17 dezembro, 2007

Fantástico Dezembro

Não há dúvidas de que este mês de Dezembro tem sido muito positivo para o FC Porto. Os três jogos disputados este mês revestiam-se de uma enorme importância na medida que colocavam à prova a continuidade dos portistas em duas competições que, com certeza, o FC Porto pretende vencer: a Taça de Portugal e a Liga dos Campeões. Além de que, como é óbvio, pretendiam fazer demonstrar quem é a MELHOR equipa do campeonato nacional (jogo disputado na Luz).

Neste último, as diferenças entre o FC Porto e o 2º classificado da Bwin Liga foram demasiado evidentes. O FC Porto venceu, convenceu e esmagou o seu adversário. Conclusão: 7 pontos de vantagem sobre o 2º classificado, 10 pontos de vantagem sobre o 3º classificado.

Seguidamente a esta vitória, o FC Porto não abrandou o ritmo vitorioso e “despachou” o Desportivo de Chaves carimbando a passagem à próxima fase da Taça de Portugal! Neste particular, era importante Jesualdo Ferreira contrariar a sua tendência para ser eliminado por equipas de escalões inferiores, já que Fátima e Atlético estavam bem na memória de alguns portistas, nos quais eu me incluía.

Para finalizar este conjunto de bons resultados, o FC Porto não facilitou na 6ª e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, batendo os turcos do Besiktas por 2 bolas a zero e garantindo, de forma clara e muita justa, a passagem à fase a eliminar da maior competição europeia de clubes. Mais do que isso, garantiu o apuramento em 1º lugar de um grupo onde constava o Liverpool, uma equipa que habitualmente marca presença em finais europeias e que, no início da presente temporada, gastou milhões e milhões de euros para reforçar o seu plantel.

Este último facto representa, do meu ponto de vista, uma óptima forma do FC Porto seguir em frente na presente edição da Liga dos Campeões, acumulado mais uns milhões e reafirmando-se, cada vez mais, como a única equipa portuguesa capaz de fazer frente aos “tubarões” europeus que abundam na Liga “milionária”. É que não nos podemos esquecer que o 1º lugar obtido pelo conjunto portista faz com que se evitem equipas como o Chelsea (em grande forma na Premier League!), o Real Madrid e Barcelona (duas equipas sempre muito simpáticas para se apanhar numa Champions!), Manchester (também ela uma equipa fraquinha!), Inter (a melhor equipa italiana do momento).

Neste particular, importa aqui referir as equipas que me parecem mais problemáticas para o FC Porto nos “oitavos” da Liga dos Campeões. Do meu ponto de vista, do lote de equipas que o FC Porto pode defrontar na próxima fase da Liga dos Campeões, os “rebuçados” mais duros de roer parecem-me ser a Roma e o Arsenal. Se no caso da Roma, o cinismo e a atitude matreira ao longo dos 90 minutos são, de facto, situações que não me tranquilizam muito, no caso do Arsenal, as estatísticas falam por si: em 16 jogos disputados na Premier League, venceu 11.

Deste modo, é com bons olhos que veria um adversário tipo Celtic, Fenerbahce ou Olympiakos. No entanto, seja que adversário nos calhar, acho que o FC Porto tem tudo para seguir em frente e prosseguir rumo à final da mais importante e mais “milionária” competição europeia de clubes.

ps - Este texto foi escrito no sábado à tarde ainda antes de se saber o resultado do FCP vs Vitória. De Sábado para Domingo, os 7 pontos passaram para 10… e os 10 passaram para 12. É cada vez mais miserável o estado em que se encontram os nossos adversários directos.

ps2 - Nota de registo para a nomeação deste blog para a categoria de “Melhor blog desportivo português”. É uma vitória para os que, brilhantemente e com muita dedicação, dão o seu contributo a este magnífico blog, uma referência na blogosfera desportiva. Parabéns a todos!!!


6 comentários:

  1. Relativamente ao Campeonato a vantagem é boa, 10 e 12 pontos mas na sexta temos um jogo mt complicado q é preciso vencer para q o Natal seja perfeito. Na Choupana temos sempre mts dificuldades e Quaresma n joga. Também Tarik está em dúvida e no Nacional o central Ricardo Fernandes tb está castigado.

    qt à champions qq um serve mas era de evitar o Arsenal.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Pois, este Dezembro não nos tem decepcionado, faltando apenas fechar cm chave de ouro o mês, com uma esperada e desejada vitória frente ao Nacional.

    Como bem dizes, é uma corrida algo solitária, lutando o FCP contra ele próprio, pois o adversário mais difícil é a motivação. Qt aos outros, a distância pontual é o principal aferidor da qualidade - ou falta dela - que eles têm.

    Como me dizia o tenente do meu pelotão, na tropa: "cada um tem o k merece"!. E não é que ele acertou?

    Abraço,

    ResponderEliminar
  3. RCBC, como dizes e bem, tem sido um Dezembro fantástico para as nossas cores... ainda este fds, saboreamos nova dose de 'soma e segue', mai'nada.

    Agora, falta só mais um obstáculo, o Nacional da Madeira na próxima 6ª feira, onde poderemos obter o pleno neste mês, somando por vitórias todos os jogos realizados.

    Não será fácil concerteza, aliás, basta atentar nas dificuldades ano após ano que nós e qualquer outra equipa com que se depara sempre que visita a Choupana, mas nós estamos sequiosos de vitórias, por isso, mesmo sem Quaresma e talvez ou não até Tarik, teremos um '11' capaz de chegar lá, olhá-los nos olhos... e vergá-los perante a nossa superioridade.

    E siga pra bingo... mai'nada!

    aKeLe aBrAçO,

    ResponderEliminar
  4. PARABÉNS AO BLOGUE !
    Nomeação mais do que justa . JUSTÍSSIMA !

    ResponderEliminar
  5. se deus quiser.. de hoje a 1 semana estamos aqui a encher a bandulha de bacalhao e a festejar 13 e 16 pontos de avanço para os 2 maiores clubes de marrocos....

    A TODOS UM BOM NATALLLLLLL...... que seja um bom natallll.........
    para TODOS NOSSSSSSSSSS........

    ps.. eles que se FOD.........

    ResponderEliminar
  6. Viva !

    Bom Texto ! Todavia : Parece-me que é melhor evitar equipas Britanicas neste momento do ano : Arsenal ou Celtic.

    Logo se verá !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar