02 julho, 2007

FC Porto 2007-2008

Este defeso para o FC Porto, além de ter trazido um grande desgosto (saída de Anderson), uma grande alegria (saída de Ricardo Costa) e outra eventual alegria (saída de Postiga!), tem resultado numa série de jogadores chegados ao Dragão...

Pelas minhas contas, já estão assegurados seis novos jogadores: Lino (ex-Académica), Fernando (ex-Vila Nova), Edgar (ex-Beira-Mar), Nuno (ex-Aves), Rabiola (ex-Vitória) e Kazmierczack (ex-Boavista). Como viram, tive o cuidado de utilizar a expressão "seis novos jogadores" e não a expressão "seis novos reforços"! É que há uma abismal diferença entre as duas expressões!

Mas vamos lá ver aquilo que penso sobre cada um destes novos jogadores (ou novos reforços... espero que sim!):

- Lino? Com Cech, Mareque e Fucile, parece-me despropositada a compra de mais um lateral esquerdo que apesar das boas indicações dadas o ano passado, ao serviço da Académica, é um jogador com 30 anos e, consequentemente, tem uma margem de progressão muito reduzida... Não percebi essa...

- Edgar? Se é verdade que todos os jogadores têm direito ao tal benefício da dúvida resultante da incerteza acerca da sua adaptação ao clube, neste caso, parece-me que o FC Porto poderia ser um pouco mais selectivo na contratação de um ponta-de-lança, posição em que o clube está muito carenciado... Neste momento, há Adriano e pouco mais... Na minha opinião, Linz (só para dar um exemplo!) seria muito melhor escolha!

- Fernando? Este é um jogador em que deposito muitas esperanças! Vindo de um modesto clube brasileiro, é um jogador jovem e bem cotado no seu país (é internacional sub-20)! Desejo profundamente que o seu futuro seja tão brilhante como o dos últimos dois grandes jogadores brasileiros que tiveram a honra de vestir a camisola azul e branca, o mágico Deco e o prodígio Anderson!

- Nuno? Bruno Vale seria melhor alternativa como suplente de Helton! Não percebo o porquê de se ir buscar um jogador com 33 anos, quando se pode apostar em jovens promissores! Ah, pois se calhar o jovem promissor em que tanto se apostou agora vai sair para um qualquer clube do meio da tabela da liga alemã...

- Kazmierczack? Este, sim, parece-me um valor seguro do nosso campeonato! Numa época muito difícil para o Boavista, o polaco evidenciou-se mostrando bons atributos para ser útil ao meio-campo do FC Porto para a próxima temporada! Boa contratação!

- Rabiola? Aposta num jovem proveniente do Vitória. Provavelmente, irá rodar noutro clube! Uma promessa a confirmar...

Obviamente, é impossível acertar em todas as contratações que se fazem (ainda por cima, com recursos muito limitados), agora acho importante, nesta altura, haver muito critério e ponderação na escolha daqueles que, supostamente, terão que ser jogadores que ACRESCENTEM valor à equipa, e não jogadores de qualidade duvidosa que se limitam a vir passar umas "feriazitas" no Dragão e, ainda por cima, com direito a remuneração...

ps - continua em construção o nosso [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho"... se têm informações, elementos ou documentos que possam ser adicionados a este trabalho de fundo que estamos a realizar, e onde claramente identifiquem quem são os verdadeiros Jagunços & Gangsters desde nosso PORTOgal, não hesitem. Enviem-nos todo esse material para o email: blogdoblueboy@gmail.com, devidamente catalogado com a ORIGEM e DATA respectiva, para que depois de trabalhado, possa ser adicionado ao [CoNtRa dOSsiEr]. Porque pretendemos fazer a apresentação do mesmo por aqui muito em breve, também dependemos e muito da vossa colaboração, portanto, AJUDEM-NOS carago! No final, quem sabe, não possamos gratuitamente facultar toda esta documentação a uma (outra) VACA qualquer, e quiçá, até descubrir uma nova escritora literária com algum (outro) talento escondido que possa vir a causar espanto nuns tais 6 milhões de rídiculos?"

12 comentários:

  1. RCBC, nestas contas tens q incluir tb o Leandro Lima e o Luis Aguiar, q embora não tenham assinado já estão mais q confirmados no FCPorto. Qt ao q dizes, acho q o Lino te vai surpreender e o EDgar VAI ser uma mais valia na área.Qt ao Fernando tb já li q iria ser emprestado.

    ResponderEliminar
  2. Boas, RCBC. O plantel do Porto estará praticamente formado. Se concordo contigo quanto ao facto de o FCP poder ter sido mais selectivo na escolha de um avançado, o Edgar promete vir a ser uma agradável surpresa. Não te deixes iludir pela juventude dele. Quer-me parecer k o Fernando será para rodar noutro clube, tal como o Rabiola, k ficará + 1 epóca no Vitória. O Kaz é um exemplar perfeito de um jogador à Porto. Raçudo, intratável naquele miolo, foi uma óptima contratação. Tenho uma grande curiosidade acerca do Leandro Lima, bem cotado no Brasil, e do Luis Aguiar. Dois supostos fantasistas, para enriquecer de magia o nosso futebol. A saída de Ricardo Costa foi um achado, e logo por 4Milhões. Mas, parece-me, que continuará a faltar algo: o defesa-esquerdo contratado não convence minimamente e seria necessário um extremo, para rivalizar com Quaresma e libertar Lisandro pra frente de ataque. A ver vamos...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. INFELIZ,o modo como o "articulista" se refere a R.Costa e Postiga,que merecem, sobretudo o primeiro outro respeito e isto n�o tem nada a ver com GOSTAR OU N�O GOSTAR.

    B.Vale?! Bem,se n�o conseguiu ser TITULAR no Leiria, tendo como treinador D.Paciencia, tem � que RODAR.Quanto ao NUNO,� bom guarda/redes e bom portista.

    ResponderEliminar
  4. Sr.Anónimo( que tal uma identificação?!), o facto de eu ter dito que a saída de Ricardo Costa foi uma boa notícia não demonstra falta de respeito ou coisa parecida...demonstra sim que eu acho que este jogador nunca teve uma qualidade realmente significativa para envergar a camisola azul e branca...e,olhe meu amigo, acredite que não sou o único a pensar assim (basta ver as derrotas que o FCP teve o ano passado, quem foi o jogador que em todas elas participou)!
    Quanto ao guarda-redes, reafirmo em absoluto que tendo três jovens de razoável qualidade, Vale,Paulo Ribeiro e Ventura, um desses deveria ser suplente de Helton...

    ResponderEliminar
  5. RCBC,

    Em 1º lugar, entendo destacar, na minha opinião, a «calmaria» na dança de transferências prós lados do Dragão... é assim mesmo que gosto (e acho que tem que ser)!

    Em 2º lugar, farto de «farta vilanagem» ando eu... por isso, reforço mais uma vez o sentimento do meu ponto anterior, até porque há muito tempo, que o único!! clube em PORTOgal capaz de ser rentável financeiramente é o nosso FC Porto e para isso, basta fazer um «rewind» a todas as grandes transferências que temos feito nos últimos anos... são muitos milhones, carago! (e muitos deles, já desapareceram, sabe-se lá para onde). Vocês sabem? eu não!

    Por fim, os nomes já confirmados (penso que o Nuno, ainda não foi confirmado, ou já?):
    Lino - estou desconfiado;
    Edgar - admito, nunca o vi jogar, por isso... Linz era capaz... e Saganowsky? tb deve andar pelo preço da «uva mijona», não?;
    Fernando - supostamente, para rodar;
    Nuno (?) - e o Bruno Vale?;
    Kazmierczak - 100% de acordo;
    Rabiola - promete muito, mas vai rodar;
    Leandro Lima (?) - ainda não vi jogar;
    Boletti (?) - para tanta novela mexicana, só pode ser bom, admito eu;
    Luis Aguiar (?) - nunca ouvi falar;

    Bem, esta é a minha primeira análise ao plantel... mais para a frente, veremos que é e quem definitivamente não é... mas pelo menos, não está nada a parecer uma cena qualquer de «turistas acidentais» que aqui vieram parar com origem em contentores, por isso!

    ps1 - Ricardo Costa, pois... muito esforçado, um dragão... mas a qualidade? onde pára? estaremos todos a ser injustos? não sei!

    ps2 - Quaresma de saída por mais uns bons milhões? será? bem, a ser verdade, espero que desta vez, arranjem alguém de peso e com nome na praça para nos fazer sonhar, senão, Adriano e Lisandro, é pouco, muito pouco!

    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. po dossier: http://jn.sapo.pt/2007/07/01/policia_e_tribunais/escritora_livro_eu_carolina_oferece_.html

    ResponderEliminar
  7. Sobre jogadores eu prefiro esparar para ver porque isto ainda vai a meio, e não vale a pena comparar os jogadores com outros ou em vez deste podia ser aquele, vou esperar para ver.

    ResponderEliminar
  8. Amigo Estilhaço... Renteria? mas qual Renteria? quem é? não me recordo agora... aviva-me a memória ;-P
    Bem, com esse não conto por um único motivo... dali não espero nada, por isso, não faço contas a ele. Mas, e há sempre um mas, oxalá me engane redondamente e até tenha que pagar uns finos... oxalá que sim... era bom para todos!
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Caro Lucho
    Espero que as tuas expectativas em relação ao Edgar se confirmem! Já seria bom que ele marcasse 2/3 dos golos que Jardel marcava por época… seria mesmo muito bom!!

    Caro Paulo Pereira
    Por acaso, não sabia que o Fernando iria rodar noutro clube.
    Quanto ao Leandro Lima, a sua cotação é muito elevada e, digamos que não é para qualquer um, ser internacional sub-20 pela selecção do Brasil! Por isso, espero que venha e que nos dê muitas alegrias, já que não vamos ter o prazer de ver o genial Anderson na próxima temporada!

    Caro BlueBoy

    Sim, também concordo contigo na medida em que noutras épocas a entrada de jogadores era muito mais “descontrolada”… este ano, a calma está a ser uma característica da “dança das transferências para os lados do Dragão”…
    Quanto a Ricardo Costa, acho que teve anos mais do que suficientes para mostrar muito mais qualidade do que a que demonstrou! Então se nos lembrarmos de nomes como Ricardo Carvalho, Jorge Andrade, Pedro Emanuel,F. Couto,Jorge Costa, a análise ao trabalho de Ricardo Costa é bem desfavorável… mas que fique claro que tenho o maior respeito pelo jogador e pelo amor que o mesmo tem ao clube!!

    Caro Dragão Azul

    Claro que depois das coisas acontecerem é muito mais fácil comentar-se e julgar-se! O meu post é, apenas, uma humilde análise à política de contratações do FCP este ano. Acho que nos últimos anos, cometeram-se muitos erros na referida política e o que mais me chateia é comprar sem qualquer critério ou razão lógica, isto é o que aconteceu em muitas das transferências nos últimos anos, depois isto vai dar à questão que o BlueBoy referiu, e muito bem: Onde param tantos milhões de euros ganhos com a venda dos “heróis da taça UEFA e Liga dos Campeões”?

    ResponderEliminar
  10. sobre o edgar. estou a ver que tens muitas expectativas em relação ao edgar. 2/3 dos golos que marcava jardal. contas feitas sao 20-25 golos. não vejo o edgar marcar tanto. e não há muitos pontas de lança em portugal que marcam tanto, ainda por mais em 30 jornadas!!!

    o edgar vem por empréstimo. o porto sabe o risco que corre. se o jogador não render, não se acciona a clausula de rescisão e ponto final.

    blueboy. quanto ao renteria, acho que ele ainda vai mostrar que vale mais. eu sei que os portistas têm na memoria o golo falado contra o benfica. mas não acredito que o jogador desaprendeu a jogar futebol.
    ainda bem que não estamos na inglaterra e apoiamos uma equipa inglesa. porque lá um jogador pode precisar mais que um ano para se adaptar à liga.

    ResponderEliminar
  11. estilhaço :

    Eu só bebo coca-cola , mas... que o blue nos há-de pagar não tenho dúvidas !
    Vamos aguardar...

    ResponderEliminar
  12. ola amigos blues;

    amigo rcbc...bom post mas ainda prefiro ficar pelo silencio sobre estes assuntos...daqui por uns meses falamos de novo.....

    agora em relaçao aos finos que o blue boy vai pagar so vós digo isto...esperem sentadinho ok!!!!

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar