19 dezembro, 2007

Carta ao Pai Natal - Parte II

Olá querido Pai Natal,

Para já queria-me queixar, não sei bem a quem, pela minha carta não ser a primeira. É que desta vez foi quase. Quase, quase que era o primeiro.

Como tu sabes, eu não equipo da tua cor (embora desconfie que tu foste obrigado a mudar a cor do teu equipamento no momento em que os teu direitos foram comprados pela Coca-Cola) porque sou diferente. Pertenço a uma elite descendente de Viscondes que se pauta sempre pela diferença, seja ela qual for. Mas espero que, apesar da diferença, não te esqueças de brindar o meu sapatinho pois afinal o Natal é para todos. E é por ser para todos que nós, nesta altura tão festiva, normalmente distribuímos prendas para todos.

Ora bem, lá ganhamos um jogozito. Deixa-me então desligar a playstation e efectuar o meu pedido. Bem, eu estava pensar pedir-te um relvado novo para o nosso estádio mas como já era um pedido do ano passado e a situação está, aparentemente resolvida, vou-te apenas pedir um TomTom Sporting e um exemplar deste livro.
O TomTom Sporting é para eu nunca perder o Norte (geográfico, claro) e no livro, que é para tirar umas notas em como ser Campeão, agradecia um embrulho em papel discreto para não chamar muito a atenção.

Se me porto bem e sou bonzinho?
Claro. Como quase sempre a sopa toda (de alho francês: diferente e sinal de requinte) e até vou pedir ao meu Presidente que evite declarações públicas no após jantar. Nota também p.f. que neste mês já distribuí uns pontos, digo prendas, por este País e Europa fora.
Prometo também que a partir do ano novo não falo mais na mão do Tonel, ups, queria dizer Ronny. E para terminar, apenas um aviso: se não me trouxeres estas prendas, e por muito que goste de ti, vou ter que apresentar queixa à Liga das Renas e dos Duendes.

Saudações
Estilhaço.

ps - Uma nota para a entrevista do Vítor Baía no site da FIFA (em Inglês). Outra para aqueles que, como eu, ainda acreditam que a política nada a tem a ver com futebol de ficar surpreendido com esta notícia. E para quem possa estar tão preocupado com o deserto cultural, o caos político e o que se sabe no plano social da cidade do Porto, fica transcrita, pelo menos, uma nota positiva:

CIDADE DO PORTO PATRIMÓNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

Génese da nacionalidade, o Porto, onde o Douro encontra o mar, é uma cidade com mais de dois mil anos de história, pólo de funções centrais de dois milhões de pessoas que se distribuem pelas nove cidades da sua área metropolitana.

Em redor do seu centro, a uma hora de automóvel, vivem actualmente mais de 4,2 milhões de pessoas.O Porto é uma cidade de negócios e de trabalho, ponto de partida do Vinho do Porto e do Vinho Verde, universalista e muito influenciada pelas diferentes comunidades que há séculos nela se radicaram.

Cidade moderna, tem na sua zona histórica, recentemente reconhecida como Património da Humanidade, um "museu vivo" de vielas e calçadas, de bares e restaurantes, de esplanadas, onde convive gente de muitas ocupações, num jogo de luz, cor e sensações de antigamente.

As praias e o rio, as pontes que o atravessam - uma das quais projectada por Eiffel -a Foz Velha e as avenidas novas, os centros de negócios da Baixa e da Boavista, os mercados e as lojas de tradição, as igrejas e os monumentos, as festas da cidade, o barroco e o azulejo, os festivais de música, de teatro e de cinema, os casinos, clubes e campos de golfe, o desporto, os bares e restaurantes, transformam o Porto numa cidade ecléctica, policromática, de ambientes e estilos inconfundíveis.

Dois mil e quinhentos quartos em hotéis de cinco estrelas, um centro de congressos com capacidade para 12.000 pessoas e um dos maiores recintos de exposições da Europa, dão ao Porto a dimensão que o torna a capital natural do Noroeste da Península Ibérica.

A Região do Porto encontra-se situada no Centro da Fachada Atlântica da Península Ibérica, uma faixa de 500 Km por 70 Km de largura na qual vivem mais de 12 milhões de habitantes. Esta centralidade confere-lhe um papel importantíssimo de fronteira atlântica e de porta de acesso às rotas dos Continentes Americano, Africano e Asiático. Pelo seu aeroporto internacional passam passageiros de toda a Região Galaico-Duriense para as principais cidades europeias e americanas - Lisboa, Madrid, Barcelona, Paris, Londres, Frankfurt, Amsterdão, Nova Iorque, Rio de Janeiro.

A região é servida por um porto de mar, que é hoje o porto português de maior movimento. É uma das regiões mais jovens da Europa, sendo das poucas que em 2025 apresentará um rácio de dependência da terceira idade inferior a 25%. A região do Porto tem cerca de 85.000 alunos a frequentar o ensino Superior com o recurso às suas 9 Universidades.

Sendo uma das regiões da Europa com maiores índices de industrialização, proporciona cerca de 49% do emprego total do país no sector industrial. Nesta região encontram-se 1/3 das empresas portuguesas, contribuindo com cerca de 42% para o VAB do país. Com um carácter exportador esta região é responsável por mais de 60% das exportações portuguesas.

Fonte: Associação Comercial do Porto
ps2 - [nova actualização] [CoNtRa dOSsiEr] "o apito Bermelho" com upload de 2 novas imagens (total: 189 slides)… passem por lá para confirmar, não custa nada! Só tens que clicar no banner respectivo logo ali acima.

6 comentários:

  1. Desta vez viraste as agulhas para Alvaláxia, o planeta das lamentações e 1001 desculpas. O Planeta do Kalimero:) Sinceramente, e que me desculpem os q ainda sentem nos vermelhos os maiores rivais (dos verdes)deixo a sugestão para q constituam um só clube, tipo o «Sporting Lisboa e Benfica» tornando, quem sabe, o campeonato menos desiquilibrado...

    ResponderEliminar
  2. Presidente/blue boy: Está a nevar imenso no blog!! Não se arranjam uns gorros? :)

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Olha k, segundo soube, o Soares Franco vai dar logo uma conferencia de imprensa, para tomar posição sobre esta tua carta: Prepara-te Estilhaço:)

    Sinceramente, acho k o presidente leonino não seguiu a carta à risca. Ele continua a proferir declarações k só dão razão ao Queiroz. Não é k o homem hoje afirma (sem se rir, o k é espantoso)k ainda acredita no título???

    Deve ser mesmo sinal da nobreza, esta crença infinita nos poderes sobrenaturais.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  4. Viva !

    Parabéns pela tua visão da minha cidade, Estilhaço.

    Desculpa se acrescento à tua descrição os museus ( Serralves,por exemplo) etc, e não continuo mais porque senão não vou parar !

    E Viva o Porto

    ResponderEliminar
  5. Pois, desta vez, viraste toda a artilharia prós «escamas», e fizeste bem... já que tb são gente :-P

    A esses, sinceramente, chego a conseguir ter pena deles, tamanha é a prepotência e e vaidade com que a toda a hora se autoproclamam... mas no fim, não passam d'uns pobretas desgraçados, onde impera a máxima 'o rei vai nú'... e vai mesmo.

    Quanto ao Pedrinho da tasca do Visconde, é deixá-lo falar depois d'um bom repasto, regado com um bom tintol a martelo, que dali, saiem pérolas muito melhores do que as protagonizadas pelos célebres 'batanetes'... basta estar atento.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  6. Pois, desta vez, viraste toda a artilharia prós «escamas», e fizeste bem... já que tb são gente :-P

    A esses, sinceramente, chego a conseguir ter pena deles, tamanha é a prepotência e e vaidade com que a toda a hora se autoproclamam... mas no fim, não passam d'uns pobretas desgraçados, onde impera a máxima 'o rei vai nú'... e vai mesmo.

    Quanto ao Pedrinho da tasca do Visconde, é deixá-lo falar depois d'um bom repasto, regado com um bom tintol a martelo, que dali, saiem pérolas muito melhores do que as protagonizadas pelos célebres 'batanetes'... basta estar atento.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar