26 novembro, 2008

Oitavos, aí vamos nós!

assistência: --- espectadores.

árbitros: Alberto Undiano Mallenco (Espanha), Fermin Martinez Ibanez e Roberto Alonso Fernandez; José Luis Parada Romero.

Fenerbahçe: Volkan Demirel; Gokhan Gonul, Yasin Çakmak, Edu Dracena e Roberto Carlos; Josico e Emre; Deivid, Alex «cap.» e Ugur Boral; Guiza.
Substituições: Emre por Kazim Kazim (46m) e Gokhan Gonul por Burak Yilmaz.
Não utilizados: Babacan, Vederson, Bilgin, Turaci e Maldonado.
Treinador: Luis Aragonés.

FC Porto: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Tomás Costa e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hulk e Rodríguez.
Substituições: Tomás Costa por Guarin (61m), Rodríguez por Mariano Gonzalez (74m) e Hulk por Pelé (79m).
Não utilizados: ...
Treinador: Jesualdo Ferreira.

disciplina: Cartão amarelo a Emre (25m), Fernando (32m), Yasin Çakmak (38m), Ugur Boral (72m), Edu Dracena (86m) e Gokhan Gonul (90m).

golos: Lisandro Lopez (18 e 28m) e Kazim Kazim (63m).


Terminado o jogo, de imediato me lembrei das campanhas de total intoxicação levantadas por alguns «colunáveis» da imprensa escrita e falada, mas não só, pois pela blogosfera, os «anónimos» que corroboravam essa tese e se tinham também eles transformado em arautos da desgraça, eram mais que as mães, tendo-se até chegado ao expoente máximo do ridículo ao catalogar, como se fosse a mais pura e cristalina verdade, que este (actual) plantel seria o “pior” dos últimos 10 anos… a esta hora, todos esses e os outros que os acompanharam nesses dislates verbais, só podem mesmo é caminhar sobre as pedras da calçada, de cabeça cabisbaixa e o rosto coberto de vergonha.

O tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, chegou a Istambul, decorridas que estavam 4 jornadas da Liga dos Campeões, com a possibilidade de carimbar de imediato os objectivos mínimos, a taça UEFA… em caso de vitória, e com a ajuda do Arsenal a conseguir igual resultado na recepção ao Dínamo Kiev, a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões ficava automaticamente assegurada. Assim dito, assim conseguido.

O tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, acabou por vencer o Fenerbahçe por 1-2, com Lisandro Lopez a bisar na partida ainda na 1ª parte, tendo o golo turco sido obtido por Kazim Kazim a meio da 2ª parte, não mais se alterando o resultado até final do jogo.

Provou-se, mais uma vez, que no balneário do tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, ainda mora a atitude, a raça, a crença, a forma de estar e sentir o clube, o jogar à Porto, mesmo quando não se está bem, de todos aqueles jogadores. Não são os melhores do mundo… mas (para mim) jamais serão os piores do mundo e arredores! Para mim, aqueles ou outros, serão sempre os melhores, basta serem e equiparem com as cores do (meu) FC Porto!

Mas não posso deixar de aqui lançar um ALERTA à nossa SAD para um caso paradigmático de um jogador que transporta toda a «raça» de jogar à Porto. Seu nome: LISANDRO LOPEZ. Este rapaz, enquanto jogador, tem tudo o que o FC Porto tem enquanto clube. Tem raça, tem espírito de sacrifício, tem alma, tem mística, tem crença, defende, ataca, cria, destrói, recupera, avança, cerra os dentes, come a relva, e contudo, não deixa de ser tristonho o modo de festejar nos últimos tempos, os golos que marca, procurando conter-se, quiçá até, em sinal de protesto (sempre silencioso). Outros, com menor carácter, aproveitariam estas oferendas e fá-lo-iam de outra forma menos, muito menos simpática… este, fá-lo, jogando sempre cada vez mais, com mais alma, com mais raça, com mais atitude, para o clube e adeptos, mas sempre à Porto.

Não sou um crítico da SAD, nunca fui e nunca serei, mas não é por isso que deixo de pensar que tudo o que é feito, bem feito é. Por isso, e de uma forma muito construtiva (repito, construtiva!), deixo aqui apenas uma pergunta no ar, em jeito de provocação: de que espera a nossa SAD para renovar o contrato e pagar a este jogador, aquilo que ele merece?

Por fim, e até porque estou completamente à vontade para o dizer e assumir, porque quem me conhece, sabe muito bem que nunca morri de amores pelo nosso treinador, o Prof. Jesualdo Ferreira, esta vitória, esta passagem pelo 3º ano consecutivo aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, esta chapada com o punho bem cerrado, dedico-a à pessoa mais atacada, mais insultada, mais caluniada dos últimos tempos, dentro do (meu) FC Porto… ele próprio, o (meu) treinador, o Prof. Jesualdo Ferreira. Enquanto cá estiver, para o bem ou para o mal, será sempre o meu treinador e apesar das minhas criticas enquanto «treinador de bancada», umas vezes justas, outras totalmente injustas, nunca deixarei, nas horas más, de lhe prestar o meu apoio incondicional e inequívoco!

Agora, vamos mas é ao jogo que é disto que o meu po(b)o gosta. O tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, entrou em campo com o onze esperado, dadas as ausências certas de Sapunaru por lesão e Lucho por castigo. Pedro Emanuel ocupou a faixa esquerda da defesa, derivando Fucile para a direita, cabendo a Tomás Costa, fazer o papel de Lucho a meio campo.

Iniciado o jogo e ao longo do mesmo, tacticamente, o tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, esteve irrepreensível, com uma enorme pressão a meio-campo, não deixando o adversário sequer ultrapassar a linha de meio-campo e com isso, obrigando a perdas consecutivas de bola em zonas de perigo na defensiva adversária. Muito inteligentemente, o tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, foi aproveitando essas deixas para se aproximar com muito perigo da baliza contrária ao longo de todas a 1ª parte, criando diversas oportunidades de perigo iminente.

Eis que à passagem do 19º minuto, em consequência de um pontapé de canto, onde a bola é aliviada deficientemente pela defensiva adversária, Fernando recupera a bola na entrada da área e cruza para Bruno Alves, que depois de uma bela recuperação, cruza novamente para o interior da área onde aparece Lisandro acrobaticamente a aproveitar um deficiente corte do guarda-redes turco e coloca o tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos em vantagem na partida. Num jogo que se previa de enorme dificuldade, tínhamos conseguido o mais difícil, colocar-nos em vantagem.

Os turcos procuraram reagir ao golo portistas, mas pouco mais perigo conseguiam criar do que jogarem um futebol directo onde a defensiva azul-e-branca ia anulando com pouca ou nenhuma dificuldade.

Na aproximação aos 30 minutos da 1ª parte, no seguimento de um lançamento lateral de Fucile para a pequena área adversária, Lisandro ganha a bola e consegue bater ao segundo remate o guarda-redes turco, elevando a contagem para 0-2, o que prognosticava um jogo tranquilo para os azul-e-brancos para o que ainda restava da partida.

Logo de seguida, Tomás Costa surge isolado pela esquerda do ataque e ainda bem fora da área, executa um chapéu quase perfeito ao guarda-redes turco, e digo quase perfeito, porque a bola caprichosamente embate no poste e não entra, perdendo-se a oportunidade de ali matar o jogo.

Chegado o intervalo, os turcos iniciaram a segunda metade do jogo com outra atitude, passando o jogo a desenrolar-se mais no meio-campo portista, sem que isso significasse grande perigo para a baliza defendida por Hélton.

Ainda decorria o primeiro terço da 2ª parte, quando Hulk lançado e isolado pela esquerda do ataque não consegue bater o guarda-redes turco, gorando-se ali nova oportunidade para matar o jogo. Como quem não marca, sofre, os turcos reduzem a partida para 1-2 num lance infeliz de Bruno Alves que ao ver a bota bater na sua perna após remate adversário, faz a bola sobrevoar Hélton que nada podia fazer para anular o lance.

Este golo fortuito e contra a corrente do jogo, teve o condão de despertar e moralizar a equipa turca que continuou a tentar investir sobre a muralha defensiva dos azul-e-brancos, que pareceram momentaneamente acusar o golo sofrido e acusar algum desnorte táctico. Neste momento, o Prof. Jesualdo Ferreira, muito inteligentemente, refrescou o meio-campo, entrando Guarin, Mariano Gonzalez e Péle.

O jogo foi-se então arrastando até ao seu final, com o tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos a conseguir com maior ou menos dificuldade afastar o perigo da baliza defendida por Hélton.

Fim do jogo e o tal “pior” FC Porto dos últimos 10 anos, com duas vitórias fora do seu estádio em solo ucraniano e turco, conjugada com a vitória de ontem do Arsenal sobre o Dínamo Kiev, consegue qualificar-se para a fase seguinte de prova, os oitavos-de-final, deixando para o jogo final contra o Arsenal a decisão de quem fica em primeiro lugar no grupo.

79 comentários:

  1. K bela noite para o regresso do mortífero Lisandro. Já lá moram duas!!!!!!

    O inferno turco levou com dois baldes de água gelada.

    ResponderEliminar
  2. Dssse. Falasse mais cedo. Mais uma bola ao poste, carago! Já farta...

    Era um golo de antologia!

    ResponderEliminar
  3. Paulo,

    Não sei o que vai acontecer na segunda parte, mas a primeira foi perfeita. Força FC PORTO!!!

    ResponderEliminar
  4. O pior já está feito agora é só jogar com calma, porque quem tem de correr pelo resultado é o Fenerbahçe

    ResponderEliminar
  5. Dasse - parte II

    Jogo controlado, oportunidade soberana para o 3º desperdiçada e mais uma "leiteirada" contra nós. Um golo caido dos céus que incendiou o ambiente e faz tremer o resultado.

    Vamos a aguentar isto, rapazes!

    ResponderEliminar
  6. pronto respirem. o fcp sempre tem laterais...

    ResponderEliminar
  7. Ganhamos...Nos oitavos de final pelo 3º ano consecutivo....EXCELLLEEENNNTE!!!!!!!!

    FANTASTICO FCPORTO!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. O "pior" plantel dos últimos 10 anos, apurar-se a uma jornada do fim...não está mal, não senhor!
    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. Feito histórico!!!

    FC Porto apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

    Amanhã, tal como esperado, teremos os jornais de Lisboa a entoar loas a este feito, em primeiras páginas totalmente dedicadas a festejar tal cometimento.

    Dizem que foi a oitava vez que isto aconteceu, mas isso agora não interessa nada.

    ResponderEliminar
  10. Grande Tomás Costa.
    Parabéns ao excelente grupo.
    Aqueles que diziam mal dos nossos jogadores devem ter agora engolido um sapinho, ou sapão.

    POOOOOOORRRRRTTTTTOOOOOO.

    Atenção à preparação física. Quando estes jogadores aguentarem os 90 minutos, não sei não!!!???

    ResponderEliminar
  11. Estou a ouvir o J.Cornado a dizer que o FCP, ganhou com um golo ilegal. Coitado! Deve ter doido tanto.
    Nós sabemos que se fosse por ti, o FCP ficava com menos dois jogadores e aplicavas ainda 2 penaltis.
    Coitado...eh..eh...eh.

    ResponderEliminar
  12. Estou a ouvir o J.Cornado a dizer que o FCP, ganhou com um golo ilegal. Coitado! Deve ter doido tanto.
    Nós sabemos que se fosse por ti, o FCP ficava com menos dois jogadores e aplicavas ainda 2 penaltis.
    Coitado...eh..eh...eh.

    ResponderEliminar
  13. Que azia anda pela comunicação social!
    Repararam na velocidade com que a RTP terminou a transmissão?
    Até pensei que interromperam para dar alguma noticia sobre o terremoto em lisboa no fim de semana passado...

    ResponderEliminar
  14. Estou feliz pelo meu Futebol Clube do Porto ter dado esta enormissima alegria a todos os PORTISTAS pese embora a azia dos turcos que comentavam na rtp!Futebol Clube do Porto sempre contra todos os comentadores aziagos!Claro que não se fez história,história é lá para a capital da tanga,afinal o FCP só se apurou pela oitava vez para os oitavos da LC,coisa pouca!Olhem,neste momento estou a ouvir os comentários na RTPN daquele rapaz que sempre teve uma boa relação com o FCP!Esse mesmo o JVP!Enfim,colhão-de fazer nós aqui na provincia não temos ex jogadores com carisma suficiente no futebol tuga para comentar um jogo da LC,mesmo um jogo de pouco interesse como são os jogos onde intervem o tri campeão!Vamos lá FCP,estas vitórias moralizam,já sinto sinais de preocupação por parte da fraca concorrencia,e ainda hei-de ver alguns criticos de Burroaldo e da gestão da sad a carregá-los em ombros!Que Deus me ouça!Pergunta inocente:quem fará as primeiras páginas do rascorde e da biblia,Suazo,Aimar Liedson...Afinal quem é Lizandro???

    ResponderEliminar
  15. GRANDE PORTO!! QUE ATITUDE!! NA RAÇA!! Grande jogo de toda a equipa, mas principalmente o Lixa, o Fucile e o Fernando!! Agora é vingança no dragão!!!

    ResponderEliminar
  16. Lisandro.
    Que grande jogador.

    Até me canso, só de o ver correr, pela frente de ataque.

    Este sim é dos imortais de Dragão ao peito.

    Espero que lhe o FCP o reconheça.

    Quanto aos mouros, que são inferiores aos turcos como condição, só me fazem sorrir de tanto surrealismo.
    O JVP, o que sempre desejou e nunca o conseguio nem conseguirá, foi vestir aquela camisola branca com riscas azuis. Faltou-lhe estaleca moral, pois Oliveira chegou a ter aplavarada a sua vinda para o FCP, após o europeu de inglaterra. Mas aquele que foi director desportivo do Rosas de Lisboa, quebrou o compromisso.
    Gente que não têm palavra não merce consideração.

    Estamos na elite que é o nosso lugar natural e acredito que desta vez vamos aos quartos, pois é lá que se encontra a felicidade.

    A sorte dos postes vai mudar, e as bolas depois de bater vão passar a entrar.
    Agora ninguem nos agarra.

    O primeiro lugar do campeonato espera pelo tri-campeão.

    ResponderEliminar
  17. Nos oitavos e mais nada...

    Bela exibição do nosso porto,e falo no conjunto total...

    Força porto

    Contra nós quem quiser,contra nós quem puder.

    ResponderEliminar
  18. Boa exibição e boa vitória mas com alguma felicidade, especialmente na forma como conseguimos os golos. Depois o lado aborrecido da sina, no desenrolar do golo deles...Acho que mais uma vez o Prof errou ao manter o Pedro Emanuel, mesmo após o 2-0!...Não havia nexexidade...Ele gosta mesmo de nos ver sofrer!
    Tassssssssssssssssssssssssssssssssss!!!

    ResponderEliminar
  19. Já estamos nos oitavos!!
    Excelente jogo do FC Porto!! Penso que tivemos sempre o jogo controlado e merecemos inteiramente esta vitória que nos dá acesso pela terceira vez consecutiva aos oitavos!
    Destaco Fernando, Tomás Costa e Lisandro !

    Abraço

    ResponderEliminar
  20. Grande vitória do nosso Porto!

    Merecida, suada e mt saborosa.

    Lisandro, Fernando, Fucile, Tomás Costa e Hulk em mt bom plano.

    Oitavos de final pela 8ª vez qd já nos davam como mortos e enterrados.

    Agora contra o Arsenal o Porto já apurado pode jogar o tudo por tudo frente ao Arsenal tentando ganhar o 1º lugar!!

    Qt à azia, a de hj e a q virá demonstrada amanhã é mt bom sinal, é sinal q esses FDP não podem com o Porto!

    ResponderEliminar
  21. Hoje foi simplesmente lindo lindo...lisandro e hul que dupla que promete...hulk lutador forte e possante, poe em agua a cabeça dos defesas....recupera bolas, ganha ressaltos, etc etc..hoje lembrou me o saudoso KOSTADINOV.

    como negativo (apesar de ter jogado mt bem)coloco o fucile...para mim este enorme jogador é defesa esquerdo e nunca direito...como defesa esquerdo joga bem bem bem, a defesa direito acho que deixa muito a desejar e é muito lento...
    parabens porto

    SOMOS DRAGÕES SOMOS CAMPEÕESSSS!!! GANDE LISANDRO..QUE JOGADORRRR

    ResponderEliminar
  22. Eu disse...
    Na Turquia sempre bons resultados...
    Viva o Porto.

    ResponderEliminar
  23. Viva !

    Mais uma Vitória mais uma Alegria !

    Antes de fazer um comentário sobre o jogo : Pareceu-me importante escrever o seguinte : Acho que o jogo não deu na rtpi. Na medida em que há pessoas que vêm consultar o blog para ver onde passa o jogo, creio que o melhor é informá-las devidamente.

    Escrevi isto para ajudar.

    Após um dia sem parar, nem tempo para comer, não resisti em ver a segunda parte.

    Pelo que vi e só a segunda parte : O Porto recua demasiado e sofre, por isso, um golo. Em seguida, soube recoser-se. Algo que desde há muito não tinha visto.

    Vai-se pois, pouco a pouco, malhando um Dragão.

    Dos jogadores que vi : Mas em 45 minutos não se pode ser objectivo :

    Como o futebol é um desporto colectivo, gostei de toda a equipa.

    Todavia : Acho que o Helton está mesmo bom . Dá segurança. Sempre confiei. Note-se que o golo do Ferne é sorte.

    Destaque para Lisandro, mas já escrevi aqui, neste blog, o bem que pensava dele.

    Fucile idem-aspas mas só em comentário.

    Fernando muito bom mesmo.

    Tomas Costa gostei.

    A defesa central está a ter automatismos e isso é bom.

    Meireles : Grande marinheiro que começa a aparecer onde não é esperado.

    Hulk : Precisa de maturidade.

    Treinador : As substituições foram excelentes quanto a mim. Povoaram muito bem o miolo do terreno. Um menos para Pelé que faz uma falta na zona central, sabendo-se que no Ferne há um senhor que se chama Roberto Carlos.

    Mas, mais uma vez só vi 45 minutos.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  24. Mais uma grande vitória do FC Porto, plena de maturidade, inteligência e espírito colectivo.

    Não vou falar muito sobre o jogo em si. Apenas dizer que muitos nos deram como mortos e enterrados, é verdade, inclusivé alguns de nós.

    Aquando das derrotas que sofremos, Jesualdo Ferreira foi autenticamente crucificado e 99 % pediram a sua saída. A verdade é que o nosso 'destreinador' qualificou-nos para os 'oitavos' da Champions pela 3ª vez consecutiva, fazendo o pleno nas temporadas em que está no clube no que a esse aspecto diz respeito.

    No passado, falou-se sistematicamente da melhor valia do nosso plantel relativamente aos demais, para justificar os triunfos, minimizando o mérito do treinador. O certo é que este ano o plantel é mais fraco que o do ano passado, a equipa está largamente renovada, mas Jesualdo voltou a conseguir um dos principais objectivos da temporada! Honra lhe seja feita. Hoje foi capaz de ir ganhar à Turquia, sem Lucho e sem espinhas...

    Uma palavra para Jesualdo que, nestas horas, é SEMPRE esquecido.

    Força FC PORTO! Agora é chegar ao topo da liga portuguesa.

    ResponderEliminar
  25. Já estamos nos oitavos!!!! Estavam á espera que o F C PORTO perdesse mas o tiro saiu pela culatra amigos muita gente vai dormir mal. Os comentadores são sempre a mesma MERDA .Mas o que realmente interessa é que o F C PORTO está apurado.
    FORÇA PORTO !!!!!!


    Abraço

    ResponderEliminar
  26. Bruno Pinto:

    Vou-me doer, pq tb defendi a saída de Jesualdo.

    Sou doente pelo Porto desde criança e com ou sem Jesualdo o Porto enche-me sempre o coração.

    Continuo a defender q o Professor não é um grande treinador. Este plantel é bom e ele parece finalmente estar a encontrar um rumo MAS andou ali perdido por completo.

    Temos opiniões diferentes, mas uma doença comum, meu caro Bruno, o amor ao POrto.

    ResponderEliminar
  27. Belo, belo jogo. Foi um Porto à antiga. Com capacidade de sofrimento, solidário, de espírito corporativo, mas também capaz de reagir às adversidades.

    Brilhante demonstração de classe, com quase todos os jogadores num plano elevado. E assim, paulatinamente, o Porto garante o que poucos julgavam possível, depois do desastre de Londres.

    E fá-lo de forma tremenda, com duas vitórias fora!!!

    Injecção anímica para o resto da temporada. E agora, por uma mera quesão e orgulho, fazer lembrar a Wenger que "quem ri por último ri melhor".

    É empalar esses cabrões no Dragão e ficar com o 1º lugar do grupo!

    ResponderEliminar
  28. Não é um treinador de nomeada, não é genial, mas é competente e tem-no demonstrado nos 3 anos no clube. O plantel é bom, mas não tão bom como todos gostaríamos. Se ele andou perdido, tb alguns jogadores só agora começam a mostrar rendimento aceitável. E não é por estas vitórias que devemos esquecer que o nosso plantel continua com visíveis lacunas que devem ser colmatadas em Dezembro e que temos jogadores sem nível para o clube.

    Claro que a tendência é achar que os jogadores são maus nas derrotas e bons nas vitórias, mas a realidade é sempre a mesma. Muitos jogadores novos, é normal que leve tempo a formar um colectivo que funcione, porque ests coisas não são imediatas. Agora que a equipa funciona melhor (vamos ver se assim continua), o colectivo já disfarça melhor certas carências individuais, que, no entanto, continuam a existir.

    Mas hoje importa é festejar a vitória e dar mérito a quem a conseguiu: jogadores e equipa técnica.

    ResponderEliminar
  29. Na jogo com o Arsenal, é preciso fazer sofrer os ingleses e o seu treinador...nao me esqueço da risada com que o nojento do Wenger nos presenteou no jogo da 1ª mão.
    Há que fazer do Dragão um autentico martírio para esta equipa inglesa...Ganhando o ultimo jogo, temos o 1º lugar garantido, e as coisas podem ser mais fáceis nos oitavos...

    PS: É inacreditável como as pessoas que aquando das derrotas do FCPorto vêm para este blog como abutres à procura de cadáveres, aquando das últimas vitórias do FCPorto ficam calados que nem ratinhos...Apareçam agora a criticar tudo e todos!!!

    ResponderEliminar
  30. RCBC,

    Nah, hoje já não interessa falar!! LOL.

    ResponderEliminar
  31. Uma palavra de apreço para Fernando.
    Grande jogador e com uma maturidade incrível. Vejam o roubo de bola que ele faz no 2º tempo junta à linha lateral da grande área, quando já tinha um cartão amarelo. A Tv até repetiu o lance, para verificar se tinha sido em falta. Excelente.

    O traidor já era...

    No fundo este FCP tem vindo a mostrar que a rodagem está feita. Agora é por os cavalos no chão que a velocidade está toda lá.
    Queira o prof. parar de fazer experiências que mais dois jogos e até jogam de olhos fechados.

    É de toda a justiça deixar aqui também uma palavra para Jesualdo, por mais uma vitória para os oitavos da C.Ligue.
    Parabéns.

    Allez Porto allez...
    Quanto mais azia nos de Lisboa eu vejo, mais confiança tenho que vamos lá chegar e com vantagem pontual no final do cameponato.

    ResponderEliminar
  32. Só peço que o Prof. trabalhe um pouco mais o contra-ataque, que o FCP, passará a celindrar. Vejam a quantidade de oportunidades que foram criadas e que desperdiçamos.
    Só o Mariano teve 3 seguidas e embrulhou-se com a bola.

    Estes jogadores estão mais talhados para esse tipo de jogo. Até Raul Meireles faz melhores passes e aparece mais na zona de finalização.

    O mais engraçado disto é que o FCP jogou assim no torneio de Braga.
    Enquanto nós mudamos para pior e agora estamos a rectificar, o Leixões aprendeu a lição que levou do Porto nesse torneio e mudou a filosofia, adoptando o contra-ataque. Hoje está em 1º do campeonato, e nós andamos 3 a 4 jogos um pouco perdidos.

    Espero que Jesualdo tenha aprendido e não altere o tipo de jogo, mas que trabalhe o actual até à exaustão.

    ResponderEliminar
  33. Fabuloso. Prof. Jesualdo, só quero mais trabalho para não se falharem tantos passes por desplicência. Exige-se mais mecanização. Espumem arautos da desgraça e anti-SADs.

    ResponderEliminar
  34. RCBC,

    Tens razão, sim senhor. Vêm para aqui estes tipos criticar tudo e todos. Infiéis!!!

    Já não se pode ganhar aos turcos que aparecem logo uns tipos a criticar.

    Mas, apesar destas vitórias, o destreinador não deixa de ser uma merda e a SAD também.

    Lá vêm estes tipos criticar tudo e todos. Infiéis!!!!

    ResponderEliminar
  35. Todos os Portistas têm q saber ganhar, têm q saber usufruir da vitória sem terem q se confrontar com outros Portistas que, porventura, tenham opiniões diversas sobre o técnico ou noutros casos a Administração. A vitória do Porto foi de todos. Não foi só dos defensores de Jesualdo. Até pq mesmo esses em certas alturas já se sentia um deslizar da sua convicção.

    Viva o FC Porto.

    ResponderEliminar
  36. Intuição feminina à parte, antes do jogo iniciar dava para ver que os nossos estavam ali para seguir em frente, independentemente das tácticas préviamente planificadas ou o adversário/estádio que tinham pela frente.
    É daquelas situações limites em que se toma conhecimento de que é agora ou nunca. Foi uma vitória à Porto, conseguida numa primeira parte e segura na segunda.
    Mais uma vez o presente de aniversário foi entregue a uma Portista que só lamentou a ausência do Lucho :)
    ... por falar em Lucho.... o cebola fica a dever-me um golo, não é verdade :)

    ps: hoje vou fazer a minha árvore de Natal: branquinha e com as decorações em azul ...
    fica desde já prometida foto :)

    ResponderEliminar
  37. Grande equipa, cada vez melhor, grande espírito, entreajuda.

    É o nosso porto!

    Grande jesualdo, está a fazer uma vez mais um bom trabalho em montar uma equipa competitiva.

    Temos que saber dar valor ao que temos. Agora é encarrilhar na liga e lá chegaremos ao nosso lugar.

    Tudo a puxar para o mesmo lado!!!

    ResponderEliminar
  38. Lisandro López tornou-se o terceiro melhor marcador do FC Porto na Liga dos Campeões. O avançado portista desembaraçou-se da companhia de Zahovic e McCarthy (que tinham 8 golos) e ainda superou o compatriota Lucho González, que soma 9 golos na mais importante competição europeia de clubes.

    Depois do jogo em Istambul, Licha atingiu o pódio dos goleadores azuis e brancos na Champions, cujo lugar mais alto é ocupado por aquele que permanece o maior fenómeno da liga portuguesa das últimas décadas: Mário Jardel, que tem 19 golos apontados pelos dragões (mais nove pelo Galatasaray), número imponente para quatro presenças.

    O segundo lugar é ocupado por outra grande figura do futebol português, o luso-brasileiro Deco, com 11 golos, número interessante para um artista. Fernando Gomes e Pena são sétimos na lista, com 7 golos.

    1º jardel-19
    2º deco-11
    3º lisandro-10
    4º lucho -9
    5º mccarthy-8
    6º zahovic-8
    7º gomes-7
    8º pena-7

    (...)

    ResponderEliminar
  39. Precisamente, Lucho, precisamente.

    Vêm para aqui estes tipos criticar os intocáveis.

    Todos sabemos que o primeiro mandamento que o Nosso Senhor PC nos ensinou é: "Jamais criticar a SAD, jogadores, treinadores e qualquer elemento pertencente ao clube ou à SAD". Todos sabemos isso.

    Como pode haver adeptos que ousam criticar e quebrar tal sagrado mandamento?

    Como pode haver adeptos mais exigentes e que percebem há vários aspectos a melhorar?

    Como pode haver adeptos que não ficam delirantes com um simples vitória sobre uns turcos quaisquer?

    Como pode haver adeptos que percebem que a performance da equipa na competição que se consigna como o objectivo principal, o campeonato, esteja a ser tão medíocre ao ponto de ser a pior deste século?

    Como se atrevem estes infiéis? O fogo do inferno os espera.

    ResponderEliminar
  40. Em atalho de foice....apesar da exibiçao ter sido das mais consistente tenho para mim que este modelo de jogo é ainda um case study...
    Se nao vejamos neste onze falta Lucho, logo entao kem sai para que este entre...depois e apesar do relatio entendimento entre Licha e Hulk, fico ainda pouco crente que o seu lugar passe pelo centro do terreno.
    Outra das questoes que este modelo encerra é que preconiza transiçoes rapidas, ou seja o vulgo contra ataque e atençao contra ataque nao significa estar em superioridade numerica. Ora como tal este nao pode ser manual de instruçoes algum para jogos em casa onde a filosofia passa por assumir o jogo...
    Ontem ate nao fomos uma equipa onde o bloco esteve muito baixo os equilibrios foram nota dominante nas varias linhas , mas aqui aparece outro das nossas diferenças para outras epocas, se na frente lizandro e ate hulk bem secundado pela raça e cultura tactica de rodriguez ( como quarta unidade de meio campo)conseguem obstar a primeira fase de construçao do adversario, com adversario onde o 1º passe irrompa o atire o jogo para a mais proxima da nossa area espanta-me k nao haja capacidade de pressionar ...ontem foi evidente isso que falo, qd fernando perde a bola na saida pra ataque mais nnguem conseguiu aproximar linhas e Kazim percorreu metros sem ninguem a ilharga, noutras situaçoes essa denotada falta de capacidade de estrovar ou garantir possibilidade de disputa de bola com o adversario causa inumeros dissabores porrque nos poe vezes sem conta a levar com 2ªs bolas e cruzmentos..
    Ontem o modelo bem gizado teve o condao de aproveitar a pessima fase de construçao do fener, que perdia a bola invariavelmente logo a saida da sua area o que permitia ao porto construir rapido, mas contra outros adversarios menos insipidos as coisas piam mais fino.
    Desagrada-me a falta de profundidade do futebol pelas alas onde se obrigam os laterais a desguarnecer o seu flanco defesnsivo kd aparecem no atake...Tommy fecha e equilibra na direita mas nao estica o jogo, fucile viu-se obrigado a ter de fazer todo o corredor, do outro lado com P.Emanuel nem existimos , e o capitao bem pode agradecer o trabalho de sapa do cebola pois foi mais lateral k ele...
    Ficou provado ontem que mais que tempo para crescer este FcPorto precisava era de vitórias...é que isso de se crescer na derrota é demagogo e fica bem no discurso politicamente correcto...A ver vamos se as bases se solidificam para que se possam trabalhar outras coisas que estao visiveis que falta ainda mto caminho para sermos uma ekipa semelhante ao que mostramos em mtos momentos da epoca passada , mesmo que o Treinador seja jesualdo e a SAD seja as vezes mãe de cenarios quetodos criticam, uma coisa é certa é com estes que vamos ter de impor o espirito e raça do Dragão..

    ResponderEliminar
  41. Continuo a ficar impressionado com a forma eufórica e delirante como o Lisandro festeja os seus golos.

    Tenho a sensação que a cada golo marcado pelo Lisandro corresponde uma chapada de luva branca no valor de 50.000 € (135.000-85.000) na cara dos administradores da SAD.

    "Christián Rodríguez, porque ganhas tu mais 50.000 € do que eu?"

    ResponderEliminar
  42. Pois é verdade Hurakatai!!!
    Porquê??
    Até, porque para mim o Lisandro é o melhor, jogador do PORTO!!!!!

    Saudações Azuis e Brancas!

    ResponderEliminar
  43. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  44. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  45. Lucho,

    Logicamente que a vitória portista foi de todos e que o que mais nos interessa é ver o FC Porto a ganhar. O problema é que, na hora da derrota, o discurso é, em muitos casos, destrutivo, acusatório para com o treinador, qual bode expiatório.

    Limitei-me a parabenizar Jesualdo Ferreira, que é sempre esquecido na hora da vitória e tem sido recorrentemente injustiçado. Cada derrota serve para desancar no Jesualdo e talvez aí fosse mais correcto criticar, mas com sentido construtivo.

    Depois de tantas críticas, há uma coisa que, por mais que custe, há que reconhecer: esta passagem aos 'oitavos' da Champions foi uma grande resposta de Jesualdo a tudo aquilo por que passou e do que lhe acusaram. Ninguém está a dizer que esta vitória é só dos defensores de Jesualdo, daí que não percebi sequer essas tuas palavras. O que digo é que esta vitória é mais de Jesualdo do que de quem o passou a vida a deitar abaixo. Isso não tenho dúvida.

    Depois, quando falas em "deslizar da convicção" e porque sei que era para mim, devo dizer que sempre achei Jesualdo um excelente treinador para o FC Porto. Se houve alturas em que posso também ter questionado se seria positiva a sua continuidade, não foi com certeza por sua falta de competência, mas apenas por falta de condições e sustentabilidade da sua premanência, face a todo o contexto. Felizmente o jogo de Alvalade significou uma viragem. E ainda bem.

    ResponderEliminar
  46. Amorim e Hurakatai:

    Vamos lá a ter calma com as piadas... conversas do teor sexual não são para aqui chamadas e por isso, o «lápis azul» entrou em acção.

    Resolvam pf isso do lado de fora desta porta de entrada... e depois, como sempre o foram até hoje, e tal como todos os outros que nos visitam, são sempre bem vindos a este espaço.

    aKeLe aBrAço a ambos.

    ResponderEliminar
  47. Bruno:

    Eu aceito esse teu pensamento, mas não acho, e falo só por mim, q o meu discurso tenha sido exclusivamente destrutivo.

    Nem sequer acho q ontem tenha havido um grande Jesualdo, foi visível o erro de colocar o emanuel na esquerda e aquela substituição inicial ao tirar o tomás costa deixou-me preocupadíssimo. Mas o esquema de jogo e dp a entrada de Pelé e Mariano foi importante para segurar a vitória. Jesualdo teve mérito mas nem tanto assim.

    Agora, não tenhas é qq dúvida q sempre sofri com este Porto de Jesualdo da mesma forma q sofria com o de Mourinho e outros. Incondicionalmente.

    Vamos ganhar à Académica, carago. Isso é q importa.

    Não nos dividamos! Sejamos unidos.

    Hurakatai:

    Qt ao Lisandro, acredito q tudo se resolverá, ele merece.

    ResponderEliminar
  48. Blue,

    Hoje, até percebo o teu lápis azul.

    Só não percebo porque não aplicaste o mesmo lápis azul, a bem da coerência, quando escreveste, anteriormente, uma pérola destas: «...No dia em que deres a cara, em vez de te refugiares na penumbra da escuridão, fazer esse papel de rato d'esgoto, de lavador de tanque, de velhaco, de badamerdas, que é o que sempre serás, nesse dia, quando deres a cara, então sim, eu respondo-te com todo o prazer para que toda a gente saiba o falta de carácter que sempre foste... e sempre serás.»

    E isto nem sequer foi dirigido a mim.

    A velha máxima continua válida: "Façam o que eu digo, não façam o que eu faço... porque são vocês que devem dar o exemplo."

    Um triabraço.

    ResponderEliminar
  49. Lucho,

    Nunca disse que eras tu que criticavas destrutivamente... Mas basta ver os arquivos dos jogos em que perdemos para se perceber onde quero chegar.

    Falando então de futebol, que é o que mais gosto de fazer, não acho que a colocação de Pedro Emanuel tenha sido um erro, simplesmente porque a alternativa era Lino (defesa-esquerdo medíocre) e acho que a opção foi a mais correcta e era a que eu teria tomado. Na primeira parte não teve problemas. É verdade que na segunda teve alguns com a entrada de Kazim Kazim, porque é mais lento e deixou de ter tanto apoio de Rodríguez, ficando muitas vezes sujeito ao um-para-um. Daí Jesualdo ter metido Mariano e muito bem.

    A susbtituição de Tommy por Guarín também não me agradou, mas o certo é que ninguém pode dizer que provocou abaixamento de rendimento na equipa. O colombiano entrou muito bem e o facto de o golo deles ter sucedido logo a seguir à sua entrada nada tem a ver, pois o responsável maior por esse golo foi Fernando, com um passe errado para trás.

    Tirando uns minutos a seguir ao golo turco, o FC Porto controlou o jogo todo, fez um jogo tacticamente excelente, pressionou sempre o portador da bola (muitos passes falhou o Fenerbahçe), esteve sempre cómodo com posse de bola. Jogámos num estádio tradicionalmente difícil para os adversários, ganhámos por 2-1, mas falhámos algumas oportunidades flagrantes, que nos poderiam ter dado mais cedo um resultado mais dilatado. O FC Porto fez um jogo melhor que o que eu estava à espera, sinceramente esperava muito mais dificuldades. Após o 2-1 e uns minutos de algum sufoco, o Fenerbahçe nunca esteve muito perto da nossa baliza, porque o meio-campo foi quase sempre nosso. As entradas de Pelé e Mariano e até Guarín (embora Tommy estivesse a fazer um grande jogo) contribuíram em muito para isso. Acho que Jesualdo esteve bem.

    ResponderEliminar
  50. Bruno, estamos entendidos, então:)

    Hurakatai: Vamos falar de bola, e esquecer essas merdas.

    Estilhaço: E pior q elmano é teres um dos bandeirinhas de nome lacroix!

    ResponderEliminar
  51. Devo dizer ainda mais uma coisa: a SAD que se deixe de teimosias e faça aquilo que se impõe: renovar o contrato a Lisandro e pô-lo ao nível dos mais bem pagos do clube. A forma reivindicativa como ele festeja os golos começam a preocupar-me.

    ResponderEliminar
  52. Hurakatai:

    Já te disse da última vez, só porque resolveste trazer de novo um assunto à baila que é unicamente do meu foro íntimo e pessoal, que não te devo qualquer explicação para aquela minha reacção a uma provocação cobarde... d'um cobarde.

    A partir daqui, pensa o que quiseres... ponto final e parágrafo no assunto.

    Se te apraz saber, dir-te-ei apenas que não te admito a ti que insultes por aqui ninguém... como tb não admito que ninguém te insulte por aqui. Entendidos?

    Agora, siga apenas e só o assunto FC Porto, ok?

    ResponderEliminar
  53. Eu acho que Lisandro ganha muito bem e não tem de ser aumentado. Em 2011 se verá se realmente merece mais ou não. Também acho que >Rodriguez ganha demais para o que faz e esse deveria ver reduzido o seu salário, mas se está assinado o contrato por pessoas de bem têm que o cumprir.

    ResponderEliminar
  54. VIVA O GRANDE FCP!

    so um aparte - como nao hao-de vir os gayvotas criticar e ter azia!? deve ser lixado de ver ano apos ano, muito dinheiro a entrar nos cofres azuis e brancos, por ganharmos jogos na prova mais elitista da Uefa e eles nada.

    "Se por um dia pudesse ser o psicologo do FCP e entrar naquele balneario uma vez, apenas diria este aos nossos bravos: O clube que envergam tem o melhor palmarés de Portugal e dos melhores da Europa e Mundo. Voçes na tem nd a provar a ng, o FCP nao precisa de dar provas. disfrutem e divirtam-se, pk daki a 90 minutos, já têm outros 3 pontos no bolso."

    Estas foram as minha palavras na caixa de comentarios da cronica antes do jogo. Parece que uma mosca levou ate à Turquia tal profecia.

    Respondendo agora ao meu irmao sobre : "Em atalho de foice....apesar da exibiçao ter sido das mais consistente tenho para mim que este modelo de jogo é ainda um case study...
    Se nao vejamos neste onze falta Lucho, logo entao kem sai para que este entre..."

    Penso que das duas uma, ou claramente sai P.Emanuel (e que ng duvide daquilo que ele dá pela camisola e clube), e entra Tommy pa lateral esquerdo, ou entao sai C.Rodriguez.. Continua muito alheio do jogo, e n concordo muito kd dizem k ontem fez um trabalho de sapa.. peno sim que Raul Meireles o fez, apoiando tto uma como a outra ala. Poucas foram as vezes que Cebola fez a ajuda a P.Emanuel, aquando no um para um com o extremo oposto.

    A equipa está lá, é preciso é trabalhar este modelo de jogo e rotiná-lo come estes jogadores.

    Nota: Guarin a meu ver entrou mt bem, mais um vez volto a dixer: Sr jesualdo nao queime os Milhoes que temos no banco.

    Hasta

    ResponderEliminar
  55. Hoje estou no pc a estudar para um teste que tenho amanhã, portanto, vou passar aqui o dia... :)

    E já me esquecia. Dedico esta passagem aos 'oitavos' ao Excelentíssimo Monsieur Michel Platini!

    ResponderEliminar
  56. João Salavador:

    Não sabia q eras irmão do nosso Bruno Rocha.

    Um abraço para ti, o teu irmão é mesmo um AS nas tácticas.

    Hasta, amigo.

    ResponderEliminar
  57. ;) Um Abraço amigo, lucho.

    So uma correcção ainda em relação à questao de quem sair para entrar o El Comandante. Tirar o P.Emanuel e por o Tommy na direita e Fucile na esquerda, assim é que era.

    Hasta

    ResponderEliminar
  58. Boas pessoal. Não percebo como há Portistas a Endeuzar o professor destreinador.Sinceramente não percebo. Ainda ontem cometeu várias gaffes, entre elas a de manter o Pedro Emanuel tanto tempo. Este é o mesmo destreinador ke fez um jogarão com os gayvotas e com os gatinhos, mas também é o mesmo destreinador ke inventou e inventa em todos os jogos. Xiça !!Temos opiniões e certezas diferentes, mas uma doença comum, o amor ao nosso PORTO. Quanto à comunicação desocial ke temos, é isso mesmo, é o ke temos.. Bajuladores/ratos/gay´s/hipócritas/raivosos/senis mas principalmente turcos e árabes..

    ResponderEliminar
  59. João Salvador Rocha disse...


    «So uma correcção ainda em relação à questao de quem sair para entrar o El Comandante. Tirar o P.Emanuel e por o Tommy na direita e Fucile na esquerda, assim é que era»

    ******

    De acordo, ou então o Fernando na direita e o Pelé a trinco, mas aí já mexe mais um pouco na estrutura.

    ResponderEliminar
  60. Ontem foi uma bela vitória e acima de tudo uma vitória justa.

    No entanto, é bom não esquecermos que logo aos 2 minutos o Fener tem uma perdida escandalosa devido à forma como os nossos laterais não defendem (sempre muito longe dos extremos) e permitem muitos cruzamentos perigosos.

    Pedro Emanuel não foi, não é e nunca será um defesa esquerdo aceitável. Isto é um ENORME DISPARATE! Ele esforça-se, corre mas não dá. E isto obriga a quem joga à frente dele (Cebola) a correr à frente, atrás e fazer mais de defesa esquerdo que ele próprio que acaba no centro. No entanto, nem assim os adversários têm sido capazes de nos colocar tantos problemas porque a sua experiência acrescenta solidez à defesa, especialmente nas bolas paradas.

    Ontem vi uma equipa a jogar com garra, vontade e alguma classe e a mostrar ao Prof Pardal que com estes jogadores tem de ser em 4-4-2.

    Ao contrário do que aqui já vi escrito vi um Cebola a regressar a uma forma mais aceitável, a ganhar inúmeras bolas no meio campo e defesa e sair muito rápido para a frente. É mais um dos casos em que a confiança ajuda na melhoria da qualidade de jogo.

    Gostei muito de Lisandro, Fucile e Tommy sendo que Raul Meireles esteve também muito certinho e Hulk foi muito útil especialmente quando arrancava com a bola dominada. O problema é sempre passar a bola a uma colega pois falha ou o timming ou o passe em si.

    É verdade que os turcos podiam ter marcado mas também nós podíamos ter acabado com o jogo ainda na 1ª parte e não ter passado por aquele sufoco. As perdidas de Tommy (mais uma ao poste) e de Hulk são incríveis mas ainda assim conseguimos ganhar.


    Aos que não gostam das críticas ao Jesualdo e à SAD:

    1º- a diversidade de opiniões é salutar e extremamente importante. Nos regimes totalitários é que não há diferença de opiniões.

    2º- alguém aqui, neste fórum e até entre os sócios e simpatizantes duvida que o plantel deste ano é manifestamente inferior ao do ano passado? Penso que não e mais acho que as diversas observações de jogadores e contratações mostram uma falta de qualidade em quem as faz. Só assim se percebem as contratações de Benitez, Lino, Bolatti, Farias, Mariano, Guarin e mais alguns que manifestamente são de qualidade duvidosa e ao mesmo tempo se emprestam e vendem ao desbarato uma data de jogadores.

    3º- Jesualdo continua a ser um Pardal ao seu nível pois o Pedro Emanuel ainda lhe saiu menos mal mas depois a substituição de Tommy por Guarin podia ter saído muito caro. Depois da saída de Tommy, o Porto não voltou a criar perigo. Além disso, a equipa voltou a mostrar um défice físico e os últimos 15 minutos foram bastante penosos com metade dos jogadores em manifesta inferioridade física. Valeu que os turcos eram fraquinhos e o Aragonés não conhecia nem o Pedro Emanuel nem como o Porto joga.

    4º- A SAD não pode continuar a assobiar para o lado como se nada fosse sobre as contratações disparatadas e salários milionários para alguns jogadores e administradores e continuar a tratar Lisandro como se este não fosse uma mais valia para o plantel.

    É bom que os sócios percebam que se com estas vendas todas o clube ainda tem o passivo que tem, se não se venderem jogadores e não se fôr à Champions, o problema pode tornar-se muito bicudo. Por isso, estas críticas são muito importantes para mostrar a quem gere o clube que os sócios estão atentos aos disparates.

    PORTO SEMPRE!

    ResponderEliminar
  61. Isto sim!

    http://campeoesfcporto.blogspot.com/


    Viva o FCPORTO!

    ResponderEliminar
  62. Já opinei o suficiente sobre o que penso do momento do FC Porto logo na introdução da crónica, pelo que entendo não ter que voltar a retorquir as minhas ideas, que são unicamente minhas e só minhas... a minha verdade.

    No resto, dizer que perdendo-se, há confusão (no bom sentido) por aqui nas caixas de comentários... ganhando-se, continua a confusão (no bom sentido)... para uns, a ponderação e a calma é um escudo valioso... para outros, o dizer mal por tudo e por nada, é uma arma de fogo.

    É caso para dizer, onde é que eu já vi isto?

    Moral da história: andamos todos, eu incluido, muito mal habituados, muito mesmo... o que me leva a crer que levando em linha de conta de muito do que leio e ouço, se tivéssemos a infelicidade de andar alguns anos a penar sem nada ganhar, vivendo apenas da opolência e saudade d'um passado já longínquo, quero crer que já não havia pedra sobre pedra que ainda se aguentasse... já tinha vindo tudo abaixo.

    Nos entretantos, a favor dos Portistas mais ponderados, ou contra os Portistas mais exigentes, o FC Porto clube, lá vai seguindo o seu caminho triunfal, de Bitória em Bitória, de glória em glória... enquanto nós por cá, nos vamos entretendo com o sexo dos anjos.

    Assim continue... por muitos e longos anos, é o que mais desejo!!

    ResponderEliminar
  63. Ao longo da época, mediante a forma dos jogadores e os adversários a defrontar, é normal que o onze mais adequado vá cambiando. É para isso que serve um plantel, para ser gerido e haver uma rotatividade controlada e salutar.

    Nesta altura, de acordo com os últimos jogos, o onze mais forte do FC Porto, na minha opinião, é: Helton na baliza; Tommy a lateral-direito, Fucile na esquerda, Bruno Alves e Rolando a centrais; Pelé a 'trinco', Lucho na meia-direita, Meireles na meia-esquerda, Rodríguez na ala esquerda e Lisandro e Hulk em constantes trocas posicionais entre o meio e a direita.

    ResponderEliminar
  64. Só agora vi q cortou o meu comentário, foi escrito a quente, mas custa vir a um blog portista e ter gente a falar tão mal do Porto já me chega ter de levar com os mouros no dia-a-dia.
    Peço então desculpa, mas aos Portistas, pelo meu desabafo
    Amorim

    ResponderEliminar
  65. Apenas para dizer que é lamentavél a situação do Lisandro...
    É uma situação que deveria envergonhar a SAD do FCP...porque se existe alguém que dá o que tem e o que não tem é o Licha...
    Mas o que lhes interessa são Marianos, Guarins, Benitez..vá se lá saber porquê?!

    ResponderEliminar
  66. Ao ler o Post desta vitória e chegado á parte onde aborda o tema Lisandro, que marcou só os golos que nos permitiram a passagem aos 8ºfinal, (lembro que já em Kiev foi ele que pegou na bola no meio campo defensivo, tabelou com Hulk e já em esforço cruzou para Lucho, que isolado facturou...), com isto é mais uma voz que acha triste a maneira de festejar os golos de Lisandro, não sei se é uma critica silenciosa á SAD ou não, sei é que este jogador é o Porto em campo pela sua entrega aos jogos durante os 90m., fossem todos como elee concerteza o FCP estaria melhor.

    Por mim, podia-se vender o Farias e com o dinheiro resultante aumentar o salário do Lisandro, e talvez em vez de ele jogar a 110%, talvez passa-se a jogar a 120%.

    Quanto ao jogo, excelente, e o FCPORTO mostrou que a derrota em casa com o Dinamo foi só um acidente de percurso.

    Claro que só o melhor FCPORTO pode fazer frente aos colossos da Europa, a ver como estaremos para o ano, e se a equipa estiver mais rotinada em 4-4-2, talvez fosse mais adequado para este nível.

    E esperar que Jesualdo não invente nos jogos decisivos para ver se chegamos mais longe este ano, pode ser o Treinador do Porto ,mas ainda assim não me convenceu.

    Abraço

    ResponderEliminar
  67. Enquanto uns fazem história, nós cumprimos a rotina! Mai nada! Ahahah

    Concordo totalmente com a situação do lisandro. Ele é possivelmente o jogador mais influente da equipa e só pede para ser pago da mesma forma, ao nível dos mais bem pagos da equipa. Não percebo qual o mal nisso. Mas tenho fé no nosso presidente e tudo correrá pelo melhor!

    Saudações azuis e brancas!

    ResponderEliminar
  68. Costuma dizer-se qua vingança é servida a frio. Pois bem. O Record tem o que merece. Depois da vergonhosa capa de hoje, intitulada a "grande final", com fotografias de Liedson e Messi", já têm que contar.

    A 40 minutos do fim do jogo, vão 3 para o Barça. Que "grande final" estamos a assistir!!!

    ResponderEliminar
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  71. A minha "alma" está parva, então perdem 5-2 e estão de parabens, está bem está.

    ResponderEliminar
  72. Coerência, meu caro Blue. Apenas coerência.

    Mas faz sentido. Também no meu quintal, só eu posso insultar os outros, mais ninguém. Faz sentido.

    Tirando isso, sabes-me dizer qual o "el Hi5" do Paulo aaaaaaa Bento?

    ResponderEliminar
  73. 4-1-3-2: o futuro.

    http://chutodeletra.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  74. Leixões-Benfica dos oitavos-de-final da Taça de Portugal realiza-se a 13 de Dezembro (SABADO) e será transmitido pela TVI.

    O Cinfães-F.C. Porto está agendado para o mesmo dia às 15 horas e poderá ser visto na SportTV.

    ResponderEliminar
  75. Mas q grande final em Alvalade, foram 5 e podiam ter sido 7 ou 8.
    ~
    Claro q a capa do rascord amanhã vai ser vermelha, vão esconder a vergonha verde. Mas e na sexta? Será q é na sexta q destacam o leixões?

    ResponderEliminar
  76. Parece que temos mais um grande jogador, Diogo Viana com 2 golos no jogo da Liga Intercalar na Póvoa. Nunca o vi jogar mas ouvi o rapaz a falar no fim do jogo na Radio Renascença gostei imenso do carinho com ele falou naquela camisola ....
    Desejo-lhe e toda a sorte do mundo


    Abraço

    ResponderEliminar
  77. Para quem disse que no futebol moderno perder por 4 já não se usava vamos lá ver o que vai sair desta vez !!!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  78. CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!!!
    POOOOOOOOOOOOORRTTTOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar