04 dezembro, 2007

De trivela em todas as modalidades

Grande fim de semana este!!! O FC Porto, única equipa Portuguesa que tem ainda hipóteses de continuar na Champions League, entrou na Luz contra 57 mil lampiões em euforia descontrolada alimentados por uma (des) Comunicação Social que os elevou ao topo do Mundo uma vez mais. A mística do FC Porto é simples, caros Dragões, sente-se em campo, na luta, no suor, na união, foi no rosto de Pedro Emanuel que começou a nossa vitória. Aquele guerreiro que com a cara cheia de sangue soube sofrer e orientar os seus companheiros durante 90 minutos. A magia de Quaresma, a classe de Lucho, a raça de Lisandro, as defesas de Helton e o esforço de todos os outros foram fundamentais para mais uma grande vitória na Capital das frustrações. A trivela do Cigano fez com que 3 mil Dragões na Luz calassem a arrogância dos vermelhos e fez com que em muitos lares (como o do Lucho) se sentisse mais cedo a alegria e a magia de Natal que este mês sempre nos provoca. Naquela noite em muitas casas por este País fora os adeptos deste clube mágico ficaram felizes e orgulhosos com a postura da nossa equipa de futebol que deu um verdadeiro banho de bola ao clube da casa. Ao minuto 42 foram muitos os gritos de felicidade, de êxtase, de paixão, de Portismo. Obrigado Harry Potter. A tua trivela teve até o efeito de ser acompanhada por vitórias em todas as outras modalidades, foi sempre a abrir, no hóquei, no basket e no andebol, de trivela em todas elas, com magia azul e branca espalhada por todo o País. Hoje é assim, esta crónica é elaborada de sorriso rasgado, de alma cheia de esperança, de crença e de paixão. Agora há que gerir com vitórias e mais vitórias, nunca facilitando. São 19 os pontos de atraso dos nossos rivais, 12 dos verdes e 7 dos encarnados mas há que continuar em frente, há que lhes «espetar» uma trivela todos os fins de semana!!!

Andebol: FC Porto cheio de moral vence em Aveiro
1º ABC (31 pts, 12 jgs), 2º FC Porto (30 pts, 12 jgs), 3º Belenenses (28 pts, 12 jgs)

Na última 4ª feira os pupilos de Carlos Resende triunfaram no recinto do São Bernardo por 24-21 três dias depois do apuramento dos azuis e brancos para os oitavos de final da Taça das Taças que muito moralizou a equipa. O FC Porto sem Eduardo Filipe e Kavalenka, lesionados, conseguiu uma vitória preciosa com grandes exibições de Bosko (na foto) e Ricardo Moreira (7 golos) muito bem acompanhados pelo extraordinário pivot Tiago Rocha. O São Bernardo é sempre um adversário complicado tendo até já ganho esta época a Benfica e Sporting. O jogo de Aveiro ficou decidido nos últimos 5 minutos com Ricardo Candeias a tudo defender e Bosko a facturar sempre com extrema precisão. O Porto continua a 1 ponto do ABC que nesta jornada derrotou o Sporting num jogo em que, uma vez mais, os Bracarenses foram nitidamente ajudados pela dupla de arbitragem. O Porto só volta a jogar dia 12 de Dezembro (21h, S.Tirso) frente ao Sp.Horta e o Lucho lá estará. Na Taça das Taças os Dragões enfrentarão nos oitavos de final os Vice-Campeões Russos do Zarja Kaspija Astrakhan com jogos a 9 e 16 de Fevereiro de 2008 (1ª mão em Portugal). Uma eliminatória complicada mas ao alcance de um grande FC Porto, tal como referiu Carlos Resende.

Basquetebol: FC Porto volta a derrotar o Ginásio
1º Ovarense (100%, 6 jgs), 2º FC Porto (83%, 6 jgs), 3º Belenenses (67%, 6 jgs)

Este fim de semana em jornada concentrada (Oliveira Bairro) o FC Porto voltou a derrotar o Ginásio (79-72) num jogo marcado pela estreia positiva de Brandon Payton (11 pontos em 20 minutos). O novo base do FC Porto promete ser uma mais valia e juntamente com João Figueiredo tentarão assistir da melhor forma os valiosos postes que o plantel Portista dispõe. Os Dragões andaram 35 minutos atrás do marcador mas nos últimos 5, Alberto Babo com leitura de jogo perfeita, viu os seus pupilos passarem para a frente numa partida em que Paulo Cunha (na foto) conseguiu 12 pontos e 17 ressaltos!!! Nuno Marçal com 22 pontos e Gentry com 12 também se destacaram. Terrel e Morris estiveram mais discretos. A Ovarense continua com o seu passeio e «goleadas» à antiga. Será necessário um Porto de colheita requintada para que este campeonato não seja uma monotonia... Sábado às 16h em Matosinhos o FC Porto recebe o Barreirense, jogo ao qual conto assistir.

Hóquei: FC Porto ganha e alarga vantagem sobre Benfica
1º FC Porto (27 pts, 11 jgs), 2º Oliveirense (23 pts, 12 jgs), 3º Barcelos (22 pts, 12 jgs)

O FC Porto derrotou o HC Braga por 4-2 em jogo transmitido pela RTP2 mas que contou com a presença do Lucho e do Estilhaço em «missão de reportagem no pavilhão de Fânzeres» (Blue Boy esta reportagem ainda não foi paga, eheheh). O jogo decorreu poucas horas antes do Benfica/Porto e daí as bancadas estarem pouco preenchidas. Logo no início se notou a falta do Sr.Lourenço (na foto) e do som do seu instrumento musical (trompete) muito conhecido nos pavilhões onde jogam as modalidades do FC Porto. Para o Sr. Lourenço o desejo de rápidas melhoras (fui informado que estava no hospital S. João após derrame cerebral com paralisia facial) e saiba que aguardamos todos ansiosamente pelo seu regresso em pleno.

Reinaldo Ventura, autor de uma grande exibição fez o 1º golo de bela execução técnica, resultado que se manteve até ao intervalo. Na 2ª metade Ricardo Figueira fez o 2-0 num remate fantástico e Jorge Silva fez o 3º após remate ao poste de Filipe Santos. A poucos minutos do fim os Bracarenses (que já ganharam ao Benfica esta época) reduziram para 3-2 e ainda causaram alguns arrepios em Fânzeres. Reinaldo Ventura (melhor marcador do campeonato Nacional com 20 golos) logo fez descansar os corações dos adeptos Portistas com mais um grande golo que finalizou o jogo. Com esta vitória dos Dragões e com a derrota do Benfica em Barcelos (3-1) a diferença para as Águias passou a ser de 6 pontos (que podem ser ainda 9 pelo jogo a menos que o Porto tem). Amanhã, o FC Porto joga às 21h no recinto do Ouriense e no sábado (21.30h) joga no sempre difícil Pavilhão do Juv.Viana.

Treinador da Semana: Alberto Babo
Jogador da Semana: Reinaldo Ventura


Para técnico da semana, escolho Alberto Babo pela vitória muito complicada da nossa equipa de basquetebol diante do Ginásio num jogo em que o FC Porto só nos últimos minutos conseguiu passar para a frente e onde a leitura de jogo de Babo terá sido fundamental... e para jogador da semana, a escolha recai em Reinaldo Ventura (na foto) que é claramente o jogador mais em forma deste FC Porto em busca do heptacampeonato de hóquei em patins. Reinaldo já há muitas jornadas que se tem revelado o jogador mais eficaz do FC Porto e frente ao Braga bisou numa partida difícil e onde demonstrou, uma vez mais, todas as suas qualidades, ele que é actualmente o melhor marcador do campeonato Nacional de hóquei em patins com 20 golos em 11 partidas.

E pronto, até para a semana.

Saudações azuis e brancas,
Lucho.

10 comentários:

  1. É verdade Lucho, de trivela em trivela, até à glória final... e esta semana, foi tal e qual o 'harry potter', sempre a facturar.

    No futebol, já foi quase tudo dito... e até o 'Capacho' ajudou à festa... realmente, somos mesmo grandes carago! Como já li ontem num blog amigo, até apetece dizer: "o que tu queres, sei eu!" :-P

    No andebol, depois da vitória épica na cidade luz, o regresso a casa para demonstração de força e classe em Aveiro, onde com mais uma vitória, continuamos a morder os calcanhares ao ABC, onde poderemos ajustar contas no dia 16 de Dezembro. Na Europa, após o sorteio, resta dizer que "nada a perder, tudo a ganhar", por isso, vamos a eles e mai'nada.

    No basquetebol, em qualquer 'Ginásio', é sempre a vencer... e continuamos na perseguição aos vareiros de Ovar.

    No hóquei em patins, afinal, mesmo com a pouco independente (des)comunicação social que pulula em tudo quanto é estúdio ou redacção infestada de «invejosos e rídiculos», lá vamos seguindo de vitória em vitória até ao Hepta.

    ps1 - rápidas melhoras para o Sr. Adriano, o trompetista do Dragão, que é uma figura incontornável da nossa história... e desejos que rapidamente volte ao seu 'posto' habitual.

    ps2 - Lucho, aumentos salariais nesta altura de crise profunda no Portugal dos pequeninos, com epicentro lá prós lados da Lampiolândia?... só se aceitares aumentar a tua cláusula de rescisão, vamos lá ver, que tal pra uns 30 milhones? se aceitares, posso arranjar práqui mais uns trocozitos no fundo do bolso e ver o que se pode arranjar :-P

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  2. Sempre de vento em popa e até dá para ler o camacho a referir que os benfas devam jogar " À PORTO ".
    Se fosse ao orelhas borrava a cara de m...
    Lamento o que aconteceu ao emblemático Sr. Adriano, que regresse rápido e com saúde.

    ResponderEliminar
  3. Blue:
    Desta vez a reportagem tem q ser paga em duplicado:) é q o Estilhaço tb tem direito:)

    Jorge e Blue:

    O Sr. do TROMPETE chama-se António Lourenço. O Sr. Adriano é outra figura mt conhecida q vende chupa-chupas à entrada do Estádio.

    ResponderEliminar
  4. Fim de semana em grande, com as amadoras a acompanharem a pedalada da equipa principal de futebol. Esse exemplo de raça k realças, na figura de Pedro Emanuel, é mesmo apanágio de quem sente o clube, de quem incorporou já a mística k fez grande o Porto. Pedro Emanuel, sangrando, foi a voz de comando imperial naquela defesa estóica, capitaneando como os exemplo do passado, os grandes capitães k deixaram a sua marca.

    Por isso, a minha eleição para jogador da semana vai inteirinha para ele, recém-recuperado da lesão k o atormentou. Bela vitória, à trivelada, calando com magia a arrogância de quem, pelos vistos, não aprende mesmo!

    Lucho, também aqui em casa a festa de Natal foi mais cedo. O Tomás, com apenas 15 meses, já sabe dizer "Porto, Porto"! Companhia para o futebol já eu tenho:)

    ps: e espero que a festa natalícia tenha hoje novo epicentro, às 21.30, quando os rosinhas se despedirem da Europa. É a prenda de Natal k eu quero!

    ResponderEliminar
  5. ups, sorry Lucho, tens toda a razão.

    O Sr. Adriano é de facto o homem das Revistas Dragões e chupa-chupas, outra figura mitica do universo popular do FC Porto.

    O homem do trompete é mesmo o Sr. Lourenço, aquele que antigamente, ainda no Estádio das Antas, levava atrás dele toda a mole portista que ali estavam nas bancadas, bastava o 1º acorde do trompete... velhos tempos esses.

    Correcção feita... tks.

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  6. boas,

    nós é que não temos futsal (com muita pena minha) se não nem nisso os mouros ganhavam....


    ps: amigo blue boy o quaresma foi o jogador da jornada....hheheheh

    ps1: vai passar o sol pela lua....vcs sabem do que eu estou a falar

    abraço

    ResponderEliminar
  7. Viva !

    Só alegrias !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  8. gostei daa palavras sobre o pedro emanuel!!!

    ResponderEliminar
  9. Só vitórias. Isto sim é um clube.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  10. O FCPorto irá ter futsal. Uma equipa de olheiros estará em Oliveira Azeméis no dia 15 a apreciar as qualidades de alguns craques do BIBOPORTO que por lá se exibirão. Aviso já q se for contratado pelo FCP SÓ jogo por amor à camisola:)

    ResponderEliminar