17 novembro, 2008

De volta à normalidade

Depois de uma má fase em que o FC Porto perdeu vários jogos, em diversas competições, com exibições muito pobres e nada condizentes com o real valor deste plantel, os últimos jogos do Tricampeão Nacional (um pequeno pormenor de que muitos se esquecem!) mostraram que a equipa a pouco e pouco recupera os índices físicos, psíquicos e também técnicos.

O jogo de ontem com o Vitória (o “parceiro” de ordinarice do clube lá de baixo) agradou-me muito. O FC Porto dominou o jogo do inicio ao fim, criando inúmeras ocasiões de golo e impedindo que o Vitoria criasse uma única oportunidade de golo. Gostei especialmente de alguns jogadores que parecem voltar ao seu normal, isto é, grande qualidade, muita dedicação ao jogo, e entrega do inicio ao fim. Permitam-me algumas menções individuais, com o inerente de risco de me poder esquecer de um ou outro jogador, já que ontem foram todos uns “bravos dragões”:

- Lisandro Lopez é um fantástico jogador… Corre, luta, marca, defende… enfim, um verdadeiro jogador à Porto. Para a comunicação social, nos clubes lá de baixo, qualquer “Maria Amélia” é louvada ao expoente máximo, por qualquer finta ou passe que faça. No FC Porto, um jogador por mais qualidade que demonstre demora sempre muito mais tempo a ser louvado por esta mesma comunicação social… enfim, é a velha história dos títulos da “Bola”: “Aimar aprendeu a rabona”… ”Aimar telefonou ao pai”… ”Suazo comeu feijoada”… ”Nuno Gomes foi ao cabeleireiro”… enfim, é a linha editorial dos nossos jornais desportivos.

- Fucile é, de facto, o melhor lateral do FC Porto… à direita ou à esquerda é aquele que oferece mais garantias de qualidade nas faixas laterais. O seu regresso, coincidente até com um bom jogo de Sapunaru, vem tranquilizar o sector defensivo, uma vez que a dupla Rolando/Bruno Alves entende-se cada vez melhor.

- Lucho está paulatinamente a subir de forma… ainda longe do normal mas a caminhar a passos largos para a melhor forma. Precisamos de um Lucho ao seu melhor nível.

É caso para dizer que depois deste jogo não temos os melhores jogadores do mundo, tal como depois daquela série de derrotas não tínhamos os piores jogadores do mundo. É preciso um meio-termo nestas coisas. Se calhar aqueles que pensavam que este FC Porto era o pior dos últimos anos mudaram alguma coisa no seu pensamento… e ainda bem!

11 comentários:

  1. Foi a melhor exibição da época. Espero q o rumo q se procurava e q se encontrou não seja abandonado.

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal. Foi a melhor exibição desta época, ke continue assim, já demorava.Ke gozo me dá nestas alturas morar em Guimarães, e ver a cara destas bestas. Por acaso nenhum defesa central do Guimarães, escorregou na altura dos remates do Porto. Porke será? Eles até jogaram mais do ke sabem, então o Geromel fez a exibição da vida dele. Ke tristes figuras. Akela do hino da Champions no final foi demais. Akela de convidar pró camarote Presidencial o Presidente do Braga foi demais. Kuanto os jornas bostistas e baixa calças ke continuem na senda como até aki. Nós ganhámos e eles passam mal a noite. Aliás já nem ligo a esses f.d.p. .Saudações des PORTISTAS..

    ResponderEliminar
  3. Já em tempos, aqui foi dito que se é verdade que não temos a melhor equipa ou jogadores do mundo, tb não deixava de ser verdade que nem era a pior, nem os piores dos últimos anos, como muitos já apregoavam nas noites dos «facas longas».

    Sente-se, cheira-se, que lentamente, iremos encarrilar e os automatismos vão aparecer... e os momentos de glória voltarão a fazer parte do nosso dia-a-dia.

    Na imprensa, nada de novo... senão, o mesmo de sempre. E ainda bem, digo eu!

    ResponderEliminar
  4. Meus caros,

    O Porto fez uma primeira parte agradável com alguma velocidade e muitas oportunidades falhadas. Rodriguez entrou bem, passou sempre pelo defesa lateral como manteiga mas falhou muito no último passe. Gosto da sua forma de encarar o jogo sempre com muita garra e foi muito importante no desgaste do adversário. A defesa está mais consistente mas Fernando ainda precisa de melhorar o seu posicionamento à frente da defesa. Também é preciso ver que só tem 21 anos.

    Lucho continua muito fraquinho e no sábado perdeu muitas bolas. É muito triste ver "El Comandante" tão fraquinho.

    O prof Pardal voltou a inventar ao intervalo com a saída de Tarik (não estava a ser brilhante mas era importante) e a entrada de Farías e fez com que a equipa se baralhasse e só Lisandro parecia saber o que queria.

    Valeu mais uma vez a qualidade e vontade de Lisandro e Bruno Alves para resolver um problema que pareceu difícil mais por demérito do Porto do que por qualidade do Vitória que diga-se, não fez um remate com perigo em todo o jogo. Aliás, a jogar assim, para o ano estão de volta à segunda.

    Não entendo que com alguns jogadores em dificuldades físicas (Meireles, Rodriguez, Lucho) não tenha sequer efectuado a terceira substituição. Mas é o treinador que temos (fraquinho) e que nos vai guiar ao tetra.

    Uma palavra para os adeptos que acreditaram sempre mesmo perante muitas oportunidades falhadas.

    Por fim, e apesar de ter sido uma boa vitória, é bom não esquecer que foi contra uma equipa muito fraca e mesmo assim os nossos jogadores tiveram dezenas de passes errados.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  5. Blue Boy disse: "Na imprensa, nada de novo... senão, o mesmo de sempre. E ainda bem, digo eu!..."

    Não concordo!! E se me permite passo a transcrever o que acabo de ler na "borla on line".
    Claro que fico à espera (sentado ???) para ver esta noticia nas aberturas dos telejornais de logo e também as 1a. páginas dos "correios das amanhas"":

    Crimes vários e incitação à violência motivam detenções nos «No Name Boys»

    Suspeitas de associação criminosa, posse e tráfico de armas de fogo, tráfico de estupefacientes, roubo, incêndio, explosões e incitação de outros elementos da claque à prática de acções violentas motivaram a detenção, no domingo, de duas mulheres e 28 homens membros dos «No Name Boys», explicou esta segunda-feira, em comunicado, a Polícia de Segurança Pública (PSP).

    ASF

    A PSP concluiu, ontem, a denominada operação «Fair Play» - cujas diligências tiveram início há cerca de um ano –, culminando as investigações com a detenção de 30 membros da claque «No Name Boys» e apreensão de 11,5 quilos de haxixe, 115 gramas de cocaína, 70 gramas de ecstasy e 187 gramas de liamba, três armas, munições de vários calibres, quatro soqueiras, cinco embalagens de gás de defesa (spray), três bestas, três armas eléctricas, quatro bastões extensíveis, seis tacos de basebol, nove tochas, cinco potes de fumo e um very-light. Foram também apreendidas seis viaturas e cerca de 15.300 euros em dinheiro.

    Em comunicado, a PSP informa que «o grupo de suspeitos, além da prática de crimes, tem incitado os elementos da claque à prática de acções violentas contra adeptos de outras claques, Agentes de Autoridade e elementos da Segurança Privada - Assistentes de Recintos Desportivos, bem como a introdução nos estádios de material pirotécnico». O tráfico de estupefacientes servia «como forma de financiamento da claque».

    Incidentes na chegada ao DIAP

    A chegada de 12 dos 30 detidos às instalações do Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa (DIAP), ao início da tarde, ficou marcada por incidentes motivados pela presença de outros elementos alegadamente afectos à claque «No Name Boys», que provocaram desacatos com alguns empurrões e o arremesso de garrafas.

    Durante a manhã, foram ouvidos quatro indivíduos por um procurador do DIAP, sendo que um deles foi depois transportado por uma carrinha celular, desconhecendo-se a razão. Os restantes três homens saíram do DIAP sem escolta policial, cobrindo a cabeça e sem prestarem declarações aos jornalistas.

    ResponderEliminar
  6. Se fosse com os nossos, abriam os noticiários...

    ResponderEliminar
  7. Hulk Onze Milhas:

    Repito que na imprensa é sempre o mesmo de sempre... aliás, basta olhar para a transcrição do que aqui nos deixaste.

    Se fossem os SD ou o COLECTIVO, era noticia de 1ª hora, talvez até em edição extra fora da programação diárias das tv's... mas como são os NENUCOS, tasse bem... ficam assim meio lá pró fim dos telejornais, nas capas dos jornais, em reduzido plano de destaque ou até sem qq destaque e no CM, nem chú, nem mú.

    Por isso digo e repito... é sempre o mesmo de sempre... depende tão só das tonalidades.

    ResponderEliminar
  8. Gostava de chamar atenção para a exibição do Ibson no jogo de ontem, que vi em parte, e onde ele jogou a "10", distribuiu, criou jogo e ainda marcou TRÊS golos... e que golos!

    Para quem tiver dúvidas:

    http://www.tvgolo.com/futebol.php?subaction=showfull&id=1226914975&archive=&start_from

    Enquanto isso Lucho arrasta-se penosamente pelos campos, supostamente por ser insubstituivel... ah, e só agora vão recomeçar as idas a seleção!

    ResponderEliminar
  9. Que o Ibson prometia e foi dispensado sabe-se lá bem porquê é verdade*... mas convenhamos que o Lucho é superior, bem superior :)

    * infelizmente, não é caso unico

    ResponderEliminar
  10. "É caso para dizer que depois deste jogo não temos os melhores jogadores do mundo, tal como depois daquela série de derrotas não tínhamos os piores jogadores do mundo"


    100% de acordo !

    Abraço

    ResponderEliminar
  11. Acho que o regresso do Fucile deu mais segurança à defesa. É o melhor lateral e como já disse um jogador "à Porto ", raçudo e que sua a camisola.
    Lixa mesmo se não atinou totalmente com o golo é fantástico e tem crédito para falhar pois continua a ser decisivo.
    Quanto ao Ibson, também acho que na hora de ir às compras nada mais fácil e barato que o fazer regressar.
    Espera-se agora que este elan conseguido pela equipa em hora difícil, perdendo 3 vezes mas respondendo 3 vezes de forma certeira a compromissos difíceis, dê alento para andar em frente e melhorarmos. Só pode.

    ResponderEliminar