14 novembro, 2008

6 comentários:

  1. SAD rejeita prémios para segundo e terceiro lugares

    PINTO DA COSTA CONTRA A PROPOSTA DA COMISSÃO DE VENCIMENTOS

    A administração da SAD do FC Porto recusou hoje, durante a Assembleia Geral da sociedade, a proposta da Comissão de Vencimentos, que prevê prémios para os administradores caso o clube termine a Liga Sagres no segundo ou terceiro lugares.

    De acordo com uma fonte do FC Porto, o presidente do clube, Pinto da Costa, disse na reunião magna da SAD que discordava desta decisão da Comissão de Vencimentos.

    A mesma fonte revelou à agência Lusa que Pinto da Costa adiantou que a administração da SAD recusa que lhe sejam atribuídos prémios para os segundo e terceiro lugares da Liga e que só aceitará remunerações complementares pela conquista do primeiro posto ou pela conquista de competições internacionais.

    Antes da Assembleia Geral da SAD, a Comissão de Vencimentos publicou no "site" do FC Porto um comunicado em que defendia as remunerações complementares previstas para os administradores da SAD.

    "Considerou a Comissão de Vencimentos da F.C. Porto - Futebol, SAD que, no caso de uma sociedade anónima desportiva (SAD), se deveria atender às especificidades que marcam o sector em que se desenvolve a respectiva actividade e, assim, ser justificável procurar uma conciliação entre o desempenho do Conselho de Administração nos planos económico e financeiro e os resultados desportivos alcançados", lê-se no comunicado.

    acordo com o mesmo documento, "dado que os três primeiros lugares do Campeonato Nacional permitiam o acesso dos respectivos clubes à Liga dos Campeões da UEFA ou à Taça UEFA, definiu aquela Comissão uma metodologia de atribuição de remunerações complementares contemplando tais eventualidades ou vitórias nas referidas competições".

    "Considera esta Comissão que a metodologia que definiu, podendo embora ser discutível à luz de outras lógicas e critérios, é absolutamente lícita e transparente, não lhe cabendo, pois, alterá-la ao sabor do ruído entretanto criado", considera a Comissão de Vencimentos.

    ResponderEliminar
  2. A outra face

    JORGE MAIA (ojogo de 14-11-2008)

    http://www.ojogo.pt/24-267/artigo761358.asp

    Pelos vistos, o Vitória de Guimarães queria que o FC Porto cedesse bilhetes para o jogo do próximo fim-de-semana a preços mais baixos, repetindo o protocolo estabelecido entre os dois clubes na última temporada. Ora, este é o mesmo Vitória de Guimarães que tentou afastar o FC Porto da Liga dos Campeões durante o Verão pela via administrativa. Uma iniciativa que, a ser bem-sucedida, teria lesado os portistas em vários milhões de euros e que, mesmo redundando em fracasso, prejudicou gravemente a imagem do FC Porto e forçou os tricampeões nacionais a mobilizarem recursos significativos na defesa das suas pretensões junto do Tribunal Arbitral do Desporto. Percebe-se que o Vitória de Guimarães tenha feito e continue a fazer tudo na defesa dos seus interesses financeiros e desportivos. O que não se percebe tão bem é que espere que o FC Porto tenha a grandeza bíblica de lhe oferecer a outra face mantendo um relacionamento normal com um clube que tão clara e abertamente o tentou prejudicar. Aliás, não tenho muitas dúvidas em afirmar que os adeptos do FC Porto não perdoariam, à Direcção portista, uma posição diferente.

    ResponderEliminar
  3. Senador

    A liberdade e a incomodidade
    Por Rui Moreira (abola 14-11-2008)

    http://alldragonsforum.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=1074

    ONTEM, horas antes da Assembleia Geral da FCP-SAD, a Comissão de Vencimentos divulgou, no site oficial do clube, um comunicado em que se reclamava livre, isenta, desobrigada e autónoma e justificava os prémios que atribuíra aos administradores e que eram indexados aos resultados desportivos. Ora, sobre a matéria, limitara-me a dizer, na televisão, que não acreditava que Pinto da Costa pudesse aprovar tal medida porque, sendo um vencedor, nunca aceitaria um prémio de consolação.
    Na Assembleia Geral de ontem, o Presidente do FC Porto anunciou que a Administração da SAD não aceitaria essa proposta da Comissão de Vencimentos. Ou seja, que não aceitaria receber um prémio por outro resultado que não fosse a vitória. Não me desiludiu, pois.
    Mas, depois, mereci a sua atenção, quando entendeu falar de vozes dissonantes. Citou-me, então, entre aqueles que manifestam discordâncias publicamente, em vez de o fazerem nas AG. Ora, não será certamente por questões de privacidade, porque tudo o que nelas se passa é do conhecimento público. Tal como é o que digo na televisão ou aqui escrevo.
    Seja onde for, e sempre que critico, entre o muito que louvo e aplaudo, faço-o com consciência e em consciência. Não me escondo no boato, na maledicência, na crítica anónima. Não tenho vícios de cortesão, até porque não frequento a corte.
    Pinto da Costa não se deve deixar afligir. Se houvesse um inimigo interno, e escrevo no condicional porque não creio que exista, então recomendar-lhe-ia que, na hora de o procurar, não se esquecesse de Churchill. O que existe, é gente que se preocupa com os destinos do clube. Gente como Sousa Tavares, Álvaro Magalhães e eu que, parafraseando a Comissão de Vencimentos de quem o Presidente também discorda, é livre, isenta, desobrigada e autónoma.

    ResponderEliminar
  4. Muito bem meu Caríssimo Rui Moreira!
    Quanto a este "desencontro" de opiniões entre a "Comissão" e o Presidente da SAD.... bem... é melhor nem comentar!

    ResponderEliminar
  5. Muito bem... porquê ?
    Não percebi, juro que não percebi.
    Que não acreditava que Pinto da Costa aceitasse prémios de consolação, mas atenção porque quando o mesmo se lembra de criticar, e esse outro se sente "ferido" , parece que afinal já não o conhece tão bem...
    Não gosto nada deste discurso.

    Quanto ao Guimarães,que vá mendigar convites para a segunda circular....

    ResponderEliminar
  6. Guimarães que santinhos...Ate parece que eles são muito porreiros .Quem já foi a Guimarães sabe bem como eles são. Até chegaram fogo á porta da casa do F C PORTO.




    Abraço

    ResponderEliminar