12 dezembro, 2007

Concentrados... e muito inteligentes!

Liga dos Campeões 2007/08
11 de Dezembro de 2007
6ª jornada do Grupo A

Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 39.608 espectadores


FC Porto: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile (Cech 75m); Lucho (Bolatti 81m), Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik (Hélder Postiga 73m), Lisandro e Quaresma
Golos: Lucho (44m), Quaresma (62m).

Vencemos os turcos do Besiktas e por conseguinte, conquistamos por mérito próprio o apuramento para a próxima fase a eliminar da Liga dos Campeões, mas qual cereja em cima do bolo, com o 1º lugar assegurado, o que permitirá evitar (?!) alguns dos nomes mais fortes do futebol aquando do sorteio.

Quanto a mim, foi um vitória conquistada com muita concentração e inteligência, mas, e se me permitem, no final, fiquei com um trago meio doce, meio amargo, como que a trazer-me à memória um jogo em muitos momentos, pouco emotivo, o que se explicará porventura pela tal ‘concentração e inteligência’ colocada em campo em busca do objectivo principal, que foi conseguido a 100%.

O onze escolhido para começar este jogo, foi tão só a confirmação da mais natural previsão apontada por 99% dos Portistas quanto aos eleitos para este jogo. Este, era sem dúvida, o nosso ‘melhor onze’ para este jogo.

O FC Porto entrou, não direi que pressionante a toda a linha, porque não foi de todo o caso, mas sim de uma forma tranquila, serena e muito concentrada, onde se apelava a uma simpática circulação de bola, em primeiro lugar, para não se perder o controlo dos ritmos de jogo a empregar, mas também em segundo lugar, para obrigar o adversário a correr atrás da bola e com isso, desgastar-se mais facilmente.

Não obstante este ritmo tranquilo, não haja dúvidas que desde o 1º minuto, se houve equipe em campo que procurou a vitória, foi unicamente o FC Porto, que foi sempre mais forte, mais consistente e ao mesmo tempo, mais rematador.

Fruto dessa pressão, mesmo que não tão elevada, o marcador poderia ter sido inaugurado por um par de vezes, tendo o guarda-redes adversário Rustu, brilhado ao mais alto nível, demonstrando que quem sabe, nunca esquece. Ainda nesta fase, Lisandro teve um golo anulado indevidamente por fora de jogo, já que estava para trás do último defensor turco. Adivinhavasse a todo o momento o golo portista.

Estavam decorridos 44 minutos de jogo, quase em cima do apito final da 1ª parte pelo árbitro sueco, quando no seguimento de um canto marcado sobre a direita, a bola é desviada para a entrada da área, onde surge Raul Meireles a fazer um balão para dentro da área, onde encontrou um Tarik 'plantado' (que se confirmou não estar em fora de jogo!) que com um ligeiro desvio, coloca a bola à merce de Lucho que se limitou a fuzilar as redes adversárias, fazendo o 1-0. Foi um momento muito importante para o jogo, já que permitiu ao FC Porto ir para os balneários com uma importante vantagem no jogo.

Para a 2ª parte, veio o tal jogo a que há pouco chamei de ‘pouco emotivo’, onde o FC Porto procurou ainda mais fortemente controlar os ritmos de jogo, verdade seja dita, não permitindo grandes veleidades ao adversário, que mais não fazia que correr atrás da bola e pouco mais.

Estávamos no ‘vai que vai, fica que não fica’, quando aos 62 minutos de jogo, Quaresma é lançado magistralmente por Lisandro na entrada da grande área, onde à saída de Rustú, coloca a bola no poste mais distante – o direito, e aumenta a contagem para 2-0, o que de certa forma matou ali o jogo e qualquer ténue esperança que os turcos ainda tivessem para o que restava do jogo.

Até ao final, foi apenas assistir, com alguns bocejos pelo meio, ao domínio completo de todas as variantes de jogo por parte do FC Porto, já com o adversário apenas a fazer figura de corpo presente no jogo.

Chegou entretanto o último apito por parte do árbitro, e com isso, o FC Porto assegurava oficialmente o 1º lugar do grupo e a passagem à fase seguinte pela 9ª vez, em 13 edições da Liga dos Campeões!! Aceitam-se ‘curriculum vitae's’ com melhores marcas! Encontram?

Para os oitavos-de-final, já é certo que não encontraremos o Manchester United, o Chelsea, o AC Milan, o Inter, o Barcelona e o Real Madrid. Entre os possíveis adversários, temos para já o Schalke, o Olympiakos, o Celtic, a Roma e os possíveis Rangers/Lyon, Fenerbahce/PSV e Sevilha/Arsenal.

azul + : Lucho González (VIPortista), Lisandro, Paulo Assunção e para a dupla Bruno Alves / Pedro Emanuel que esteve irrepreensivel.

azul - : Raul Meireles (que hoje me pareceu um tanto ou quanto perdido) e Hélder Postiga que no pouco tempo que esteve em campo, foi de asneira em asneira… completamente a leste do jogo.

arbitragem: Peter Frojdfelt (Suécia), uma arbitragem calma e serena, com os grandes destaques negativos a serem claramente um amarelo mostrado a Quaresma num lance que é uma falta clara do adversário (e não simulação) e para o golo mal anulado a Lisandro, quando o resultado era ainda de 0-0, mas aqui, as culpas terão que ser assacadas em maior grau ao assistente que viu mal (!) o lance. No 1º golo, lance muito bem ajuizado (para quem lá estava, uma completa ilusão de óptica, num lance que de irregular, é zero!).

19 comentários:

  1. Tá ganho...

    'BiBó PoRtO, carago!'

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar
  2. Viva !

    Ganhámos e nos oitavos estamos ! A ver vamos !

    Só vi a segunda parte./ Obrigação e trabalho . Muito Obrigado Dragãotvnet !

    Gostei muito do Lisandro e do Paulo Assunção. Gostei também dos lançamentos do Helton com a mão.

    Agora, só nos resta rezar, apesar da nossa fibra, raça e sangue, para saber derrotar o "General Inverno" ! ( cool Estilhaço : Deixa Futebol ser Samba !)

    Sou do Porto ! E sempre tive orgulho da minha cidade. Estou Feliz !

    Pra frente iremos !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  3. Tranquilidade, podiamos ter dado mais.
    Ganhamos o grupo, vrnha o próximo.
    Tarik, Quaresm, Assunção, Lisandro, aLVES e Emanuel, corte fantastico na 1ª parte.

    ResponderEliminar
  4. Tudo normal!!

    Se confiarem em si mesmos e não olharem de baixo para os adversários, teremos a possibilidade de chegar bem longe!!

    Somos grandes!!!

    ResponderEliminar
  5. Estamos a falar de quem?Futebol clube do Porto,pois então!O resto?O resto é o que se sabe!Mediocridade nacional,mais nada!

    ResponderEliminar
  6. portooooooooooooooo

    votem no quaresma para a equipa do ano no site da uefa:

    http://pt.uefa.com/fanzone/TeamOfTheYear/2007/index.html

    vamos la portoooooooooooooooooooo!!

    ResponderEliminar
  7. Jogo tranquilo, sempre controlado, com exibição simpática. Vitória justíssima do FCPORTO com várias oportunidades de golo (e um fora de jogo\golo mal tirado\anulado ao Lisandro, que mais uma vez mostrou a sua raça). Alguns jogadores com destaque de Lu(ch)xo... outros nem por isso, caso do H.Postiga, elogiado no encontro de Chaves, mas neste, o tempo que jogou mostrou-se algo "out", mesmo trapalhão.

    Passagem normal aos oitavos de final,primeiro lugar alcançado no grupo, primeiro objectivo concretizado por um FCPORTO regularmente EUROPEU.

    Agora, tudo pode acontecer, venha quem vier (como até aqui, só depende de nós)..., até Moscovo.

    ResponderEliminar
  8. Vitória justa da equipa mais regular do Grupo A. E que por isso o venceu. Parabéns ao Porto. As grandes competições são para as grandes equipas. E por isso lá estamos nós em nome de Portugal. Agora até final de 2007 há 2 jogos mt importantes frente a Guimarães e Nacional. 2 vitórias e boas festas:)

    ResponderEliminar
  9. Boas,

    Cumprido o serviço obrigatório, lá estamos nós, sós, na Europa do futebol, com a responsabilidade acrescida de sermos os únicos representantes portugueses na mais elitista prova de clubes. Eu cá, se fosse do DIAP, mandAva já investigar isto. Pode lá ser tal coisa?

    Quanto ao jogo, eu cá gostei. Gosto, de vez em quando, de jogos assim, com pouco sofrimento à mistura. Permite ver mais serenamente os artistas, sem a ansiedade a tolher o raciocínio. Mas lá k os turcos se safaram de levar uma tareia valente, safaram...

    Quanto aos me(r)dia, é o costume. Basta pegar na Bola de hoje e ver, quase com recurso a lupa, no canto superior direito, a notícia de k passamos aos oitavos. Para a linha editorial do jornal, pelos vistos, é bem mais importante colocar o Jaime Pacheco espanhol a ocupar a folha, com as dúvidas existenciais de sempre, relativas a reforços.

    Confesso k gosto quando eles fazem isto. Procurarem minimizar os nossos êxitos. É sinal de que esta vitória lhe doeu, bem fundo, na alma. Ou então, são ainda resquícios da trivela k os entalou. O que quer que seja, só me resta desejar-lhes boa sorte para a digestão...

    Abraço,

    ResponderEliminar
  10. Parabéns pelo blog que descobri,apenas hoje,terá o meu voto na votação do sapo.Mais uma vez cumpriu-se o destino; somos a única equipa portuguesa a seguir em frente na C.L.Acho que no jogo de ontem, depois do 2-0, nos faltou aquilo que o Robson chamava de "killer instinct",faltam-nos jogadores tipo, Rui Barros ou Kostadinov, capazes de fazer a diferença nos últimos 30 metros.

    ResponderEliminar
  11. FCPorto-Aves
    Benfica-Feirense
    Sporting-Lagoa
    Rio Ave-Olhanense

    Para a taça.

    ResponderEliminar
  12. Boas, jogo tranquilo, até demais. Penso que falta aí também o lance do penalty de Lisandro. Vejo o lance de bem longe, mas dá-me a parecer que o "careca" empurra o Lisandro.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Viva !

    Bem bom o resumo do jogo, já que só vi a 2ªparte. Os comentadores do canal + deixam entrever que não há fora de jogo no golo do Lisandro.

    Não tenho este canal porque acho que o preço da assinatura não se justifica. Só o posso ver em casa de amigos. Canal aliás que está em guerra aberta com a Liga Francesa quanto ao direito exclusivo dos jogos da 1ª divisão.

    Obrigado,pois, BlueBoy pelo resumo e Dragãotvnet pela 2ªparte.

    O L'Equipe de hoje (edição papel) /nº 19 519- Ano 62/ cita a passagem do Porto aos oitavos na primeira página.

    A cobertura da do jogo é feita (pag 4) por Régis Dupont . Título do artigo : Porto manda o OM para a C3.

    O artigo só elogia o Porto que o colunista qualifica de "impressionante tranquilidade/sossego". A destacar estas duas frases : "...mas o magnífico golo de Lisandro Lopez foi recusado/anulado/ por um fora de jogo (julgado) muito severo."

    O artigo acaba assim : "Pela quarta vez nos últimos cinco anos o clube duas vezes campeão da Europa atinge os oitavos de final na C1. E,isto, já não é um detalhe".

    A referir um artigo importante (pag 6) sobre a surpresa criada pelo Olimpiakos que poderá cair ao Porto.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  14. Grande FCP....
    Assim dá vontade de ver jogos,pois os nossos jogadores mostraram grande ráça.Pooooooooooooooorrrrrtooooooo.

    ResponderEliminar
  15. blue boy já vi aquele vídeo de Paris:) Fui a um café, n resisti, fantástico!!!

    ResponderEliminar
  16. Tranquilamente primeiros em todas as frentes... palavras para que ?!! Somos uma Naçao!!!
    Agora, seguir em frente com a ambiçao de tudo ganhar.

    Heliantia

    ps: adorava que o nosso primeiro adversario fosse o Celtic :)

    ResponderEliminar
  17. parabens F.C.P.

    gostei do jogo, pq foi o unico jogo dos seis jogos desta fase em que tive tranquilidade!!!penso que foi a custa do treinador nao ter feito nenhuma invençao!!!

    venha quem vier, tamos prontos para mais uma dura batalha!!!

    ResponderEliminar
  18. desculpem a pergunta!!!

    mas e do pc que eu estou a escrever ou nao ha fotos deste jogo?

    ResponderEliminar
  19. Deve ser do PC :)
    Há fotos, excelentes fotos por sinal...

    ResponderEliminar