28 julho, 2007

Porque nós mexemos com tudo

Antes de tudo, queria saudar todos os leitores deste blogue, tendo em conta que como residente, esta é a minha primeira participação «a sério».

É verdade que tenho andado um pouco fora da minha terra, visto que são tempos de férias principalmente para um estudante esgotado de exames nacionais, mas mesmo assim, tenho acompanhado o nosso FC Porto, um pouco menos pela internet, mais pela televisão e jornais (à excepção de um determinado que todos sabemos que não vale a pena ler), e tenho-me apercebido que mesmo em tempo de férias, somos o alvo principal. E por várias razões somos o alvo a abater, sendo os principais, o facto de sermos os campeões em título e o facto de termos uma imprensa bastante sulista, cujo principal objectivo não é informar, mas antes pelo contrário, tornar coisas minúsculas em notícias de primeira página... é o país que temos.

Ainda ontem, ganhámos mais um troféu (tudo bem que é amigável, mas pelo menos não é nenhuma Taça da Amizade) e hoje já começou a treinar aquele (Stepanov) de que muitos dizem, nos irá fazer esquecer Pepe. Mas isso não aparece nas primeiras páginas, nas primeiras páginas pode até aparecer que o "Orelhas estava a beber tintol e se engasgou", pode dizer que o "Simãozinho chegou a Madrid e bebeu água espanhola", que o "Ricardo disse que era do Bétis desde tenra idade", etc, etc.

Raro, muito raro mesmo, é vermos nas primeiras páginas dos jornais "sulistas" uma imagem como aquela que ontem todos nós podemos presenciar - aquele ESPECTACULAR pontapé de bicicleta do Adriano - mas para certos directores de jornais, o futebol não é feito de espectáculos, mas sim de especulações, possíveis mentiras ou falcatruas que sirvam para denegrir alguém, ou alguma instituição de respeito, mas mais uma vez, é o país que temos.

É tão bom acordar de manhã e para encontrar alguma notícia decente sobre o nosso clube do coração, termos que fazer uma pesquisa intensa de jornais, revistas, páginas da internet, etc... porque penso que acima de tudo, é isso que nos distingue dos outros. Esta nossa vontade de saber mais e mais sobre o nosso clube, de tentarmos participar em tudo aquilo que é azul-e-branco, onde mesmo com a areia que nos atiram diariamente para os olhos, mesmo assim, não conseguem impedir-nos de ver as verdades.

Sei que este é apenas um desabafo de alguém que sempre foi habituado a amar o seu clube de maneira diferente dos outros, talvez não seja o único, talvez só nós, os Portistas, sejamos capazes de nutrir tal amor pelo nosso clube, pois somos do clube do contra, do clube que vence e é justo e honrado, mas também do único clube (desde que sou nascido) que deu alegrias a este país que tanto nos tenta derrubar.

Um grande abraço e saudações Portistas,
Teixeira

ps1 – a não perder mais logo na RTP1, pelas 21h30, mais um jogo de preparação: Boavista vs FC Porto.

ps2 –
[nova actualização] temos já 16 aliados na divulgação do [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com a colocação do banner respectivo nos seus espaços de discussão. São eles o Portistas de Bancada, Estádio do Dragão, O Gil, Dragalhadas do Dragão, Mundo Azul e Branco, Sangue Azul, Dragão Nortenho, Sou Portista com Orgulho, FC Mangalhões, DragãoPentaCampeão, Blog do Dragão Azul, Bi-Campeões do Mundo, Anti-Lampião, Tribunal do Futebol, BlogHistórias e Alfrodo… e tu, de que esperas afinal para te juntares a nós nesta causa, que não é nossa!, mas sim de todos os Portistas? Se também estás interessado em aderir a esta causa em prol da 'honra e bom nome do FC Porto', solicita-nos via email o código do banner, mas não te esqueças de nos comunicar qual o endereço do teu espaço de discussão, de forma a que possamos manter devidamente actualizada a lista dos aliados.

ps3 – são já ‘4 cérebros do photoshop’ a trabalhar no estirador. E tu? que esperas?… se te consideras um ‘cérebro em photoshop’, tenho a comunicar-te que está em aberto um concurso de ideias para um projecto em que se pretende acima de tudo, prestar a devida homenagem a um momento muito importante deste espaço de discussão e que tudo indica, irá ocorrer em breve, mas ao mesmo tempo, festejá-lo condignamente com todos vocês que nos visitam e que fazem deste espaço aquilo que ele hoje é na blogosfera azul. Se te sentes motivado, só tens que enviar um email para blogdoblueboy@gmail.com, que de imediato na volta, explico-te o que pretendemos. Agora, despachem-se lá com isso, porque o tempo já não é muito e como tal, há que dar corda na sapatilha.

4 comentários:

  1. Teixeira,

    Bom artigo, pondo o dedo na ferida daquilo que é, claramente, um exemplo da "ética" jornalistica k vigora neste País. Eu, apesar dos anos dedicados à causa portista, já longos, confesso k ainda não me habituei a este ostracismo a k nos querem votar.
    Felizmente, a melhor forma de contrabalançar isto, é dada pelo nosso clube. Vencer. Sempre, de forma contínua. Quer queiram, quer não, levam connosco:)

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  2. Primeiro que tudo, parabéns pela tua 1ª vez ;-) LoLoLoL algum dia tinha que ser, não é verdade?
    Quanto ao tema que aqui lanças, não podia estar mais de acordo, mas apesar das muitas décadas já passadas de 'inveja descarada' com que nos olham, admito mesmo e já o disse por várias vezes... apesar de tudo isso, há alturas em que se deixa de lado o desprezo com que os olhamos para nessa altura, os atacar forte e feio, chamando os nomes aos bois... este constante, é verdade que não nos mata, mas mói, carago!
    Bem, continuação de bons posts daqui em diante. Parabéns.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Parabéns ao novo colega de bancada. Pois, tens razão...Este País não nos merece. Um abraço.

    ResponderEliminar