06 novembro, 2008

Valentes, determinados e corajosos!

assistência: --- espectadores.

árbitros: Konrad Plautz (Áustria), Bernhard Zauner e Raimond Buch; Thomas Steiner.

Dynamo Kyiv: Bogush; Betão, Diakhate, Mikhalik e Nesmachniy «cap.»; Eremenko, Vukojevic, Ghioane e El Kaddouri; Aliyev e Milevskiy.
Substituições: Ghioane por Bangoura (60m).
Não utilizados: Shovkovskiy, Sabljic, Shatskikh, Cernat, Romanchuk e Zozulya.
Treinador: Yuri Semin.

FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Lucho González e Raul Meireles; Sektioui, Lisandro Lopez e Rodríguez.
Substituições: Sektioui e Hulk (46m), Sapunaru por Pele (68m) e Pedro Emanuel por Lino (78m).
Não utilizados: Nuno, Stepanov, Mariano Gonzalez e Tomás Costa.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Cartão amarelo a El Kaddouri (31m), Pedro Emanuel (57m), Hulk (58m), Rodriguez (84m) e Lucho González (87 e 90m).

golos: Milevskiy (21m), Rolando (68m) e Lucho González (90m).


Em dia de aniversário cá do «je», que melhor prenda poderia esperar do que uma (b)itória do FC Porto em terras gélidas da Ucrânia, num jogo que era catalogado de crucial para as nossas cores, pelos motivos já mais que conhecidos e discutidos nas últimas semanas, umas vezes de forma bastante cordial e sensata, noutras, com muita emotividade à flor da pele, ao bom estilo, “mais com o coração do que com a razão”?

Admito que eu próprio, ainda antes do jogo se iniciar pelas 19:45, há muito que já não me lembrava de aguardar tão tranquilamente que os ponteiros do relógio atingissem o princípio de uma daquelas noites com carimbo da Liga dos Campeões. Estava demasiado «calmo» para o meu gosto… seria um prenúncio de «sobremesa» indigesta? Bem, havia que aguardar para o saber mais tarde.

O FC Porto partia para este jogo com vários objectivos em mente: rectificar a derrota de há 15 dias atrás em pleno Dragão, com o mesmo adversário, e com isso, relançar a candidatura aos oitavos-de-final, mas tão ou mais importante, procurar afugentar os «maus-espiritos» dos resultados e futebol jogado num passado muito recente. Tornava-se imperativo injectar oxigénio no balão, caso contrário, a «crise» iria agudizar-se e provavelmente, atingir proporções inimagináveis até há bem pouco tempo atrás.

O Prof. Jesualdo Ferreira, muito acossado negativamente pelo «tribunal» azul-e-branco, voltava a fazer mexidas no onze em relação à última partida jogada na Figueira da Foz, para a liga Sagres, com 3 mudanças no onze. Hélton regressava ao seu posto na baliza, Pedro Emanuel há muito ausente dos relvados, ocupava a defensiva esquerda e Tarik Sektioui tomava a vaga deixada pelo desta vez ausente, Tomás Costa.

Talvez com alguma surpresa à mistura, foi o FC Porto a entrar melhor no jogo, procurando desde o primeiro minuto, tomar as rédeas do controlo da partida; afinal, era preciso conquistar os 3 pontos em disputa. Fruto dessa pressão e domínio inicial, Raúl Meireles desfere um forte remate que leva a bola a embater com estrondo no poste da baliza defendida por Bogush… (mais uma vez) não entrou, elevando a conta desta época para 10 tiros certeiros nos postes das balizas adversárias.

Sempre com o domínio de jogo, o FC Porto ia conseguindo empurrar os ucranianos para a sua defensiva, até que, numa jogada que não parecia levar de todo qualquer perigo à baliza defendida por Hélton, na primeira vez que encontraram espaço para rematar, Milevsky inaugura o marcador aos 21 minutos, fazendo o 1-0 para os da casa.

Nesse momento, senti o céu a desabar por cima de mim, pensando já que a noite ia ser longa, muito longa, demasiado longa. Não interessa como, quando, nem porquê, mas c’um raio, nos últimos jogos, somos nós com uma embirração doentia pelos postes e são os outros que cada vez que rematam à nossa baliza, marcam golos? Será só azar? aselhice? coisas do além? Sei lá… dassseee!!!

Este golo, teve o condão de provocar nos nossos jogadores, uma natural perca de discernimento, calma e qualidade no futebol praticado. Por esta altura, a realização ia mostrando um Prof. Jesualdo Ferreira sentado no banco, preocupado, muito preocupado com o desenrolar dos acontecimentos, até que chegou o intervalo.

Faltavam 45 minutos para ir em busca de um destino mais colorido, alegre e totalmente satisfatória para as nossas pretensões. Hulk rendeu entretanto Tarik Sektioui, tendo trazido ao jogo, uma maior dinâmica à frente de ataque do FC Porto, ainda que por vezes (muitas vezes!), com um jeito de jogar que chegava a mostrar-se irritante… e enquanto isso, lá me vinham à cabeça todos os impropérios possíveis e imaginários.

Mesmo assim, oportunidades de golo, nem vê-las, mesmo com um claro domínio do jogo, mas sempre com uns ucranianos atentos ao contra-ataque. Pelé entre para o lugar de Sapunaru, obrigando com esta mexida a que Fernando derivasse para o lado direito da defensiva, tendo até conseguido atingir uma boa performance naquela posição ainda mais recuada (a rever!).

A pressão ia-se intensificando pela baliza à guarda de Bogush, até que na sequência de um livre na direita executado por Raúl Meireles para o interior da área, surge Rolando nas alturas a fuzilar autenticamente a baliza adversária, empatando o jogo a uma bola. Estavam decorridos 68 minutos de jogo, faltando ainda muito para o seu término.

O cenário por esta altura, estava melhor, muito melhor, mas não ainda satisfatório. Havia que continuar em busca da vitória e consequente conquista dos 3 pontos em disputa. Se o assim devia ser, assim continuou. O pendor mais ofensivo da partida continuava a pertencer aos azuis-e-brancos.

Quando o jogo já se aproximava dos minutos finais, desta vez (já merecíamos, ora que carago!), tivemos os deuses da fortuna a nosso favor, quando em novo remate por parte dos ucranianos, a bola embate no poste esquerdo da baliza de Hélton e perde-se a jogada. Poderia ter sido ali o fim, a «morte do artista», mas c’um carago, também já era altura de termos o «santo protector» a nosso favor, ou não?

Até que a minha prenda de aniversário, estava guardada para o minuto final, já no último minuto dos descontos, com Lisandro a fugir pela direita do ataque e em esforço, com um adversário a marcar em cima, consegue cruzar a bola para o interior da área, onde aparece Lucho Gonzalez (El Comandante) a desviá-la para o fundo da baliza defendida por Bogush.

Foi o delírio, foi o êxtase, foi uma coisa qualquer como há muito não sentia, sei lá o que mais foi… sei apenas que naquele momento, soltei cá para fora toda aquela raiva por todas as injustiças e calúnias com que o meu (nosso) FC Porto tem sofrido nas últimas semanas… esta noite, era de glória e porque não até, de muitos enterrarem definitivamente os «machados de guerra», mas nunca, jamais perdendo o sentido crítico das coisas.

Lucho Gonzalez, acaba expulso na sequência dos festejos, depois de ter tirado a camisola, vendo com isso o 2º amarelo. Não havia mais tempo para nada, senão aguardar que os últimos segundos (que pareciam imensos) passassem e com isso arrecadar os 3 pontos em disputa.

Acabado o jogo, e descomprimido de todas as emoções associadas ao momento, dizer apenas que estamos novamente na luta… pelo 1º lugar! Quem diria?! Na frente, continua o Arsenal com 8 pontos, seguido pelo FC Porto com 6 pontos, Dínamo de Kiev com 5 pontos e os turcos do Fenerbahçe com 2 pontos apenas.

Dia 25 de Novembro, voltaremos às emoções da Liga dos Campeões na Turquia, quando defrontarmos o Fenerbahçe para a 5ª jornada da fase de grupos. Até lá, é tempo de ir domar «gatinhos» ao WC XXI já no próximo domingo para a Taça de Portugal, onde, com a minha habitual fé e crença num clube e (com) adeptos “the best”, voltarei a marcar presença naquelas bancadas na vã e secreta esperança de (continuar a) ser feliz, muito feliz!

66 comentários:

  1. já tão a levar um... lol

    ResponderEliminar
  2. f**a-**!!!!!

    Caramba. Mais uma ao poste. E pronto, logo de seguida o golo deles...

    Deja-vu!

    ResponderEliminar
  3. Já começa a ser desesperante....

    ResponderEliminar
  4. Nem vejo a segunda parte... Já conheço a história...

    ResponderEliminar
  5. É muito azar, até parece bruxedo.
    Se repararmos, 10 ou 11 bolas ao posto tendo entrado era apenas 1 derrota com o Arsenal... Assim, até parece bruxedo.
    Apesar disso, esta equipa é um desastre. E o treinador, que terá escolhido os jogadores, é reponsável primeiro. Por isso, só há uma saída: RUA e JÁ!!!!!!!

    ResponderEliminar
  6. GOOOOOOOOOOOOOOLOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!

    Ah grande Rolando. Essa foi de raiva!!!

    1ª prenda pro Blue. Venha de lá a próxima.

    ResponderEliminar
  7. GOOOOOOOLOOOOOOOOO

    Afinal sempre GANHAMOS foi sofrido mas ganhamos
    FORÇA PORTO


    abraço

    ResponderEliminar
  8. Já era tempo de ter sorte.
    No entanto, de bestiais a bestas... agora de bestas a bestiais?????????
    ( não vi o jogo,nem ouvi o relato, segui no Mais futebol )
    Blue, nada melhor que uma prenda destas.
    Abraço.
    ( E haja serenidade )

    ResponderEliminar
  9. Blue,

    Prenda bem na hora certa, carago!:)

    Berrei. Loucamente e sujeito a sanção, cá em casa, com os petizes já a dormir. Mas foi um grito libertador. Sofrimento extravasado. Depois de 3 derrotas, uma exibição de garra. Com sorte à mistura, é certo, mas provando que estamos vivos.

    Para já, o mais importante. Vencer. Com bolas no ferro, golos em alturas cirúrgicas, provando que até os Deuses da Sorte começam a olhar para nós de outra forma...

    Importante vitória, que permitirá retirar alguma pressão à equipa, aumentando os indíces de confiança.

    Naquele final de doidos, com o jogo totalmente partido, a redenção dos argentinos. Carago, estou feliz.

    ResponderEliminar
  10. Dois factores negativos:

    - o empate turco em Londres. Pode complicar as contas finais, sabendo que ainda temos que nos deslocar ao reduto do Fenerbahce;

    - o vermelho a Lucho. Depois de alguns amarelos, durante a partida, por protestos, compreensíveis face ao estado mental da equipa, mas que deveriam ter sido refreados, a expulsão de El Comandante é um balde de água fria.

    ResponderEliminar
  11. vitória sensacional!!!

    custou mas valeu a pena. grande Porto. Fantástica vitória...

    finalmente ganhamos um jogo. este mês vai mostrar qual a verdadeira raça do dragão. Sbortemg, aqui vamos nós!

    Ps: parabéns, Blue Boy

    ResponderEliminar
  12. Um dos grandes momentos da noite foi a forma incrédula como os tipos da SportTV viveram o golo do Lucho.

    Caramba, aquilo parecia um funeral. Ao contrário, aqui em casa ainda vou ter problemas com o condomínio:) Muita berrei eu.

    Há que aproveitar. Nunca se sabe o que vem aí, depois disto:)

    ResponderEliminar
  13. O carácter dos Homens vê-se nos momentos de crise. Na festa é só pessoal porreiro…

    ResponderEliminar
  14. Viva !

    Mais uma vitória mais uma alegria !

    Observação : Porque é que o Porto não joga com o seu equipamento habitual ?

    Vitória justa e merecida.

    O golo do Kiev aparece como uma falha da defesa central. Não é possível autorizar um remate frontal nos 25 metros. Penso que o Helton se podia ter esticado mais.Mas a imagem não é realidade. Mas fez uma grande defesa (outra)e teve um lançar de bola primoroso que proporciona um excelente contra-ataque.

    Gostei da equipa.

    Para mim todos estiveram bem. Não compreendo é bem a bolimia de Cristian Rodriguez. Ele batalha, esforça-se... mas não sai nada.

    A entrada de Hulk, quanto a mim, mudou o rumo do jogo. Agora, penso, que tem que começar a aprender a se controlar. E não andar, por vezes, a mergulhar !

    Bem Fernando !

    Gostei também do Tarik. É ao que leva a reputação. Três em cima deixando, logo, espaços.

    Mas acho que todos os jogadores se esforçaram .

    As bolas nos postes ? Começa a ser algo curioso visto o número ( acho que já vão em dez ou onze, salvo erro).

    O segundo golo do Porto é um golo de escola. O perfeito exemplo do que é um contra-ataque.

    Só vi o jogo por imagens : Vi movimentações muito bonitas. Meireles a aparecer no centro do ataque. O que baralhou o meio campo do Kiev. Outras menos boas : três jogadores do Porto em redor da bola, impedindo aberturas.

    Não entendi bem o gesto do Lucho. Ele não sabe contar os cartões ? Porquê despir a camisola ?

    Estou bem contente.

    Contrariarmente a Paulo Pereira, penso que o resultado do Fener nos é favorável porque ganharemos na Turquia e contra o Arsenal.

    Agora, é pensar no campeonato. A Taça de Portugal, pelos vistos, já não serve para nada. E infelizmente. Espero não ter chocado.

    Acho que se encontrou a base de um onze !

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  15. Finalmente um vitoria e mais que mercida, carago... agora que venha o proximo que a factura ainda não esta paga.


    Força Porto

    ResponderEliminar
  16. Tasssssssssss!!!!...Ganhámos! "Apesar de você...Amanhã pode ser um novo dia"...É que parecia que as coisas não desatavam, saiu Sapu entrou outro qualquer e ganhámos!...Porque o principal é a garantia de defender bem, não se defende com pezinhos de lã, mas com valentia e querer. Um querer mesmo, feito de enorme vontade e não de sobranceria ou arrogância...E quando a bola tocou no poste do Helton eu exclamei para toda a plateia: -Vamos Ganhar Carago!...Apesar dos erros do (des)treinador, do apito do careca do árbitro e da pouca sorte, até à saída do Sapu!...Porque este Romeno é ou poderá ser um razoável ala, mas é garantidamente um péssimo defesa. Será que só eu é que via isso?...Não acredito.
    Para além disso hoje foi um dia muito bom por várias razões, ganhou o Porto, venceu Obama e a Esperança voltou a surgir em pleno no meu coração!..

    ResponderEliminar
  17. Meireles,

    Não me digas k és democrata americano?:)

    Mas, já que falaste no Obama, o nosso slogan hoje passou a ser o mesmo: YES, WE CAN!

    ResponderEliminar
  18. dESTACO, NO MEIO DA EUFORIA, AS SÁBIAS PALAVRAS DO eSTILHAÇO.

    Não somos os melhores do Mundo, hoje, mas também não eramos os piores do Universo, quando perdemos com a Naval.

    Sem embandeirar em arco, mantendo a serenidade, pode ser que este seja o ponto de viragem na temporada, o reforço anímico de que a equipa estava necessitada.

    Jesualdo ganhou um importante balão de oxigénio, conseguindo manter-se ligado à máquina mais uns dias.

    Vendo o Porto como um paciente, o relatório diria que o doente apresentou algumas melhoras. E hoje, finalmente, até a sorte ajudou.


    Hulk foi importantíssimo, parece-me, provando que, apesar de algumas lacunas de base, tem um potencial fantástico.

    Resta esperar por nova dose extra de atitude, para Domingo, noutro confronto decisivo. Seria crucial a vítória, mantendo a equipa viva em todas as frentes...

    Pela enésima vez, nova troca de lateral esquerdo. Benitez estará definitivamente out, Lino só será utilizado em caso extremo e Fucile continua a contas com as arreliadoras lesões...

    O Porto terá, e isso é obvio, que ir ao mercado. Forçosamente.

    Vou para a caminha, mas vou satisfeito:)

    Pareço os putos que aprendem a andar. Caramba, a sensação de vitória é inebriante. Como se fosse a primeira vez. E já andava esquecido de como era...

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Acabando de ler os últimos comentários.

    Sim foi um dia que começou bem ( a vitória de Obama ) e acabou bem ( a vitória do Porto.

    MeirelesPortuense :

    Desculpe a curiosidade : Quando escreve " E a esperança voltou a surgir no meu coração", está a fazer um palimpseste do poema "Barco Negro" de David Mourão-Ferreira ?

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. Como diz o Paulo Pereira:
    «Mas foi um grito libertador».

    Sem dúvida, amigo. Já merecíamos um momento destes!

    Blue está feliz, claro!

    Viva o Porto!

    Mas... não se apague o passado, aquela ala esquerda não tem ponta por onde se lhe pegue e o pedro emanuel não tem pernas para ser lateral... Em Janeiro mais um defesa esquerdo sff... Há mt por fazer...mas a esperança num futuro feliz aumentou, isso sem dúvida.

    O comentador da sporttv deve ser um fdp mouro frustrado. Embrulha!

    ResponderEliminar
  21. A passar por aqui de novo, noto poucos comentários. Onde andam aqueles que ( e muito bem ) comentam nas derrotas???
    Meireles, um abraço, também acho que se pode ter aberto uma nova esperança com a vitória do Obama. Martin Luther King deve hoje estar feliz...
    ( e eu não sou própriamente um fan dos americanos ).

    ResponderEliminar
  22. Tambem eu ao contrario de ti P.Pereira acho k o melhor que nos podia aocntecer para la da vitoria no nosso jogo era o fener..pontuar no emirates..so assim torna o jogo arsenal&dynamo apetecivel e decisivo pra os gunners..com 8 pontos os londrinos nao estao a salvo de poderem ficar de fora...Ao porto este resultado conjugado com uma nao derrota na turquia e uma vitoria arsenalista como lhe é seu dever, atira a decisao da passagem para o palco do Dragao podendo ai e novamente com o arsenal a cobro de ficar pelo caminho fruto dos 11pontos k devera ter ao FC Porto ate o empate lhe podera chegar...as contas sao faceis...mas existem mtos cenarios..Agora é viver o momento e capitalizar a injecçao de moral que a vitoria que veio do gelo nos dá...
    Espera-se que esteja estagnada a espiral derrotista que nos assolava e fico especialmente feliz por apesr de nao ter acertado nos nomes todos do onze ...ter perspectivado em sintonia, um central a fechar a esquerda e tarik a ser uma pedra influente nas manobras nas alas...Esta longe o futebol ser de 1ª linha..mas afinal este Porto ainda nao perdeu todos as seus atributos, ainda corre nas veias do Dragão o sangue de Campeão.

    obs: esta vitória é por certo um grande presente para o pres. daki do blog...seria pedir muito que domingo nos oferecem-se como prenda pra o Lucho outro dos habitue ca do burgo a passagem a eliminatoria seguinte da taça...

    ResponderEliminar
  23. Hoje, para além de tudo, ja vi alguma raça. o 2º golo sem duvida que foi o despontar de muitas emoçoes, vejam a forma efusiva comos os nossos jogadores sentiram o momento. isto sim, já é algum Porto!

    Bem sei que jesulado é burro, mas foi perceptível, um modelo de jogo a adoptar, o 3 4 3, mas com pele e n fernando, e que hulk tem k ser titular mas nao sozinho com lisandro, ou em 4 3 3 ou 3 4 3. Haja esperança. _Mais uma vez digo, nao queimem, os ainda poucos milhoes que temos nos banco.


    hasta

    ResponderEliminar
  24. LOL!

    Alguém viu por aí o Hurakatai? Ahahahah! Caraças... deve estar a guardar a ladaínha para melhor oportunidade! E o "pseudo" Rui Moreira?! eheheh!

    Por falar nisso, uma crítica aos ilustres comentadores:
    Não é por um palerma qualquer se lembrar de vir para aqui assinar "rui moreira" que ganha automáticamente o epíteto de Sr. Doutor! Porra! tenham juízo carago! Respeitem as pessoas, mas deixem-se de bajulices bacocas! Sr. Dr.?! Tá bem tá!

    ... e não, não sou adepto do FCP.

    ResponderEliminar
  25. Hoje deu um gozo muito grande a vitória até pelo forma disparatada como os comentadores falaram da qualificação dos lagartos para os oitavos. Mostra a diferença entre o Porto e o Sportem: para nós,o mínimo é passar aos oitavos; para eles é um feito histórico. Haja paciência para comentários tão bacocos.

    Desta vez a sorte que nos faltou noutros jogos apareceu na parte final e ganhámos. Aliás, a equipa do Kiev é claramente inferior ao Porto e só foi pena não termos marcado na bola ao poste pois aí poderíamos ter feito um jogo mais interessante

    Apesar da vitória, e espero por outra vitória no domingo, o jogo mostrou mais uma quantidade enorme de dispartes quer de Jesualdo quer dos jogadores. Começando com a colocação de P.Emanuel à esquerda e deixando Rolando no meio sempre a apanhar bonés como foi o caso do golo do Kiev. Ainda assim, o golo que marcou atenua os seus muitos falhanços. Lucho foi confrangedor durante todo o jogo e aparece como salvador com o golo marcado. Mas tirar a camisola é imperdoável depois de também se ter excedido nos protestos.

    Pelé e Fernando ainda estão muito verdes para serem trincos e isso nota-se muito.

    Rodriguez, sempre totalmente só luta muito mas produz pouco e Hulk, apesar da sua fogosidade passa a vida a atirar-se para o chão e ainda por cima sem o mínimo de dúvida.

    Para mim há 2 jogadores nesta equipa que eu acho que são os únicos a manterem a chama do passado. Bruno Alves e Lisandro Lopez. Eles correm mais do que os colegas, eles vão à direita, à esquerda, ao meio só que, na altura certa falham a posição deles.

    Uma palavra para Helton: 1 boa defesa e não comprometeu apesar de 1 ou outra hesitação.


    Jorge Aragão:
    A vitória soube lindamente mas é bom manter as ideias no lugar porque o Porto hoje mostrou-se na mesma muito longe do que deve fazer. A calma com que se aprecia os jogos tem ser nas derrotas mas também nas vitórias.

    Para mim, Jesualdo, depois do jogo como os lagartos, fazia as trouxinhas e ia para casa calçar as pantufas e ver o canal Memória.

    Não sei ganhamos no domingo ou não mas o que eu vejo no treinador é um homem completamente baralhado e sem saber o que fazer. Uma das coisas que é um sintoma do nervosismo dele é que voltou a fumar no banco.


    No entanto,

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  26. Meus caros amigos, também não sou fã dos States -nem Democrata ou Republicano-, mas para o bem e para o mal eles são nucleares na Ordem Mundial e esta eleição esteve muito perto do que senti com Kennedy...Não chegou lá, mas esteve muito perto. Os rostos dos apoiantes de Obama diziam isso mesmo, aquelas lágrimas...Estive até ao fim...Porto Maravilha, não conheço esse poema. Pelo menos não tenho consciência dele, mas tudo o que anda no ar pode ser captado e eu sou também uma caixa de ressonância.
    Espero que esta vaga de Esperança se mantenha porque é necessário criar esperança no Futuro, senão não se pode andar em frente com alegria e confiança!...Ele(?) sabe bem o que a sua eleição representa. Que seja simplesmente aquilo que diz ser: Honesto!

    ResponderEliminar
  27. Meireles posso dizer-te que ver isto aqui ao vivo e a cores é verdadeiramente impressionante.

    Quando se promete, tendo meios para cumprir a promessa, o discurso torna-se quase magico, tal é a capacidade de mobilizaçao.

    Falaremos mais sobre isso.

    Por agora, saboreio esta vitoria do suor e da abnegaçao. Como sempre orgulhoso dos meus jogadores, ainda que sem confiança no trabalho confuso destes primeiros 4 meses.

    ResponderEliminar
  28. Deixem o homem fumar, é melhor fumar e ganharmos do que andar a cheirar a nicotina dos dedos e perdermos, quanto ao vermelho do Lucho só me lixou a pontuação na champions league fantasy, pus-lo a capitão, quanto ao Fenerbache, é melhor termos o Lucho em casa frente ao arsenal e limpo para os 8avos(penso eu de quê) do que perdê-lo na turquia, e assim só pode pensar no Sporting e na liga até Dezembro, e agora, Hurukatai? não comentas?
    Para aqueles anónimos que não acreditaram e não tiveram a coragem de ver o jogo até ao fim, aonde é que está o vosso portismo?, uma coisa é certa, ontem voltei a reencontrar o meu amor ao FCPorto, do início ao fim da partida...

    ResponderEliminar
  29. Paulo Pereira,

    O resultado de Londres foi excelente para nos.

    O Arsenal esta obrigado a vencer o Dinamo em casa na proxima jornada. Nao podia ter sido melhor.

    ResponderEliminar
  30. O Dragão recuperou a chama!
    Ontem, na hora da verdade, soube honrar o passado portista, que é feito de equipas com alma, raça e vontade de vencer.
    Que se transcende nas horas difíceis. Mas mostrou também, que esta equipa não é tão fraca como a querem fazer parecer.
    Já o disse, mas vou-me repetir: não temos um plantel de estrelas, mas quem ganha na Ucrânia - o Dínamo ainda não tinha perdido em casa esta época e por lá já passaram grandes equipas - empata, mas merecia ganhar na Luz e ganha em Alvalade, tem obrigatoriamente de não perder com o Leixões e a Naval.
    Continuo a pensar que está na liderança da equipa, o verdadeiro problema e o jogo de ontem, ou melhor a parte final do jogo, com a entrada do Pélé, o recuo do Fernando para lateral-direito, que existem soluções que permitem melhorar o rendimento da equipa.

    Blue permite-me que deixe uma resposta a alguém que se intitula, Hulk onze milhas e que num dos posts passados diz isto:

    dragao vila pouca disse: "... Há pessoas que ainda vão na história da carochinha. Terá sido, arrependimento ou cobardia? "

    Tanto ódio entre portistas!!!
    O melhor é estarmos todos de acordo com os actos de gestão da SAD para evitar apanhar com estas...
    Serão apenas diferentes modos de sentir o FCP ou existirão outros interesses por trás???

    Primeiro eu ao contrário deste Hulk, apresento-me com o meu nome de família, logo toda a gente sabe de quem se trata, ao contrário desse senhor ou senhora?, que tem perfil desconhecido.
    Depois interesses por trás? tivesse este senhor ou senhora, repito, a coragem de se apresentar com nome próprio e postar, como eu fiz no meu blog, uma critica clara, nítida, à política remuneratória da Sad.
    Valentões e criticos, a coberto do anonimato, para mim valem pouco.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  31. As minhas palavras de hoje são as do amigo Vila Pouca:

    «Ontem, na hora da verdade, soubemos honrar o passado portista, que é feito de equipas com alma, raça e vontade de vencer, que se transcende nas horas difíceis».

    É por isso q sou do FC Porto, é este o espírito que me conquistou em criança. É o espírito de ontem que me faz sofrer tanto por este clube.

    Um obrigado aos meus heróis q ontem me deram uma grande alegria.

    Viva o FC Porto!

    ps-já sei q hoje não vou ter aqui no meu local de trabalho os ressabiados com o seu arrogante humor das últimas semanas. Mas tb por mim hoje vou ignorá-los. São gente rasca.

    ResponderEliminar
  32. Boas pessoal. Bom jogo akele ke eu vi.Acho ke se encontrou um onze base.Mais do mesmo na nossa bola ao poste e no golo do Kiev (1 remate 1 golo). Boa entrada do Hulk. Quanto à Sport TV os camelos do relatadores da margem sul estavam num velório, só pode. Quanto ao rascord esses f.d.p. já tinham a 1ª página pré-definida mas tiveram ke a alterar no último minuto e lá puseram outra capita. Só somos 1ª página destes f.d.p. do rascord quando perdemos, mas como axo e tenho a certeza ke isto acabou, lá vámos voltar ao normal. Suazos,Caimares, Reis e a p.k.os par.. Só nos faltam uma vitória e um empate pró apuramento.. Siga a dança e bute lá.. Domingo lá prós lados da ratiçe, só temos ke jogar como na 2ª parte e ke o pardal não invente.. Saudações des PORTISTAS ..

    ResponderEliminar
  33. Boas pessoal. Bom jogo akele ke eu vi.Acho ke se encontrou um onze base.Mais do mesmo na nossa bola ao poste e no golo do Kiev (1 remate 1 golo). Boa entrada do Hulk. Quanto à Sport TV os camelos do relatadores da margem sul estavam num velório, só pode. Quanto ao rascord esses f.d.p. já tinham a 1ª página pré-definida mas tiveram ke a alterar no último minuto e lá puseram outra capita. Só somos 1ª página destes f.d.p. do rascord quando perdemos, mas como axo e tenho a certeza ke isto acabou, lá vámos voltar ao normal. Suazos,Caimares, Reis e a p.k.os par.. Só nos faltam uma vitória e um empate pró apuramento.. Siga a dança e bute lá.. Domingo lá prós lados da ratiçe, só temos ke jogar como na 2ª parte e ke o pardal não invente.. Saudações des PORTISTAS ..

    ResponderEliminar
  34. LINDO?! :)
    Finalmente mostramos a garra de dragão!

    ResponderEliminar
  35. "Não entendi bem o gesto do Lucho. Ele não sabe contar os cartões ? Porquê despir a camisola ?"

    Quem faz esta patética afirmação só prova 2 coisas : 1º O futebol deve ser uma coisa muito complicada para ele.
    2ºNunca jogou futebol, ou se jogou fe-lo sempre no lugar do GR.

    ResponderEliminar
  36. "Blue permite-me que deixe uma resposta a alguém que se intitula, Hulk onze milhas e que num dos posts passados diz isto:
    dragao vila pouca disse: "... Há pessoas que ainda vão na história da carochinha. Terá sido, arrependimento ou cobardia? "

    Reafirmo que me faz muita confusão a forma agressiva e por vezes insultuosa como certos portistas tratam outros portistas.
    E a prova de que tenho razão está no facto do "Presidente" deste blogue ter decidido proceder à filtragem dos comentários.
    É uma questão de feitio. Se somos "apenas" portistas e o nosso interesse é desejar o melhor para o nosso FCP, não vejo razão para andarmos por aqui a criar inimizades com outros portistas que apenas tem outra forma de viver o FCP. Ninguém é dono da verdade absoluta. Isso é dos livros. Uns preocupam-se com o treinador, outros com a qualidade do plantel, outros com determinados actos de gestão da SAD, etc., etc.! Qual é o problema?
    Quanto ao facto de eu usar um nick, também não percebo o problema. Não sei nem me interessa saber as identidades das pessoas que estão por trás de nicks como BlueBoy, Lucho, Heliantia, MrCosmos, Huratakai, etc. etc.
    O que me interessa e faz vir a este blogue são as suas opiniões, o que eles escrevem aqui. Agora se são altos, baixos, casados, etc... quero lá saber disso!
    Mas se quer saber os meus dados completos, sempre lhe digo que sou o sócio 2710 do FCP. A partir daqui poderá saber tudo sobre mim através dos ficheiros do FCP, se a eles tiver acesso.
    E viva o FCP SEMPRE e.... acima de qualquer pessoa, seja ela quem for!

    ResponderEliminar
  37. Anónimo,

    "Não entendi bem o gesto do Lucho. Ele não sabe contar os cartões ? Porquê despir a camisola ?"

    Simplesmente porque marcar um golo daquela maneira ... foi a forma que ele arranjou de mostrar a alegria que sentiu, ora essa! Axas que ele naquele preciso momento pensou no amarelo que já tinha?! naaaaaaaa

    A mim aconteceu-me "pior"... :D estava a ouvir o relato atraves do telemovel num «tasco» perto de casa e quando o Lucho marca, eu grito GOLO!!! ficando tudo espantado a olhar para mim, porque na TV a jogada ainda ia a meio.... :)

    são estes actos "inconcientes" que fazem a diferença!

    ResponderEliminar
  38. Finalmente!

    VISITEM O BLOGUE DO FCPORTO E COMENTEM É IMPORTANTE:

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  39. Golo do Dinamo - lá vamos nós... :(

    1º Golo do Porto - silêncio absoluto...

    2º Golo do Porto - lágrimas :)

    ResponderEliminar
  40. lady in blue:

    Lady in Blue disse...
    Anónimo,

    "Não entendi bem o gesto do Lucho. Ele não sabe contar os cartões ? Porquê despir a camisola ?"

    Eu sei bem pq é q não te importas nunca q ele dispa a camisola:)~

    eheheeh

    ResponderEliminar
  41. HELIANTIA:

    cmg foi mesmo assim:

    No 1º golo do porto um silêncio estranho

    No 2º golo um berro à mesa do meu sogro e uns palavrões q não digo agora:) desabafei carago!!

    ResponderEliminar
  42. Heliantia:
    Desculpe a curiosidade, mas... o Sr. Seu Sogro por acaso não é benfiquista pois não???
    :-) :-)

    ResponderEliminar
  43. É sim senhor, é Benfiquista...
    Mas eu não sou casada com o Lucho :D

    ( que confusão que aqui vai ...)

    Mas as minhas lágrimas eram de arrependimento mesmo. De pela primeira estar tão desiludida com esta equipa ao ponto de não acreditar na vitória :)

    Mas já passou :)

    ResponderEliminar
  44. O meu sogro é Portista. Mas os palavrões não eram contra ele, foi um grito de revolta:)

    ResponderEliminar
  45. Se alguém puder ajudar:

    Luis Gomes deixou um novo comentário na sua mensagem "Recordar a valsa de Viena...":

    Olá
    trabalho para um programa de televisao e gostava de saber se alguem esteve na final em Viena fisicamente?? Alguem conhece alguem que tenha estado?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  46. http://oantilampiao.blogspot.com/2008/11/andr-luiz-benfica.html

    ResponderEliminar
  47. Força Blue, Paulo Pereira, Dragão de Vila Pouca, Soren, Cian e todos os verdadeiros portistas. Vamos todos apoiar estes dignos rapazes. Com suor, lágrimas e muito esforço, calaremos os que apenas nos desejam mal.

    ResponderEliminar
  48. Lucho,

    Não me importo nada... quando isso acontece é sinal que a bola ta lá dentro... :P

    p.s. Não tamos a falar de um Pedro Emanuel, nem de um Bruno Alves pois não??! :P :) bem me queria parecer :D

    ResponderEliminar
  49. Este jogo, foi tão só fruto de muito "sangue, súor... e Bitórias"!!!

    Sei que um destes dias voltaria a ser feliz... que melhor dia do que o de ontem para regressar aos bons velhos hábitos?

    Não hajam dúvidas... há cromos com sorte, mta sorte, para logo no dia do seu aniversário, ter uma prenda do tamnho deste mundo (e arredores)... eu sou um deles!!!

    Agora, é só esperar pa domingo, manhãzinha cedo abalar em direcção a Marrocos, mais propriamente ao WC XXI e mais uma vez, naquelas bancadas com um colorido very apaneleirado, mostrar a nossa SUPERioridade!!

    Bambora, carago!!

    ResponderEliminar
  50. Meus caros amigos,não entrem em triunfalismos,ainda há muita coisa a melhorar nesta equipa do FC Porto,desde logo a segurança defensiva.

    Abraço

    ResponderEliminar
  51. Caros PORTISTAS:
    Ai que falta que estava a fazer esta alegria imensa que é ver o NOSSO PORTO ganhar.A alma ia-nos destroçada, havia um desaguisado dentro de nós por um lado o amor ao NOSSO PORTO por outro a amargura dos resultados e a tristeza da triste sina doss nossos remates acertarem degaçadamente nos poste e não entrarem. Ao invés os outros assim que colavam a bota na bola aquilo até ganhava direcção á nossa baliza. Temos de fazer um sacrificio aos deuses do olimpo.
    Vamos a ver (espero que assim seja) que alguem o tenha feito para que esta bela vitoria seja o prenuncio de outras tantas. Já agora parabens ao aniversariante e aos nossos guerreiros que com o fogo do dragão "gelaram" o frio da Ucrania.

    Força PORTO.

    276mqj

    ResponderEliminar
  52. Eu estou sinceramente aborrecido comigo mesmo, mais uma vez deixei escorregar o meu entusiasmo para a obscenidade, isso na altura sai de surpresa e depois mais sereno, fico triste comigo...-P...Não consegui dominar o ímpeto mais uma vez! Tenho que burilar este aspecto de que não me orgulho absolutamente nada.
    Mas talvez -talvez...- a capa do Record tenha a explicação de tudo o que ontem aconteceu, a vitória do Porto merece hoje um rodapé envergonhado!...Eu sei que posso parecer preconceituoso, mas isto -esta forma de expor as nossas vitórias- já não merece outro comentário que não seja "abaixo de vergonhoso"!...
    Quanto ao realinhamento da nossa defesa, Luis Freitas Lobo quase que afirmou, Fernando deve ficar à direita e Pelé no lugar de Fernando. E isto é apenas uma forma de aproveitar todos os meios disponíveis, aqui é que está a inteligência de que falo constantemente! Claro que isto não quer dizer que a partir daqui o problema está resolvido, mas está sim mostrado o caminho que se deve tomar...

    ResponderEliminar
  53. Blue, eu sei de um amigo que foi a Viena, portanto posso dar um contacto seu, se ele se disponibilizar a isso.

    ResponderEliminar
  54. Que felicidade...O nosso PORTO ganhou e os benfas enfardaram.

    Não podia ser melhor.

    Que grande sorriso amanhã vou levar para o emprego.

    Para serem diferentes, despedem-se da equipa com palmas???

    Que giro.

    ResponderEliminar
  55. Sr Jesualdo.
    O que aqui tenho escrito e pedido que o nosso FCP utilize durante os jogos, foi o que aconteceu ontem no último minuto e que deu golo.

    Engraçado que foi o que eu vi este FCP fazer este ano, no primeiro jogo em Braga contra o Leixões.

    É este o tipo de jogo que está talhado para esta equipa e para estes jogadores e não tanto um jogo pensado, mastigado, e depois com transicções rápidas.

    Estes jogadores e principalmente o nosso meio campo, não tem a robustez e peso para disputar e controlar a bola na entremediária.

    Esta equipa não têm a criatividade que tinha o ano passado para fabricar e encontrar buracos na linha média e defesa das equipas adversárias.

    Quando assim é, é fazer o que se fez na construção do penalti contra o Benfica e o que se fez no último minuto contra o Kiev.

    Temos que ser mais directos e rápidos, utilizando os 4 melhores atacantes que temos e que se adaptam que nem uma luva nesse tipo de jogo. CRodriguez, Lisandro, Hulk e Tarik.

    Estes mal tenham a bola é partir para a baliza directamente e em velocidade.

    ResponderEliminar
  56. Caramba,

    Já ontem disse à minha mulher: a sorte aparentemente mudou. E hoje mais uma prova de que isso é verdade.

    ALLEZ, GALATASARAY, ALLEZ!

    O dream team, alvo de tantos elogios, com o novo Special One no banco, a next big thing argentina, o prodigio das Honduras, o sucessor de Maradona, etc, etc, etc, enfardou dolorosamente em casa.

    Mais nada! Comecem a fazer continhas na calculadora, porque isto aparentemente está dificil!

    ResponderEliminar
  57. Para aqules que aqui afirmam que gostavam de ver J.Jesus a treinar o Porto, alerto para este facto típico dos treinadores portugueses.

    A 4 minutos do fim e o Braga estava empatado com o Milan a zero, o treinador resolve tirar Alan avançado, que até estava a ser o melhor jogador do braga, e resolve meter um defesa.

    Este até entrou mal e perdeu a bola que originou o golo do Milan.

    Azar. O Milan aproveitou o facto já que a equipa do Braga recuou, tendo 2 oportunidades de marcar e marcou mesmo na última oportunidade.

    Se corrigir este tique típico dos treinadores portugueses, acho que temos aqui um grande treinador e que pode conquistar algumas alegrias.

    ResponderEliminar
  58. O Braga jogou em Milão como o FC Porto de Jesualdo jamais será capaz de jogar, lá ou em qualquer outro estádio de uma grande equipa da Europa.

    Muitos parabéns ao Braga.

    Assim, dá gosto ver uma equipa jogar futebol.

    ResponderEliminar
  59. O que afirmei anteriormente, não invalida o grande jogo que o Braga realizou em Milão.

    Os meus parabéns para o Braga e para o seu treinador.

    Nada me espantaria que alguns dos jogadores que o nosso treinador despachou para o Braga num futuro próximo possam ser jogadores das equipas da 2ª circular.

    Alan e Luis Aguiar.

    ResponderEliminar
  60. Penalistas dão razão à decisão do Suprema Tribunal Administrativo sobre escutas telefónicas

    Os penalistas Costa Andrade e Germano Marques da Silva consideraram hoje que nem a lei nem a Constituição da República Portuguesa (CRP) permitem que as escutas telefónicas obtidas em processo-crime possam ser utilizadas em processos disciplinares. Os dois professores de Direito Penal falavam à agência Lusa na sequência do acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (STA) que entendeu ser "ilegal" a utilização e valorização das escutas telefónicas no processo disciplinar instaurado pela Liga Portuguesa de Futebol contra João Bartolomeu, presidente do Leiria. As escutas telefónicas haviam sido fornecidas pela equipa especial do Ministério Público que investigou um processo em que o presidente do Leiria era arguido. Costa Andrade vincou que nem a lei nem a Constituição permitem a utilização e valorização de escutas em processo disciplinar, pelo que tudo aquilo foi "ilegal". O professor de Coimbra referiu que já manifestou este entendimento em pareceres e nas próprias aulas de Direito, lembrando que as "escutas são um grande ataque à vida privada das pessoas" e que, como meio excepcional de obtenção de prova, só são possíveis nos crimes de maior gravidade, com moldura penal superior a três anos de prisão ou em certas situações descritas e tipificadas na lei. Costa Andrade realçou que as escutas nunca poderiam ser admitidas em processo disciplinar porque este último é uma "bagatela" e uma "ninharia", em comparação com um processo crime. Em sua opinião, em "termos de hierarquia e dignidade" há um "abismo" entre o processo-crime e o processo disciplinar, o que reforça a ideia de não ser admissível qualquer tipo de escutas telefónicas. Para Costa Andrade, as escutas são, para todo o efeito, um "ataque à vida privada das pessoas" e num "Estado de Direito as pessoas continuam a ser pessoas quando comunicam por telefone" e, sendo um meio excepcional de obtenção de prova em processo crime, o Ministério Público (MP) não as pode enviar para o processo disciplinar. "Se o MP é o garante da legalidade, quem é que controla as legalidades ou ilegalidades do MP?", questionou. Germano Marques da Silva, que já deu um parecer sobre este assunto num dos processos crime do presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou à “Lusa” que a sua posição é "muita clara" no sentido de que "pelo sistema legal e constitucional" português as escutas telefónicas "só podem ser utilizadas no processo-crime". Além do mais, considera que seria "desproporcional" a utilização e valorização de escutas em processo disciplinar, lembrando que a Constituição só admite "restrições aos direitos fundamentais que sejam proporcionadas em função da gravidade" dos ilícitos criminais. Em seu entender, também o artigo 7 do artigo 188 do Código Penal (escutas telefónicas) é claro no sentido de proibir outra utilização da gravação de conversações telefónicas. "A lei (contida no Código do Processo Penal) é claríssima nessa matéria, ou seja, que as escutas só podem ser utilizadas em processo penal" e nos crimes com moldura penal superior a três anos de prisão, cuja gravidade justifica este meio de obtenção de prova, referiu Germano Marques da Silva. O penalista frisou que se as escutas não podem ser aplicadas a processos-crime com moldura penal inferior a três anos não faria qualquer sentido que pudessem ser utilizadas num processo disciplinar, cuja gravidade não é comparável. Germano Marques da Silva sublinhou, também, nunca ter tido qualquer "dúvida" sobre esta questão, cuja polémica foi suscitada com o processo "Apito Dourado", que investigou suspeitas de corrupção e tráfico de influências no mundo do futebol profissional e da arbitragem. Contactado pela Lusa, o magistrado do MP Rui Cardoso disse não ter opinião formada sobre o assunto, mas reconheceu que se trata de "uma questão muito controversa". O magistrado admitiu que é "duvidoso" que as escutas possam ser admissíveis em sede de processo disciplinar, lembrando que a lei diz que as escutas são um meio excepcional de prova apenas admissíveis em determinados processos crime. Observou, contudo, que há factos que podem "simultaneamente integrar crimes e infracções disciplinares" e daí a controvérsia e as "opiniões num e outro sentido". "Não é líquido", assegurou, adiantando que até o STA pode vir a proferir um acórdão em sentido inverso, numa altura em que não há ainda "decisão jurisprudencial, com força obrigatória geral". Esta jurisprudência caberia ao Tribunal Constitucional, após três acórdãos no mesmo sentido.

    ResponderEliminar
  61. Grande Meira, brilhante Galatasaray!! Eu sabia q podia contar convosco. Estou feliz! Embrulhem MOUROS!

    O Meu vizinho é dos meus, gritou no 2º golo dos Turcos q eu bem ouvi:)

    ResponderEliminar
  62. Triste pelo Braga, perdeu no último instante mas ainda está em boa posição.

    ResponderEliminar
  63. Tens sorte Lucho tens um vizinho dos teus, eu ainda não conheci nenhum.
    Vi o jogo do Braga e se não fosse alguma tendência para não acreditar de Renteria o Braga teria ganho. Realmente não compreendi a entrada do João Pereira, também é verdade que nos últimos minutos de forma mais notória, o árbitro deu um empurrão e o lançamento lateral concedido erradamente ao Milan foi importante.-É isto que eu não percebo nos homens, a tendência para ajudar os que já têm muito ou são mais poderosos!...Com este tipo de mentalidade perpetuam-se privilégios e constroem-se mitos!
    Surpresa foi a derrota dos nossos "queridos inimigos"...O Galatazaray veio sem oito titulares a Portugal.

    ResponderEliminar
  64. A venda de comprimidos para a azia voltou a aumentar.
    Esta vitória do FC Porto é dedicada aos nojentos de merda dos jornalistas..e também a alguns idiotas que hj devem estar com uma azia do caraças...

    ResponderEliminar
  65. Viva !

    Estou de acordo quanto ao texto globalmente.

    Escrevo, globalmente, porque penso que o objectivo actual não é a deslocação a Alvalade. Como já escrevi : A Taça de Portugal dá acesso a qual competição internacional ?

    Faço parte dos nostálgicos que não esquecem essa grande competição Europeia !

    Eu penso, mas posso me enganar : Duas frentes são necessárias e essenciais : O Campeonato e a Liga dos Campeões.

    Blue Boy : Conheci quem esteve em Viena. Infelizmente ! O tempo é um Mestre Soberano.

    Somos todos iguais perante a morte!

    Que se coma ou que não se coma, a morte é igual para todos !

    Anónimo :

    Fui eu quem escrevi :" Não entendi bem o gesto do Lucho. Ele não sabe contar os cartões ? Porquê despir a camisola ? "

    Tem razão em dizer que o futebol é complicado, para mim. Reconheço que, para mim, o futebol é complicadíssimo. Sim, para mim, o futebol é uma arte.

    Só os adeptos de rugbi pensam que o futebol tem regras adaptadas a cérebros de repteis ( Este aparté não é para si, mas para quem me leia ).

    O que escrevi foi logo após o jogo. A quente. Emocionalmente. Já fazendo contas quanto ao grupo.E mantenho os meus dizeres.

    Lucho, pelo seu gesto, fará muita falta ao Porto. Prejudicou, quanto a mim, o clube. Ele tirou a camisola. Mas na sua camisola interior havia alguma mensagem ? Se ao menos ainda estivesse escrito "E Viva o Porto ! ". Lol !

    Lucho recebe um salário fabuloso. Como todos os bons profissionais de futebol. O pouco que se pode exigir é um mínimo de auto-domínio ! Não é ?

    Ou será que não sabia que era um jogo de "grupo" e não uma final ?

    Desculpe o meu racionalismo.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar