27 outubro, 2009

"Dragãozinho" outra vez decisivo...

Mais um fim-de-semana de emoções. Um sábado tranquilo no Dragão Caixa, onde marquei presença, entre os cerca de 1.500 espectadores que se deliciaram com a fantástica 2ª parte proporcionada pelos nossos hoquistas. Um parcial de 9-0 arrasou com a equipa do Valongo, que se tinha mostrado muito combativa na 1ª metade.

No domingo, antes do jogo de futebol (que também ganhamos), lá estive no “sítio do costume”, no sector 4 do Dragão Caixa, a viver intensamente o fantástico jogo de andebol entre as equipas do FC Porto e do Benfica. Muitas emoções, um apoio entusiástico dos mais de 1.800 espectadores, uma união e uma empatia tão grandes entre equipa e público, que terão sido outra vez fundamentais na nossa vitória (27-25).

Aquele cerrar de punhos de Hugo Laurentino, no final da partida, na nossa direcção, traduz na perfeição o estado de espírito de quem acompanha as modalidades do FC Porto há muitos anos. Eles sabem a força que nós lhes damos, e nós estamos sempre ali, no mesmo sítio, com a mesma voz, o mesmo apoio, a mesma dedicação, seja qual for o adversário.

Eu deixo o desafio, a quem por um motivo ou outro, não acompanha as modalidades do nosso clube: vão lá ao “Dragãozinho” e acompanhem as emoções da “malta” de que vos falo desde a inauguração do nosso pavilhão. Vejam o apoio, os cânticos, os incentivos, as bocas ao adversário, a pressão sobre os árbitros, mas fundamentalmente, apreciem a forma como nos entregamos ao jogo. No final do Porto/Benfica, a loucura era geral.

Abraços emocionados entre todos nós, lágrimas a escorrerem pelo rosto e aquele grito de “Porto, Porto, Porto” com as vozes já a denotarem falhas pelos excessos cometidos. É esta forma de sentir o clube, de festejar as vitórias, seja contra quem for e em que modalidade for, que torna o clube cada vez mais imponente. Esta ânsia permanente de vitórias, de conquistas, de glórias alimenta-nos a alma. Com quem jogamos para a semana? Ainda falta muito?

Garra da equipa e apoio entusiástico dos adeptos decidiram o jogo...

  • FC Porto, 27 - Benfica, 25

No Dragão Caixa, o FC Porto entrou mal na partida (0-3), mas ao longo da 1ª parte, a equipa foi encontrando as soluções necessárias no ataque, embora continuasse a claudicar na defesa. Por isso, ao intervalo, perdíamos por 14-16, sem a equipa adversária merecer tal resultado.

Na 2ª parte a atitude foi outra, finalmente os guerreiros acordaram, e logo no início, um parcial de 6-1, levou-nos à vantagem por 20-17. O pavilhão estava ao rubro e o adversário cedia à pressão. Nessa fase, algumas decisões muito duvidosas da dupla Lisboeta, voltaram a equilibrar o marcador, mas Inácio Carmo, Tiago Rocha e Hugo Laurentino, estavam verdadeiramente inspirados. Eles os três, mais Ricardo Moreira e Filipe Mota, e o ruído infernal do pavilhão, voltaram a colocar o Porto na frente por 24-21.

Nesta fase, a equipa cometeu erros incríveis e o adversário, mais experiente, soube aproveitá-los, empatando a menos de 3 minutos do fim. O público não desanimou e os golos de Inácio Carmo e Ricardo Moreira (26-24) “abanaram com a estrutura do nosso recinto”. Ainda houve um 25º golo para eles, mas Filipe Mota com um golo extraordinário, selou o marcador final em 27-25. Ricardo Moreira, Tiago Rocha, Filipe Mota e Hugo Laurentino puxavam pelos adeptos e estes incansáveis aplaudiam a raça, a fibra de todos eles. “Deram tudo por nós estes atletas”

Presentes no Dragão Caixa, estiveram, entre outros, Franklim Pais, Eduardo Filipe, Manuel Arezes e o nosso presidente Jorge Nuno Pinto da Costa. Com esta vitória, o FC Porto alcançou o seu rival, e neste momento, só tem duas equipas com melhor coeficiente pontual, o ABC e o Xico que têm mais 1 ponto que os Dragões.

Neste jogo, Tiago Rocha e Inácio Carmo foram os mais eficazes com 7 golos cada, Ricardo Moreira marcou 5, Filipe Mota 4, Spínola 2, Grilo 1 e Wilson 1.

Na próxima jornada (7/11), vamos a Fafe defrontar um adversário que até agora perdeu os jogos todos. Dário Andrade já deve jogar e espera-se muito, mesmo muito deste notável ponta-esquerda.



FC Porto volta às vitórias e já tem novo reforço...

O FC Porto ganhou os 2 jogos deste fim-de-semana, com prestações excelentes do Norte-Americano Stempin (20 + 23 pontos) que até foi muito bem acompanhado, desta feita, por Marçal, Terrell e Carlos Andrade. Os Dragões derrotaram o Illiabum fora de portas por 76-74 e o Barreirense na Figueira da Foz por 75-66. Com estas duas vitórias, o FC Porto ficou no 5º posto do troféu A.Pratas que ficou ensombrado com a morte de um jogador da Ovarense, que acabou por suspender os jogos da final four que apurava o vencedor do torneio oficial de preparação para o campeonato Nacional.

No próximo fim-de-semana, disputa-se a supertaça entre Benfica e Ovarense, enquanto que no dia 7 de Novembro, inicia-se o campeonato com um FC Porto-Illiabum no Dragão Caixa. O FC Porto anunciou este domingo a contratação de um novo base Norte Americano. É ele Jeremy Hunt e foi companheiro de equipa de Julian Terrell.

FC Porto despacha vizinhos de Valongo à dúzia...

  • FC Porto, 12 - Valongo, 2

Uma boa casa no Dragão Caixa, presenciou uma 1ª parte sofrível do FC Porto (3-2) com os vizinhos de Valongo (bastantes adeptos no topo Norte) a acreditarem ser possível travar o octocampeão. Um golo de Jorge Silva bem perto do final da 1ª metade, e outro logo nos segundos iniciais da 2ª parte (4-2), alteraram o sentido do jogo, e o FC Porto partiu para uma grande exibição com golos para todos os gostos. A vantagem chegou aos 10 golos de diferença (12-2) e por isso o FC Porto é agora líder tendo no entanto o Benfica com os mesmos pontos, mas pior coeficiente de golos.

Emanuel Garcia marcou 3 golos, enquanto Jorge Silva, Pedro Gil e Pedro Moreira apontaram 2 cada. Reinaldo Ventura, Filipe Santos e o júnior Henrique Magalhães (na foto a festejar com Reinaldo Ventura) marcaram 1 golo.

Na próxima jornada (sábado, 18h), temos um Benfica-Porto na Luz, jogo que deverá ter transmissão no canal televisivo do clube encarnado. Será por certo um grande jogo entre os 2 maiores candidatos ao título desta temporada.

De referir por último, a homenagem que o sector 4 do Dragão Caixa prestou ao jogador João Banza do Oeiras que faleceu na sexta feira depois de uma bárbara agressão. Durante o minuto de silêncio, levantamos uma tarja com a seguinte mensagem: “João Banza, uma nova estrela no céu”.

Tiago Rocha

A indecisão da minha escolha entre os nomes de Tiago Rocha e Inácio Carmo, é um bom sinal. Quem beneficiou destas duas belas exibições, foi a equipa Portista. O nosso lateral direito esperará uma nova oportunidade. Escolhi o nosso pivot. Tiago Rocha (na foto, no cimo do post) foi enorme, ganhou a luta aos agressivos defesas do Benfica e vivemos muito à conta das suas penetrações e dos seus movimentos aos 6 metros. Os seus 7 golos foram todos brilhantes e a garra com que os festejava, fez-me inclinar a balança para o seu lado. Além da sua garra e “elegância” nos movimentos ofensivos, também foi um verdadeiro dragão a defender. Já tinha saudades do grande Tiago. Um grande pivot que tem que continuar com esta confiança. E salta Tiago Olé, Olé, Olé!!!

Saudações azuis e brancas, Lucho.

29 comentários:

  1. Grande vitória no andebol, fruto de uma exibição plena de garra, personalizada num triunfo épico. Vitória galvanizadora, perante um rival.

    No hóquei, continuamos a não desperdiçar pontos preciosos, importantes num campeonato diferente, sem play-offs, e onde cada erro pode ser fatal.

    No basquetebol estive em Ílhavo, no sábado, e não gostei do que vi. Pouco acerto na hora de lançar ao cesto, com a notória falta de um base que mexa de forma decisiva no jogo. De resto, más exibições de Marçal, Andrade e Terrel, salvando-se Stempin. Acho que nos falta mais do que o base, mas pode ter sido apenas um dia mau. Que não foi pior, pelo contra-ataque com êxito a 2 segundos do fim, calando um pavilhão de gentinha medíocre. Passaram a 2ª parte a cantar o "Porto é m**da, o Porto é m**da". Perderam, de forma dolorosa, e espero que a derrota seja o prenúncio de uma descida à Proliga.

    ResponderEliminar
  2. Só eu sei porque não fico em casa...
    Hóquei em grande.
    Basquetebol, promete e só espero que agora seja de vez e o reforço pretendido venha para ficar.
    Andebol: anda Carneiro!; ó Ricardo Tavares és um mercenário! Ó Trinca vai trincar pró...De facto aquela claque das primeiras filas é terrível...Sabes o que acho curioso, Lucho, é aparecerem alguns tipos, anónimos, no meu blog a dizerem que devia ir ao Pavilhão para ver como se apoia o F.C.Porto...

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Vila Pouca: Ia jurar que te vi no pavilhão sábado e domingo:)

    abraço


    Paulo Pereira:

    Obgd pela sms no sábado com o resultado de Ilhavo. Quem marcou os 2 pontos nesse contra ataque q nos deu a vitória a 2 seg. do fim e evitou o prolongamento?

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca:

    É David Tavares e não Ricardo:)

    ResponderEliminar
  5. Excelente o ambiente vivido no nosso pavilhão! :D

    Também fui um dos que esteve lá no Sábado, e no Domingo!

    Hóquei, grande segunda parte contra o Valongo, demolidora, resolveu um jogo que estava bem renhido nos primeiros 25 min. Este ano, mais do que tudo, não se devem desperdiçar muitos pontos! Próximo Sábado, mostrar mais uma vez quem manda no hóquei nacional em pleno galinheiro!!

    Andebol, vitória que sabe sempre bem contra a escumalha de vermelho! Verdadeiro inferno do Dragãozinho, connosco, os verdadeiros adeptos que estamos lá sempre, a empurrarmos sempre a equipa para a frente!

    Basquet, espero que seja desta que acertámos! Acredito que este ano estremos bme melhores do que na época transacta.

    FORÇA PORTO

    Um Abraço

    ResponderEliminar
  6. Lucho,

    Carlos Andrade, para grande euforia minha, pois foi a melhor maneira de calar os ressabiados lá do sítio.

    Mas esteve muito complicado, o jogo. Tiro exterior não existia e do lado oposto entrava praticamente tudo.

    Vamos lá a ver se é desta que acertamos na contratação do base.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado PP.

    ESTILHAÇO:

    Sábado temos Joaquim Pinto (Porto) e Luis Peixoto (Lisboa). Que façam uma arbitragem isenta no pavilhão dos encornados.

    Tripeiro: Em grande sábado e domingo junto aos SD:) e com bandeira do blog:)

    ResponderEliminar
  8. Thank's ;)

    Off-topic:

    Acabadinho de sortear: Oliveirense-FCPORTO para a taça de Portugal.

    ResponderEliminar
  9. Jogos da 4ª eliminatória taça portugal em futebol (a 21 ou 22 de Novembro)

    Tirsense-P. Ferreira
    Pescadores Caparica-Sporting
    Rio Ave-Santa Clara
    Nacional-Fátima
    Oliveirense-F.C. Porto
    D. Chaves-U. Serra
    Naval-Gil Vicente
    Freamunde-U. Leiria
    Aliados Lordelo-Leixões
    Sp. Braga-V. Setúbal
    Benfica-V. Guimarães
    Oeira-Belenenses
    Académica-Beira Mar
    Camacha-Vigor Mocidade
    Oeiras-Pinhalnovense
    Belenenses-Valenciano

    ResponderEliminar
  10. O maisfutebol tem uns erros engraçados. O Belenenses recebe o Valenciano e ao mesmo tempo joga em Oeiras lol

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Lucho pela excelente crónica!

    É um verdadeiro prazer assistir aos jogos do nosso FC Porto no meio de portistas como tu, que amam o clube de uma maneira tão especial.

    Assistir aos jogos no sector 4 do “Dragãozinho” é fantástico! Não há palavras para descrever os momentos que passamos ali, a partilha das alegrias/tristezas com que os jogos nos brindam… Extraordinário!

    Obrigado pelo post!

    Quanto aos jogos:

    Hóquei – excelente vitória perante uma equipa que ainda o ano passado nos ia deixando de fora da final da Taça de Portugal. Agora, que venha o slb!

    Andebol – magnífica vitória! Sofri a bom sofrer, mas no final estava extremamente feliz! :)

    Basket – ganhámos os 2 jogos do fim-de-semana e só espero que o base que chegou seja o que precisamos para podermos lutar pelo título nacional.

    Abraço!

    PS: Estou a ver que vai virar moda assistir aos jogos no pavilhão com óculos de sol! :D

    ResponderEliminar
  12. Não tenho podido comparecer no Dragãozinho mas as coisas tem corrido bem.
    No Andebol, jogo que vi parcialmente na TV, a primeira parte deixou-me preocupado pois a defesa estava insegura.
    Depois a garra dos jogadores e os adeptos fizeram o resto.
    Nas restantes modalidades, cumprimos...

    ResponderEliminar
  13. Mas que fim-de-semana em cheio! Olé! A vitória contra os nenucos bate tudo!

    Saudações

    ResponderEliminar
  14. Hulk foi chamado para a selecção brasileira
    14h39m
    O avançado do F.C. Porto Hulk foi hoje, terça-feira, pela primeira vez convocado para a selecção brasileira de futebol e pode alinhar nos encontros de preparação com Inglaterra e Omã, a 14 e 17 de Novembro.

    De acordo com o anunciado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foram convocados 22 jogadores e entre eles encontram-se Hulk e também Luisão e Ramires, estes do Benfica, mas habituais na "canarinha".

    O Brasil, já qualificado para o Mundial da África do Sul, em 2010,joga a 14 de Novembro contra a Inglaterra, em Doha, no Catar, e a 17 de Novembro, contra Omã, em Muscat.

    ResponderEliminar
  15. Lucho,
    Excelente Post.

    Desloquei-me até ao Dragaozinho no sábado ... Para ver o hoquéi e para comprar bilhetes para o dia seguinte (futebol e andebol). Apenas consegui comprar os bilhetes para o dia seguinte. Cheguei já um pouco em cima do jogo ( por volta das 17h ), e como se não bastasse havia uma fila enorme para comprar bilhetes. A juntar a tudo isto, havia apenas uma pessoa na bilheteira. Eram 17h15 e ainda ali estava muita gente á minha frente. Perderam 2 adeptos, se não mais. Não compreendo. Porque não colocar mais gente na bilheteira? Porque não vender bilhetes também na bilheteira do Dragao?

    Mas enfim, no Domingo lá estava eu ansioso pelo clássico.
    Foi um jogo espectular. Não muito bem jogado mas de muita entrega.
    A equipa acabou por vencer, catapultada pelo excelente ambiente protagonizado pelos adeptos.
    Tiago Rocha este implacável a contrastar com a apatia do Wilson. Não gostei nada do Wilson.

    P.S.- E aquele midu que tinha a tarefa de limpar o recinto e não conseguia? Coitado .. xD.
    Aquele Ricardo Candeias enervou-me de tal maneira ... Quando saiu do FC PORTO nunca pensei que fosse meter o Ferreirinho no banco.
    Vi lá o Franklim, o Ventura, o Jorge Silva .. Situação muito bonita.

    Abraço

    ResponderEliminar
  16. http://img195.imageshack.us/img195/1743/aimarpiscina.jpg

    quero essa imagem num post vosso!

    viva ao colossal futebol clube do porto!

    ResponderEliminar
  17. Este miudo tem futuro. Acreditem. e adora o clube

    ResponderEliminar
  18. Lucho..

    Grande crónica mais uma vez...
    Só não concordo com a nomeação do "Dragão da Semana"...
    Acho que devias ter escolhido... "O Tribunal":) Que grandes adeptos...
    Mas está bem... o Tiago Rocha também merece:)

    ResponderEliminar
  19. No sábado deu para ver o jogo de hóquei com o Valongo ,lá estava o pessoal do costume. Desculpem não mencionar nomes, mas para quem não sabe somos Muitos e Bons !!!.Uma primeira parte menos conseguida ,mas na segunda Demolidora!!!! A equipa do F C Porto cilindrou complemente o adversário .....o resultado diz tudo!
    Quanto ao jogo de Andebol no Domingo não deu, tinha um compromisso e só pode ver os últimos dez minutos . Grande vitoria muito sofrida mas também bastante saborosa . Adorei ver os meus Amigos sempre a Apoiar o nosso F C Porto , gostei do ultimo golo do Filipe Mota .... que grande rosca aquele devia de valer por dois.
    Amigo Vila Pouca essa dos anónimos está de mais. hahahaha!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Fim de semana de peregrinação ao Dragão:), até rima..

    Como sempre um bom post do Lucho!

    Lucho, é verdade era mesmo o Vila Pouca, e que giro que ele está na foto!:)

    BIBÓ PORTO

    ResponderEliminar
  21. Finalmente vou conhecer o novo Pavilhão do Dragão :)
    Sugestões para um próximo jogo de andebol, Lucho ?

    ResponderEliminar
  22. Lucho :

    ...“Deram tudo por nós estes atletas”...


    Vi o jogo pela TV .
    Claro que imaginas a alegria que me deram !

    Um abraço

    PS: Que estás em todas já eu sabia , agora , o que não conhecia era essa faceta fotogénica !

    ResponderEliminar
  23. Fim de semana agradavelmente azul!
    =)

    ResponderEliminar
  24. No sábado, a minha primeira «ida» ao hóquei no Dragãozinho... o jogo foi um ver se te avias, depois de uma primeira parte, muito morta e pouco demolidora para os nossos super-heróis... e no final, uma sensação estranha do ruído ligeiramente abafado (?!) em contraste com os estridentes de Fânzeres... pode ter sido apenas impressão minha, a confirmar em nova oportunidade.

    No andebol, é daqueles que não é para descrever... apenas e só deixar-se ir na onda da paixão imensa que nos consome a alma. Estes, é daqueles, como as finais, que custe o que custarem, são para ser ganhas... com um ambiente fabulástico e uma primeira e segunda fila de «morte» :D

    No basquetebol, a ver vamos se é desta que com o americano agora chegado, fechamos plantel para demolir os adversários que se nos deparem.

    ResponderEliminar
  25. Azul Dragão: Um abraço para ti, um grande Portista do Algarve!

    HeliAntia:

    Domingo dia 15 novembro às 17h o andebol do FCP joga com uma equipa Alemã (taça EHF). Vai ser um bom jogo.

    ResponderEliminar
  26. Dragão Penafiel:

    Esse golo do Filipe Mota foi fabuloso!!! Foi um final perfeito.

    ResponderEliminar
  27. Viva !

    Em grande como sempre. Parabéns ! Pra frente com o andebol !

    Mas, Lucho onde estão as classificações ? Vou ter que fazer novo peditório ;-) ?

    E Viva o Porto ?

    ResponderEliminar
  28. Portomaravilha:
    Vou tratar disso:P

    ResponderEliminar