17 julho, 2007

Momentos de glória (I)

Na semana anterior expressei, aqui nesta coluna de opinião, um desejo que penso ser exequível, e que consiste “apenas” no seguinte: «Tenho a firme esperança que na nova época desportiva o FCPorto vai vencer os campeonatos Nacionais das 4 modalidades principais do Desporto Nacional». Esta situação só ocorreu em dois anos, em 1999 e em 2004 e em ambas o clube triunfante foi o FCPorto, campeão no futebol, andebol, basquetebol e hóquei em patins. Foram 2 plenos nas modalidades que deixaram o País boquiaberto e, porque não, alcançarmos agora um 3º pleno, mesmo tendo que lutar contra os efeitos colaterais de apitos dourados, «Morgadinhas», «Cornelinas» e «Botelhos»?

Vou tentar “levar-vos” nas asas da magia azul e branca até a um passado recente, numa primeira fase recuamos até 1999 e depois na próxima semana seguimos até 2004. Vamos então até ao 1º pleno, época 98-99:

12 de Abril de 1999

Imaginem o Pavilhão Américo de Sá completamente lotado com mais de 5 mil Dragões ávidos de uma conquista no andebol que já escapava há 31 anos. Nessa tarde o FCPorto recebia o tetracampeão ABC e uma vitória seria suficiente para os Dragões conseguirem o título. O Lucho, bem cedo, tomou o seu lugar tendo à distância vislumbrado Pinto da Costa. O jogo foi electrizante com um final dramático, a 2 minutos do fim Kavalenka fez o 17-15 para o Porto mas logo de seguida o ABC reduziu, na jogada seguinte perde-se a bola e o último ataque é para o ABC! Os corações quase que param, algumas pessoas desviam o olhar mas o remate é defendido por Sérgio Morgado! É a explosão no Pavilhão! Milhares de pessoas em perfeita euforia saltam, gritam, choram, uma emoção extraordinária que ainda hoje me faz «pele de galinha». O Porto ganhou 17-16 e sagrou-se campeão Nacional de Andebol, 31 épocas depois. O treinador era José Magalhães e como principais jogadores tínhamos o Eduardo Filipe, Kavalenka, Sérgio Morgado, Ricardo Costa, Rui Rocha e Bogdanovic.

21 de Abril de 1999

Nessa noite o Barcelos perdeu em Barcelinhos e o FCPorto já nem sequer precisava de ganhar o último jogo em casa diante do mesmo Barcelinhos (os Dragões ganhariam por 7-3). Estava, desde logo, consumado o retorno aos grandes triunfos. O jogo mais importante da fase final terá sido o Porto-Benfica que os Dragões ganharam por 6-4 depois de estarem a perder por 4-2. O FCPorto voltou aos títulos no hóquei 8 anos depois, destronando o bicampeão Benfica e o sempre incómodo Barcelos. Os Dragões eram treinados por António Livramento (faleceu algumas semanas depois, no dia 7 de Junho) e tinham como principais jogadores Filipe Santos, Tó Neves, Reinaldo Ventura, Paulo Alves, Pedro Alves e Edo Bosch. Nessa época o Porto perdeu a taça dos Campeões no desempate por penaltys.

2 de Maio de 1999

Em Ilhavo o FCPorto bate o Illiabum por 78-62 e sagra-se campeão Nacional 2 anos depois (sucede ao Estrelas da Avenida). Na final do play-off o FCPorto bateu o seu adversário por 3-1 tendo como treinador Alberto Babo (que sucedeu a Jorge Araújo, campeão em 96 e 97). Os principais jogadores eram Jared Miller, Wayne Engelstad, Rui Santos, Fernando Sá, Paulo Pinto (já falecido) e Nuno Marçal.

22 de Maio de 1999

O FCPorto entra em Alvalade com 5 pontos de avanço sobre o Boavista e se ganhar é pentacampeão a uma jornada do fim. Duas horas antes o Boavista empata em Faro e, desde logo, a festa invade o relvado Leonino. O FCPorto até já podia perder que o penta era já uma realidade. Fez-se história no futebol Nacional, nunca ninguém havia conseguido tal feito. Nesse jogo o FCPorto empatou 1-1 (golo de Zahovic) e no jogo da festa, nas Antas, o Porto bate o Amadora por 2-0. No final do campeonato 8 pontos de avanço sobre o Boavista, 14 sobre o Benfica e 16 sobre o Sporting. O treinador era Fernando Santos e como principais jogadores tínhamos Vítor Baía, Jorge Costa, Aloisio, Deco, Capucho, Zahovic, Drulovic, Secretário, Esquerdinha, Peixe, Doriva, Artur, Rui Barros, Chaínho e Jardel.

«Quadrante Norte, o som global»

Já que estamos numa de «recordar é viver», quem é que se lembra de ouvir os relatos do FCPorto através do «Quadrante Norte»? Relatos pelo Brasileiro Gomes Amaro e reportagens de João Veríssimo... No intervalo dos jogos repetiam a narração dos golos que eram sempre seguidos por aquela música «Que bonito é...» Recordo bem que esses relatos davam na Rádio Porto, depois Rádio Press, Comercial Norte e mais recentemente na Festival e Gaia FM... Também recordo que nos anos 90 a Rádio Placard dava os relatos de todos os jogos das modalidades do FCPorto disputados no Américo de Sá... Enfim, belas recordações que me fazem sentir alguma nostalgia... Voltando ao Quadrante Norte, quem é que não se lembra destas músicas?

“Que bonito é, as bandeiras tremulando, a torcida delirando, vendo a rede balançar”

“É gol! Que felicidade! É gol! O meu time é alegria da cidade!”

Relato de um golo do Porto, pelo Gomes Amaro: Clique aqui. Penso ser o golo de Ademir ao Benfica que valeu o título de 1977/78, após 19 anos de jejum.

E pronto, espero que tenham gostado desta viagem. O Amor ao Porto faz com que guardemos o nosso arquivo na melhor (e mais acessível) estante da nossa casa. Por isso os dados foram fáceis de confirmar, se bem que a maior parte ainda circula na minha memória. Esta época, de 1998/99 (1º pleno), foi uma época gloriosa, mas outras se seguiram com paragens obrigatórias em Sevilha, em Genselkirchen... Enfim, o nosso clube é assim... Há coisas fantásticas, não há?

Entram em campo rosto façanhudo
Toda a gente treme à sua chegada
Eles ganham tudo, eles ganham tudo
Eles ganham tudo e não deixam nada.

A todos os desportos onde vão
Arrebanham as taças, ganham pontos
Nunca perderam em quaisquer encontros,
Saem sempre com o timbre: Campeão.

Se passeiam invictos pela nação
Sem adversários dignos de confrontos
Ébrios de fama, reis heróis de contos,
Mitos lendários: Filhos do Dragão.

Eles ganham tudo, eles ganham tudo
Eles ganham tudo e não deixam nada.

(Excerto de um poema do leitor Bento Barbosa)

Saudações azuis e brancas,
Lucho

ps1 - [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" novamente actualizado e desta vez com 18 (!) novos slides de noticias; já levamos um total de 97 slides. Podem ir lá confirmar. Continuamos a aguardar pelas vossa ajuda. Temos mais algumas imagens prontinhas para colocar, mas faltam apenas catalogar devidamente. Oportunamente, comunicaremos nova actualização.

ps2 - aproveitamos também para comunicar que desde há algum tempo que estamos também no Hi5… podem confirmar logo aqui do lado direito, no topo, junto ao e-mail e msn messenger, o endereço do nosso Hi5. Se pretenderem juntar-se «ao grupo», basta adicionar-nos.

16 comentários:

  1. Olha... olha... O Jardas quando ainda não se metia na "branca", olha o Balizas ainda a titular, olha... olha o Drulo com aquela cara de quem levou com uma panela de pressão na testa... eheheheh que saudades dessa equipa do penta, onde até o Secretário tinha lugar :D recordar é viver, obrigado por este teu post.

    Quanto às restantes modalidades já por aqui comentei esses feitos históricos, só tenho pena não ter podido estar no pavilhão quando ganhámos o título de andebol, és um priveligiado ;)

    ResponderEliminar
  2. Pele de galinha fiquei eu a ler este fantástico relato. Fabuloso clube este, que tantas e tão gratas recordações nos permite viver. Não fui um dos felizardos que esteve nesse dia no Pavilhão a apoiar a equipa de andebol, mas sofri desalmadamente em casa e, aposto, a explosão de alegria foi tão genuína como se lá estivesse, ao vivo.
    Agradeço desde já o link para esse golo, relatado de forma única. Então não me lembro tão bem desse jingle, que me animava nas saudosas tardes de domingo, com o rádio colado ao ouvido, acompanhando à distância as peripécias dos meus (nossos) heróis?
    O poema é sublime. Já o tinha lido e é de uma extraordinária inspiração.

    Um abraço e venha de lá a segunda parte dessa epopeia.

    ResponderEliminar
  3. Amigo Lucho, obrigado por esta viagem a um passado ainda recente nas nossas memórias.
    De facto, já diz o ditado: "contra factos, não há argumentos"... mas eles, é que parece que continuam a chover no molhado, adiante.
    Nesse 1º pleno, lamento apenas não ter estado presente nesse FCP vs ABC, que visionei via TV, mas em que a adrenalina era de tal ordem, que mais parecia estarmos a jogar uma final da Liga do Campeões... ao fim de 31 anos, foi finalmente o acordar do Dragão, perante a arrogância d'um Donner, já na altura, muito armado em cagão que teve o que mereceu.
    No resto, mais do mesmo e só de olhar para essa foto do «penta», c'um carago, que rica ajuda dava agora umm «Drulo» dos bons velhos tempos para o nosso plantel actual.
    Fico então a aguardar pelo 2º pleno.
    aKeLe aBrAçO,
    bLuE bOy

    ResponderEliminar
  4. vcs nao querem mais nada amigos????
    e so pedir quer o pintinho vai buscar!!!! trata disso o pintinho!!!!eheheheheheheh


    aquele abraço tuaregs dragons

    ResponderEliminar
  5. SrAntonio:
    Acho que privilegiados somos todos nós, adeptos deste grandioso clube...

    Paulo Pereira:
    A quem falas dessas tardes de domingo!! Que saudades!! Ligadinho no quadrante Norte lá estava eu, não perdia uma... Agora já n há quadrante norte nem sequer os jogos são ao domingo à tarde...

    Blue boy:
    Ainda hj recordo a cara de f*dido de Donner no final desse jogo:)

    Miau:
    Diz ao Pintinho que quero o Deco de volta:) Achas q tb consegue?:)

    ResponderEliminar
  6. Alguém acredita nesta noticia?

    Está no "The Sun" e já publicada no Rascord!
    Off the topic: Já agora aproveitem e visitem o site do The Sun. Estão lá umas fotos engraçadas da Paris Hilton.

    Aqui vai a noticia:

    Drogba: «Sei que há proposta do FC Porto»
    AVANÇADO DO CHELSEA VOLTA A ADMITIR QUE PODE SAIR




    Didier Drogba admitiu outra vez que pode deixar o Chelsea se surgir uma proposta irrecusável e revelou o interesse do FC Porto na sua contratação.

    O avançado voltou também a sublinhar será mais fácil sair caso sinta que não é bem tratado por clube e adeptos.

    “As coisas estão um pouco confusas nesta altura. Todavia, qualquer boa proposta pode clarificar tudo. Soube que há propostas de FC Porto, Barcelona e outros clubes mas ainda não tomei qualquer decisão", disse marfinense ao jornal "The Sun".

    “Não há qualquer razão para que não tenha muitas propostas. Como jogador disciplinado olho pela minha carreira, que está acima de tudo, e pela minha família", acrescentou Drogba que também estará na lista de reforços do Milan.

    Drogba sublinha que gostaria de continuar em Inglaterra, onde quer ganhar mais títulos e melhorar a performance da última época, na qual marcou 33 golos.

    “Mas qualquer forte incentivo económico pode fazer-me mudar de ideias. Dei sempre o máximo pela minha equipa. Mas se sentir que não estou a ser tratado devidamente, sairei", avisou Drogba.

    Recorde-se que o avançado renovou por quatro anos com o Chelsea em Novembro, ficando com um ordenado semanal d

    e 90 mil libras (cerca de 133,6 mil euros).

    Data: Terca-feira, 17 Julho de 2007 - 12:38

    As contas são as seguintes:

    90.000 libras/semana * 0,67320 €= 60588 €/semana* 4 = 242.352 €/mes.

    A ser verdade isto! Palavras para quê? Sabendo que a Lenda viva Baía ganhava 266.000 €/mes... Mas tenho quase a certez que é especulação.

    Por isso é que o Rascord a publicou no seu site. Dar um motivo aos grunhos lampiões e viscondes falidos de gozar um pouco com a malta!

    ResponderEliminar
  7. Rectificação:

    90.000 libras/semana * 0,67320 €= 60588 €/semana* 4 = 242.352 €/mes.

    creio que será:

    90.000 libras/semana / 0,67320 €= +/- 134.000 €/ semana * 4 = +/- 535.000 €/ mes...

    Esta noticia é uma grande tanga!

    Devem pensar que somos o clube das OPAS. Esses sim! Têm muito dinheiro!

    ResponderEliminar
  8. Lucho, acho que já te disse isso, eu GRAVAVA esses relatos do FCP e depois andava toda a semana a relatá-los,aí nasceu a minha paixão pelos relatos e pela rádio.

    Muitos jogos gravei eu, agora até dava dinheiro por essas k7's, mas já foram para o lixo..lol...que grandes recordações.

    ResponderEliminar
  9. Antes de mais dizer que o blog está muito completo e dar os parabéns ao(s) autor(es)!
    Depois deixo uma pergunta q não sei se alguém me pode esclarecer: Corre a noticia em Espanha que o Quaresma acaba contrato com o FCP em 2008. Alguém confirma isto? Obrigado.
    Um abraço Portista!

    ResponderEliminar
  10. Lucho, obrigado por recordares estes grandes vencedores, principalmente o andebol que ainda hoje me lembra de ver na TV a cara de paneleiro do Donner e da grande festa no pavilhão.

    ResponderEliminar
  11. EStilhaço:
    Achas q aquele anormal sabe trautear?:) ele nem falar sabe...

    Menphis:
    Gravavas? Pois tb eu... acho q ainda tenho uma cassete por lá:) Sofremos do mesmo «mal» :)

    portista: Quaresma tem contrato de 20 mil contos /mês até 2009, para já.

    Dragão azul: Podes crer q deve ter sido das noites + belas passadas naquele pavilhão, já demolido, actualmente... As obras do novo pavilhão acho q ainda não começaram...

    Qt ao Drogba:
    Bem, deve ser para rir.

    ResponderEliminar
  12. Quanto ao Drogba, tanga dos tablóides mas ao menos falou-se no FC Porto.
    Quanto ao Post, excelente mais uma vez, Lucho, faz bem ao ego recordar estes momentos e foi de mestre incluir a voz do Amaro, que fazia as delícias dos domingos quando não jogavamos em casa.

    ResponderEliminar
  13. Lucho :

    Belos recortes do teu (e nosso)álbum de emoções !

    ResponderEliminar
  14. o porto e campeao e sera sempre eu acompanho todos os jogos e sou sossia do porto

    ResponderEliminar