulo para a preparação.

Depois da goleada ao SC Irene, o desafio de hoje, frente a uma das melhores equipas da II Divisão holandesa, já constituía um teste importante ao trabalho desenvolvido nos últimos dias.

O FC Porto entrou a ganhar. Logo aos 2 minutos, Luís Aguiar isolou-se, mas permitiu a defesa do guarda-redes contrário. A bola todavia, sobrou para Lisandro Lopez, que não perdoou, abriu o marcador e lançou uma toada muito positiva que podia ter redundado em goleada, caso o guarda-redes contrário não tivesse tirado dois golos a Adriano e um a Kaz. Esse foi também o período em que Quaresma, na esquerda, espalhou o pânico e encantou a assistência, composta por diversos portugueses incansáveis no apoio ao seu clube.

Aos 33 minutos, todavia, quando o FC Porto tinha o encontro perfeitamente dominado, surgiria uma nova característica para este treino. Sem que se perceba muito bem porquê, talvez movido por uma irritante sede de protagonismo, a equipa de arbitragem mostrou o vermelho directo a Lisandro Lopez, numa opção que estragou o espectáculo e podia ter condicionado os planos de trabalho de Jesualdo Ferreira.

O Dragão adaptou-se rapidamente à inferioridade numérica, reposicionou-se e manteve o adversário devidamente controlado, apesar dos constantes desatinos do juiz, que insistia em apitar errado e em puxar dos cartões sem critério.

Na segunda parte, com uma equipa nova, o FC Porto foi ainda mais acutilante, com transposições excelentes e um ritmo atacante muito bom. Os golos de Postiga, de grande penalidade, e de Renteria e Tarik, em lances excelentes, engordaram o marcador e fizeram justiça a quem melhor jogou. O Dragão prossegue em processo de crescimento.

fonte: site oficial do fc porto

8 comentários:

  1. Foi o teste mais difícil, até ao momento, e foi passado com distinção. Para acentuar as dificuldades, lá contamos também com uma arbitragem pós Apito Dourado, em que na dúvida, prejudica-se o Porto. Excelente a resposta dada, reduzidos a 10 elementos e a surpresa de ver novamente Renteria entre os marcadores. Querem ver que é desta que o homem desabrocha?

    ResponderEliminar
  2. Vao ao tvtuga para ver os golos deste jogo. Não é qe o renteria fez de facto um golo sensacional? Fossem todos assim!

    www.tvtuga.com

    ResponderEliminar
  3. Acho que devemos ter cuidado com o Renteria e nao fazer o que os benfiquistas fizeram com o Derlei. Antes de tudo ele é um ser humano como todos nós e merece todo o respeito mas, para além disso, para marcar golos é preciso o apoio do publico. Acho que deveriamos dar lhe o beneficio da duvida neste inicio de campeonato.

    ResponderEliminar
  4. O plantel parece mais forte e combativo. Mesmo ainda sem central novo. O golo do renteria não achei assim tãããão fantástico... vou dar o benefício da dúvida nas primeiras vezes que jogar, mas continua a ter muito que provar esse senhor.
    O treinador é que continua a ser aquele... aquele... enfim, aquele molusco, para não dizer pior. Não espero que aprenda nada de novo naquela idade, só espero que os adjuntos o guiem no bom caminho, que com este plantel, devíamos conseguir dar luta na europa

    ResponderEliminar
  5. 3º jogo, 3ª vitória... e com 10!
    Nada mau, nada mau.
    De vitória em vitória, se constrói um «tri»campeão, a ver vamos.
    aKeLe aBrAçO,
    bLuE bOy

    ps - Ai queres ver que o Renteria me vai fazer 'acertar contas'? LoL

    ResponderEliminar
  6. Creio que a arbitragem foi "encomendada"...Ninguém viu nada, nem a televisão tão atenta a estes pormenores. O Porto para se ir habituando ao que lhe tem acontecido em Portugal e provavelmente vai continuar a acontecer, deve ter dado indicações para que o árbitro agisse à Portuguesa, na dúvida, jogador do Porto castigado! Assim não estranharemos se as coisas se mantiverem e se melhorarem tanto melhor para nós...

    ResponderEliminar
  7. Então e o Tarik, ng fala? Grande golo!

    ResponderEliminar