07 dezembro, 2007

Em busca das ‘chaves’ certas

Depois de longos anos de ausência do mapa desportivo nacional, chegou novamente a oportunidade de Trás-os-Montes voltar a ser tema de conversa no que ao futebol principal diz respeito, e tudo fruto da visita do FC Porto que irá acontecer mais logo, pelas 19h30, para o jogo da 4º eliminatória da Taça de Portugal, edição 2007/08, quando defrontar os transmontanos do Grupo Desportivo de Chaves no seu terreno.

Se é verdade que, e falando por mim, me satisfaz esta colagem de um clube transmontano às discussões futebolísticas, também não escondo que vejo este jogo com alguma apreensão, quer pela competição em si, quer mesmo pelo acontecido na época passada para o mesmo troféu, e até ainda muito recentemente, para a Taça da Liga.

Quando não se é profissional a ‘tempo inteiro’, tudo se torna mais difícil e como não sou crente em histórias do Pai Natal, não me passa sequer pela cabeça que venha a ocorrer um tal de ‘não há duas, sem três’. Por todos os motivos (já referenciados) e mais alguns, é bom que mais logo, os principais, as segundas ou terceiras escolhas, saibam encarar o jogo em Trás-os-Montes com seriedade e profissionalismo acentuado, mas também e acima de tudo, respeitem a nossa história e o ‘bom nome’ do FC Porto a defender.

Será esta mais uma oportunidade para se dar descanso a algumas das peças chaves da base deste FC Porto actual, e confirma-se de imediato esta opção técnica quando pensamos nas ausências confirmadas para este jogo na lista de convocados entretanto publicada (Helton, Bosingwa, Raul Meireles, Ricardo Quaresma e Sektioui foram poupados, a pensar já no jogo da próxima 3ª feira frente aos turcos do Besiktas, para a 6ª e última jornada da Liga dos Campeões), mas seria de todo importante que desta vez, a aplicação e determinação fosse em tudo contrária aos anteriores jogos para as ditas competições menores do futebol português.

Por tudo isso, e encarando a lista de convocados dada a conhecer na imprensa de hoje, apostaria no onze aqui delineado, composto por um mix de habituais titulares e outros nem tanto assim, mas que a meu ver, permitiria uma maior tranquilidade na condução do fio de jogo. Com o passar do tempo, e o resultado a isso permitisse, haveria que começar a fazerem-se as trocas dos jogadores base para o antecipado descanso e até mesmo se precaver de lesões que possam acontecer, onde o futebol costuma ser tão fértil.

Mais logo, confirmaremos o que nos reserva para este ano, a tal 4ª eliminatória da Taça de Portugal, a primeira onde entram as equipas da bwin Liga… para bem de todos, e principalmente para os jogadores considerados como ‘2ªs opções’, seria muito importante uma vitória concludente, com muita serenidade. A ver vamos mais logo.

4 comentários:

  1. Nem que fosse com as quartas opções do FCPorto, não se admite outro resultado que não a vitória.

    Sempre com o sentido de respeitar o adversário que não é um estranho de mais altos patamares do futebol português (porra já pareço a porra de um jornalista a falar, com este paleio futebolístico de merda)

    Sendo agora um portista presunçoso, mas realista, não me venham cá com a historia de este ser um jogo com equipas mais pequenas e tal, pois se somos o MELHOR CLUBE DE PORTUGAL, já estamos habituados a jogar com equipas mais pequenas...

    Afinal isso é o que acontece todas as semanas, como o foi no fim de semana passado!!!!

    Venham daí de trás os montes com uma vitória rapaziada...


    PS - Uma palavra de apreço para o Desportivo de Chaves e as suas gentes (em especial para a grande comunidade de dragões que existe para aqueles lados) que em muito dignificam o interior do país e o sentido desejo de que voltem rapidamente aos escalões maiores do futebol nacional.

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  2. Estou ctg Blue:

    Primeiro assegurar a vitória e dp sim retirar os + fatigados.
    Até acho q o pp Bruno Alves jogará no lugar de Stepanov, o resto da equipa está bem.

    Sem tv vou voltar aos meus tempos de adolescente, ouvir pela rádio... Pena já n existir o Quadrante Norte, o Som global:)

    ResponderEliminar
  3. Viva !

    Porque não poupar o Lisandro e o Lucho sobretudo ?

    Mas a obrigação é de vencer com este ou sem este.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Como dizes, hoje é dia de saber quem tem unhas para jogar neste plantel de campeões. Como disse anteriormente, concordo que se procedam a alterações, atendendo à diferença de escalões que separam ambas as equipas e ao facto de o Porto estar envolvido em várias competições, com o decisivo jogo frente aos turcos na próxima 3º feira...

    Mas, pese a minha concordância, não deixo de sentir uma pontada de receio, pelos motivos enunciados no artigo. As eliminações prematuras, bem recentes ainda na memória, frente a adversários inferiores, justificam que o jogo seja encarado com enorme profissionalismo, com os intervenientes azuis e brancos a terem que descer, momentaneamente, à terra, para lutarem, suharem o equipamento, como forma de demonstrarem o respeito pelos flavienses, e continuarem a contribuir para o estado de latente euforia que se sente para os lados do Dragão.

    E é bom que hoje se vença, de preferência de forma inequívoca. É que algum engraçadinho marcou para hoje o jantar de Natal cá do trabalho. E, já se sabe, com tanto lampião k trabalha comigo, se as coisas correm mal, a noite estará duplamente estragada...

    Abraço,

    ResponderEliminar