26 julho, 2007

Branqueamento

Os me(r)dia - Estilhaço, desculpa lá a apropriação indevida, mas esta tua expressão é genial - do costume, encabeçados por essa televisão sensacionalista, pouco credível e anti-portista primária, a TVI, já começou o contra-ataque para branquear as informações de Ana Salgado. Mas vamos lá por partes:

Dizia a douta juíza, essa paladina da Justiça, Maria José Morgado, acerca de Carolina Salgado e da sua importância para o caso "Apito Dourado": "Aliás, a credibilidade da testemunha resulta da razão de ciência dos seus conhecimentos, e não doutras considerações mais ou menos estranhas ao objecto dos autos".

Ora, eu talvez seja um pouco naif e fraco entendedor dos ditames jurídicos mas, sendo assim, não se aplica o mesmo em relação à irmã gémea, Ana Salgado, que vem agora desvendar - podem ver o vídeo aqui - que o livro e filme tiveram a ajuda de um Inspector da Judiciária e outras revelações não tão bombásticas, pois já eram comentadas aqui na blogosfera.? Se a credibilidade de uma testemunha resulta - e adoro esta frase - "da razão de ciência dos seus conhecimentos", Ana Salgado, irmã gémea da alternadeira, convivendo com ela diariamente, aparecendo, numa imagem de enorme amizade e empatia, num programa de Julia Pinheiro, com Carolina, terá também esse estatuto. Ou a ex-militante comunista, agora armada em verdugo de Pinto da Costa, nem se dá já ao trabalho de disfarçar a parcialidade do seu trabalho?

Como dizia eu, surpreendentemente - ou talvez não - alguns meios de comunicação, numa primeira fase, foram aparentemente apanhados desprevenidos. O Correio da Manhã, conhecido pela verborreia sistematicamente destilada contra o Porto, não fosse aquela a casa de Cartaxana, Marcelino e Cª, não chamou o assunto à primeira página, com as costumeiras parangonas. Algo estranho num jornal que, quase diariamente, mantêm um interesse obsessivo pelo caso, conseguindo inclusivé informações que deveriam estar em segredo de justiça - não me digam que o tal Inspector ganha umas massas a vender informações aos pasquins? - e acompanhando os esforços hercúleos de uma equipa de investigação que, pelos vistos, caiu no goto da Cofina.

Se o Correio da Manhã foi apanhado de "calças na mão", a TVI, líder destacada nas audiências cá do burgo, pareceu também alheada do exclusivo da rival SIC. Aparentemente. Porque aquela gentinha, de quem se diz ir financiar o filme de Botelho & Pinhão, não dorme em serviço. 24 horas depois, as declarações de Ana Salgado chegaram, finalmente, às hostes de Moniz. Chegaram? Hummmm....

Quem esteve atento na 6ª feira, dia 20, ao jornal da SIC - eu fui um deles - e matava tempo, no Sábado, em frente à TV, sintonizado na TVI, julgou que a notícia avançada era totalmente distinta. E, no fundo, até era. Abriu assim, o pivô parvónio lá do sítio: "Ana Salgado, irmã gémea de Carolina, com graves acusações". Até aqui, tudo normal. Mal conseguindo esconder a ansiedade, tendo inclusivé titubeado nas palavras, o escorreito jornalista saiu-se com esta: "Ana Salgado implica Fernando Póvoas e Fernando Madureira, o líder dos SuperDragões". Aqui, larguei o que estava a fazer e fiquei atento. Muito atento. "Mas que raio vem a ser isto?", matutei, enquanto esperava, tempos infindáveis, pela notícia, estrategicamente retardada, para aumentar o interesse. Finalmente, quando o desespero se instalava, lá veio a notícia.

Vamos fazer uma pausa. Breve, prometo. Quem viu, abstenha-se de responder. Quem não viu, dê lá o seu palpite. Que reportagem iremos nós assistir? Ao decalque da passada na SIC, com rótulo de exclusivo? A novas e explosivas revelações de uma das filhas de Joaquim Salgado? Ao desmentido do que tinha dito um dia antes?. Vá lá, então...façam um esforço...pensem lá um poucochinho. Pronto, eu não prolongo este suspense muito mais tempo...

A notícia era basicamente a mesma. Mas, num daqueles prodígios só possíveis por passes de mágica, ao bom estilo de David Copperfield, eis que declarações bombásticas do dia anterior... se tornam em suspeitas sobre Pinto da Costa e o FCP. Surpreso com esta reviravolta, caro leitor?

Também eu, apesar do deboche sistemático a que venho assistindo. Maria José Morgado e Luis Filipe Vieira desapareceram, como se apagados por uma mão gigantesca, da reportagem. Em seu lugar, umas pretensas insinuações sobre a promiscuidade, ou apetite sexual intenso, de Carolina, com casos atribuídos a Fernando Póvoas e Fernando Madureira. Confuso? Não convêm, pois ainda existe mais...

Mourinho, que pelos vistos nem em Inglaterra está sossegado, também é lançado para a caldeirada. Alegadamente - e o alegadamente deve-se ao facto de nunca vermos Ana Salgado a proferir as declarações, mas sim o pivô - ofereceu dinheiro à alternadeira para ela...não o colocar no livro. "E então estes gajos não falam do conluio do Orelhas para a realização do livro?", magicava eu, inquieto. "E as acusações de Ana Salgado ao Inspector da Judiciária?", murmurei, ingenuamente. Ouvi então uma voz, grossa e num tom cavernoso,proveniente do céu - e juro que isto é verdade, a sério - que me diz, como numa revelação: "Ó meu grande toino, se a TVI não fala disso, é porque o acontecimento nunca existiu". Ainda em transe, julgando estar a assistir a um fenómeno sucedâneo dos pastorinhos, olhei receosamente para o lado. Mais ninguém, lá em casa, se apercebeu do fenómeno místico a que eu tinha assistido. Temeroso, olhei para a TV. Continuava a reportagem. "Pode ser que falem agora do resto", proferi, esperançoso...

"Ó meu grande toino...", ainda ecoavam as palavras do Messias na minha cabeça, quando entra em cena o pai de ambas. Primeiro, senti alguma piedade do indivíduo. Ter uma filha como a Carolina é motivo suficiente para nos solidarizarmos com ele. Ou não. Como se pode ver à frente. Mostrando orgulho na sua pronúncia nortenha, o dito cujo começa ao ataque. "A Ana Salgado é mentirosa compulsiva". Lá se foi a piedade sentida pelo homem. " O que ela queria era dinheiro e, como a irmã não lho deu...". Pronto, nesta fase fiz um mea culpa por ter tido sentimentos de bom samaritano. E lá continuou o homem, num tom pungente, que faria as delícias dos amantes de melodramas, discorrendo sobre as vicissitudes da sua família, outrora tão honrosa. Para filme lacrimejante até nem estava mal, mostrar um pai pesaroso em directo, mas a TVI queria mais. E teve-o...

"Foi por coisas assim que deixei de ir ao futebol", exclama Joaquim Salgado, a respeito de nada. E chegamos ao ponto capital. A acusação leviana, sem provas, em directo, branqueando o que Ana Salgado tinha dito 24 horas antes. Não me alongo mais. Grosso modo, o que o progenitor das maninhas Salgado insinua é que, antes de um Boavista-Porto - mais precisamente o que envolveu a oferta da bota de Deco ao árbitro - ele sabia que se ia passar algo grave, benéfico a um dos clubes, "de que não digo o nome", mas que equipa de azul e branco. Algo revoltante, nojento, que impediu, vejam lá, um pai de família de frequentar estádios, matando uma paixão de infância. O que é que se passou de tão grave nesse jogo, estarão todos a perguntar?

NÃO SEI. Nem eu, nem o decano Salgado. Provavelmente, não lhe disseram. Não era importante. A reportagem e entrevista acabaram ali, cirurgicamente. O manto diáfano da suspeita tinha cumprido o seu dever. Abateu-se sobre quem já é apontado pelo zé povinho. O mais importante estava feito. Com um bónus, tipo ovo kinder. Descredibilizou-se o depoimento de Ana Salgado e procedeu-se ao branqueamento de quem, por ela, foi envolvido no escândalo. O contra-ataque foi mortífero.

Já se aperceberam da estirpe perigosa de inimigos que estamos a defrontar? Esta gente não quer, apenas, a ruína de Pinto da Costa. Esta gente, agora apontada a dedo, quer destruir o PORTO! Não se trata, apenas, de um conluio urdido por inimigos figadais do nosso presidente. Ao bom estilo dos Ficheiros Secretos, em que Fox Mulder lutava desesperadamente contra conspirações gigantescas, também aqui o enredo extravasa da simples questiúncula futebolística. Sinceramente, o que mais me choca é o total despudor, a amoralidade desconcertante de uma Instituição em quem deveríamos confiar cegamente: a JUSTIÇA! Inspectores armados em consultores de livros e filmes, procuradoras que ligam a testemunhas, preocupadas com o seu bem estar, depoimentos "cozinhados", tem-se assistido a tudo, revelador de que, provavelmente, não se deterão perante essa "coisa" insignificante chamada VERDADE. Realmente, o que interessa isso?

notas do administrador:

Não esquecer esta noite a participação do FC Porto no Torneio Triangular do Centenário do Atalanta, com a realização de 3 jogos de apenas 45 minutos cada, com a particularidade de podermos rever o nosso ex-treinador Del Neri (se é que alguma vez o chegou a ser) que treina actualmente os italianos do Atalanta.

Mais logo, poderão televisionar estes 3 jogos, via RTP1, pela seguinte ordem:

19h30 - FC Porto - Estrela Vermelha
20h25 - Atalanta - Estrela Vermelha
21h25 - FC Porto - Atalanta


ps1 – [nova actualização] temos já 13 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão. São eles o Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol e BlogHistórias… e tu, de que esperas afinal para te juntares a nós nesta causa, que não é nossa!, mas sim de todos os Portistas? Se também estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do FC Porto', solicita-nos via email o código do banner, mas não te esqueças de nos comunicar qual o endereço do teu espaço de discussão, de forma a que possamos manter devidamente actualizada a lista dos aliados.

ps2 – já temos ‘3 cérebros do photoshop’ na mesa de inscrições, e tu? porque esperas?… se te consideras um ‘cérebro em photoshop’, tenho a comunicar-te que está em aberto um concurso de ideias para um projecto em que se pretende acima de tudo, prestar a devida homenagem a um momento muito importante deste espaço de discussão e que tudo indica, irá ocorrer em breve, mas ao mesmo tempo, festejá-lo condignamente com todos vocês que nos visitam e que fazem deste espaço aquilo que ele hoje é na blogosfera azul. Se te sentes motivado, só tens que enviar um email para blogdoblueboy@gmail.com, que de imediato na volta, explico-te o que pretendemos. Agora, despachem-se lá com isso, porque o tempo já não é muito e como tal, há que dar corda na sapatilha.

15 comentários:

  1. Caro Paulo Pereira,

    Parabens pelo texto, muito bom mesmo.
    Já fiz parte de um blog, entretanto extinto, e durante muito tempo tambem tentei abrir os olhos de alguns que só veem corrupção em tudo o que o nosso clube faz.

    Infelizmente este "Big Brother" que existe em Portugal consegue manietar de tal maneira a opinião publica, que mesmo pessoas que deveriam ter uma percepção coerente da realidade são conduzidos como carneiros para o monte.
    E a unica maneira de dar algum sentido ás vidinhas que levam enquanto estão no transito da 2ª circular é pensar que o FC Porto vai perder tudo o que ganhou no campo para que eles ganhem na secretaria...continuem a sonhar!

    Saudações Desportivas

    Tripeiro com Orgulho

    ResponderEliminar
  2. Basta ver as revistas rosa a publicarem tudo o que diz respeito à carolina, agora com a palhaçada da segurança ( paga por nós ) a contrapor a entrevista da irmã,a dizer o que lhe apetece, a intoxicar a opinião publica, alguns pasquins a publicar o mesmo...
    Isto está tudo orquestrado para destruir o Pinto e , claro, o nosso FC Porto.
    Entratanto, aproxima-se a conclusão do processo apito dourado pela misetsung, é ver as estatísticas do antes e depois da mjm nos jornais e a publicidade de que agora vai para a Câmara da capital ...
    E os casos relativos ao orelhas e ao veiga??? Não contam???
    Acabou a corrupção do futebol???
    Enfim, um nojo, não nos podemos calar, temos de enriquecer o Contra Dosier e manter viva a nossa voz nesta luta desigual.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião, o Presidente tem de se mentalizar que quem se mete com pessoas que trabalham em bares de alterne, acaba nisto…. Enfim é uma vergonha para o clube e para o país. Estamos a perder todos os valores culturais.

    ResponderEliminar
  4. Boas Paulo, com que então, é sempre a rasgar? tu não perdoas uma... mas admito, não espero outra coisa de ti, com toda essa fúria no sangue... é isto que nos torna diferentes, para melhor, de todos os outros, os tais rídiculos e incompetentes.
    Sobre as tendências de visão do mesmo assunto, admito que por vezes ainda me conseguem irritar, mas tb ainda não percebi bem o porquê de tal... não é o mesmo de sempre? é que há mé(r)dias neste país que nunca mudarão... é sempre a mesma mé(r)dia!
    Olha, é deixá-lo vociferar e espernear enquanto é hora de 'mind-games', pq depois na hora da verdade, levam com ele como gente grande e voltam rapidamente ao seu normal; a resignação!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - Estilhaço, pois é mesmo verdade; em canal aberto... mas esses são como os outros, há mé(r)dias que nunca mudam... muda o dono da casota, mas a pia é sempre a mesma mé(r)dia!

    ResponderEliminar
  5. Pois, pois, pois…blá, blá, blá..sempre a mesma coisa, sempre com a mania que são santinhos…e depois é o que se vê…roubam jogadores a outros clubes, com desculpas esfarrapadas (e estou a referir-me a Farias), metem em tribunal quem se atreve a falar de vocês, numa clara demonstração de coacção, como aos Gatos Fedorentos, mas depois não gostam quando vos envestigam…deviam ir todos presos…

    ResponderEliminar
  6. Paulo Pereira, já estamos abituados a esta mé(r)dia de país que não pode ver o Magico F. c. Porto ganhar sempre.
    Venha mas é bola a serio.
    O [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" devia de ter uma versão em inglês, francês, alemão, espanhol e até chinês para mostrar ao mundo inteiro quem afinal são os cprruptos.
    12 blogs a divulgar o [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" não são 13?

    http://blogdodragaoazul.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Enviem o contra-dossier para o mais corrupto de todos os jornalistas. O José Manuel Delgado do jornal "ABola".

    Às 4ªs-feiras publica um artigo de opinião e é sempre o mesmo: apito dourado. Ontem elogiou o silencio do orelhas. Escreveu que é um génio, pois sabe que o tempo corre a seu favor.

    neste momento não tenho o jornal e minha posse, mas tenho a certez que o mail dele.que está imprimido como um desafio desde algum tempo, é:

    jmdelgado@abola.pt

    Vamos desmascarar este corrupto. Antigo suplente de todos os clubes por onde passou. Sente um odio mortal em relação ao nosso presidente e nosso clube. Vá-se lá saber porquê...

    P.S. Tenho a certeza do mail dele, mas amanhã confirmarei, assim que chegar a casa. Depois digo alguma coisa. O gajo anda a pedi-las...

    ResponderEliminar
  8. Boas,
    Não costumo responder a comentários anónimos. Nem aqui, nem no meu blog. E, nas raras excepções, confesso k me salta a tampa. E sou contundente. Neste caso, fiquei algo retraído. Não consegui conjugar o verbo “envestigar”. Com essa é que me apanhaste, ó anónimo. Do resto, na habitual verborreia de quem pouco QI apresenta, ficou uma ideia, e desde já te agradeço. Um dos meus futuros artigos incidirá sobre a “rapinagem” de jogadores. Vamos lá a ver quem tem telhados de vidro neste caso. Fica atento, lá mais para Agosto…
    Quanto às coacções que falas, as últimas que conheço estão no Apito Dourado, onde vale tudo, mas mesmo tudo, para protagonizar um linchamento. Felizmente que, neste País, ainda vale a pena pessoas de bem utilizarem os mecanismos legais para por cobro às diatribes (se não souberes o significado, no dicionário vem na letra “dê”) daqueles que, a coberto de opiniões em jornais, tv’s e rádios, sofrem do complexo de Deus, pensando que é deles a palavra definitiva. Não é. E vão aprender. No sítio certo. Chamem-se Fedorentos, Delgados ou outro apelido qualquer. As injúrias, em países democráticos, rebatem-se no sistema judiciário.
    Obrigadinho pela tua visita, volta sempre, apesar de não seres bem vindo. É que, sabes, coisas vermelhas, viscosas e nojentas não são apreciadas nos paraísos azuis.

    ResponderEliminar
  9. Dragão Azul, rsss escapou-me carago... as minhas desculpas... correcção já feita e sim, tb já estás linkado! prontos, agora sim, são 13... mas logo, vão ser mais alguns, apenas aguardo o feed-back das inserções.

    traficante de pneus, bamos lá com isso carago... toca a confirmar esse e-mail e ele vai levar de seguida com uns bons email's com muita simpatia.

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    PS - anónimo, nem me dou ao trabalho de responder a provocações dessas... isso foi chão que já deu uva, entendes?... deixo-te apenas um recado, parafraseando o ATT: "vejam se ganham um campeonatozito, de vez em quando, ok?". Percebeste agora?

    ResponderEliminar
  10. Pois, meu caro Paulo Pereira, tb reparei nesse destaque dado à noticia da irmã da cornelina... Em vez de destacarem o principal foram meter o macaco e o póvoas ao barulho...branqueamento, sim senhora...Enfim, uma verdadeira vergonha a nossa (des) comunicação social...Mas n só... a própria Procuradora adjunta tinha na sua equipa um membro q preparava cornelina e tb lhe ajudava a dar uns retoques no livro... Sobre a tal irmã da cornelina penso q o JN deu um grande destaque ao caso q finalmente parece apitar com estrondo, mas segundo acredito vai apitar no sentido contrário ao pretendido... Parabéns por mais um belo texto.

    ps: Estou bem pertinho de Lisboa (lourinhã) a gozar um belo sol e rodeado por gente q hj anda um pouco triste...lá se foi a simoneta:)

    ResponderEliminar
  11. Paulo, mais um excelente texto. A verdade é mesmo essa. O polvo bem que tenta, de todas as formas, abafar o nosso PORTO. Este caso das manas Salgado é apenas mais um triste exemplo da parcialidade, tanto da Justiça, como da comunicação social. Uma vergonha que as declarações de Ana Salgado caiam em saco roto, aproveitando alguns articulistas para mais uns ataques ao nosso presidente (vide o caso do cabrão do José Manuel Delgado), tentando fazer crer que este depoimento não vale. Porquê? Porque coloca nomes aos que estão por detrás da tramóia? Por ter desmascarado a Leonor Pinhão e o Orelhas?

    Meus caros, não nos calemos. Não nos deixemos amordaçar. Nesse aspecto, confesso que este blog está na vanguarda da luta contra os nossos inimigos. Continuem assim!!!

    Deixem a vossa opinião no forum dos adeptos do Porto, em www.fcporto.ws.

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  12. Este teu texto retracta fielmente a mentalidade actual quer da CS quer dos responsáveis pela defesa da justiça em Portugal.

    É uma vergonha e um escândalo comparável à mentalidade do tempo da outra senhora e que por sinal o 25 de Abril não conseguiu erradicar.

    Parabéns pela tua capacidade de expor a nu esta realidade que devemos por todos os meios combater.

    Já que não temos acesso a essa CS amestrada pelo menos temos estes espaços onde podemos fazer estas denúncias.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  13. Então devem convidar para ALIADOS, as casaS do FCP, espalhadas pelo país , as delegações, as CLAQUES (têm "sites" muito frequentados)e por exemplo também oportal dos dragões.Até o MST, era capaz de fAZER UM RESUMO DO "contradossier", NA SUA CRONICA NA "abola" .e PORQUE NÃO COLOCAR EM "PAPEL" O CONTRADOSSIER,NAS PAREDES DO eSTADIO DO dRAGÃO ?!
    sE ACHAREM UM disparate, eSQUEÇAM!!!

    ResponderEliminar
  14. Até um benfiquista é capaz de raciocionar que a Srª Drª é das pessoas mais poderosas do País.

    A figurinha do Sr Luis Filipe Vieira,
    faz-me lembrar um PRIMATA (vulgo chimpanzé), e peço desculpa aos chimpanzés deste mundo. Mas o perfil do Senhor, com a nascente do cabelo muito em cima dos olhos e umas grandes orelhas, provoca-me a sensação de estar a olhar para um MACACÓIDE.
    Depois o discurso é sempre o mesmo, estilo cassete gravada, como nós vemos nos decumentários sobre animais ( quando o macaco escolhe no visor apontando o dedo à banana, à maçã, etc.
    Se lhe mostrarem a imagem do Pinto da Costa, ele, reconhece o DONO.
    E mais teria para dizer, mas já basta!

    ResponderEliminar
  15. arranjem uma maneira mais fácil de divulgar o contra dossier
    !!
    Grande texto PP!!Parabéns!Estou a sentir que começa a renascer entre nós a chama da união que nos vai levar a grandes conquistas CONTRA TUDO E CONTRA TOLOS!

    ResponderEliminar