10 fevereiro, 2009

Análise à liga de Andebol em um exclusivo do blog

Em fim de semana de clássico de futebol deturpado pela imprensa (nojo de televisão pública, nojo do único jornal desportivo que ainda levava em conta), a verdade é que (por muito que custe a esses miseráveis) o FC Porto continua primeiro e é mesmo, depois desta jornada, o único a depender em exclusivo dos seus resultados. Faltam 13 jornadas, faltam 13 vitórias para o TETRA.

No restante, e, desta feita em formato reduzido, devo dizer que no hóquei em patins demos mais dois passos a caminho da vitória na fase regular, ganhando 10-1 ao Oeiras e 5-1 em Valongo com Reinaldo Ventura (Dragão de Ouro, esta semana para o blog) em destaque com 7 golos nestes 2 jogos.

No basquetebol, em jogo a que assistiu o nosso amigo e colaborador Paulo Pereira, o FC Porto foi derrotado em Vagos por 91-84, denotando debilidades defensivas que estarão a deixar o treinador cada vez mais em risco. Marçal (31 pts) e Burns (28 pts) bem tentaram mas não chegou...

No andebol, já com a fase regular ganha, permitimos a 1ª derrota da época na Liga, perdendo no Restelo por 27-26 com Eduardo Filipe (7 golos) a ser o melhor marcador e com Wilson Davyes a rematar ao poste no segundo final.

Uma referência final para dizer que no Atletismo, as atletas Sub23 (escalão de esperanças) do FC Porto, sagraram-se campeãs nacionais de pista coberta enquanto nos masculinos se obteve o 2º lugar.

É sobre andebol, o grande destaque desta crónica com as opiniões de 3 ex-técnicos do andebol Portista sobre a fase regular deste campeonato já ganha pelo FC Porto a 4 rondas do final. É mais um exclusivo do blog e fica, desde já, um agradecimento ao tempo que nos disponibilizaram, António Cunha, Jorge Rodrigues e Paulo Jorge Pereira, que aproveitaram também para antever um play-off que se adivinha emocionante...

Três antigos técnicos do FC Porto analisam, em mais um exlusivo do blog, a vitória Portista na fase regular da Liga Portuguesa de Andebol.

  • JORGE RODRIGUES

    O FC Porto foi um justo vencedor desta fase por ter sido a equipa mais regular e em que os jovens da equipa se afirmaram e contribuíram bastante para a dinâmica imposta no ritmo de jogo praticado. Destaco Hugo Laurentino que cada vez mais se vem afirmando como um dos guarda redes mais completos nacionais, o que não é novidade para mim, Filipe Mota que vem jogando mais e melhor nas funções em que pode produzir um melhor rendimento das suas qualidades, Wilson Davyes um jovem que tem umas qualidades espantosas para esta modalidade, que joga em qualquer posição e que vai ser um caso sério e que pela sua valia não deve demorar muito a sair para melhores palcos, o regresso de Álvaro Rodrigues que reapareceu muito bem e numa boa altura para ajudar o Carlos a consolidar a posição da frente nesta fase. Apenas uma ressalva para fases de apatia que abala a equipa podendo em jogos mais decisivos como o play-off, causar danos difíceis de recuperar.

    Das equipas anunciadas para a fase final as minhas equipas favoritas são o defensor do título, o SL Benfica, que tem de melhorar a inconstância exibicional e em que o José António, que mostrou o seu valor como treinador (português) a quem os experts já tinham enterrado mesmo antes de começar, tem uma tarefa nada fácil para executar, mas que pode ser contornada pelos valores individuais que tem com jogadores bastante competitivos, como recentemente demonstrou na Taça da Liga; o FC Porto se conseguir elevar o nível já demonstrado pois os rivais vão aparecer mais fortes uns, por jogadores valiosos que podem recuperar de lesões, outros por motivação extra devido a prestações positivas efectuadas nesta fase; o ABC pela qualidade e homogeneidade do seu plantel em que os mais jovens com mais tempo de utilização, uns por lesões de colegas, outros por evolução e mais valia nos postos específicos, tornaram a equipa mais poderosa no seu todo, com maior leque de soluções e sobretudo mais rápida, confirmando o belo futuro de jovens como Fábio que pode ser um caso sério não só cá dentro, José Rolo, Tiago Pereira, Bruno e ainda tem o Fábio Vidrago na calha. Mas será uma fase em que quem jogar melhor fora de casa vai ter muitas vantagens pois ficou demonstrado que qualquer equipa pode vencer outra.A grande desilusão até agora pelas expectativas criadas foi o Sp. da Horta de quem se esperava outro tipo de resultados.

    Sempre ao dispor.
    Jorge Rodrigues.
  • ANTÓNIO CUNHA

    O FC Porto foi o vencedor da primeira fase com todo o mérito face ao empenhamento de todos os intervenientes directa e indirectamente no processo, sendo uma equipa com um bom Director (José Magalhães), bom treinador (Carlos Resende) e um conjunto de jogadores que são reconhecidos na modalidade pelo seu empenhamento no treino e no jogo e quando em representação da selecção nacional, fácil de constatar, no entanto destaco que mesmo assim não foi fácil o caminho percorrido e a importância que pode ter caso o FCP chegue a final do Play-Off e que terá a possibilidade do 3º ou 5º jogo ser jogado em casa e logo no novo Pavilhão do Dragão, tema sobre o qual aproveito para saudar o Nosso Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e seus Vice Presidentes, pela dedicação às Modalidades de Alta Competição que tantas alegrias têm dado à massa associativa. Os títulos e taças conquistadas são uma consequência dessa motivação e talento para jogar ou apoiar o jogo ao seu mais alto nível, se tiverem duvidas, é só visitarem a Sala de troféus do Clube ou os registos das respectivas Federações Nacionais. Eu, pessoalmente, fico admirado com a regularidade dos resultados desportivos alcançados, fruto do talento dos jogadores e das boas práticas estratégicas do Carlos Resende, as minhas felicitações a todos. Seria ouro sobre azul no ano do novo Pavilhão do Dragão que as modalidades mais representativas do Clube, hóquei em Patins, Andebol e Basquetebol, conseguissem neste ano da inauguração, caso fosse possível, o título ou a taça de Portugal, para mais tarde recordar. Neste momento, desportivamente positivo para o Clube, é bom recordar os fantásticos e desumanos sacrifícios que todas as modalidades tiveram que fazer para continuarem a honrar o passado brilhante que se verificou no velhinho Campo da Constituição que hoje é uma bela obra de Arte para o futebol de base, o antigo pavilhão Dr. Américo de Sá e o pavilhão de treinos. Foram heróicos todos os que tiveram que palmilhar milhares de kms para continuarem a ganhar e representar muito bem o nosso Clube. Finalmente, a massa associativa, que se vai rever de novo nas novas instalações e confraternizar em sua casa as vitórias e também algumas derrotas que fazem parte do Desporto.

    Sobre os candidatos ao título, tenho pouco jeito para adivinhar, embora o campeão seja quase sempre o melhor de todos os que participaram na competição, com mais sorte ou azar, o valor, mérito e motivação vêm sempre ao de cima. Acontece que nem todas as equipas dispõem dos mesmos orçamentos, meios de treino e apoio da sua massa associativa. Pode depender de pormenores que nos escapam neste momento, mas aqui vai o meu palpite:

    Considero que a equipa que ficar na primeira fase em primeiro lugar (FC Porto), tem a vantagem de disputar o 3º ou 5º jogo em casa e neste caso o FCP já no seu novo Pavilhão tem vantagens acrescidas, mas a sorte do jogo pode mudar o rumo natural dos acontecimentos. A final do Play off pode ser entre o FCP-ABC ou FCP-SLB no caso dos resultados durante o play off se confirmarem. A melhor defesa tem vantagens nos jogos importantes, porque é sempre mais fácil destruir que construir um ataque eficaz. Considero também que o melhor guarda-redes vai decidir muita coisa no jogo do título, recordo que o Carlos Ferreira do ABC decidiu 4 títulos em representação do FCP e do ABC nas últimas épocas. O treinador mais tranquilo e seguro no banco, nas decisões a tomar, será um peça importante para orientar algum desnorte dos jogadores e nesta área quase todos os treinadores têm pouca experiência como titulares e o mais experiente é o treinador do ABC, Jorge Rito. O público e a arbitragem têm também a sua importância, mas se tudo correr dentro da normalidade os protagonistas no Desporto são os jogadores e treinadores. As lesões, castigos, imponderáveis, ou até um dia mau num jogo, podem ditar a viragem das expectativas noutra direcção. Para um bom campeonato, atenção aos horários e jogos na SportTV a horas convenientes assim como às nomeações dos melhores árbitros ou os mais capazes para os jogos de dificuldade prevista. Face ao exposto e por intuição, palpite, e o factor casa do Pavilhão do Dragão (1º lugar na fase regular) considero que a equipa do FC Porto poderá ter mais chances em atingir o título.

    Boa sorte para todos os participantes.
    Antonio Cunha
  • PAULO JORGE PEREIRA

    Antes de mais gostaria de felicitar a equipa do Futebol Clube do Porto, por já ter garantido o 1º lugar na fase regular. Sabemos da importância desse factor, embora não seja uma garantia de para atingir a vitória no Play-off.

    Parece-me que este campeonato vai ser igualmente duro para qualquer das equipas que aspiram à vitória final, até porque sabemos que são vários os clubes que poderão chegar à conquista do título. Creio que F.C.Porto, S.L.Benfica e A.B.C. são neste momento as equipas melhor posicionadas para vencer, embora existam equipas que pelo seu potencial e outros factores possam alterar esta projecção como o Belenenses, o Madeira ou mesmo o S.C.Portugal. À distância, satisfaz-me sentir que existem indícios de uma melhoria ao nível da conjugação de esforços que necessariamente poderão conduzir a um Andebol mais forte, não só a nível interno como externo. Faço votos para que assim seja e desejo que a competitividade exista e perdure de forma saudável no sentido de tornar o Andebol em Portugal num produto realmente vendável.

    Abraço!
    Paulo Jorge Pereira

Um abraço do Lucho.

# post publicado em simultaneo no fórum fcporto.planetaportugal

20 comentários:

  1. O que acham disto?
    http://pchichorro.blogs.sapo.pt/167605.html

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Lucho, nada como dar a palavra a quem sabe, porque quem sabe, sabe, e não diz asneiras e infelizmente, o que mais se vai ouvindo e lendo, é asneiras atrás de asneiras.

    Tivemos a primeira derrota em Belém numa fase de descompressão que é importante, para que quando vierem os play-off estarmos outra vez na fase ascendente e pudermos lutar com todas as armas pelo título.
    Nessa altura espero, como já referi há tempos atrás, que se compatibalizem os jogos do ANdebol e também do Hóquei - do Basquetebol não falo -, com os do futebol, para permitir um forte apoio às nossas equipas.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. Patrícia, então dizem as más línguas q vão mudar o monumento do leão a dar cabo da águia (rotunda boavista) para a alameda do dragão? Não creio. Porque com este Presidente de Câmara os animais que ele mais aprecia são a pantera, a águia e até o burro, qd se vê ao espelho:) Ainda muda é a águia para cima...

    ResponderEliminar
  4. Vila Pouca:

    De facto, temos hoje a possibilidade de ler aqui as opiniões de 3 ilustres ex-treinadores de ANDEBOL do FCP, 3 glórias do passado do andebol azul e branco, António Cunha, Jorge Rodrigues e o mais recente Paulo Pereira. Um agradecimento especial para a disponibilidade de todos eles. E, uma vez mais fazemos votos para que Resende e seus atletas consigam neste play-off dar-nos o título mais desejado.

    ResponderEliminar
  5. ANDEBOL

    Ricardo Moreira, melhor marcador do ANDEBOL do F.C. Porto Vitalis no campeonato nas duas épocas anteriores, renovou contrato com o emblema azul e branco por mais três temporadas. O vínculo do extremo-direito aos Dragões prolonga-se agora até 2012.


    Depois de Hugo Laurentino ter renovado até 2012, chegou agora a vez de Ricardo Moreira.

    Segundo alguns rumores o FCP está apreparar uma super equipa para 2009/10 com as já comentadas possíveis contratações de Pedro Spínola, Dario Andrade e Nuno Grilo.

    *****************

    No hoquei (na 1ª ronda campeonatos nacionais JOVENS) nos Juniores, o F.C. Porto venceu a formação da Sanjoanense, por 7-2, nos Juvenis, o triunfo foi sobre a Juventude Pacense, 13-1, nos Iniciados, os jovens Dragões bateram a Sanjoanense, por 2-1, enquanto nos Infantis levaram de vencido o Valongo, 8-3.

    *****************


    basquetebol jovem

    JUNIORES “A” Masculinos (Sub 20)
    04.02.09 FC PORTO 97 x AD Ovarense 63



    INICIADOS "A" MASCULINOS
    FC Porto, 82 x BC Barcelos, 32

    INICIADOS "B" MASCULINOS
    EB Porto "A", 54 x CB Penafiel,33

    INICIADOS "C" MASCULINOS
    EB Porto "B", 17 x Desp. Póvoa "B", 71



    INICIADOS FEMININOS
    Coimbrões, 67 x FC Porto, 44


    *************************

    FUTEBOL JOVEM

    FCP-5-Famalicão-0 (juniores)
    Viseu-1-FCP-5 (juvenis)
    salgueiros-0-FCP-4 (Iniciados)


    *****************

    andebol jovem

    Juniores: Franc.Holanda-FC Porto 30-33

    Juvenis: Franc.Holanda-FC Porto 23-23

    Infantis : FC Porto-GC Santo Tirso 22-27

    ResponderEliminar
  6. Ricardo Moreira renovou
    RUI GUIMARÃES/PAULA CAPELA MARTINS

    Ricardo Moreira e o FC Porto prolongaram por mais três épocas um vínculo antigo.

    Desde que o ponta-direita deixou, em miúdo, o CPN para aprender andebol no FC Porto, nunca mais se desligou do clube das Antas. Mesmo quando há oito anos passou pelo Infesta, Belenenses e Setúbal era um jogador emprestado pelos dragões. Agora, com 26 anos, finalista do curso de Educação Física, Ricardo Moreira assume-se de corpo e alma no clube do seu coração: "Sou ferrenho e sigo todas as modalidades". "Esta renovação deixa-me feliz porque demonstra uma clara aposta em mim. Sinto mais responsabilidades, mas é com este clube que quero ser campeão. Muitas pessoas apostam no Benfica, mas pode ser que se enganem", confidenciou o jogador, que recordou a O JOGO os anos de empréstimo: "Durante todo esse tempo sonhava regressar ao FC Porto. Quando voltei, há cinco anos, ainda joguei com Petric, Rui Rocha e Carlos Resende. Era um privilégio aprender com eles". Entretanto, Carlos Resende tornou-se seu treinador. Já se contam três anos e Ricardo Moreira não nota diferenças: "No início foi uma mistura de sensações porque ele deixou de ser o nosso colega de balneário, mas o relacionamento nunca se alterou e ele só nos trouxe estabilidade."

    É concentrado numa nova fase da sua vida, prestes a licenciar-se pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que Ricardo Moreira partilhou alguns dos seus sonhos antes de entrar na casa dos trinta: "Tenho muita vontade de jogar no pavilhão novo e quero que o FC Porto seja campeão lá. Sei que a nossa dimensão à escala europeia é pequena, mas gostava de ver o FC Porto a jogar na Europa e a conquistar o respeito das pessoas, como no futebol." Para já, o FC Porto lidera o campeonato, luta pelo título - na posse do Benfica - e este ano já deixou fugir um troféu. "Claro que queríamos ter ganho a Taça da Liga, mas, e sem desvalorizar, prefiro ser campeão nacional e ganhar a Taça de Portugal", concluiu.

    ResponderEliminar
  7. Mais uma excelente reportagem sobre as modalidades, sobretudo o ANDEBOL.
    Congratulo.me também pelas boas prestações do " meu " Atletismo, afinal ainda vivo.
    Lamento a quetão do Basquet, a precisar de uma reflexão.
    Já agora, lamento mas não sei quando será inaugurado o Pavilhão. Alguem sabe novidades???

    ResponderEliminar
  8. Jorge:

    Julgo q falam em meados/finais de Abril deste ano.

    ResponderEliminar
  9. no blog do calabote:

    Afinal, quem foi roubado?

    Segundo Jorge Coroado (anti-portista primário) aos 18 minutos há penalty sobre Lucho, pois dentro da área não há lei da vantagem.
    Ainda o mesmo Coroado afirma que aos 26 minutos Sidney deveria ter sido expulso após entrada violenta sobre Lucho.
    Quanto ao penalty de Lisandro, depois do de Di Maria diante do Braga, dos 2 que assinalaram ao Porto na taça da liga, dos outros 2 que Xistra inventou na área do Porto em Alvalade, queriam o quê? O Yebda é maneta? Não, pois não? Então aquele braço no Licha não é faltoso? É a velha questão da intensidade. A nojeira da Comunicação Social (JOGO incluído) é que continua no seu auge. Não há vergonha. Cobardes! O Porto vai ganhar, como sempre, contra tudo e todos. Acreditem que vai. E essa azia vai aumentar muito em breve...

    ResponderEliminar
  10. Gosto muito de ver jogos de andebol e acho que o FC Porto tem capacidade para chegar ao título, embora se deva ter em conta que a concorrência de Benfica e ABC, como disse Paulo Jorge Pereira, é muito forte. Espero que consigamos o título e é um grande orgulho ver o melhor andebolista português de sempre ser o nosso treinador, além de grande portista.

    ResponderEliminar
  11. Lucho,
    porque é que o andebol comprou um guarda redes estrangeiro, quando temos 2 dos melhores e mais promissores GR nacionais: Candeias e Laurentino?

    Não seria melhor um ponta esquerda de forma a colocar o Wilson na sua posição de origem?

    ResponderEliminar
  12. Não sei André... O Croata poderá ser importante em jogos de terrível pressão em Braga ou na Luz no play-off...ou então será q o Candeias estará mesmo recuperado totalmente da lesão?

    o Laurentino tem defendido muito bem e tem jogado 90% dos jogos. Mas quem ganhou o jogo ao Benfica na Póvoa foi o Candeias (grandes defesas) e o álvaro rodrigues (golos decisivos).

    ResponderEliminar
  13. o LADRÃO do benfiquista do elmano santos está nomeado para o porto-rio ave.

    ResponderEliminar
  14. No andebl, as grandes decisões serõ decididas por meros detalhes. O Porto, já o demonstrou, tem qualidade para erguer o caneco, sabendo que o feito será bastante complicado pelos adversários que se dispõem a fazer o mesmo. O mais importante, que era o 1º lugar assegurado, já foi conseguido, obtendo o factor casa nos play-offs.

    Num fim-de-semana cinzento para as modalidades, o basquetebol deu mais um passo atrás, com uma exibição onde alternou momentos muito bons com outros simplesmente patéticos. Defendem mal, abusam das iniciativas individuais, a cargo de Marçal e Burns, vivendo claramente ansiosos pela classificação actual.

    Os próximos jogos, difíceis, definirão o futuro imediato da equipa. Para a próxima temporada, exige-se uma equipa com valor consentâneo ao historial do clube. Fica a dica para um americano influente: Rico Hill, da ADV.

    ResponderEliminar
  15. Lucho,

    Ca ganda furo... blogueiro-jornalistico, carago :) nem os pasquins da vergonha conseguiriam juntar 3 mestres do andebol que a nós tanto nos dizem em termos de dedicação e préstimos à causa do Dragão!!! Mtos parabéns para ti... e para os 3 ex-técnicos que se prestaram a conceder-nos 5 minutinhos de atenção.

    O momento da verdade no andebol vai acontecer nos play-off's... espera-se que agora não entrem em descompressão taç que chegada a hora, venhamos a sofrer um «murro no estômago» idêntico ao da época passada... este ano, é pra vencer, carago!!!

    No basquetebol, no comments... já chateia falar do que é «não» noticia... já se tornou uma banalidade as derrotas deprimentes, o que é um péssimo cartão de visita. Não abram os olhos, não!!! Dassseeee...

    ResponderEliminar
  16. Heliantia:

    Pois, era o que mais havia de faltar a esse patareco do Rui Rio mandar esse enfeite animalesco de muito mais gosto pra perto do «nosso» Dragão.

    Eu até pago para botarem aquilo abaixo em 3 tempos... pago mesmo!!!

    Só pode ser brincadeira de Carnaval... só pode mesmo!!!

    ResponderEliminar
  17. JOGOS SEMANA basquetebol DE 10/02/09 A 16/02/09

    DIA ESCALÃO JOGO HORA LOCAL
    11/02/09 Seniores CAB Madeira SAD X FC Porto Ferpinta 20h30 Pav. do CAB
    (4ª feira) Juniores A Vasco/Fozfer X FC Porto 21h45 Col. Gaia
    14/02/09 Iniciados B EB Porto “A” X FC Gaia “A” 14h30 SR Coronado
    (Sábado) Juniores F FC Porto X Juvemaia 15h00 Nicolau Nasoni
    Iniciados F ED Viana X FC Porto 15h00 Mun. Monserrate
    Iniciados C EB Porto “B” X Paroquial 16h30 SR Coronado
    Sub24 AD Sanjoanense X EB Porto 17h00 Mun. Paulo Pinto
    Juniores B Telecom Coimbra X FC Porto 17h00 Portugal Telecom
    Cadetes F FC Porto X Illiabum 18h30 SR Coronado
    15/02/09 Cadetes F SC Braga/Padaria Dume X FC Porto 11h00 Esc. Carvalho Araújo
    (Domingo) Iniciados A FC Porto X Básquete de Leça 15h00 Nicolau Nasoni
    Seniores Basquete de Barcelos X FC Porto Ferpinta 16h30 Esc. Sec. Barcelos

    ResponderEliminar
  18. " bLuE bOy disse...
    Heliantia:

    Pois, era o que mais havia de faltar a esse patareco do Rui Rio mandar esse enfeite animalesco de muito mais gosto pra perto do «nosso» Dragão.

    Eu até pago para botarem aquilo abaixo em 3 tempos... pago mesmo!!!

    Só pode ser brincadeira de Carnaval... só pode mesmo!!!

    10 Fevereiro, 2009"

    Ó senhor Presidente, a Heliantia tem estado caladinha...
    Eu nada tenho a ver com esse comentário :)
    Ainda estou de retiro espiritual por danos morais do passado jogo contra o slb :(

    ResponderEliminar
  19. Viva !

    Excelente ! Sete estrelas !

    És uma mina !

    E continuo a não encontrar a hand-action !

    Parece que o melhor caminho é a assinatura. Só que ....estamos em crise.

    E Viva o Porto !

    ResponderEliminar
  20. 3 grandes nomes do andebol Nacional que só prestigiam este espaço. Parabéns.

    ResponderEliminar