04 outubro, 2009

Dragão em Olhão... 3 pontos na mão!!!

Há muito que o Sol Algarvio deixara o futebol na sombra. Anos a fio, o escalão maior do futebol nacional terminava à beira Sado, esmorecendo os que lançavam sementes de revolução, em busca de um conjunto de realidades alternativas.

Oito anos depois, o FC Porto regressa a terras Algarvias, (Faro foi a última estação, o “moribundo” Farense, o contendor). 34 temporadas passadas, os “rubro negros”, reencontram os Dragões, reeditando velhas memórias e históricos desafios.

No futebol, tudo ou nada é cronológico, se os de Olhão tentam fazer deste regresso algo mais que uma simples e efémera passagem na Liga, os azuis e brancos vêem no desafio algarvio, nova etapa de evolução e consolidação comportamental, sobretudo a nível táctico.

Em Olhão, mora uma equipa de “bichinhos”, laboriosos e credenciados tecnicamente, não fugindo de um futebol agradável, com linhas de pressão que não ultrajantes como blocos baixos, jogo positivo onde o desenho 4x3x3 é a melhor expressão de um conjunto que procura ter a bola como elemento garante de uma identidade que não se furta a um veio condutor, procurando jogar em todo o campo.

Se a pré-temporada havia deixado agradáveis sensações, a entrada forte na Liga valeu pontos e o reforço da mentalidade ganhadora, algo que nem as 2 derrotas nas jornadas anteriores escamoteie. Não será surpresa que o jogo do José Arcanjo, apareça colado à ideia de um Olhanense mascarado à Porto, muito por força dos vários sectores “rubro negros” estarem dotados do talento de jovens Dragõezinhos.

À luz nua e crua dos números, são pelo menos 7, que juntamente com Jorge Costa, dão ao clube algarvio o elixir do virtuosismo, acrescentando matéria-prima à experiencia de outros nomes, o que os aproxima de uma larga margem de crescimento.

Frisando questões meramente tácticas, o Olhanense tenta perpetuar passos lentos mas decisivos, a irreverência torna-os auto-suficientes, Ucra é um cérebro que oferece saída a alguns labirintos, Castro e Rabiola fazem da arte do remate, arma capaz de provocar crash nas muralhas contrárias.

Rui Duarte confina grande parte das amarras, fazendo gravitar, juntamente com as alas defensivas (Miguel Garcia, Carlos Fernandes), a equipa entre futebol elástico e inconsistência de pautar ritmos.

Acreditem ou não, por entre ávidas realidades e a facínora da complexidade, por muito que os resultados não me turvem a vista, a alquimia de jogo de Jesualdo, atira-me para uma pergunta.

Quantos de nós não seremos demasiado dogmáticos no opinar???

Constantes mutações, o moldar estrutural na consolidação da mesma identidade que promulgou o TETRA, põe a nossa mania pela perfeição, paredes meias com a acidez da crítica.

A contenda da sétima jornada, não a antevejo como o fim de um ciclo, mas como um enlear de densa capacidade, onde se assista a menos momentos bipolares de uma equipa de modelo intermitente, mas credível no apresentar de índices físicos, capazes de aniquilar a desinspiração de uns e a catadupa de desacertos e sucedâneo de erróneos passes de outros, que minam uma continuidade de jogo.

O último terço do jogo na Champions, comprometeu o Dragão. O Atlético alvitrou uma certificação internacional já conhecida, compatibilizando um futebol que não sendo ópera, pôs a orquestra azul e branca a mostrar música de qualidade, mesmo por entre notas desafinadas e meios tons. Como tal, Olhão obriga o futebol portista a voltar a um ponto sem retorno, o do futebol explosivo altamente competitivo e eficaz, sobretudo fora de portas.

Se muitos questionam o pêndulo Meireles como compasso desalinhado e fonte dos transfigurados desenhos no triângulo central, parte desse problema, que ofusca o Neon das luzes da liderança, reside nos diálogos surdos que se observam sob o relvado.

Se Fernando reequilibra a equipa, preenche vazios e anula equívocos, ajudando no definir dos tempos de um futebol de contenção, Belluschi é no seu talento, o estratega de adágios e passes de ruptura, onde apenas se pede a Meireles, que seja como noutras épocas, o moderato das trocas de bola, do passe curto e transição regrada, sem lugar a défices inter-sectoriais, capaz de traduzir verticalidade e largura a um futebol de outra dimensão.

Não há mal nenhum que Hulk seja a solução pródiga, a cooperação nunca será contestatária dos seus lampejos de autonomia, potenciados nas arrancadas insistentes e imparáveis, carrilando jogo, explodindo em diagonais eloquentes de um qualquer allegro ofensivo, a que se junta um vivace Falcao que tanto segura bola, como rasga e tabela no espaço central, mostrando inevitável conexão com o golo.

A defesa parece ter cicatrizado as feridas de alguma intermitência exposicional, o que pode alavancar Fucile e Álvaro Pereira, para maior incidência de acções pelos flancos, como sinal de profundidade ofensiva feita de mais metros e preponderante inquietude na defensiva rival.

Os azuis e brancos manifestam-se algo avessos a vitórias fora de portas neste inicio de época, desempenho claramente antagónico com um passado recente e que põe em causa o estreitar das diferenças para o topo da tabela.

Pontos precisam-se, e como corolário uma boa exibição, do outro lado uma equipa que por tudo tentará, dar azo a uma pequena “traição”, espera-se pois que o Dragão, não tenha na nova geografia do futebol nacional, nenhum tropeção...

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Fucile, Rolando, Bruno Alves, Maicon e Álvaro Pereira.
Médios: Tomás Costa, Guarín, Raul Meireles, Fernando, Prediger, Valeri e Belluschi.
Avançados: Mariano, Hulk, Falcao e Farías.

12 comentários:

  1. Jogo difícil, como comprovam os resultados obtidos pelo Olhanense, equipa à imagem do seu treinador.

    Espero que neste reencontro com o "Bicho" sejamos mais felizes do que fomos quando jogámos contra o Braga de Domingos.

    Julgo que as 2 recentes e importantes vitórias permitiram um acrescento de confiança que deverá ser rentabilizado hoje.

    Ainda sem Varela e Rodriguez, a equipa deverá aproximar-se da apresentada frente aos leões, se bem que a imprensa hoje baralhe com a provável inclusão de Prediger.

    Estou nervoso, expectante, mas com enorme confiança.

    ResponderEliminar
  2. O FC Porto vai ter muitas dificuldades, este Olhanense está muito bem orientada e tem jogadores jovens de grande valor. Castro, Rabiola, Tengarrinha etc... Vão querer se mostrar mais ao Professor do que ao Jorge Costa.

    O "Bicho" nao vai ser mais forte que o Dragao...

    ResponderEliminar
  3. Sou de Olhão, espero que seja um jogo bem disputado e que ganhe o Olhanense claro. O Olhanense tem muito que agradecer ao Jorge Costa e aos jogadores emprestados pelo Porto, porque sem eles nunca teríamos voltado à 1ª Liga. O Ukra, o Castro e o Rabiola no futuro serão excelentes jogadores do Porto, mas hoje vão fazer de tudo para darem uma boa imagem ao Jesualdo Ferreira, que eles também estão prontos para jogarem um dia pelo Porto.

    Uma saudação Olhanense aos portistas que hoje visitam Olhão e aproveitem para desfrutar do calor que se faz sentir no Algarve.

    ResponderEliminar
  4. Estou com palpite que este final de semana prolongado vai ser rentável, para além da nossa vitória, acho que vamos ter mais umas alegrias, palpite.:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  5. Viva !

    Excelente crónica como hábito.

    Penso que com o regresso de Fernando o eixo do meio campo terá maior consistência.

    A parabólica hoje tá livre. ( tenho que fazer votar outra vez pra ver se tenho acesso na parabólica à Champions Ligue. Tá na moda fazer votar duas vezes )

    Penso que poderei ver o jogo.

    Vamos ver como funcionam os alas a atacar e a defender.

    Tou confiante !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  6. Perspectiva-se (mais) um jogo difícil.
    Espero que os Dragões algarvios acorram ao estádio para apoiar a equipa.
    O mais importante são os 3 pontos,se possível,com uma exibição mais homogéna.

    ResponderEliminar
  7. Temos que ganhar, encerrar da melhor forma este ciclo. FORÇA PORTO!!

    Mafaldinha não estejas com muita fé em alegrias noutros jogos pq o slb amanhã ganha de caras ou desconheces o clube do coração do sr joão ferreira, sim pode ser o joão...

    ResponderEliminar
  8. Em grande a nossa equipa de andebol goleando fora o aguas santas com grande apoio da massa associativa portista. Do blog estiveram lá além deste q vos escreve (lucho), o blue boy e s sua jr,o pedro porto, o tripeiro, a mafaldinha, dragão penafiel e seu jr, delindro e muitos outros do fórum do portal dos dragões.

    ResponderEliminar
  9. Não vou comparar este com o Chelsea ou nem coisa parecida, mas não estou à espera de quaisquer facilidades, até bem pelo contrário.

    Espero é que não entrem a dormir na sorna, a passear as camisolas e pensando que mais minuto, menos minuto, marcam e ganham o jogo... há que ser profissional e terminar esta série de jogos complicados, em beleza... nada mais que isso espero.

    Ocasião tb para rever velhas glórias e quem sabe até, futuras novas glórias do FC Porto.

    ResponderEliminar
  10. Inclinadissimma para um bom - mas, mesmo bom - resultado :)

    ResponderEliminar
  11. O Lucho, o primeiro palpite já está, mas o que eu espero mesmo e pelo jogo de amanhã:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  12. yeaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhh :)

    ResponderEliminar