07 dezembro, 2007

Para lá do Marão... manda o Dragão!

Taça de Portugal 2007/08
07 de Dezembro de 2007
4º eliminatória
Estádio Municipal de Chaves, em Chaves
8.000 espectadores

fc porto: Nuno; Fucile, João Paulo, Pedro Emanuel «cap» e Lino; Mariano (Lisandro 76m), Bolatti, Kazmierczak e Leandro Lima (Lucho 62m); Hélder Postiga (Cech 89m) e Adriano.
golos: Hélder Postiga (53m) e Adriano (90m).

É, foi uma sensação muito estranha ao fim de tanto tempo voltar a reviver o nervoso miudinho ao ter que se ouvir o relato de um jogo do FC Porto via ondas hertzianas, única forma possível de ‘ver’ o que lá se passava naquele momento. Para ter sido um total regresso ao passado, faltou apenas a acompanhar a voz do Gomes Amaro no ‘Quadrante Norte’, onde em tantas e tantas tardes de domingo passadas, era os nossos olhos lá bem longe nos estádios por onde o FC Porto passava… velhos tempos, carago!

Como já seria de esperar, o FC Porto de hoje entrou muito diferente do habitual, com muitas e muitas alterações no onze titular, casos de: Nuno, João Paulo, Lino, Bolatti, Leandro Lima, Kazmierczak, Mariano, Adriano e Hélder Postiga. Dos habituais titulares ou apostas mais fortes na liga Bwin, apenas Fucile e Pedro Emanuel.

Quanto ao que pude perceber deste jogo através do relato, o Chaves terá entrado a todo o gáz, tendo nos primeiros 10 minutos, criado 2 oportunidades com muito perigo para a nossa defensiva que com maior ou menor dificuldade, lá conseguiu resolver o problema. A partir dos 30 minutos de jogo, grosso modo, terá conseguido estabilizar o seu futebol, ainda que até ao final da 1ª parte, apenas por 2 momentos terá levado perigo à baliza adversária sem qualquer proveito, razão pela qual, se chegou ao intervalo com o mesmo resultado do inicio do jogo.

Para a 2ª parte, o FC Porto terá entrado mais forte nas marcações, o que originou o inaugurar do marcador à passagem dos 53 minutos por Hélder Postiga que após assistência de cabeça por parte de Kazmierczak, rematou de primeira, fazendo a bola anichar-se no fundo das redes adversárias, fazendo o 0-1.

Terá sido a partir deste momento que o FC Porto assumiu o total controle do jogo, conseguindo então a partir dali demonstrar a sua superioridade em relação ao visitado. A partir da entrada de Lucho para o lugar de Leandro Lima (ao que parece, mais uma vez sem ponta de chama, ainda que pelo que foi relatado, passou grande parte do jogo fora do seu lugar no desenho táctico da equipa), a qualidade de jogo a meio campo por parte dos nossos cresceu exponencialmente, pelo que não foi de espantar que em cima do apito final, aos 90 minutos, após cruzamento de Lucho para o interior da área, Adriano, outro dos recentemente esquecidos pela equipe técnica, tenha feito o 0-2 final.

Agora, venha o próximo adversário para a 5ª eliminatória da Taça de Portugal.

azul + : Lucho González (VIPortista), Hélder Postiga, Adriano e Mariano González.

azul - : Leandro Lima.

arbitragem: Elmano Santos (Madeira).

5 comentários:

  1. Venha o próximo! :D

    http://viaazul.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. so sei o resultado,nem o relato houvi mas gostei....heheheh


    siga..................

    ResponderEliminar
  3. Pelo resumo que vi no noticiário da meia noite da Sic Notícias, o FCPORTO controlou o jogo e desperdiçou algumas oportunidades, também por mérito do guarda-redes flaviense, embora o Chaves tenha entrado aguerrido e com algum perigo no início do jogo.

    Dois belos golos, de H.Postiga e de Adriano, o primeiro assistido por Kaz e o segundo na sequência de um cruzamento-trivelado do grande Lucho. Ambos, em pontapés de primeira e de grande impacto.

    Entretanto, li algures que aos 33 minutos houve um penalty flagrante sobre o H.Postiga, que o árbitro "desajuizou"... nada que supreenda, vindo do Elmano Santos. Sem querer ser
    injusto, ainda há-de acontecer um jogo em que ele não deixe de marcar, pelo menos um penalty a favor do FCPORTO.

    ResponderEliminar
  4. Pois, este já era. Missão cumprida, poupança de esforços conseguida e atenções viradas para a recepção ao Besiktas.

    De ontem, para além de salientar a excelente réplica do Chaves, algo habitual neste tipo de jogos, importa destacar o regresso aos golos de Adriano. Continua de pontaria afinada, lutando mais uma vez pela visibilidade que, parece-me, merece. Para quando a oportunidade na equipa principal?

    Quanto ao resto, estou como o Caxana. Não pude ouvir o relato, sabenbdo apenas o k a imprensa escreveu. Se, como o Dragão lisboeta afirma, ficou mais um penalty por marcar (sem referencia, como seria de esperar, pelo record online)não é nada que nos espante. Aliás, motivo para espanto será a marcação de um penalty a nosso favor. Talvez na Champions, único lugar onde estamos livres destes tugas homens do apito.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  5. Está ganho, isso é que é importante...

    Quanto ao penalti, nada posso dizer, pois só ouvi partes do jogo, mas é o normal se existiu e não foi assinalado!!!

    Este jogo teve o condão de afastar o estigma que se começava a criar de jogar contra equipas de escalões inferiores...
    Acho que todos nós tínhamos menos medo a partida para um jogo com um clube do escalão maior do que contra um clube de uma divisão inferior...

    Está ganho e agora venha o próximo... O que vier, verga-se perante a imponência do Porto e morre aos nossos pés...

    Saudações azuis e brancas
    Carlos Pinto

    ResponderEliminar