30 julho, 2007

Plantel 07-08

A época 07-08 aproxima-se rapidamente e, para o FC Porto, o início não vai ser muito fácil: o mês de Agosto em que o nosso clube irá defrontar o Braga e o Sporting (este, por 2 vezes) não é, de facto, o início mais simples que se poderia ambicionar.

No entanto, este início forte será também uma forma de testar o calibre do actual plantel do FC Porto. Vejamos então a minha opinião sobre o plantel, sector a sector, comparando entradas e saídas:

- Guarda-redes? A saída de Baía acabou por ser a principal novidade neste sector. É provável que Helton seja o dono e senhor da baliza azul e branca. Não é um grande guarda-redes mas tem atributos muito interessantes e acaba por ser uma garantia de segurança para a própria equipa.

- Defesas? Nas laterais não deverão aparecer grandes surpresas, isto é, Bosingwa e Cech ou Fucile deverão assegurar a titularidade quer à direita quer à esquerda. Na zona central é que surgirão, do meu ponto de vista, os problemas/dúvidas em relação à titularidade. Bruno Alves pela excelente época que realizou o ano passado e pela saída de Pepe poder-se-á afirmar, ainda mais, como um valor seguro e fiável, um jogador raçudo e que nunca dá um lance como perdido. Em princípio garantirá a titularidade. A dúvida poderá surgir quanto ao companheiro de Alves no eixo. A meu ver, Pedro Emanuel leva alguma vantagem sobre os restantes centrais… De Stepanov pouco sei, quanto a João Paulo poderá ser uma boa alternativa!

- Médios? Apesar da enorme perda que foi a transferência de Anderson para Inglaterra, o meio-campo deste ano tem mais alternativas e, por isso, dá alguma garantia de que se não jogar determinado jogador poderá jogar outro com a mesma qualidade. Kazmierczack, Bolatti, Paulo Assunção, Raul Meireles e Lucho são jogadores de teor mais defensivo que conferem qualidade e diversidade de opções. Na construção de jogo ofensivo é que poderá haver (ou não?!) uma diminuição de qualidade relativamente ao ano passado… Anderson saiu… entraram Luís Aguiar (?) e Leandro Lima…será que algum destes será um digno sucessor do prodígio brasileiro? Espero bem que sim…

- Alas? Nas alas, Quaresma e Lisandro garantem imensa qualidade, magia, esforço e entrega ao jogo. Todas características necessárias a uma equipa que se pretende vencedora! Mariano Gonzalez? Sinceramente, desconheço a qualidade deste argentino. Se tiver o mesmo percurso dos seus compatriotas Lisandro e Lucho, será mais um a espalhar magia no Dragão!

- Avançados? Adriano parece ser, mais uma vez, o grande candidato a “matador” da equipa! É um jogador de quem gosto bastante até porque foi DECISIVO nos últimos dois campeonatos ganhos e é aquilo a que se pode chamar um “jogador à Porto”!

notas do administrador:

ps – [nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com o upload de 8 novas imagens (actualmente com 127 slides)… passem por lá para confirmar.

pps – 16 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão:
Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, FC Mangalhões, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Bi-Campeões do Mundo, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol, BlogHistórias e AlfrodoSe estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do FC Porto', solicita-nos por e-mail o código do banner.

ppps – 5 cérebros do photoshop a trabalhar no nosso concurso de ideias. Se te sentes também um «tecni-color do photoshop», solicita-nos por e-mail mais informações... e além do mais, o tempo é cada vez mais curto.

5 comentários:

  1. RCBC:
    o q vi do mariano gonzalez e do leandro lima no jogo do Bessa deixaram-me com mt boa impressão desses jogadores...parecem-me reforços a sério...

    ResponderEliminar
  2. Sinceramente ... no fim de Novembro acho que vou até aos Aliados festejar o tri campeonato!

    Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Olá RCBC,

    Pelo que se viu no Bessa, a qualidade é coisa que não faltará aos azuis e brancos este época. Como o Lucho já disse, Leandro Lima e Mariano Gonzalez aportarão. se continuarem com a mesma qualidade, imensa magia aos Dragões. Gostei particularmente do Leandro, sendo que Mariano colmatará o défice de extremos no plantel. E, quando se fala em extremos, agora também Tarik entra nas contas, depois da excelente prestação contra os axadrezados.
    Na frente, tenho alguma expectativa para ver em acção Farías (talvez já no Torneio de Roterdão), mas sabemos desde já porder continuar a contar com a efectividade de Adriano (como disseste, um dos grandes responsáveis pelos 2 últimos títulos). No meio campo, as dúvidas são mais do que muitas. Gostei do k vi até agora de Bolatti, falta ainda o Lucho e tudo dependerá do modelo de jogo pretendido por Jesualdo. Como disse, se existiam receios depois da venda de Anderson e Pepe, parece-me que eles se dissiparam...
    Somos claramente o principal candidato ao título...mas isso já nem é novidade!

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  4. vale a pena ver ...

    http://oantilampiao.blogspot.com/2007/07/realidade-virtual.html

    ResponderEliminar
  5. Boas Amigo RCBC,
    Tens razão quando dizes que o mês de Agosto vai ser dificil, mas estas provisões costumam ser como o melão... só depois de aberto, se saberá se está maduro ou verde, por isso, agora ou depois, tanto faz, desde que se ganhe, tasse bem :-P
    Quanto ao calibe do plantel para esta época que se avizinha, sinceramente, acho que o jogo do passado sábado deixou algumas (boas) dúvidas ao treinador para resolver, mas se é para isso lhe que lhe pagam, 'ele que trate disso'.
    Individualmente:
    GR - titularidade garantida de Hélton, penso eu de que... mas Nuno concerteza não vai dar descanso.
    DEF - Zé, Bruno Alves, Stepanov (PEmanuel) e Fucile (muitas vezes Lino), penso que vai ser esta a base... mas daqui a nada, já confirmaremos.
    MED - Concordo em absoluto quando dizes que a qualidade das soluções aumentou, e acredito que vão haver por ali algumas salutares lutas pela titularidade... a ver vamos... para 10, acho que Luis Aguiar a continuar assim, esse lugar tem dono garantido e cativo: Leandro Lima. A confirmar.
    ALAS - Quaresma indiscutivel e a luta Lisandro vs Mariano vai ser uma coisa engraçada de se ver... e não sei para que lado vai cair... não sei não. Só o FCP tem a ganhar com isso.
    AV - Adriano muito bem colocado... mas esou curioso por verificar as credencias do 'teclas' e depois nessa altura, aquilatarei da justeza da titularidade... mas nesta altura e pelos motivos óbvio, Adriano claramente.
    EM resumo, temos equipa e mais que equipa para internamente vencer até à conquista final... na europa, logo veremos.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar