05 novembro, 2008

Contra os A(c)zares... Dragão, que tal ganhares!?!?!?

Quando à quinze dias as correntes glaciares do leste percorreram as bancadas do anfiteatro azul e branco, ninguém julgava proeminente o traumatismo (U)craniano, para além de redundar num inusitado desaire, desnudou efeitos secundários na identidade do futebol portista.

Depois de fartos dias de Sol, a vaga de vento gélido e agreste da contenda que varreu o Dragão, juntou a já notada falta de agressividade defensiva, as gritantes limitações da mecanização do processo ofensivo do futebol pelas alas, a escassez de produtividade dos extremos que derivam no afunilamento das movimentações do jogo azul, tornando o conjunto do Professor Jesualdo uma manta de retalhos.

Os tremores são constantes, os argumentos de outrora parecem agora curtos, o que aliado a notória precariedade física não augura nada de bom.

A visita a Kyiv, marca o arranque da segunda volta da Champions, a luta pelo apuramento tem por hábito ganhar expressão nesta fase de jornada dupla, sendo que, só o pensamento nos três pontos permitirá ao Dragão acalentar esperanças e continuar a namorar a passagem a próxima fase da competição.

Sobre os anfitriões, o jogo de à duas semanas, não permitiu aquilatar da verdadeira dimensão e qualidade dos mesmo, apostados no zero a zero, montaram um esquema de tracção atrás, com o empate em mente, reforçaram o quarteto defensivo com dois trincos e três médios que nunca ousaram ultrapassar a linha da bola, com as despesas do ataque entregues a Bangoura, amarraram o 4x3x3 portista num verdadeiro colete-de-forças, manietando todas as movimentações azuis até as tornarem inócuas e inofensivas.

Se ao FC Porto só a vitória interessa, direi que o objectivo mínimo é ganhar, o máximo é uma exibição que nos dê asas para voar; aos ucranianos qualquer ponto somado os mantém no trilho da qualificação, sendo que a vitória lhes permitiria quase que colocar o carimbo em definitivo para os oitavos. Assim, à vista desarmada e tendo em conta estas nuances, não me parece que o cariz do jogo sofra como tal grandes alterações. Os Dragões jogam nesta partida importante cartada e como tal terão de aliar à transpiração, empenho e concentração alguma inspiração dos seus melhores artificies.

A visita ao Stadium Valery Lobanovsky, encerra entre muitas curiosidades, a de ver até que ponto vai a capacidade dos azuis de passarem das palavras aos actos, habituados a conjugar como ninguém o verbo ganhar, as derrotas consecutivas não abalam a convicção do grupo em fazer de Kyiv um ponto de viragem na época, fartos do jejum, na fria capital ucraniana as condições climatéricas apesar de não tão madrastas como o que é costume verificar-se a época, conjugam a temperatura ideal para que a vingança seja um prato que se sirva frio.

Por entre erros e esperanças, fica a minha certeza que este desafio terá forçosamente que mostrar um Dragão com ideais mais convictos onde não floresçam unicamente ideias que passem pelo controlar das acções adversárias, face a açambarcadora falta de confiança que impera no futebol portista urge que do banco saiam tácticas, estratégias e técnicas capazes de nos devolver às vitórias.

Do Dynamo não espero, um onze muito diferente do que actuou no nosso palco, nomes como Bogush, Betão, Aliyev, Diakhate, Mikhalik, El Kadour e Nincovic farão como é hábito parte do núcleo duro, ainda que a troca de posições no grupo, com o seu contendor lhes conferir maior margem de erro, o experiente técnico Semin, por certo jogará na expectativa, atirando desde logo as despesas do jogo para os pupilos de Jesualdo. Detentores de grande capacidade de retenção de bola, este é um dos pontos que vai pôr a prova o Dragão e vai permitir ver a predisposição para o jogo dos Portistas, sabe-se como o FC Porto é uma equipa que gosta de ter bola, (antigamente até sabia o que fazer com ela).

Ora os ucranianos mostraram ser mestres e sólidos suficientemente para gerir os ritmos do jogo, acredito que a jogarem em casa queiram contudo vencer, sendo por isso de prever que o técnico dos ucranianos acrescente ao jogo Milevskiy, conferindo maior peso ao ataque e consentaneamente potenciando o volume de jogo e tempo de bola no meio campo adversário, minando as ambições e a confiança dos Dragões.

Ao mister dos azuis e brancos pede-se que resolva a dicotomia das incertezas e invulgares decisões que invadem os seus pensamentos, Tomas Costa habita todos os pensamentos estratégicos do professor, é certo que o argentino equilibra a faixa direita possibilitando libertar Lucho de tarefas mais defensivas, a verdade é que o seu posicionamento não traduz desequilíbrios nas faixas o que somado a debilidade e parco fulgor exibicional de El Comandante, deixa entregue os movimentos de ruptura e cadência de jogo ao abnegado Meireles. Com Rodriguez longe da performance que o faz galgar metros e encurtar a distância para a baliza adversária, é tempo de voltarmos a falar das transições, dos passes de ruptura e do enlear rendilhado com que o nosso futebol nos aquecia.

A convocatória não preconiza grandes alterações a estrutura de jogo, onde pesam as derrotas consecutivas, sem conseguir estancar os rombos nas laterais, nos eleitos, Stepanov, aparece como meia surpresa, sendo que não sei mesmo até que ponto na mente de Jesualdo este não se configura como aposta e não o incumbe de fechar à esquerda, na baliza não andarei longe da verdade se aposta recair em Helton.

Mais contundente a cisão seria se ao 4x3x3 habitual se seguisse uma espécie de 4x1x3x2, com a dupla atacante a ser constituída por Lisandro e Tarik, ficando o frágil empolgador de hostes azuis, Hulk, como arma de arremesso para uma outra fase do jogo.

Vinte e um anos depois é o regresso a Kyiv, palco de uma das mais brilhantes exibições do passado, hoje a realidade afigura-se mais sombria, navegamos mares revoltos onde os últimos resultados inverteram literalmente o cenário de outros tempos vindouros, resta pois naquela que é a competição das competições, que no Leste renasça o Dragão, sem espaço para atitudes passivas, onde vigore o fervor da sua alma e espírito ganhador, chegamos pois a um dos momentos da verdade desta época, como alguém dizia esta semana nos jornais da caserna Lusa, joga-se hoje em 90 minutos a continuidade na Champions, o perpetuar da azia nos adversários que procuraram no defeso ocupar um espaço que é nosso por direito, que se mostre então que ainda corre nas veias deste Dragão o sangue de Campeão.

Por estes dias é tarefa hercúlea apontar um onze ao Dragão, longe de ter encontrado o onze ideal, fica pois como habitual o meu onze, aqueles em quem acredito, aqueles a quem também eu peço que acreditem, apesar das contingências, aqueles que no fogo e chama do Dragão forjarão apetecida e desejada vitória. Assim, na Ucrânia, somos nós e mais Helton, Sapunaru, Bruno Alves, Rolando, Stepanov, Fernando, Meireles, Lucho, Tomas Costa, Lisandro e Tarik.

LISTA DE CONVOCADOS
Guarda-redes: Helton e Nuno.
Defesas: Sapunaru, Bruno Alves, Pedro Emanuel, Rolando, Lino e Stepanov.
Médios: Fernando, Guarín, Pelé, Raul Meireles, Tomás Costa e Lucho González.
Avançados: Mariano, Tarik, Hulk, Lisandro e Cristian Rodriguez.

29 comentários:

  1. Blue,

    Dado que, o Paulo Pereira insinuou que fui eu que usei o nome do Dr. Rui Moreira no último Sábado e, dado que, o Dr. Rui Moreira afirmou no último Trio de Ataque que alguém andou a usar o seu nome em blogues, resolvi fazer uma investigação.

    Em 03.10.08, alguém com o nome Rui Moreira escreveu isto num comentário em resposta a um teu, depois de uma troca de palavras mais acalorada entre vocês, na véspera do jogo em Alvalade, como te deves recordar. Podes confirmar aqui:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=1205797217807829541&isPopup=true

    «Vou continuar a apoiar e, no domingo, vou a Alvalade. Quer boleia? E depois vou fazer o domingo desportivo. E acho que vamos ganhar, porque acredito que temos os condimentos para ganhar. Mas, se assim não for, que se perca com alma de dragão e com glória.»

    O Dr. Rui Moreira fez esse Domingo Desportivo, como se confirmou.

    Nº do profile de quem escreveu como Rui Moreira, em 03.10.08:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=1205797217807829541&isPopup=true

    Nº do profile de quem escreveu como Rui Moreira no último fim-de-semana:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=28334401&postID=3244025948475874886&isPopup=true

    A mesma conta do blogger foi usada para alguém fazer os comentários nas duas ocasiões.

    Podes verificar que aparece o mesmo nº de profile.

    Em 23.11.2007, o Dr. Rui Moreira escreveu uma posta no portistasdebancada como podes ver em:
    http://portistasdebancada.blogspot.com/2007_11_01_archive.html

    Se vires os comentários relativos a essa posta, verificas que aparece mais uma vez Rui Moreira com o profile nº:
    http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236
    Link dos comentários:
    https://www.blogger.com/comment.g?blogID=31355489&postID=1977813467457375842&isPopup=true

    Mais uma vez alguém usou a mesma conta do blogger como Rui Moreira.


    Uma coisa tenho a certeza. A cada conta do blogger é atribuído um número de profile que é único e exclusivo, a mesma conta foi usada nas três ocasiões e essa conta já existe, no mínimo, deste Novembro.
    Analisando os comentários, que verificámos, em Novembro de 2007, no portistasdebancada, de alguém que se intitulou como Rui Moreira com o mesmo nº de profile do blogger, podemos perguntar: Esse Rui Moreira também não era o verdadeiro?

    Qualquer pessoa pode criar uma conta blogger e colocar como nick Rui Moreira, mas o número de profile será sempre diferente de http://www.blogger.com/profile/12687546492712881236

    Podemos admitir que:
    - Ou este número de profile nunca foi do verdadeiro Rui Moreira e fomos sempre enganados, quer agora, quer em início de Outubro, quer em Novembro de 2007, por alguém que se fez passar por ele;
    - Ou este número de profile pertence ao verdadeiro Rui Moreira, mas alguém descobriu qual o e-mail e a password que lhe está associada e está a usar a sua conta sem o seu conhecimento;
    - Ou alguém está a mentir;

    Cada um que tire as suas conclusões.

    ResponderEliminar
  2. Para verem qual o nº de profile de cada nick, que corresponde a uma conta blogger, é só passar com o rato por cima do nick e verão o nº de profile respectivo em baixo.

    ResponderEliminar
  3. Torneio de Futebol de 5 na Afurada (Gaia), dia 17 de Novembro.

    Inscreve-te já com a tua equipa!

    Mais informações em www.youmatchit.net

    ResponderEliminar
  4. Relativamente a logo, mais do q discutir se joga Stepanov ou Pedro Emanuel ou até Lino, ou se joga Rodriguez em vez de Tarik é bem MAIS IMPORTANTE q quem jogue saiba respeitar e honrar os nomes dos HERÓIS q ganharam naquele campo em 87.

    Mlynarczyk, João Pinto, L.Pereira, Celso, Ed.Luís, André, Sousa, Magalhães, Gomes, Madjer, Futre...

    ResponderEliminar
  5. Uma correcção, o Sousa não jogou (jogou na final em Viena), quem jogou foi Quim. Depois sairam, já com o 1-2 a nosso favor no marcador, o Madjer e o Futre e entraram o Frasco e o Juary.

    22 de Abril de 1987...

    ResponderEliminar
  6. Caros Amigos de tantas outras lutas, este, tal como para o próximo domingo no WC XXI, por força de uma série de circunstâncias já mais que discutidades e afloradas, é o momento dos «verdadeiros»: ou estás, ou não estás... não há meio termo!

    Eu, claramento ESTOU... e por isso, ACREDITO que sim, ACREDITO não nos vão desiludir, ACREDITO que vai ser hoje e por fim, ACREDITO que vamos voltar a ser felizes!!

    Bambora pra cima deles... sem dó nem piedade!!!

    FCP, Sempre contigo!!!

    ResponderEliminar
  7. Hurakatai:

    Em primeiro lugar, uma ressalva... nada me move contra ti, ponto final, parágrafo. Só mesmo para evitar mal-entendidos.

    Quanto aos pontos que aqui acima deixaste, agradeço a tua «pesca submarina», mas já tinha chegado à mesma conclusão logo na manhã de domingo, quando dei conta do forróbodó que ia pela caixa de comentários do post do jogo com a Naval... o nr de perfil é o mesmo de sempre, ainda mesmo do tempo em que era um dos colaboradores do (enormissimo) blog Portistas de Bancada.

    Ontem, não ouvi nada pq sinceramente desde há muito que não perco 1 minuto que seja para ver o Trio D'Ataque porque aquele programa dá-me sono, entendes? E não, não tem mesmo nada a ver com os participantes, nem com ninguém em particular... é mesmo por causa do figurinho que não me cativa nem um pouco, só por isso!

    Agora, e acreditando que terão sido debitadas essas palavras no programa de ontem pelo Dr. Rui Moreira, a mim, não me aquece, nem arrefece e cada qual que as analise a seu gosto pessoal... quem quiser, come... quem não quiser, arruma pró lado.

    Eu, já arrumei pró lado...

    ps - quanto ao resto, reafirmo, nada me move contra ti, nem contra ninguém em particular, esperando que este ponto fique mais que esclarecido entre ambos... o discutir o FCP, a actualidade, a SAD, o treinador, o plantel, etc etc etc, tanto pode ser aqui, como nas AG's, no café, na esplanada, ou até mesmo a diferença de opiniões entre «iguais»... agora, não posso é permitir abacalhanços de parte de ninguém, seja ele quem seja, neste espaço que me é tão querido, quase mesmo com um 2º filho que não tenho... e quanto a isso meu caro, nem hablar, porque esta «casa», ainda tem dono, entendes? Se alguém pensa que esta «casa» é a da Joana, tire o cavalinho da chuva porque vai ficar lá fora... e a falar sozinho! Quando se acalmar, a porta que era de saída, volta a ser a porta de entrada e recebido sem qq tipo de ressentimentos ou ressabiamentos. Espero que entendas nas entrelinhas estas minhas palavras e acreditas na «verdade» delas. Vá, aKeLe aBrAçO para ti e que mais logo, Kiev seja nossa e mai'nada!!

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que pela primeira vez vou assistir impávida e serena a um jogo decisivo para o Futebol Clube do Porto.
    Também eu estou sempre com o FCP (faz parte de mim), agora quanto a equipa tecnica e jogadores não os revejo como "meus"... cansei de acreditar neles, não me parece que saibam o que vale aquele símbolo na camisola que vestem.
    Os jogadores para além das 2 horas e meia diárias (enfim...) de treino deviam ter aulas!!!
    Aulas para aprenderem a história do Clube que representam.

    Fico por aqui, porque o dia hoje é de festa para o Presidente deste blog e ele e todos nós merecemos esta vitória :)

    ResponderEliminar
  9. Blue,

    O objectivo da minha investigação serviu para provar que não fui eu quem escreveu sob o nome de Rui Moreira, porque isso foi insinuado pelo Paulo Pereira. A partir do momento que o Dr. Rui Moreira disse que alguém andou a usar o seu nome nos blogues, não era difícil de imaginar que seria dada razão ao Paulo Pereira em relação a mim.

    Escrevo sob o meu nome e já ando nisto há tempo suficiente como tu facilmente comprovas. Não preciso de escrever sob nome de ninguém. As minhas opiniões são as minhas opiniões. Não me interessa se não agradam a gregos ou troianos. Não vou alterá-las por causa disso. Quando sentir que me excedi relativamente a alguém, terei a hombridade de pedir desculpa, tal como, te peço desculpa agora relativamente aos meus excessos no fim-de-semana. Mas não irei dizer que não fui eu que escrevi. Tudo que apareceu escrito em meu nome fui eu que escrevi. Ponto final.

    ResponderEliminar
  10. Independentemente de quem jogar hoje o mais importante é mesmo ganhar nem que saja com um golo no ultimo minuto e ás 3 tabelas, continuo acreditar neste Porto.

    ResponderEliminar
  11. Blue,

    Se «o nr de perfil é o mesmo de sempre, ainda mesmo do tempo em que era um dos colaboradores do (enormissimo) blog Portistas de Bancada.»

    Sabes o que isso quer dizer, não sabes?

    ResponderEliminar
  12. Viva !

    Vamos então esperar até mais logo.

    E, depois, logo se verá.

    Espero poder ver o jogo !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  13. Antes de mais, Parabéns BlueBoy.

    Depois de alguma discussao e troca de ideias para o onze, com o cronista (lol), chegámos a conclusoes diferentes e com onzes diferentes, aqueles que axamos que podem vencer seja qual for o adversário que se segue. Num ponto concordamos, seja qual for o nosso onze, aqueles que entrarem com a bolinha branca e gomos com estrelas pretas na manga direita da camisola, devem sempre dar o seu melhor e ter presente que estão a representar um dos Grandes da Europa. (o grande FCP). posto isto o meu onze cá vai. Curiosamente é parecido com o que o Rui Moreira escalou ontem no Trio D'ataque, embora já o tivesse na mente antes dele o apresentar:

    Nuno ou Helton; Roalndo, Pedro Emanuel e Bruno Alves; Pelé, Meireles, T. Costa e Lucho; Tarik, Lisandro e Hulk.

    Outra coisa, se lucho não está bem, é preciso recordar que este ano compramos um tal de Guarin, que acabou por ir cedo po banco, por jogar numa posiçao que n é a sua, n podendo assim mostrar o seu real valor. É que se já temos poucas opçoes, não as limitem mais, ao menos joguem com o que têm, e não queimem os Milhoes que têm no banco.

    Hasta

    ResponderEliminar
  14. Jogue quem jogar não me importa nada só quero que tragam a vitoria.


    FORÇA PORTO

    Logo até os COMEMOS. !!!!!!



    Abraço

    ResponderEliminar
  15. "...se lucho não está bem..."

    Em tempos o FCP tinha treinadores de sucesso que afirmavam que com eles só jogava quem estivesse a 100%.
    Mas, infelizmente, com este treinador já aprendemos que isso não é bem assim.
    E assim acaba por não dar oportunidades a outros que trabalham na expectativa de aproveitarem os momentos menos bons dos habituais titulares.
    Que motivação poderá ter um quadro de 26 jogadores num cenário destes?
    Mas enfim... oxalá que estejamos todos enganados e que estejam à nossa espera duas grandes vitórias seguidas...

    ResponderEliminar
  16. Salários :)

    Lucho - 135.000 € (mensal) / 1.620.000 € (anual)

    Cebola - 135.000 € (mensal) / 1.620.000 € (anual)

    Lisandro - 85.000 € (mensal) / 1.020.000 € (anual)

    ResponderEliminar
  17. LIGA INTERCALAR

    FC Porto 2 Leixões 0

    Marcadores: Josué 42'
    Farías 44'

    ResponderEliminar
  18. Hurakatai,


    O que eu disse ontem no Trio d'Ataque :

    .................................
    Queria apenas dizer o seguinte:
    Têm aparecido na internet umas pessoas que resolvem brincar e entram em blogues quer do FC Porto quer do Benfica com o meu nome...Quando eu entro as pessoas sabem que sou eu que entro, e tiverem duvidas mandem um email para aqui e eu respondo. . Essas brincadeira, com palavrões que eu não uso, em blogues do FCPorto brincadeiras principalmente com palavrões que não uso, não são da minha autoria .
    --------------------
    fonte:http://tv1.rtp.pt/multimedia/index.php?tvprog=17798


    Repito: quando eu entro as pessoas sabem que sou eu quem entro. Como aqui.

    Repito: as brincadeiras são com utlização de palavrões, e esses posts não são meus.

    É claro que o que aqui postei (até ofereci uma boleia) só podia ser da minha autoria...

    Para que fique claro, só postei até hoje no Portistas de Bancada, neste vosso blogue e, há muito tempo, no Bicampeoes do Mundo. Não participo nem participei em outros blogues.
    Não chamo filho da p.. nem cabr... a ninguem.
    Nunca.

    OK?



    Entendido?

    ResponderEliminar
  19. Há pessoas que ainda vão na história da carochinha.
    Terá sido, arrependimento ou cobardia?
    Força F.C.Porto, que a história deste clube fez-se com homens de carácter e de coragem.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  20. dragao vila pouca disse: "... Há pessoas que ainda vão na história da carochinha. Terá sido, arrependimento ou cobardia? "

    Tanto ódio entre portistas!!!
    O melhor é estarmos todos de acordo com os actos de gestão da SAD para evitar apanhar com estas...
    Serão apenas diferentes modos de sentir o FCP ou existirão outros interesses por trás???

    ResponderEliminar
  21. O manuel vila pouca tem razão; o clube fez-se com gente de caracter e de coragem.
    com gente que não insulta, que não usa os nossos nomes em falso e que, como ele e eu, não se esconde atrás de pseudónimos para atacar os outros.
    por gente que não difama os outros, como aconteceu no blog do portal dos dragões, entretanto desaparecido por qualquer mistério insondável, em que se dedicaram a escrever textos em que eu era apelidado de Dr. Moreau, em que apareceram varios comentarios a propor que me "tirassem a tosse".


    espero é que, daqui a 45 minutos, tudo corra bem.

    ResponderEliminar
  22. participo com alguma frequência no portistas de bancada e dessa forma tenho reparado nas participações do rui moreira.
    seria uma enorme desilusão que se deixasse ir no insulto e no palavrão
    e pior ainda que andasse por blogues vermelhos :)

    Força Porto
    Helton, Tarik e Pedro no 11 ?

    ResponderEliminar
  23. Dr. Rui Moreira,

    A partir do momento, em que escreveu um comentário em que adoptou um discurso duro para com o Paulo Pereira, com expressões, tais como, pidesco, houve pessoas, inclusive o próprio Paulo Pereira, que não acreditaram que tivesse sido o senhor o autor de tal comentário.

    Ficou claro, agora, que foi você que escreveu tal comentário.

    A partir de agora, dado que já conhecemos o seu nº de profile, saberemos sempre que é o Dr. Rui Moreira, quando resolver escrever algo no blogue, a não ser que entre com outra conta do blogger.

    Para mim, está tudo esclarecido. Espero que tal tenha ficado também esclarecido para todos os outros participantes do blogue.

    ResponderEliminar
  24. PPPPPPPOOOOOOOOOORRRRRRRTTTTTTTTOOOOOOOOOOOOOO....e deixem-se de merdas.

    Todos a apoiar, em Alvalade.

    Até os comemos.

    ResponderEliminar
  25. Tasssssssssss!!!!...Ganhámos! "Apesar de você...Amanhã pode ser um novo dia"...É que parecia que as coisas não desatavam, saiu Sapu entrou outro qualquer e ganhámos!...Porque o principal é a garantia de defender bem, não se defende com pezinhos de lã, mas com valentia e querer. Um querer mesmo, feito de enorme vontade e não de sobranceria ou arrogância...E quando a bola tocou no poste do Helton eu exclamei apar toda a plateia: -Vamos Ganhar Carago!...Apesar dos erros do (des)treinador, do careca do árbitro e da pouca sorte, até à saída do Sapu!...Porque este Romeno é um razoável ala, mas um péssimo defesa. Será que só eu é que via isso?...Não acredito.
    Para além disso hoje foi um dia muito bom, ganhou o Porto, venceu Obama e a Esperança voltou a surgir no meu coração!...

    ResponderEliminar
  26. Agora convém que no próximo fim-de-semana o Prof não reinvente a "destreinação"...Aquela defesa tem que ser aprimorada até ao limite e vamos ganhar novamente, contra leves ou pesadinhos!...

    ResponderEliminar
  27. O Porto foi feito por homens de caracter, corajosos que não perderam as suas qualidades por obra e graça de qualquer engravatado bem falante. Estes jogadores podem não ter feito um jogo de encher o olho, mas foram valentes, determinados e corajosos. Este é o meu Porto e eu só tenho um clube. Quanto ao Dr. Rui Moreira também sou dos que não gosto da sua participação no programa. A subserviência ao apresentador e ao realizador, fazem-me mais comichão que o prof. Jesualdo. Mas de vez em quandi distrai-se e lá diz que os senhores de Lisboa atacam o clube para atacar toda a região. É pena que não o diga sempre e que ajude a desmontar a monstruosidade pidesca, fascista, que há anos andam a tramar.

    ResponderEliminar