31 outubro, 2009

Agora, escolha!! - semana 10

Pena (Renivaldo de Jesus)

Data de nascimento: 19-02-1974 (35 anos)
Posição: Avançado
Clube anterior ao FC Porto: Palmeiras
Clube posterior ao FC Porto: Estrasburgo
Clube actual: Madre de Deus

Épocas no FC Porto: 2 (2000/01, 01/02)
Campeonatos ganhos no FC Porto: 0

Pontos de exclamação: Possante, sagaz na hora de finalizar, chegou com carimbo de goleador e provou-o na primeira época.

Reticências: Na segunda época, trocou a sagacidade pela trapalhice, e o possante passou a peso-pluma, uma desilusão.

Pequenos apontamentos:

  • Tinha a dura missão de fazer esquecer Jardel, não foi fácil convencer os adeptos, mas logo na 1ª época foi o melhor marcador do campeonato nacional, apontando 22 golos, deixando Van Hooijdonk a 3 golos de distância.

  • Chegou a especular-se uma possível saída para o AC Milan, mas tal não se chegou a concretizar.

  • Numa segunda época desastrada, ouvem-se rumores sobre o “roubo” que tinha sofrido por parte de pessoas próximas. Apresenta-se numa forma física e mental deplorável. No final dessa época é emprestado.

  • Sobre a sua carreira afirma: “Se hoje tenho o que tenho, é graças ao FC Porto. Acompanho sempre os jogos, através da televisão. Falou-se muito dos problemas no FC Porto e fiquei triste com as coisas que li. As pessoas que tratavam dos meus negócios aqui na minha cidade arranjaram problemas, fomos colocados no tribunal e nem pude vir cá ao Brasil resolver, porque tínhamos jogos. Isso afectou-me. (…) Sempre tive um problema na púbis, uma limitação que podia ser resolvida se fosse operado. Se fosse hoje, era esse o caminho que tinha seguido, mas havia jogos para disputar e disseram-me que não podia parar. De qualquer forma, sempre que falo do FC Porto, falo com enorme carinho e só tenho a falar bem do Presidente e do chefinho Reinaldo Teles. (…)”.
Alguns jogadores importantes com quem jogou: Vítor Baía, Jorge Costa, Deco, Paulinho Santos, Capucho, Costinha.

Um dos vários golos do Pena:



Mas que roda-viva foi a votação em Ibson. Uma incógnita do princípio ao fim, com os votantes bastante divididos, como em mais nenhuma votação até agora! Venceu a opção “Nem Dragão, nem Morcão, há um senão…” com 55 votos, a apenas 3 votos da opção Dragão, e 9 votos da opção Morcão. Paradigmático da divisão que o jogador provoca no seio das hostes portistas. O meu voto recaiu sobre a opção Dragão. Era, e é, um jogador que muito aprecio e a quem acho que não foram dadas as devidas oportunidades. Comunidade Bibó Porto escolheu, está escolhido.

Blue Boy a titular, fura pela defesa da “charada”, e concretiza numa jogada relâmpago. Depois? Bom, depois foi goleada, com os nossos participantes a acertarem em cheio no jogador mistério desta semana. Parabéns!

Chegou numa “transferência-pacote” que fez furor na década de 90. Este médio, de expressão gélida e de passes escaldantes, ficou apenas 1 época no FC Porto, mas deixou marca. Quem será?

Saudações,
Dragon Soul

8 comentários:

  1. O Pena é morcão...

    Uma primeira época muito boa e um resto de carreira que não deixou marcas...

    Para a semana, hesitei entre Lipcsei e Kulkov...

    Mas pelo "pacote", numa promoção "pague um, leve dois russos", aposto as minhas fichas no Kulkov. :)

    ResponderEliminar
  2. Morcão, que até prometeu ser Dragão. Embora tenha contra ele o facto de vir substituir um jogador que não parava de marcar - Jardel.

    Acho também, que é o Kulkov.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Morcãosinho,vá x)
    Se foram esses problemas que o lixaram é uma grande...pena mesmo.

    ResponderEliminar
  4. Este comentadores é sempre a facturar :)

    ResponderEliminar
  5. Pena fez uma 1ª grande época no Porto mas não foi capaz de repetir. Pelas suas declarações e pelo primeiro ano fico pelo "nem dragão, nem morcão, há um senão..."

    Obviamente Kulkov.

    ResponderEliminar
  6. Voto morcão nem na primeira época me convenceu.
    Aquele penteado…

    ResponderEliminar
  7. Pena, nem Dragão, nem Morcão... foi um assim assim :D

    Prá semana, aposto (tb) em Kulkov.

    ResponderEliminar