11 novembro, 2008

Fazer das tripas coração

Se no hóquei em patins a competição tem registado um calendário apertadíssimo, no andebol a equipa principal do FC Porto está desde o dia 22 de Outubro sem qualquer jogo oficial voltando, finalmente, à competição «a doer» com a recepção (na Póvoa de Varzim) ao SC Horta marcada para este domingo às 16 horas (sportv1) em jogo onde, uma vez mais, marcarei presença. Espera-se que a equipa azul e branca não tenha perdido os bons índices que vinha apresentando desde o início da época aproveitando esta última jornada da 1ª volta (fase regular) para se colocar, de novo, a apenas 1 ponto da liderança (2º classificado). A equipa regressa a meio da semana de Angola onde se encontra desde sábado a participar num torneio internacional.

No próximo fim de semana, espero marcar presença (sábado) em Vila do Conde no jogo dos nossos juniores (futebol) às 15h, seguindo depois para o Dragão para o Porto/Vitória (18.15h). Domingo, estarei na Póvoa no andebol (16h).

Voltando ao hóquei, a equipa Portista esta semana conseguiu mais uma vitória e um empate continuando invicta, mas perdeu-se a liderança. Nada que nos próximos jogos não se resolva até porque a fase mais complicada com excesso de jogos já passou. Sábado, em Fânzeres, recebemos o Noia (Espanha) para a Liga Europeia (17h-RTP2).

O destaque desta semana vai, no entanto, inteirinho para o basquetebol do FC Porto que com jogadores lesionados e outros muito limitados, conseguiu ganhar em Ovar na casa do actual tricampeão nacional. Nuno Marçal foi o homem do jogo onde, na verdade, os nossos jogadores fizeram das tripas coração!! Terá sido também esta a receita dos nossos valentes jogadores para ganharem domingo em Alvalade em jogo da Taça (futebol). Agora, é preciso dar sequência a este fantástico resultado conseguido em Ovar... É verdade que Stempin não jogou pela Ovarense, mas mesmo assim, foi a 1ª derrota dos vareiros neste campeonato e um sinal de que este FC Porto está aí para as curvas!!!

FC Porto faz a festa na Arena de Ovar
(1º Ovarense - 13 pts/7 jgs; 2º CAB - 12 pts/6 jgs; 8º FC PORTO - 10 pts/6 jgs)

  • Ovarense, 67 - FC Porto, 73
Na Arena Dolce Vita em Ovar as perspectivas eram muito pouco positivas para o FC Porto. No entanto a recente lesão de Stempin (Ovarense) fez equilibrar um pouco mais este jogo onde a emoção esteve presente até ao final do prolongamento. Quando o Porto perdia por 3 mesmo a acabar o jogo, foi Marçal com dois pontos e falta que nos deu o empate a 57 originando o prolongamento. Aí o FC Porto voltou a viver de Marçal quando a 24 segundos do fim um triplo genial nos deu 4 pontos de avanço silenciando por completo a torcida Vareira. Burns com 15 pontos e Marçal com 31 (marcou 12 dos 16 do Porto obtidos no prolongamento) foram os mais pontuados mas Kevin Martin foi também decisivo com 16 ressaltos, 9 dos quais ofensivos, tendo ainda anotado 14 pontos. O Porto segue ainda em 8º mas só porque tem um jogo a menos porque se considerarmos os jogos perdidos, a verdade é que, actualmente, os Dragões são já a 4ª melhor equipa da prova com somente 2 derrotas (apenas CAB, Benfica e Ovarense têm melhores perfomances). O próximo jogo do Porto é sábado em Matosinhos diante do Maia (afinal será esta 6ª feira às 21h, segundo alteração de última hora). No dia 19 há taça de Portugal com um Porto-Académica em Matosinhos.

FC Porto continua invicto mas já não é líder
(1º J.Viana - 19 pts/8 jgs; 2º FC Porto - 18 pts/8 jgs; 3º Oliveirense - 17 pts/8 jgs )

  • FC Porto, 7 - Candelária, 2

Na última terça feira, os pupilos de Franklim Pais voltaram a vencer mais uma etapa rumo ao 1º objectivo, que passa por vencer esta fase regular. Este jogo, 3 dias após o clássico com o Benfica, ficou decidido logo na 1ª metade (6-1) com os Dragões a aproveitarem na perfeição os vários contra-ataques que dispuseram.

Jorge Silva, R.Ventura e R.Figueira bisaram enquanto na 2ª parte apenas houve um golo para cada lado tendo marcado Caio pelo Porto. Uma vitória clara dos heptacampeões diante de um Candelária que deu excelente réplica.

  • FC Porto, 1 - Porto Santo SAD, 1
Em Fânzeres um golo de Jorge Silva (na foto) a 10 minutos do fim empatou um jogo que teve sentido único com o FC Porto a falhar muito na concretização também muito por mérito de João Miguel, redes dos Madeirenses. O FC Porto já contou com Emanuel Garcia e pela 1ª vez esta época teve a equipa completa mas a equipa talvez tenha acusado um pouco o cansaço pelo calendário apertado da modalidade nas últimas semanas. A equipa Portista continua invicta mas já tem 3 empates (2 em casa) o que provocou a perda da liderança para a Juventude de Viana que agora tem mais um ponto que o FC Porto e mais 2 que a Oliveirense que foi derrotada este domingo em Barcelos. O próximo jogo do Porto é em casa para a Liga Europeia com os Espanhóis do Noia (sábado, 17h, RTP2) visitando depois, no dia 19, o Oeiras para mais uma ronda do campeonato. Pode ver umas fotos e um e outro vídeo deste jogo, obra do Estilhaço, que esteve lá uma vez mais.

Nuno Marçal
O basquetebolista do FC Porto Nuno Marçal foi absolutamente decisivo na vitória fantástica conseguida no recinto da Ovarense. Marcou 31 pontos com 2 triplos no prolongamento a serem vitais para a nossa vitória. Nuno Marçal marcou 12 dos nossos 16 pontos no período extra do jogo desesperando, por completo, o público da casa. No final foi festejar com o público afecto ao FC Porto demonstrando todo o seu sentimento ao clube que nos une. Os nossos parabéns ao grande capitão Nuno Marçal. Pode ver aqui um vídeo com o resumo do jogo, que recolhi no site do FC Porto. Kevin Martin (basquetebol) e Jorge Silva (hóquei em patins) também obtiveram excelentes desempenhos mas o MVP da última época para o nosso blog (Nuno Marçal) merece mais este prémio. Que seja o primeiro de muitos, esta temporada.


FC Porto-1-Gil Vicente-0 (futebol/juniores)

FC Porto-7-Viseu-2 (futebol/juvenis)

Gondomar-0-FC Porto-1 (futebol/iniciados)

Fermentões-22-FC Porto-40 (andebol/juniores)

Fermentões-28-FC Porto-29 (andebol/juvenis)

FC Porto-93-Leça-71 (basquetebol/juniores sub20)

Salesianos-48-FC Porto-84 (basquetebol/iniciados sub14)

Esta informação das camadas jovens no que diz respeito ao basquetebol foi-nos enviada por uma pessoa do departamento de formação do Basquetebol do FC Porto. Relativamente às outras modalidades seria importante que essa informação nos fosse enviada via email: sergiopmgomes@hotmail.com

ps- Faltavam 25 minutos para comemorar o meu 34º aniversário. Há um lagarto que corre para a bola algo ansioso. Na baliza, Helton parece falar com Deus. Em Vila do Conde este que vos escreve sente o coração agitado, as mãos transpiradas, faz figas e reza. A bola é rematada com Helton (que sempre defendi) a adivinhar a trajectória e a provocar a minha explosão, o meu delírio, o meu grito de guerra, não receando «escandalizar» quem comigo assistia à partida. «Portoooooooooooooo», gritei a plenos pulmões depois de um salto digno de um afundanço no basquetebol:) Ganhamos carago, contra tudo e todos!!! A prenda que mais desejava sempre chegou. E entrei no dia 10 com a lágrima, outra vez, no canto do olho...

Saudações Portistas,
Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

17 comentários:

  1. Duas grandes surpresas: uma positiva, no Basquetebol e que, confesso, me deixou espantado, e outra, negativa, no Hóquei, onde segundo me contaram, jogamos bem, mas o guarda-redes do Portosanto esteve inspiradíssimo.Como diz o Lucho, o calendário e o facto de haver jogadores que estiveram lesionados, mais o castigo do Emanuel, têm impedido que a equipa atinja os níveis máximos. Nada de preocupante, pois aquela equipa nunca nos deixa ficar mal.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Lucho
    Domingo por muito que me custe das 13 h as 14.30h não vou torcer por o PORTO .Vê lá se descobres o escalão e a modalidade ???? . Mas ás 16h se poder lá estou na Povoa !!!!! Se descobrires pago-te um cerveja SUPER BOCK no bar do pavilhão....

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. dragão penafiel:

    já descobri:)

    FC Porto - CB Penafiel 16/11/2008 13:00 ESC. NICOLAU NASONI

    campeonato nacional de infantis de andebol :)

    ResponderEliminar
  4. RECTIFICAÇÃO:

    Em virtude de uma alteração de última hora o nosso jogo de basquetebol com o Maia já não será sábado. Será esta sexta às 21h.

    ResponderEliminar
  5. Destaco a excelente vitótia em Ovar. Realmente depois de tudo o que se disse da equipa de basket, esta vitória veio mesmo a calhar.

    Com Figueiredo, Cunha e Marçal, mais os 2 americanos (Burns e Martin) temos um bom 5 inicial.

    O Kevin Martin demosntrou de forma inequivoca que é um grande reforço. Em termos de ressalto é um autentico colosso!!

    Vamos vendo a evolução da equipa

    ResponderEliminar
  6. Lucho
    A cerveja é com, ou sem álcool ?????????


    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Leiam e aguardem a demissão deste jornalista (José Ribeiro) no Record. Não devias ter escrito isto, seu lorpa:)

    «Há umas (largas) semanas, em Braga, o sportinguista Hélder Postiga pontapeou as pernas do bracarense Meyong, na área leonina. O árbitro, Bruno Paixão, marcou falta contra o Sp. Braga. Só ele viu a infracção do camaronês. Domingo, em Alvalade, o sportinguista Rochemback agrediu, não uma, mas duas vezes, o portista Rolando, na área leonina. O árbitro, Bruno Paixão, marcou falta contra o FC Porto. Só ele viu a infracção do português. Incompetente, sim, mas com o mesmo critério: quem é agredido na área contrária, alguma falta terá feito... O que dá sempre jeito para não marcar o óbvio penálti. Bruno Paixão é um mau árbitro. Ponto final. Mas se mesmo assim consegue ser nomeado para os jogos mais importantes, isso diz muito de quem o escolhe»

    Autor: JOSÉ RIBEIRO, Record.

    ResponderEliminar
  8. Há 2 semanas fui à Póvoa assistir ao jogo Porto-S.Bernardo em juniores.

    Vitória natural da equipa de Aveiro.

    O que mais me custou ver, foi, que o nosso Clube tem jogadores grandes, mas que não são grande coisa. A não ser um jogador que foi buscar ao Algarve.

    Faz muita falta a formação.

    Ir buscá-los aos outros clubes é muito fácil.

    Não vou com esta política.

    ResponderEliminar
  9. Pois é, tou como o Vila Pouca, surpreso pelo empate frente ao Porto Santo. Frustração colmatada, e de que maneira, com a fabulosa e dramática vitória em Alvalade.

    Tal como tu, gritei, indiferente ao horário, bem alto. Caramba, em 4 dias duas vitórias dramáticas, saborosas e amplamente merecedoras de comemoração a preceito. Espero que a vizinhança entenda:)

    Surpreendente foi a vitória em Ovar. Um inico de época titubeante, levantando fortes suspeitas quanto ao nível da equipa, mas a vitoria no reduto do actual campeão pode ajudar a definir um rumo para esta temporada.

    ResponderEliminar
  10. Viva !

    Excelente resumo ! Grande prazer em te ler !

    Creio que agora o quadro com as datas está impecável. Não podem haver mais críticas. Partem de cima para baixo as datas !

    Só uma pergunta ( vais começar a pensar que sou chato. Mas é pra Bem !) : Porquê ir até Viseu ?

    Não seria bom pra um neofito explicar como se organizam as zonas ? E quem participa ?

    Não seria um trabalho a fazer ? Mesmo num artigo à parte ?

    Custa-me escrever isto porque sei que produzes. E sei a dificuldade.

    Não é critica, mas sugestão.

    Mas creio que será preciso fazê-lo. Mesmo eu ando à nora com a história das zonas porque não soube explicar quem seguia ou não seguia em frente, após as eliminatórias das zonas classificativas.

    Como disse e muito bem o Estilhaço, há os adeptos de aí e os adeptos de cá.

    Ora os de cá são quase cerca de 1,5milhões de adeptos(contando os filhos ) em França !

    " E eu no deserto e o Porto aqui tão perto " .

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  11. O estranho caso do treinador ressentido

    Poderia dar, ressalvando a imodéstia, um belo título para uma das habituais investigações detectivescas de Agatha Christie. Mas o argumento, neste caso, é redutor. Sem qualquer suspense, com o suspeito facilmente identificado. O homem do “dranquilidade”, do belo risco ao meio, ocupa no epicentro desta história o lugar habitualmente reservado aos mordomos. O de culpado.


    Apesar das posteriores tentativas de apaziguamento, a realidade é só uma. Paulo Bento foi um incendiário. Qual menino mimado, de mau perder, apontou baterias para o bode expiatório perfeito. Bruno Paixão. Com um discurso carregado de agressividade, num incitamento latente à violência, radicalizou um discurso já de si repleto dos habituais estereótipos dos agentes futebolísticos nacionais.


    Existe sempre alguém responsável pelas derrotas, que não o próprio ou o mérito alheio. O polvo. O sistema. Uma corporação de interesses. Com a irresponsabilidade a atingir foros escandalosos, os dirigentes sportinguistas tiveram uma ocasião única para refrear os ímpetos da turba. Uma espécie de mea culpa público. Mas não. Optaram pelo caminho mais fácil. Atalharam no seguidismo, corroborando as afirmações, falsas e insanas.


    Transformaram o clássico de Domingo, para a Taça, numa farsa, apunhalando de morte aqueles que veneram o desporto-rei. Procuraram branquear, através do ressuscitamento de fantasmas à muito desaparecidos, a verdade inalterada: FORAM DERROTADOS. ELIMINADOS. POSTOS FORA DA TAÇA. A VÊ-LA PELA TV.


    Nessa corte, cada vez mais vasta, têm lugar garantido alguns dos verrinosos escribas da nossa praça, sempre lestos a criticarem acidamente o Porto nas suas colunas de opinião, mas mantendo agora um mutismo inexplicável. O que acharão Cartaxana, Delgado e amigos das palavras duras de Paulo Bento?


    Dar-lhe-ão razão? Acharão que o Sporting foi mesmo prejudicado pelo homem do apito?


    Não querendo fazer de Miguel Sousa Tavares (finalmente em grande, hoje, na sua crónica semanal na Bola) e exaustivamente colocar aqui os erros primários do juiz de campo, nesse clássico, basta relembrar as mentes mais dadas à amnésia que Hulk foi derrubado por Rui Patrício, dentro da área, num penalty evidente. Que Liedson mimoseou um jogador portista com uma cotovelada, impunemente. Ou que o mesmo Liedson cometeu uma falta clara sobre Fucile, antes do golo inaugural. Que Rochemback, quiçá esgotado por correr atrás de Hulk, agrediu Rolando, noutra grande penalidade a que Bruno Paixão fez vista grossa. E, mesmo assim, vivendo uma crise de resultados, como gostam de atestar algumas mentes visionários, conseguimos vencer. Isto não dirá tudo, quanto ao ridículo de alguns?


    Paulo Bento, arvorado em douto comandante de homens, procura dar uma imagem refrescante, qual técnico moderno, preparado para os desafios do futuro. Pura treta. No seu âmago, é como os repelentes treinadores de outrora, mesquinho e pouco lúcido, sabendo apenas um ou dois truques de pacotilha. Na sua escalada à Goebbels, escamoteia a forma como o Sporting venceu a última Taça de Portugal. Por curiosidade, contra o Porto.


    Ou ainda, mais recentemente, o escandaloso penalty roubado literalmente ao Braga, permitindo que os leões aí alcançassem uma importante vitória. E, neste triste e patético jornalismo de trazer por casa, lá se vai permitindo que um banal e medíocre treinador continue a blasfemar na TV, sem ser confrontado com a realidade. É o treinador de um clube supostamente grande, mas que só agora, em pleno século XXI, depois de 100 anos de vida, consegue atingir os oitavos de final da Champions.

    Está tudo dito, não está. Parafraseando Sua Alteza, "porque não te calas?"

    ResponderEliminar
  12. costumo ler sempre que posso o vosso blog , e raramente participo, mas agora não me contive. É que o fim de semana e inicio desta que começa, foi de grandes sobressaltos emocionais, vejamos: Primeiro assistir atónito aos comentários da TVI ao jogo FCP x Sporting, depois as reacções quer dos dirigentes,quer dos jornalistas e comentadores a mesmo. Tudo isto raiou o insane. Hoje foi o culminar, aquele "sabujo" ( não me lembro de outro nome que signifique nojo, asco, sem cair na asneirola)do Sproting, no programa "Trio de Ataque", dizer com aquela cara de parvo que Deus lhe deu, coisas que ninguém vê ou com a mesma cara dizer que aquilo que todos vimos e ele diz que não existem e quando a coisa já não se pode negar, fala da intencionalidade ou ausencia desta, tudo isto com o mesmo ar imbecil de uma pura virgem ao ver pela primeira vez um "falo", a mesma boca aberta, o mesmo espanto, faltando-lhe apenas a mesma inocência pois a figura é "PUTA VELHA". Depois , é com alguma tristeza que vejo o Dr.º Rui Moreira, figura que muito prezo, quer pela sua intervenção clubistica, quer civica quer politica, mas que nestas situações fica sempre aquém.... fica sempre nas reticencias, aquelas concessões recorrentes, aquele concordar, dizer que sim....que pode ser educado e representar fair-play, mas não é eficaz no que se pretende: defender o Porto contra o ataque feroz de que é vitima. Hoje o "fulano verde " era para dizimar, o homem não podia fugir, mas o Dr.º Rui Moreira , talvez por educação e formação , não consegue. Diria o saudoso Robson falta-lhe o "instinct kill" e nestas alturas recordo a personalidade do Dr.º Poncio, menos eloquente, mas mais mordaz e impiedoso, que é o que precisamos neste momento. Pela amostra , o que se aproxima será tremendo, por isso não há que ter receio, nada de "encolhidelas", é preciso combatê-los e a defesa do clube está entregue aos "nossos" comentadores, ao nosso mister, ao pai do grandissimo Bruno e pouco mais.... Portistas do Mundo Inteiro temos de estar unidos na defesa do nosso clube, contra o centralismo de Lisboa ( que é disto que se trata e é mais grave que futebois), e contra os "parolos da moirama"
    Viva O FCPorto

    ResponderEliminar
  13. BOAS NOTICIAS NO ANDEBOL:

    O F.C. Porto Vitalis fechou a sua participação no Torneio da Independência com mais uma vitória. Depois de bater os Camarões (28-18) e a Selecção B de Angola (27-16), país anfitrião, ganhou, esta terça-feira, à Selecção A angolana, por 28-20 (14-10 ao intervalo), assegurando, em definitivo, a conquista do troféu.

    No dia em que se celebram os 33 anos de independência de Angola, oficializada a 11 de Novembro de 1975, a equipa portuguesa voltou a apresentar-se em campo ao mais alto nível, logrando a terceira vitória consecutiva na prova, resultado de muita entrega e um forte espírito competitivo.

    ResponderEliminar
  14. Marçal dedica vitória a Matos:

    “Era importante ganhar nesta altura, mesmo não tendo todos os atletas disponíveis ou nas melhores condições físicas. A pressão já se começava a sentir em redor da equipa”, explicou Marçal.

    A onda de lesões que ensombrou o início de época dos dragões, “nunca permitiu que o plantel se apresentasse completo” e contribuiu negativamente para alguns resultados averbados na prova.

    Em alguns momentos a obrigação de ganhar levou a que tivessem sido feitos “alguns comentários injustos na imprensa”, muito por força dos quais Nuno Marçal faz agora questão de “dedicar a vitória ao técnico Júlio Matos, em começo de carreira, que sempre acreditou e apoiou o grupo nos momentos difíceis.”

    Com presença de Nuno Marçal em campo, a produção ofensiva dos portistas sobe indiscutivelmente. Se juntarmos à sua capacidade de concretizar cestos o espírito destemido nas horas de decisão, é natural que o jogo ofensivo dos dragões se transfigure um pouco com a utilização do extremo. ”Não vou negar que alguns dos ataques são construídos a pensar em mim. É natural que pela minha experiência, pela juventude dos norte-americanos e o mau momento de forma de alguns jogadores influentes, as decisões passem mais por mim. Mas não é nada que seja novidade”, argumentou, com confiança, o jogador.

    A qualidade exibicional da última partida ficou longe de ser a perfeita, mas também é verdade que deixou boas indicações para futuro.”Demos uma mostra diferente daquilo que somos e provamos que temos condições para lutar pela vitória em todas as competições. Mas reconheço que não somos os únicos favoritos.”

    ResponderEliminar
  15. BASQUETEBOL
    JOGOS SEMANA DE 11/11/08 A 17/11/08


    12/11/08(4ª feira) Juniores A CD Póvoa X FC Porto 22h00 Póvoa

    14/11/08(6ª feira) Seniores FC Porto Ferpinta X Maia Basket 21h00 CDC Matosinhos

    15/11/08 Iniciados A FC Porto X FC Gaia “A” 14h30 SR Coronado

    (Sábado) Cadetes B EB Porto X Académico 15h00 CDC Matosinhos

    Juniores F FC Porto X SC Coimbrões “A” 16h30 SR Coronado

    Cadetes A FC Porto X Vasco/TPT “A” 18h30 CDC Matosinhos

    Cadetes F NCR Valongo X FC Porto 18h30 Mun. Campo

    Sub24 BC Valença X EB Porto 21h00 Mun. Valença

    Juniores B FC Porto X Básquete de Leça “A” 21h30 CDC Matosinhos

    16/11/08 Iniciados B Bolacesto/Limparia X EB Porto “A” 11h00 Mun. Gaia

    (Domingo) Iniciados C Juv. Pacense “B” X EB Porto “B” 11h30 Mun. Modelos

    ResponderEliminar
  16. Fantástico resultado com a Ovarense em basquetebol... o que pode ser um bom prenúncio para o que aí vem.

    Já no hóquei, um pequeno tropeção com os açoreanos... mas nada que altere o rumo normal das coisas, sempre em frente na conquista de um novo recordo: o octo-campeonato (é assim que se diz, certo?)

    ResponderEliminar