24 novembro, 2008

Níveis de Exigência

Aproveitando este fim-de-semana em que o Tricampeão Nacional não jogou em virtude do adiamento do seu jogo com o Estrela (por causa da longa viagem à Turquia), vou aproveitar este espaço de opinião para reflectir sobre alguns temas relativamente aos quais tenho pensado, chegando a conclusões muito favoráveis para nós, os adeptos portistas!

Neste inicio de época, muita tem sido a discussão em torno do FC Porto, quer dos próprios adeptos (no qual eu me incluo), quer por parte dos comentadores e até dos nossos adversários (é sempre uma alegria ver o FC Porto perder… até se lançam foguetes e tudo… dada a raridade do acontecimento!)… ah, perdoem-me o lapso, diferenciei na frase anterior entre comentadores desportivos e adversários! Não o deveria ter feito porque são exactamente a mesma coisa… mas voltando ao assunto principal, dei por mim a pensar na muita discussão em torno do FC Porto e apesar de tudo olho para os resultados e o que vejo (é a realidade dura e crua):

  • No campeonato, é certo que as derrotas frente a Naval e Leixões não são normais. Mesmo tendo em conta as bolas à barra, os azares e a muita eficácia dos adversários, a grande verdade é que o FC Porto jogou muito mal e perdeu 6 pontos em dois jogos seguidos, algo que é mesmo uma autêntica raridade. Atrasou-se e por isso não lidera o campeonato. No entanto, já visitou Alvalade e Luz, o que significa que ainda terá de receber os dois rivais da 2ª circular na 2ª volta do campeonato. Apesar de tudo isso, se ganhar na Amadora, o seu jogo em atraso, fica com 5 pontos a menos que o líder. Irrecuperável? Nem pouco mais ou menos…
  • Na Taça de Portugal, mesmo já tendo jogado em casa de um dos crónicos adversários, ainda segue na prova. Visita o Cinfães na próxima eliminatória e tem tudo para seguir em frente!
  • Na Liga dos Campeões, e depois de muitos percalços, o que é certo é que o FC Porto entra para a 5ª jornada com 6 pontos, em 2º lugar com mais um ponto que o 3º lugar e mais 4 pontos que o 4º. Neste jornada, e apesar de na Turquia não ser nada fácil jogar, o FC Porto não perdendo, e esperando que o Arsenal cumpra com a sua obrigação caseira, fica a um pequeno passo do apuramento até pode nem precisar de vencer o Arsenal na última jornada. Claro, a vitória na Turquia seria ouro sobre azul, no entanto é bom não esquecermos que uma derrota, coloca em causa até a Taça UEFA. Resumindo, o FC Porto depende apenas de si para estar pela 3ª vez consecutiva nos oitavos–de–final da Liga dos Campeões. É algo invejável e extremamente útil em termos financeiros.
  • A Supertaça foi mesmo a única competição em que o FC Porto liquidou as suas aspirações, perdendo na final frente ao Sporting.
Olhando para todos estes factos acima enunciados, a conclusão é muito simples: o grau de exigência dos adeptos do FC Porto é incomparavelmente superior aos dos restantes adversários. Para nós, adeptos portistas, não basta vencer por 1-0 com um golo marcado no último minuto (o que para muitos basta), é preciso jogar bem, dar espectáculo, marcar muitos golos e, claro, vencer. É este grau de exigência que nos diferencia. Fico impresionado quando oiço alguns dizer que querem é ganhar, jogando bem ou mal, com ou sem benefícios da arbitragem, o que interessa é mesmo ganhar por meio a zero.

Em suma, chego à melhor conclusão que se poderia chegar: O FC Porto chegou a um patamar tão elevado que já não basta ganhar… e isso, só se vê em clubes como o Barcelona, Real Madrid, Manchester Utd, etc.

ps - Chega a ser vergonhosa a forma como a comunicação social tem menosprezado e desvalorizado o líder do campeonato Leixões, dando-lhe honras de última pagina num cantinho bem pequenino. Compreendo que coloquem as vitórias do FC Porto em 2º plano, sendo mais importante a refeição de uns, ou os problemas intestinais de outros, agora desvalorizar a brilhante carreira do Leixões?!?! É tão triste a maneira como a nossa comunicaçãozinha social está prestes a anunciar a próxima derrota do Leixões, preparando-se histericamente para anunciar o novo líder (um líder que já não o era à bastante tempo, diga-se). Estão inquietos que tal aconteça. Todos já percebemos a subserviência bacoca (tão habitual a tudo o que não seja português) ao Sr.Florzinhas, um brilhante técnico, sem qualquer defeito, e que treina uma equipa–maravilha… estou como o outro: Isto mete-me nojo!!!!

7 comentários:

  1. Acredito ainda q no campeonato tudo seja possível, tal como dizes. Tenho essa fé.

    Mas qd vejo arbitragens como a de ontem em q só faltou ao Sr.Proença festejar os golos do seu clube, fico preocupado. Ao minuto 48 ele tratou logo de resolver a questão. Mais um penalty daqueles q ficam para a história.


    Para amanhã pede-se raça aos nossos jogadores, vão sofrer mas têm q acreditar q tudo é possível.

    Joguem com a mesma raça com q jogaram os NOSSOS JOGADORES DE ANDEBOL no jogo de ontem diante dos lampiões. Foi uma vitória fantástica, da crença, do rigor, do sofrimento, da defesa, principalmente.

    ResponderEliminar
  2. Se ganharmos na Amadora ficamos a 5 pontos da liderança...Agora, uma coisa é certa, nao podemos perder mais pontos como aqueles perdidos com a Naval, o Rio Ave ou o Benfica, em que se desperdiçou muito e se foi displicente...Acredito que este vai ser um campeonato decidido nos jogos entre grandes...e nos temos a vantagem de receber os dois na 2ª volta...
    D kk forma, a margem de erro agora é diminuta...e é bom k alguns jogadores atinjam o seu melhor nivel o mais rapido possivel...
    No entanto,nao vejo razoes para nao acreditar...

    FORÇA FCPORTO

    ResponderEliminar
  3. Calma, descontracção, boa disposição... e mta atenção é o que se pede, porque atendendo ainda ao ontem visto, a «onda» parece (só parece mesmo?) que quer pegar, nem que seja à «vista desarmada».

    Na liga Sagres, calma, ainda agora começou e não deixa de ser verdade que a única diferença deste para os anteriores, é que antes, por esta altura, já estávamos a pensar no próximo... este ano, temos de dar corda à sapatilha e deixar as abébias de lado que pra esta época, já são as suficientes e não mais se pedem.

    Já lá fora, amanhã é o grande dia... não será definitiva, mas tb é ou não verdade que nunca se deve deixar para amanhã o que se pode fazer hoje? como tal, mesmo em ambiente (assustador e) adverso, há que chegar lá e impôr a lei do mais forte e carimbar desde já a passagem aos oitavos. Se assim não for, ainda restará uma última oportunidade na última jornada, mas nunca de confiar. Hoje e não deixar para amanhã!!!

    No resto, pois, há muito que me catalogo como "muito mal habituado, muito mesmo"... e que bem que isso me sabe. Que assim continue por muitos e longos anos.

    ResponderEliminar
  4. Como diz o Pedro Abrunhosa o que é preciso é ter calma. Eu só costumo ir á FESTA lá para Maio!!!!


    Um abraço muito especial a todos os PORTISTAS que ontem estiveram no municipal da Póvoa no jogo de andebol do F C PORTO com um dos bairros da segunda circular.


    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Pedro Proença arbitrou o Académica-Benfica, imbuído
    do espírito natalício e deu uma de Pai Natal, benfiquista.
    Alguém já disse que que este Benfica, parece o Benfica que venceu o campeonato em 2004/2005. Eu também acho: não joga muito, ganha e vai tendo, como na época de Trapattoni, umas ajudinhas dos árbitros.
    Ai aquele penalti, ai, ai...

    Sobre o andebol, foi uma tarde bem passada e até deu para nos rirmos um bocado com o polícia que estava a implicar comigo, por eu estar a chamar Carneiro ao Carlos...Carneiro.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  6. Caro Dragao Vila Pouca,

    Nao é preciso ser muito inteligente para perceber o que irá acontecer este ano, ou pelo menos o que terá de acontecer este ano:É simples; uma equipa investiu milhoes e milhoes de € em jogadores, e que, por incrivel que pareça, nao vendeu ninguem...ou seja, o milagre da multiplicação: Comprar, comprar, sem vender nada...Enfim...
    Quantos às arbitragens normais, parecem-em normais...Ontem o coitado do david luiz pregou 2 cacetadas e apenas levou um amarelo...o penaltie, por muito que custe, é inventado...e a dualidade de criterios foi gritante...
    Mas enfim, é tudo normal, está tudo muito bem...o FC Porto está longe do primeiro lugar, por isso a pureza do futebol português está de volta!

    ResponderEliminar
  7. Caro RCBC
    Para a "pureza" estar de volta ao campeonato português falta 1 pormenor que é o benfica estar em primeiro...

    ResponderEliminar