05 novembro, 2008

2 comentários:

  1. Regresso ao passado
    JORGE MAIA (o jogo, 05-11-2008)

    Há uma espécie de necessidade catártica ancestral e comum a quase todos os adeptos de futebol que exige o sacrifício de um bode expiatório quando as coisas correm mal. Por motivos óbvios, o treinador é quase sempre a escolha mais natural para a imolação, embora em muitos casos sirva fundamentalmente para expiar pecados alheios. O mau momento que o FC Porto atravessa agora não é diferente dos bons momentos que atravessou nas últimas épocas: tem vários responsáveis. Os dirigentes e as suas escolhas, os jogadores e as respectivas exibições e o treinador e as suas opções. Da mesma forma, a inversão do actual momento depende de todos. Das escolhas que os dirigentes façam nos próximos tempos, do rendimento dos jogadores, em particular nos jogos de hoje e de domingo, e das opções de Jesualdo Ferreira. Talvez para o treinador tudo seja um pouco mais urgente, mas depois de dois títulos consecutivos de campeão, Jesualdo Ferreira não tem muito mais a provar. De resto, este mesmo plantel e este mesmo treinador já empataram com o Benfica na Luz e já venceram com o Sporting em Alvalade. Porque não hão-de voltar a fazê-lo em Kiev ou seja onde for?

    http://www.ojogo.pt/24-258/artigo758857.asp

    ResponderEliminar
  2. "O mau momento que o FC Porto atravessa agora não é diferente dos bons momentos que atravessou nas últimas épocas: tem vários responsáveis. Os dirigentes e as suas escolhas, os jogadores e as respectivas exibições e o treinador e as suas opções."

    Ora nem mais, ora nem mais... mas o «mexilhão» é que está sempre tramado... afinal de contas, é sempre mais fácil «chutar» um do que propriamente, 11, 12, 15, 20 ou mais.

    "...este mesmo plantel e este mesmo treinador já empataram com o Benfica na Luz e já venceram com o Sporting em Alvalade..."

    E se é assim tão linear quanto muitos querem fazer crer, então pergunta-se: "e o treinador não tem nada a ver com isto?"

    Pois, pois, friamente, razão tem o Jorge Maia quando diz que "Por motivos óbvios, o treinador é quase sempre a escolha mais natural para a imolação, embora em muitos casos sirva fundamentalmente para expiar pecados alheios.".

    ResponderEliminar