23 novembro, 2008

Estamos a ficar desinibidos...

O Dragão cada vez mais mostra as suas garras.

Moro em Lisboa há 26 anos, e nunca vi nada como tenho visto ultimamente.
Até há pouco tempo, devo de ter sido das únicas pessoas que vestia uma camisola dos Super Dragões para ir às compras ao supermercado, mesmo em frente ao galinheiro.
Devia ser das poucas pessoas que andava sem qualquer problema com um porta-chaves do FC Porto na mão, enquanto ia tomar um cafezinho num café minado de galinhas e lagartos.
Devia de ser uma das poucas pessoas que colocava a bandeira do FC Porto na janela num bairro onde predominam galinhas.
Devia de ser uma das poucas pessoas que quando está na fila do supermercado do bairro e ouve os velhos atrás a falar mal do FC Porto, coloca o porta chaves do FC Porto em cima das compras a provocá-los (entenda-se que o porta-chaves tem um cartãozinho que costuma dar descontos no dito supermercado, se não, seria um pouco despropositado colocá-lo em cima das compras)... ou então no mesmo supermercado ir para a maior fila que existe, só para passar pela galinha frustrada que está a atender e pega no meu porta-chaves com a pontinha dos dedos…

Digo até há bem pouco tempo porque para supresa minha, um destes dias ia para o trabalho, ainda meio ensonada, quando vejo um rapaz com uma camisola do FC Porto. Uma vez que estava ensonada, pestanejei uma série de vezes para ver que não estava a sonhar acordada e olhei uma série de vezes para o rapaz. Tinha uma camisola do FC Porto vestida no meio de Lisboa, sem qualquer pudor e sem qualquer problema em relação às galinhas e lagartos que o olhavam de alto abaixo!

Fiquei realmente surpreendida e pensei, “Afinal não sou a única louca!”.
Gostei da atitude!

Passados uns dias, estava no Rossio, bem no centro da cidade, e vejo um outro rapaz com uma camisola do FC Porto! Bem no meio de Lisboa! Impressionante mas é verdade! “Duas vezes em tão pouco tempo?” pensei. Realmente, moro há 26 anos em Lisboa e nunca tinha visto, sem ser em dias de jogos ou quando comemoramos algo, pessoas com a camisola do FC Porto vestida sem haver algum propósito.

Esta semana depois de sair do trabalho, quando ia para casa, entrei no metro juntamente com outros dois rapazes... nada de extraordinário a não ser quando os meus olhos são desviados para a mochila de um deles! Tinha a mochila tapada por emblemas do FC Porto! Mais uma vez, nem quis acreditar! Tive de olhar seriamente para a mochila e confirmar que não estava a sonhar!

Finalmente, estamos a perder a vergonha de mostrar a nossa paixão no meio desta selva de lagartos e galinhas! Ninguém imagina, mas em Lisboa há mais portistas do que se pensa! E de dia para dia, tenho verificado isso.

Mais um exemplo... afinal, na minha empresa (entenda-se a sede em Lisboa), já não sou a única portista! Entrou uma senhora para a limpeza que é tão ou mais tripeira que eu!

Fico feliz por ver que de dia para dia, mostramos as nossas garras e mostramos que ninguém nos faz frente!

Sinto que já não estou sozinha nas loucuras!

Saudações azuis e brancas,
Sodani

19 comentários:

  1. Sodani, isso é bonito, mas cuidado, não convém abusar.Eles andam por aí.
    Cumprimentos e bom domingo

    ResponderEliminar
  2. Já deixa de ter sentido a frase:

    «Nós só queremos Lisboa a arder» :)

    ResponderEliminar
  3. Todos á Póvoa às 16 h!!!!!!!!!!



    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Aí não estas sozinha, não!
    Abraços aqui da zona Centro-NORTE, Porto de Mós.

    Tenham lá paciencia, Portistas Portuenses, que o Porto FCP já deixou de ser vosso há muito!!!

    ResponderEliminar
  5. Dixou de ser [SÓ] vosso, quero eu dizer :-)

    ResponderEliminar
  6. Cara Sodani,

    Deixe-me que lhe diga que realmente não está sozinha!!!
    Eu que sempre vivi em Lisboa e que trabalho também em Lisboa, na secretaria de uma numa escola de musica (e que, deixe-me que lhe diga, há muitos músicos que não gostam de futebol!!) tenho 2 professores companheiros desta andanças de FCP (sendo uma de Coimbra e o outro do Funchal).
    É verdade que são quase os únicos, que conheco, pois quase todo o resto conhecidos, de amigos, e familiares ou são "galinhas" ou "lagartos", e que quando sabem que sou adepta do Grande FCP, ficam a olhar para mim como se fosse Louca (não percebendo eles que os olho da mesma maneira: como é possível gostar de futebol e não se do Porto??!!!??)
    Felizmente já temos mais 2 Portistas - os meus filhos :D
    Inclusivé o mais velho, que após ter ido pela 1ª vez ao futebol na época anterior ver o BelenensesxFCPorto, pediu-me como prenda dos seus 7 anos, que o fizesse sócio do Porto!
    Pedido imediatamente satisfeito :)))

    Saudações Portistas
    (e não, não somos as únicas e definitivamente não somos loucas!!!!)

    ResponderEliminar
  7. Mario Rui

    Bem eu tbm sou nascido e criado em lisboa mas o meu coraçao esta mesmo e sempre teve a ver com as cores deste GRANDE clube o FCPORTO alias eu na familia tinha apenas um lampiao que era o sr meu Avo de resto era tudo sportinguistas eu e o meu primo demos a volta a situaçao hoje somos mais portistas que os outros
    os meus colegas de trabalho estao sempre com aquelas bocas nao tens outra roupa para vestir andas sem com a mesma camisola etc etc eu so lhes respondo assim a mesma nao é pq tenho muitas e voçes nao reparam bem nelas alias elas sao todas parecidas com mais ou menos riscas é verdadea unica coisa que tem todas tirando o emblema sao aquele escudo de campeao e eles confundem se claro
    tbm tenho dos superdragoes claro casacos camisolas blusoes coletes e outros afins alias para quem me conheçe ate tenho a carrinha(uma mitsubihsi canter de caixa fechada) com que trabalho cheia de posteres de jogadores do FCPORTO
    quando chego a qualquer lado para descarregar é só sorrisos depois de abrir as portas traseiras é que sao elas
    começa o mau feitio e as bocas eu adoro isso como eles ficam raivosos de inveja de nnao ser do FCPORTO
    querida amiga sodani olhe que somos mesmo muitos pode ter a certeza disso somos mais do que eles imaginam

    ResponderEliminar
  8. Olá

    Eu sou vigilante numa empresa no TagusPark - em Oeiras - e numa equipa de 4 elementos, 2 somos portistas. E curiosamente os dois últimos que fizeram parte da equipa eram também portistas. Somos muitos, e ainda bem!

    ResponderEliminar
  9. GRANDE VITÓRIA DO FCPORTO NO ANDEBOL:

    FCPORTO-29-SLBENFICA-25

    ResponderEliminar
  10. Desde a década de 80 que passo 15 dias de férias em terras algarvias. Há dez anos na Ilha de Tavira o meu puto na altura com 2 anos, a brincar na areia começou a cantar "pinto da costa, olé..." uns cacetados que estavam em moche disseram "olha o cara... do puto"... Eu levantei-me e marquei o território. A partir daí todos os anos os putos (2) chegam à praia e fazem todas as viagens com a camisola do FCP envergada. E olhem que mesmo no algarve há cada vez mais naturais portistas.

    ResponderEliminar
  11. Boas,
    eu, apesar de tenra idade ainda sou daqueles que posso relembrar um final de tarde em que combinei com o meu primo mais velho para irmos ver e celebrar a final da Taça Uefa à Praça Sony no parque das naçoes!! qual nao é o nosso espanto quando chegamos lá e ,apesar de alguns jogos desse ano terem sido transmitidos na praça sony e de alguns rumores de que o jogo iria ser transmitido nesse dia também, NAO HAVIA TRANSMISSAO DO JOGO MAIS IMPORTANTE DAQUELE ANO!!
    disse eu para o meu primo "f..-se e agora? vamos ter de ouvir a primeira parte pelo radio ou ir pa um café certamente cheio de galinhas" mas nao, vimos uma certa agitaçao perto do metro da gare do oriente e ai fomos nós ver o que se passava.. qual nao é o nosso espanto quando observamos cerca de 70 pessoas Portistas como nós que tinham ficado pendurados com a praça sony e se tinham decidido a ficar por ali, sentados no chão, a ver o jogo num ecrã cilindróide em que um grupo de portistas estava a ver uma projecçao e outro grupo estava a projecçao do lado oposto..(até nisso fomos obrigados a estar separados)
    Mas foi ali, que sofremos, que vibrámos, que rimos, que chorámos, que nos irritámos, que gritámos, que VIVEMOS aquela final!!!No meio disso tudo ainda deu para acertar o passo a um lagartão que estava para la a mandar bitaites e que teve de ir apanhar o metro um bocado mais cedo antes que fosse comido vivo...
    não é nem nunca será a distancia que nos fará menos adeptos ou menos fanáticos!! nao são nem nunca serão os mouros que nos rodeiam que alguma vez conseguirão reduzir a nossa grandiosidade!!
    Desde que me lembro que sou do porto e desde que me lembro sempre fui gozado, chateado, bombardeado com perguntas que nos deixam incomodos ou até mesmo envergonhados quando temos 6/7 anos e membros da familia ou amigos dos pais lampioes ou lagartoes que nos tao constantemente a perguntar porque é que nós somos do porto se nascemos em lisboa.. mas isso nunca me demoveu.. acho que inclusivé me tornou mais forte e mais convicto de que o meu porto é sem dúvida o melhor do mundo!!
    Relembro com saudade a frase do meu falecido padrinho (principal causar deste amor incondicional pelo porto) que quando me levava às reuniões da empresa dele me apresentava simplesmente como:"este é o meu afilhado, até chora quando o Porto perde.."!! era um orgulho para ele.. e é-o também para mim hoje, que como mais uns aninhos em cima vejo e compreendo qual a razao daquela nota introdutória!
    Tudo isto para dizer nada mais do que, visto e vestirei sempre o casaco dos Super sempre que o porto ganhar algo importante vá para onde vá.. seja para o metro, para a faculdade, para um cafe...
    defendo e defenderei o porto sempre a frente seja de quem for!
    Sou e sempre serei um Dragão que foi deixado por engano em Lisboa!

    ResponderEliminar
  12. Pois é! aqui na zona das Olaias, onde moro, o café que frequento há muito que também tem um espaço na parede reservado ao nosso F.C. PORTO (antes, só benfas e calimeros ali marcavam posição, mas o dono aceitou de bom grado a presença do dragão, apesar de alguns rosnares dos segunda-circular). Fiz questão de lá deixar a última homenagem com um cachecol do TRI. E na parede do balcão lá está um exemplar da garrafa oficial do espumante do TRI.
    Bom, e uns 100 metros acima na janela do meu quinto andar virado para o Tejo, bem junto a uma paragem da Carris, onde muito pessoal passa também a caminho da estação do metro das Olaias, lá está uma bandeira e um cachecol a marcar território.

    Como trabalho na baixa, perto da Praça dos Restauradores, também tenho visto vários adornos e camisolas de portistas. Eu próprio há bastantes anos que uso um anel com o emblema do F.C.PORTO, oferta da minha mãe.
    E já agora na sala de redacção da Direcção de Comunicação da Empresa onde trabalho, somos quatro redactores (2 men e duas girls): 2 postistas, uma benfa e outra neutra. Et voilà!!!

    ResponderEliminar
  13. Curvo-me perante o vosso amor ao Porto em terra de infiéis.
    Um abraço para todos vocês, uns verdadeiros campeões!

    ResponderEliminar
  14. Fico feliz e comovida, com os vossos comentarios, Dragões do Sul ou de Lisboa, como vocês acharem por bem!!!!!!
    E na minha opinião, ainda vos considero, mais sofredores
    do que nós, até porque na tem o acesso a acompanhar o nosso PORTO, como nós, os previligiados do Norte!!!
    Um forte abraço,de Campeões!
    Saudações Azuis Brancas!

    ResponderEliminar
  15. estive por lisboa em trabalho durante todo o ano passado. único portista da empresa. era tão bonito quando a aproximação da minha pessoa ao ponto de café logo nas 1ªs horas da manhã de segunda-feira, normalmente, silenciava uns quantos lampiões e lagartos, que tinham vergonha de falar sobre as incidências dos jogos das suas tristes equipas em frente ao representante do tricampeão. senti respeito e é isso que se quer!

    ResponderEliminar
  16. Um abraço de Leiria onde não paramos de crescer ! O meus filhos André de 6 anos e a Rafela de 2 vivem com um enorme coração azul e branco !

    ResponderEliminar
  17. Não posso deixar passar em claro todas estas palavras aqui deixadas por muitos dos nossos heróicos guerreiros/as em terras infiéis, ou por lá perto.

    Não deixa de ser verdade que ser Portista, aqui ou acolá, é um orgulho imenso e indescritivel... aqui, na cidade do Porto, ou como no meu caso, bem ao lado, é fácil, muito fácil... mas lá longe, bem longe, no centro da terreola infestada de invejosos, medíocres e ridiculos, ser e mostrar ser do FC Porto é digno de registo, de agradecimento e de desejos de muita força, luta e garra, nunca permitindo que a vossa voz se cale.

    Ainda no recente SCP x FCP pá Taça de Portugal, comentava com quem me tinha acompanhado em mais uma viagem a terra infiel, que 50% ou mais dos adeptos que estavam naquela (nossa) bancada destinada aos do FC Porto, eram de origem sulistas e não propriamente do Norte... bastava estar atento à pronúncia para rapidamente percebê-lo.

    Terminado o jogo, já não bastava a cara de felicidade estampada nos nossos rostos em mais uma conquista «além fronteiras», quando ao nosso lado, caminhavam em direcção ao carros estacionados ali no parque de estacionamento da lagartagem, 6 Portistas do sexo feminino, com idades compreendidas que iam certamente da adolescência até à meia idade, todas elas trajadas à FC Porto, sem medos nem receios, sem acompanhantes do sexo masculino por perto, quando em diálogo de circunstância, nos diziam todas elas serem residentes ali ao lado do estádio... que mais pedir do que vitoriar em pleno WC XXI e no final, assistir ao passeio glorioso de 6 guerreiras da luta Dragoniana em terra de infiéis?

    Um forte aBrAçO para todos vocês, os que comentaram, os que não comentaram, os que só visitaram, etc etc, todos, todos sem excepção, que lá longe, bem longe do centro do Universo, vulgo Estádio do Dragão, que tal como os nossos jogadores, técnicos, dirigentes e adeptos, são tb (os)nossos heróis e por quem nutrimos imenso respeito e carinho!!

    Jamais permitam que a "nossa" voz se cale... mesmo em terra de infiéis!!

    ResponderEliminar
  18. Para quem conseguir ver as imagens da ultima corrida do tejo, podera verificar que todos os atletas correram com a camisola oferecida pela organizaçao, de cor vermelha, ou seja foram 10000 inscriçoes e 9999 camisolas vermelhas e uma do campeao nacional, pois recuso-me a correr de camisola vermelha. escusado sera dizer que tive que os enfrentar durante toda a prova, nada que nao tenha feito nos ultimos 30 anos...

    ResponderEliminar
  19. Daqui Viseu
    Beira Alta cada vez com mais PORTISTAS
    sou professor há 20 anos

    falo do que observo!
    (uma das minhas turmas(5º ano 10/11 anos) já tem uma maioria de Portistas!!)

    NR abraço a todos e um especial para a sodani

    ResponderEliminar