03 julho, 2007

As razões para tanto ódio

Na última época, sempre que o «homem dos pneus» aparecia em directo nas televisões (e sabe-se da subserviência com que toda a imprensa trata o clube dos 6 milhões, por isso é fácil entender que tenha aparecido muitas vezes), uma ideia, uma obsessão, um trauma vinha sempre à conversa. Mesmo que o homem estivesse em cuecas a festejar no futsal, ou até à porta da Igreja na missa de 7º dia do seu tio de 2º grau, o tema era sempre o mesmo. O FC Porto, o Senhor Pinto da Costa e o apito dourado. Esta obsessão tinha que ter um motivo, e depois de uma pesquisa minuciosa, atentem no que apurei:

28 de Outubro de 2006

«No estádio do Dragão a equipa de futebol do FCPorto acabou de derrotar o Benfica por 3-2 com um golo de Bruno Moraes já nos descontos, quando os adeptos do SLB já festejavam o empate»

28 de Abril de 2007

«No pavilhão de Fânzeres, em Gondomar, o FCPorto acabou de fazer história no hóquei em patins Nacional. Os Dragões sagraram-se hexa-campeões Nacionais derrotando no 3º jogo (e pela 3ª vez consecutiva) o Benfica por números esmagadores, 5-0. Diz quem viu que os jogadores encarnados saíram do ringue, perfeitamente humilhados»


08 de Maio de 2007

«No pavilhão da Luz acaba de terminar a finalíssima que determinava o apuramento de um dos finalistas do campeonato Nacional de Basquetebol. Contra todas as previsões ganhou o FCPorto, recente vencedor da Taça de Portugal, que com um jogo sereno e eficaz silenciou por completo o Pavilhão Açoreana. Os Dragões ganharam por 73-57 e os jogadores Benfiquistas foram bastante apupados no final do encontro»

13 de Maio de 2007

«Em Santo Tirso acaba de terminar a eliminatória de apuramento do 3ª e 4º lugar no Nacional de Andebol. O FCPorto voltou a ganhar ao Benfica e desta feita por números esclarecedores, 30-22. Com esta vitória o FCPorto assegurou um lugar no pódio e nas provas Europeias»

20 de Maio de 2007 (18h45m)

«Um final verdadeiramente épico e dramático deu a Taça de Portugal de Andebol ao FCPorto. Em Estarreja, o Benfica esteve quase sempre em vantagem mas o FCPorto, com Tiago Rocha em grande, encetou uma recuperação extraordinária e deu a volta ao marcador. O Porto ganhou 19-18 e Donner, técnico encarnado, entrevistado pela RTP, não conseguiu articular uma única frase, estava de rastos»

20 de Maio de 2007 (21h15m)

«Terminou a SuperLiga. O F.C.Porto é bicampeão nacional de futebol. Ao intervalo verdes e encarnados ainda tinham esperança, mas no final a festa foi azul e branca. Mais de 50 mil almas (que lotaram o Dragão) festejaram em perfeita euforia o título Nacional conquistado após a vitória sobre o Aves por 4-1 com um bis de Lisandro Lopez. O Benfica não passou do 3º lugar mas festejaram imenso o 1º golo de Derlei com a camisola encarnada»

09 de Junho de 2007

«Em Castelo de Paiva, o FCPorto acaba de ganhar o campeonato nacional de juvenis em hóquei em patins depois de derrotar por 4-1 o S.L.Benfica»

10 de Junho de 2007

«No mini-estádio do Olival, completamente lotado, o FCPorto ganhou ao Benfica (1-0) e sagrou-se campeão nacional de juniores em futebol. Esta manhã, os Dragões em iniciados já tinham dado o exemplo ao esmagarem o Benfica por 6-0»

17 de Junho de 2007

«Terminou há minutos na Pasteleira o jogo de iniciados em futebol entre o Boavista e o Porto. O empate (2-2) deu o título aos Dragões porque marcaram mais golos que o Sporting. Os 6-0 ao Benfica na semana passada foram fundamentais»

24 de Junho de 2007

«Em Famalicão, depois de já terem festejado no dia anterior o título de infantis, desta feita foram os iniciados do Porto a conseguirem o bicampeonato de hóquei em patins após derrotarem o FAC por 7-3. O Benfica ainda tinha esperanças, mas para isso tinha que ganhar por 7 golos de diferença ao último classificado não tendo conseguido melhor que um empate»

Perante tudo isto, caros blues, penso que cada um de nós, a partir de hoje, terá um pouco mais de paciência com o «homem dos pneus». É muita humilhação numa só época. Penso que não há memória de uma época assim em que um clube consegue tantos títulos com a coincidência do adversário derrotado ser quase sempre o mesmo... Há dias atrás, enquanto navegava na net, por engano caí num blog benfiquista e um dos comentadores (farto de humilhações) dizia mesmo que havia uma qualquer razão superior que provocava um certo temor aos jogadores encarnados sempre que se deparavam com os de azul e branco... Temos que dizer ao Jorge Nuno para, na próxima temporada, os deixar ganhar qualquer coisa além do futsal. Porque se descobrem esta «razão superior» ainda lhe lançam mais uma acusação...

NOTAS FINAIS:

Reinaldo Ventura: O hoquista do FCPorto foi o melhor marcador do campeonato do Mundo de hóquei em patins disputado em Montreux (ganho pela Espanha).

Tiago Rocha: O andebolista do FCPorto foi considerado o jogador revelação do último Campeonato organizado pela liga Portuguesa de andebol. No próximo post abordarei as contratações para 2007/08. Destaque para a contratação de Eduardo Filipe para o andebol do FCPorto, ele que é considerado o melhor andebolista Português da actualidade.

Matos Pacheco: O histórico dirigente do basquetebol do FCPorto, faleceu no dia 25 de Junho aos 90 anos. Durante os últimos tempos, mesmo privado da visão, fazia questão de não falhar um jogo em casa do FC Porto, que acompanhava sempre ao lado de um responsável da secção. Os nossos sentimentos a toda a sua família.

Vitórias: Nos últimos 3 meses, tem sido assim. Não há fins de semana sem títulos ganhos pelo nosso Porto. Desta feita, os Dragões ganharam a etapa norte da Liga de Verão em basquetebol. Na final, disputada na praia da Póvoa de Varzim, o Porto bateu a Ovarense por 44-42.

Saudações azuis e brancas,
Lucho

ps - continua em construção o nosso [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho"... se têm informações, elementos ou documentos que possam ser adicionados a este trabalho de fundo que estamos a realizar, e onde claramente identifiquem quem são os verdadeiros Jagunços & Gangsters desde nosso PORTOgal, não hesitem. Enviem-nos todo esse material para o email: blogdoblueboy@gmail.com, devidamente catalogado com a ORIGEM e DATA respectiva, para que depois de trabalhado, possa ser adicionado ao [CoNtRa dOSsiEr]. Porque pretendemos fazer a apresentação do mesmo por aqui muito em breve, também dependemos e muito da vossa colaboração, portanto, AJUDEM-NOS carago! No final, quem sabe, não possamos gratuitamente facultar toda esta documentação a uma (outra) VACA qualquer, e quiçá, até descobrir uma nova escritora literária com algum (outro) talento escondido que possa vir a causar espanto nuns tais 6 milhões de ridículos?

23 comentários:

  1. No Portal dos Dragões,na parte que refere a "Comunicaçãosocial" o "apito" e sobretudo o "Dossier envolvendo SLB...", tálá muita coisa!!!

    ResponderEliminar
  2. Após as revelações da co-autora do livreco "Eu Carolina" de que foram efectuadas alterações ao conteúdo desse livreco e sabendo-se das suspeitas dessas alterações serem da autoria da sr.a L. Pinhão, fanática benfiquista, pergunto o seguinte: a confirmar-se ter sido essa senhora a responsável das modificações qual acham deva ser a reacção dos adeptos portistas? Ficar de braços cruzados ou pedir explicações à dita senhora que movida pelo ódio e pela inveja se prestou a esse nojento papel?
    Encher o endereço electrónico da editora com veementes protestos pela publicação de um conjunto de páginas injuriosas que não é mais que lixo?

    ResponderEliminar
  3. hehehe, bom texto, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Lucho, realmente, com esta tua vertente desportiva mais globalizada em tudo o que é FC Porto, temos sido surpreendidos com bastante informação, que se calhar, admito, a alguns até passa despercebida.
    Com todo este contributo, além de estares a prestar um enorme serviço ao FC Porto, estás igualmente a fazê-lo perante o blog que, a cada dia que passa, está mais enriquecido com o teu empenho pessoal.
    Por isso, reforço que esta foi uma daquelas contratações que não enganam... a qualidade está defronte dos nossos olhos! Pela minha parte, e julgo que por todos os restantes colaboradores e visitantes, o nosso obrigado Lucho.
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - Estilhaço, cuidado com essa expressão «fruta», é que não vá eles pensarem que estás a falar noutra coisa e lá vem a impoluta Morgadinha dos Tribunais com mais uma «queixinha com origem nos donos» só mesmo prá chatear... tem cuidado, carago! ;-P

    ResponderEliminar
  5. bem...simplesmente espectacular esse trabalho de pesquisa, e só foi este ano!!!
    saudações

    ResponderEliminar
  6. Caro Lucho

    Muitos parabéns pelo texto!Está simplesmente espectacular...
    Relativamente ao Sr. Verdade Desportiva, qualquer pessoa com um mínimo de inteligência (em Portugal, há muitos que nem isso têm!!!)já tinha percebido o porquê do Sr.Verdade Desportiva acordar a pensar em Pinto da Costa,tomar o pequeno almoço a pensar em Pinto da Costa, almoçar a pensar em Pinto da Costa, lanchar a pensar em Pinto da Costa, jantar a pensar em Pinto da Costa e,finalmente, deitar-se com Pinto da Costa na cabeça!Acho que não é muito dificil perceber o porquê...
    Relativamente aos últimos episódios entre a pseudo-escritora do livro e a Srª Sal...gado só uma palavra a dizer:NOJENTO!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. Estilhaço e Blue Boy:

    O blue já deixou o aviso, mas carago, pá, se a minha Esposa, q tb aqui vem espreitar de vez em quando, lê comentários envolvendo fruta, vou ter problemas, ai vou:) Nunca mais me deixa ir ao jantar anual do blog:) Fruta é palavra proibida:) Qt ao post dá-me um grande gozo escrever sobre glórias do FCPorto e se forem contra o clube das galinhas ainda sabe melhor:) Foi uma época em que levaram que contar em todas as modalidades! Aliás nos últimos anos esta situação tem-se repetido.

    Rcbc, guedes e fl:

    Obrigado pelas vossas felicitações, mas quem está de parabéns é o FCPorto e todos os q suam aquela linda camisola q não é cor de rosa...

    rcbc: O F.Vieira deita-se com P.Costa? :) mAS o homem já n estava morto? :)ehehehe

    ResponderEliminar
  8. Ah grande Lucho, a colocar os pontos nos iis! Minuciosa descrição, fantástica a recordação de tantas e tantas alegrias, sabendo que por cada uma delas, é mais um sapo engolido pelo Orelhas.
    Felicito-te pelo brilhantismo da prosa. Como se diz na NBA, estás "on fire"!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Caro Lucho,

    este post está absolutamente fantástico! Muitos Parabéns era isto que faltava a este espectacular blog!!

    P.S.: Os meus sentimentos a familia de MATOS PACHECO... Um grande homem e amante do basket e do FCP!
    Pois eu estou na formação do FCP, inclusivamentee fui CAMPEAO NACIONAL NO ALGARVE, e sei todo o trabalho que M.PACHACO fez.. para a formação de basket np FCP se torna-se o que é hj!


    Um abraço,
    WWW.O-GRANDE-FCPORTO.BLOGSPOT.COM !

    ResponderEliminar
  10. um dos melhores posts dos ultimos tempos....obrigado lucho

    ó amigo a fruta que o orelhas mais gosta de certeza que é a banana...por isso fala tantas vezes da fruta...deve ser ele e uma que de senhora não tem nada(mais parece uma funcionária de Maceda do que funcionária publica).
    Será que eles os dois não partilham a mesma fruta?

    mas já se vcs arranjarem fruta.....já sabem

    abraço

    ResponderEliminar
  11. Estilhaço:
    Em inglês deve ser fRRuta:)

    Paulo Pereira:
    «On fire» estavam os teus cavaleiros da távola redonda. Do melhor q já li.

    jmp_fcp:
    Já tinha percebido q o amigo jmp deveria pertencer à Secção dos Iniciados de basquetebol do Porto, mais uma vez parabéns pelo título. Só foi pena o slb não estar na fase final, era mais um sapinho.

    ResponderEliminar
  12. Lucho, paranéns pelo post do melhor que já li, esta sim é a melhor maneira de responder aos nossos inimigos, enquanto uns ficam a falar de fruta nós falamos de vitórias, e que venha a proxima vitória.

    ResponderEliminar
  13. Excelente inventário das razões que tantas dores de cabeça dão ao orelhas e se transformam em diarreia verbal quando abre a boca.
    Quem todos os anos promete a lua aos sócios e apanha tareia destas, é obra lá para os lados das camisas rosas.
    De resto, lamento o falecimento desse grande dirigente e grande portista que foi Matos Pacheco com quem me cruzei muitas vezes quando nos idos anos 70 eu fazia Atletismo no Clube. ( bons tempos )

    ResponderEliminar
  14. «RBC-
    e,finalmente, deitar-se com Pinto da Costa na cabeça!»
    FosGasse! Agora é que o homem vai ficar com um melão do tamanho do Cubo da Ribeira....E ele que já atinha pequenina! "Não tens nada a cabeça grande meu filho...É mentira, os teus colegas é que são uns invejosos...Abonadinha tá bem, agora grande, grande é a minha meu filho..."

    ResponderEliminar
  15. Parodiando Zeca Afonso

    Os Dragões

    Ei-los, os cavaleiros da vitória,
    De azul vestidos, resplendor de Sol,
    Caminham entoando hinos de glória
    Homens sem medo,atléticos,de escol.

    Entram em campo rosto façanhudo
    Toda a gente treme à sua chegada
    Eles ganham tudo, eles ganham tudo
    Eles ganham tudo e não deixam nada.

    A todos os desportos onde vão
    Arrebanham as taças, ganham pontos
    Nunca perderam em quaisquer encontros,
    Saem sempre com o timbre: Campeão.

    Se passeiam invictos p'la nação
    Sem adversários dignos de confrontos
    Ébrios de fama, reis de contos,
    Mitos lendários: Filhos do Dragão.

    Eles ganham tudo, eles ganham tudo
    Eles ganham tudo e não deixam nada.

    Dentro das quatro linhas os vencidos
    'Spumam de raiva,gritam impropérios
    Saem nariz no chão,rostos doridos
    Descrentes,afinal,de seus critérios.

    Entram em campo, rosto façanhudo
    Toda a gente treme à sua chegada
    Eles ganham tudo, eles ganham tudo
    Eles ganham tudo e não deixam nada.

    ResponderEliminar
  16. Errata: onde se lê
    " ébrios de fama reis de contos"
    deve ler-se
    "Ébrios de fama reis heróis de contos"

    ResponderEliminar
  17. caxana:
    Não havia necessidade:) Já n bastavam as camisolinhas rosa agora tb dizes q o home gosta de banana...

    dragão azul:
    mais fruta? :)

    jorge:
    Gostei da tua expressão, diarreia verbal:)

    Meireles:
    Finalmente, por cá, sê benvindo.

    Bento barbosa:
    Está com uma veia poética fantástica, é para mim um privilégio ler os seus escritos, parabéns.

    ResponderEliminar
  18. Lucho, já desconfiava, mas agora percebi ;) obrigado por iluminares o meu caminho, foi mas é uma abada de todo o tamanho!! Agora apaneleiraram nos equipamentos, mas isso é típico para aqueles lados :D Parabéns pelo teu trabalho!!

    ResponderEliminar
  19. http://a-mafia-do-benfica.blogspot.com/

    contra dossier

    ResponderEliminar
  20. Lucho :

    OBJECTIVIDADE !

    Bem hajas !

    PS ; quem disse que a PAIXÃO não deixa lugar à OBJECTIVIDADE ?

    ResponderEliminar
  21. Parabens Lucho...
    Eu estou a viver no estrangeiro, por isso se nao fosse pelos blogs, nao tinha informaçao sobre o Porto, porque ja da equipa de futebol, a rtp nao fala muito, entao que dizer das modalidades..

    ResponderEliminar
  22. ola amigos blues;

    parabens lucho mais um post five stars....este ano foi em grande a nivel das modalidades...parabens f.c.p e seus adeptos....

    em relaçao a fruta eu axo que devias chamar de FRUTÍS!!!!

    aquele abraço amigos blues

    ResponderEliminar
  23. Miai, fokinha, srAntonio e azuldragão:

    Obrigado pelas vossas felicitações. Um bem haja a todos e q a nova época seja pelo menos como esta.

    ResponderEliminar