24 fevereiro, 2009

2 comentários:

  1. Miguel Sousa Tavares
    n'A BOLA de 24Fev2009

    Intervalo para futebol

    1 - Hoje e amanhã, o futebolzinho à portuguesa —isto é, a discussão sobre o árbitro e os penalties e foras-de-jogo—sofre uma saudável interrupção para que, num televisor perto de si, possa ver de regresso aquilo que interessa: o grande futebol europeu. Joga-se a 1.ª mão dos oitavos-finais da Liga dos Campeões, com a assinalável presença de duas equipes portuguesas: o Sporting e o habitual FC Porto. Quem está, está; quem não está, que estivesse, e quem tentou entrar pela porta do cavalo, que se roa de inveja.

    Ao contrário do que sucedeu na fase de grupos, desta vez a tarefa do Sporting parece mais complicada que a do FC Porto. Em teoria, pelo menos, o Bayern de Munich é osso mais duro de roer do que o Atlético de Madrid. Mas esta noite em Madrid, para conseguir sair com um resultado que alimente todas as esperanças para o jogo de retribuição no Dragão, o FC Porto vai ter que mostrar muito mais futebol e consistência do que aquilo que vem mostrando por cá nos últimos jogos. Só com Bruno Alves atrás e Hulk na frente é difícil chegar para esta encomenda. Vai ser necessário que jogadores como Lisandro, Lucho, Rodriguéz, Meireles, estejam ao seu melhor nível, ou melhor, pelo menos, do que têm estado. Até porque, como se tem andado a ver exuberantemente, este FC Porto que deitou fora jogadores de valor seguro e desprezou promessas que despontavam, não tem «banco» à altura das ambições: não há um só suplente de categoria indiscutível, seja para a defesa, para o meio-campo ou para o ataque. São aqueles onze e nada mais. E, quando digo onze, já estou a ser generoso...

    Todavia, estou cheio de fé para hoje, porque conto com duas coisas a favor desta equipa: a sua experiência internacional e a capacidade de se agigantar nestes jogos e de mostrar uma personalidade que ninguém mais em Portugal consegue ter.

    2 - Avisadamente, aliás, o Benfica (depois de ter exibido, uma vez mais, a sua confrangedora falta de classe em jogos europeus, esta época), está já a ensaiar a tentativa de entrar para o ano na Champions pela porta dos fundos, à custa do FC Porto e precavendo a hipótese de o não conseguir no terreno de jogo do campeonato. Para que a vergonha seja completa, sustenta-se na confirmação da decisão do CD da Liga, que condenou o FC Porto por tentativa de corrupção no jogo com o Estrela, em 2004. Uma decisão que surgiu dias depois de o Tribunal da Relação ter confirmado, por sua vez, a sentença do Tribunal Criminal do Porto que julgou tal acusação sem qualquer fundamento, e semanas depois de o Supremo Tribunal Administrativo ter decidido que obviamente (basta ler a Constituição...) as escutas telefónicas, admitindo que faziam alguma prova no caso, não podem ser utilizadas em simples processos disciplinares (sob pena de um patrão poder despedir um empregado com base em escutas telefónicas...). Ou seja, o CD da Liga— esse órgão que faz «justiça» sem sequer ouvir a sua principal testemunha e, menos ainda, admitir o seu contra-interrogatório — permite-se a arrogância de manter as suas decisões, mesmo depois de ver dois tribunais superiores desfazerem as duas «provas» em que se sustentou: uma, por não ser aplicável; outra por não merecer credibilidade alguma. Como é que o Benfica vai explicar isto ao amigo Platini?

    Entretanto, também dava jeito que o Lisandro fosse suspenso por «simulação», o Bruno Alves por jogo violento ou qualquer outra razão, e, no limite, nada funcionando, que o governo fizesse sair um decreto-lei declarando o Benfica campeão nacional.

    3 - Já tinha morrido o mito do Benfica grande potência europeia e com um prestígio internacional a perder de vista (basta viajar para o constatar). Agora, com o estudo dos alemães da Sport Markt, morreu o mito do Benfica dos seis milhões de adeptos cá dentro: afinal, são só 2,1 milhões, contra 1,3 milhões de portistas e 1,1 milhões de sportinguistas. Olha se não se têm registado no Guiness como o «maior clube do mundo»! Assim, sábado passado, houve 2,1 milhões de portugueses tristes com o desfecho do jogo de Alvalade, e 2,4 milhões felizes. É que dantes também havia outro mito, no qual, eu, por exemplo fui educado: o de que o Sport Lisboa e Benfica seria sempre nosso adversário, mas, em reconhecimento pelo que a geração do Benfica de Eusébio deu a Portugal e ao futebol, mereceria sempre o nosso respeito. Isso acabou — acabou com Vale e Azevedo e com Luís Filipe Vieira. Agora, o Benfica de que nos lembramos é o do jogo «comprado» ao Estoril e transferido para o Algarve, do Paulo Madeira roubado ao Belenenses por meios indecorosos e tantos outros roubados à má-fila a clubes pequenos e sem defesa, o Benfica associado a Valentim Loureiro para dominar a Liga, o Benfica que gasta mais energias a tentar entrar na Champions pela porta do cavalo do que a tentar entrar pela porta grande. O Benfica cuja atitude de auto-proclamado fair-play e «moralização do futebol» pode ser exemplarmente reconhecível nesta frase do seu dirigente Sílvio Cervan, aqui escrita sexta-feira passada e a propósito do FC Porto-Rio Ave: «Carlos Brito não esperava que a 15 minutos do fim, mesmo com um penalty inventado, a sua equipa estivesse empatada no Dragão. Por isso mandou os rapazes subirem no terreno, tanto quanto necessário para não pontuar, e assim ficarem quase todos satisfeitos e com emprego». Não é preciso tradução, pois não?

    4 - Do jogo de Alvalade, para além da felicidade causada a 2,4 milhões de portugueses, além de quatro belos golos e de mais uma exibição de luxo de Liedson, resultou ainda outra coisa positiva: Olegário Benquerença já não tem razões para continuar a figurar na extensíssima lista de árbitros que o Benfica gostaria de mandar exilar, por declarada desonestidade. Ele, que há quatro anos atrás foi excomungado na Luz porque, a 50 metros de distância, não viu se a bola rematada do meio-campo por Petit entrou ou não na baliza de Baía, não viu agora, a cinco metros de distância, Maxi Pereira levantar o braço para cortar um remate que ia direitinho para golo. Merece, pelo menos, um perdão provisório...

    De resto e tirando o golaço de Liedson, a primeira parte foi chata e mal jogada, mas a segunda valeu a pena, pela categórica demonstração de vontade e classe do Sporting. Merecia um resultado melhor e até pode acontecer que aquele golo desmancha-prazeres de Cardozo (também magnífico) venha a ter consequências determinantes, se Sporting e Benfica acabarem o campeonato em igualdade pontual...

    Pelo que vi o Sporting fazer, e sabendo que Paulo Bento costuma trocar tranquilamente as voltas a Jesualdo Ferreira, fiquei bastante apreensivo para o jogo do Dragão, no próximo sábado. É, de facto, um período decisivo para leões e dragões. O Sporting começou-o em grande estilo, com as vitórias contra Belenenses e Benfica. O FC Porto começou-o em estilo «tem-te não caias». Veremos com o acabam.

    5 - E prossegue a descida aos infernos do V. Guimarães. Há beijos que são mesmo de morte. O do Benfica foi-o. É o que costuma acontecer quando se trocam velhas amizades por interesses e amigos de ocasião...

    Já o Braga faz o percurso inverso e colhe os frutos da investida do Vitória contra o FC Porto. Pinto da Costa deu-lhes, de graça, o Luís Aguiar e o Alan; emprestou-lhes o Renteria, pagando ainda parte do ordenado; e dispôs-se a pagar o ordenado ao Andrés Madrid, que vegetava sem utilidade na reserva do Braga e agora vegeta na do Porto. Isto, sim, é que é um amigo!

    ResponderEliminar