30 dezembro, 2007

A RTP discrimina o FC Porto?

A Radio Televisão Portuguesa Internacional pertence à Rádio Televisão Portuguesa. É, essencialmente, um canal ligado e virado para as comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. Um dos seus objectivos primeiros é dar a conhecer a língua e a cultura Portuguesa à diáspora Lusa.

A RTPi tem o mérito de existir e de tocar milhões de lares por esse mundo fora. A RTPi não é melhor nem pior que outros canais internacionais generalistas. Já ouvi dizer que era muito fraquinha porque apresentava filmes em Preto e Branco. É verdade que a RTPi teve a ousadia de apresentar clássicos do cinema Português sem os colorir. Creio poder afirmar que a RTPi tem programas de qualidade. Pode-se gostar ou não. Criticar, por exemplo, a RTPi porque esta passa “O Pai Tirano”, não é um argumento válido.

A RTPi tem, igualmente, uma agenda associativa e reportagens sobre a diáspora que a ligam às associações Portuguesas. Por sua vez, estas têm um certo desempenho nas aglomerações urbanas onde existem . Veja-se o caso da França. Como tal, a RTPi é um ecrã informador para a diáspora. E não é um acaso se as associações Portuguesas, pelo menos as que conheço, têm sempre em pano de fundo a RTPi. A título elucidativo, note-se que a campanha de sensibilização feita pela “La Coordination des Collectivités Portugaises de France“ (CCPF), para que os emigrantes votem nas próximas eleições autárquicas e regionais, têm o apoio da RTPi (entre outras instituições, como a Câmara de Paris, ...).

Há que salientar, também, que a RTPi, sendo um canal generalista, integra um dos leques televisivos mais acessíveis financeiramente. É neste contexto que se deve colocar, quanto a mim, o tratamento que a RTPi dá às transmissões dos jogos da Primeira Liga Portuguesa de futebol.

Em 14 jornadas, a RTPi transmitiu sempre jogos em directo aos fins de semana. Jogos que envolveram os chamados “3 grandes”. Só 3 jogos do FC Porto, em 14 jornadas, foram transmitidos em directo. Assim, 11 transmissões foram distribuídas pelo Benfica e pelo Sporting, quedando 3 para o FC Porto. Existe, pois, um grande desequilíbrio que prejudica o FC Porto. Mas, este desequilibrio, torna-se ainda mais significativo quando se verifica que a RTPi também transmitiu o jogo, Setúbal-Benfica, para a Taça da Liga. Porquê o Benfica e não um outro?

As contas apresentam-se desta maneira: em 15 jogos transmitidos, o FC Porto gozou de 270 minutos (90m x 3 jogos), enquanto o Benfica e o Sporting gozaram de 1080 minutos (90m x 12 jogos).

A esta disparidade, nitidamente, desfavorável ao FC Porto, pode-se acrescentar uma outra análise e questionamento. Com efeito, em quais ctitérios ou em que base assentou a escolha dos três jogos? Veja-se: Braga - FC Porto; FC Porto - Boavista; e FC Porto - Guimarães. É como se o FC Porto apenas só existisse, para a RTPi, no campeonato, a norte do Douro.

O FC Porto é o clube Português que, hoje em dia, maior dimensão internacional tem. Em França, esta afirmação é mais que sabida e aceite, quer junto da maioria dos Portugueses, quer junto dos jovens Franceses de origem Portuguesa, quer, meramente, junto de todas e de todos aqueles que sabem um pouco de futebol. Não só porque foi campeão europeu, mas também porque tem eliminado, sucessivamente, várias equipas Francesas.

Em suma, o FC Porto é alvo de discriminação pela RTPi. Resta, agora, saber se a programação desportiva da RTPi é fruto de desonestidade e de parcialidade ou de ignorância.

E Viva o Porto !

ps - Quanto a esta situação, tenho apreciado, junto de amigas e amigos portistas, duas posições. Uma consiste em boicotar a RTPi . E, uma, outra, consiste em reivindicar, por carta, etc, junto da administração da RTPi. Deixo o debate em aberto...

5 comentários:

  1. Boas,

    Porto Maravilha, é uma questão pertinente essa k levantas, comprovada com factos indesmentíveis. Já te tinha lido anteriormente, quando comentavas fugazmente essa situação, mas só agora, vendo a enorme disparidade entre os números, é k constacto k os responsáveis da RTP, os mesmo k permitiram aquele pseudo documentario intitulado "o bom, o mau e o vilão", acerca de Pinto da Costa, são os mesmos k dão o beneplácito a esta descriminação.

    Nada que já não se soubesse, noutros quadrantes, mas k toma uma proporção de tremenda injustiça quando se fala do único canal público luso, k deveria, nem k fosse por mera obrigação, ser equitativo na forma como leva as transmissões aos nossos emigrantes...

    É um falso mito essa questão dos 6 milhões de adeptos do clube da águia. Cheira a bafio e mofo, não correspondendo à realidade nacional nem sequer ao que se vai verificando, por essa Europa fora. Como bem dizes, em França é aceite pela generalidade da população k o Porto é a equipa lusa com maior cartel internacional. Mas nem só aí. Basta dar uma saltada aos nossos vizinhos espanhóis para se verificar k os clubes de Lisboa à muito tempo k foram afastados da ribalta, em detrimento do Porto.

    Por isso, e por muito mais, se torna inqualificável a decisão da RPTi. Mais do k boicotar, é uma questão de reclamar. Alto e bom som. Para que as queixas não fiquem esquecidas, num qualquer limbo...

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Séries:VIII.1873 (176344)

    País: Portugal
    Nível: 8 de 10

    Equipa Jogos Golos Pontos
    1. SLSebas 8 49 - 9 24
    2. VSA Sravistimos 8 34 - 4 21
    3. Dragão Implacável 8 30 - 16 16
    4. BiboPortoCarago FC 8 24 - 15 15
    5. SLB9000 8 24 - 26 10
    6. All Rights Reserved 8 12 - 19 4
    7. Noddy FC 8 6 - 37 4
    8. SCP XXI 8 0 - 53 0




    ÚLTIMA JORNADA

    BiboPortoCara - Noddy FC 5 - 1
    SLSebas - SLB9000 8 - 1
    SCP XXI - Dragão Implac 0 - 8
    VSA Sravist - All Rights Re 1 - 0



    PRÓXIMA JORNADA

    All Rights Re - BiboPortoCara
    Noddy FC - SLSebas
    SLB9000 - SCP XXI
    Dragão Implac - VSA Sravistim




    BiboPortoCarago 5 – 1 Noddy

    Data : 29-12-2007 22:35
    MatchID: 149305056
    Estádio : pavilhao BiboPortoCarago FC
    Assistência: 8277


    Com um tempo quase perfeito para a prática de futebol, estão 8277 adeptos no pavilhao BiboPortoCarago FC, prontos para assistir ao desafio. A formação escolhida para este jogo pela equipa BiboPortoCarago é um 3-5-2. Aqui está o onze inicial: Bunel - Rafael, Voltolini, Cabreira - Araújo, Gonçalves, Dias, Serra, Seeling - Zeferino, Braga.

    A equipa Noddy entrou em campo com um 4-4-2. Aqui está o onze inicial: Evaristo - Veiga, Chaves, Vaz, Ferrer - Laranjeira, Feira, Mota, Nunes - China, Espinosa.

    "Tudo pelo meio, no meio é que está a virtude", foram as palavras do treinador da equipa BiboPortoCarago no início do jogo. O ataque pelo meio foi a arma utilizada para tentar levar de vencida o seu oponente. Depois de vários puxões de camisola o jogador da equipa Noddy, Aparício Espinosa viu um cartão amarelo. Ao minuto 13 os aplausos da bancada foram directos para Justino Serra quando este encontrou uma brecha na defesa visitante, fazendo o 1 - 0 para a equipa BiboPortoCarago! Bruno Vaz da equipa Noddy viu um cartão amarelo, ao minuto 21, após ter chutado a bola para longe, muito depois de o árbitro ter apitado para assinalar um fora de jogo. No minuto 21 de jogo, os defesas visitantes não conseguiram travar José Alberto Zeferino que, com classe, fez o 2 - 0 para a equipa BiboPortoCarago. O jogador da equipa BiboPortoCarago Serse Voltolini viu um cartão amarelo depois de uma entrada faltosa sobre um adversário. O jogador caído era Aparício Espinosa. O banco de suplentes da equipa Noddy ficou apreensivo, mas o jogador recuperou. Jorge Cabreira ficou para trás no minuto 31 quando Aparício Espinosa mudou de velocidade, o que lhe permitiu marcar com um belo remate cruzado. 2 - 1! A cobrança de uma grande penalidade ao 32º minuto deu à equipa da casa a possibilidade de marcar, mas o excesso de confiança de Justino Serra levou a que o remate falhasse o alvo. Tiago Araújo viu um amarelo ao 42º minuto por comportamento anti-desportivo. No final da primeira parte o resultado é 2 - 1. Os jogadores da equipa BiboPortoCarago conseguiram levar a melhor na batalha do meio-campo com 84% de posse de bola.

    Após 49 minutos Tiago Araújo colocou a equipa BiboPortoCarago na frente por 3 - 1 ao desviar subtilmente de cabeça um cruzamento milimétrico vindo da direita. A equipa BiboPortoCarago solidificou a sua vantagem quando aos 57 minutos, José Alberto Zeferino fintou vários jogadores pelo centro do campo e finalizou com um golo, fazendo o 4 - 1. Os adeptos rejubilam de alegria quando Marco António Braga passa pelo centro da defesa dos visitantes para marcar o 5 - 1 para a equipa BiboPortoCarago. A equipa BiboPortoCarago começou a circular o esférico entre os seus jogadores, de forma a defender o resultado. BiboPortoCarago dominou o jogo, controlou a posse de bola durante 89% do tempo destes quarenta e cinco minutos.

    Quando os jogadores da equipa BiboPortoCarago se dirigiram para os balneários foram rodeados por adeptos mais fervorosos. O mais solicitado, e o que rubricou a melhor exibição, chegou a ouvir uma fã berrar-lhe a plenos pulmões: "Justino Serra faz-me um filho!" Tecnicamente limitado, tacticamente inculto, fisicamente debilitado, intelectualmente atrasado: este é o retrato do Jorge Cabreira que esteve em campo a tentar fazer algo que era tudo menos jogar futebol. Até a correr dava a sensação de que iria tropeçar e cair a qualquer instante. A estrela mais cintilante da equipa Noddy foi, indubitavelmente, Ricardo Evaristo. Só esperamos é que não seja cadente. "Estou muito feliz por ter tido oportunidade de mostrar o meu valor perante este maravilhoso público", afirmou Bruno Vaz aos microfones das rádios. "Não acha que realizou uma exibição muito fraquinha? É a opinião de todos os observadores", disparou um dos repórteres. "Não sei. Pergunte à sua mulher." O árbitro deu por finalizado o encontro. O resultado foi 5 - 1.


    Momentos do jogo

    1 - 0 Justino Serra (13)
    2 - 0 Alberto Zeferino (21)
    2 - 1 Aparício Espinosa (31)
    3 - 1 Tiago Araújo (49)
    4 - 1 Alberto Zeferino (57)
    5 - 1 Marco António Braga (58)


    Posse de bola

    1 parte
    84%
    16%

    2 parte
    89%
    11%


    PS: depois deste jogo jogo ficou praticamente garantida a permanencia na divisao... ainda faltam 6 jogos.. mas esta cumprido a objectivo desta epoca...

    se tudo correr bem..amanha as obras efectuadas no estadio estaram prontas.. o estadio tem actualmente 8000 lugares.. ira ficar com 16000 lugares.. preparas esta equipa para outros voos e outras divisoes superiores...

    um abraço para todos.. XEIO_D_XONO

    ResponderEliminar
  3. Boas,

    Isto da RTPi só passar jogos dos outros grandes acho que não se trata de culpa da estação de televisão RTP. O jogo que é transmitido é o mesmo que passa na TVI em território nacional. Ambas a RTPi e a Sic Internacional passam o jogo em sinal aberto ( pelo menos para França ) e em directo. Parece-me que a culpa disto é da Olivedesportos pois é a empresa que decide quais os jogos que são para transmitir em sinal aberto.

    A RTPi tem é culpa na qualidade dos comentadores. Ainda no último Porto -Guimarães só faltou o comentador entrar em campo para ajudar o Guimarães.

    ResponderEliminar
  4. Quando das transmissões dos jogos da C.League e porque tinham passado três jornadas e jogos do F.C.P.nada!, contactei a R.T.P. e mandei um mail ao provedor do telespectador sobre o assunto.Recebi as seguintes respostas:Sobre a C.L.os direitos eram da Sportv tendo a televisão pública apenas a possibilidade de transmitir jogos às terças-feiras: Na 2ª volta deram 2 jogos do Porto,equilibrando as coisas. Sobre o campeonato e taças,da Liga e de Portugal a R.T.P.I.como não é detentora dos direitos e só pode transmitir jogos que dão em canal aberto aberto, limita-se a transmitir os que SIC e a TVI transmitem, não tendo nenhuma culpa no cartório.
    Espero ter contribuído para esclarecer este assunto, que também merece da minha parte, toda a atenção.
    Um abraço e Bom Ano

    ResponderEliminar
  5. PortoMaravilha, de facto, este é um tema corrente... dentro e fora de portas.

    Cá dentro, já estamos mais que habituados a este tipo de tratamento deveras imparcial e muitas vezes já sem qualquer pudor ou vergonha... lá fora, parece que se passa o mesmo. Nada diferente do habitual.

    Os cães ladram... mas o FC POrto vai vencendo sempre!

    Contudo, justiça seja aqui feita aos comentários já deixados pelo Pedro e pelo Dragão Vila Pouca... a RTP, pelo menos desde há 2 anos para cá, limita-se a transmitir o jogo que dá em sinal aberto aqui em Portugal (neste caso, a lampiona TVI)... não ostante esta 1ª volta mais que desiquilibrada, julgo não estar equivocado se disser que até ao final, os pratos terão que se equilibrar, pelo que me parece que talvez na 2ª volta, seja o FC Porto a dar mais vezes em sinal aberto e por consequência, na RTPi... mas, a ver vamos.

    aKeLe aBrAçO e boas entradas em 2008,

    ResponderEliminar