13 outubro, 2011

Manto Azul e Branco - 1928-1929 – Outra opção para bem equipar

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/


Ainda em 1928, os jogadores portistas terão começado a envergar uma camisola alternativa, sem emblema. Das três listas azuis, as laterais sobraçavam o ombro por baixo da gola raiada a azul-e-branco (listas horizontais) num colarinho com cordões. São conhecidas algumas fotografias de jogadores com esta camisola vestida, contudo não se encontram fotos de conjunto com o mesmo equipamento.

Presume-se que este equipamento tenha servido como alternância ao da camisola de 1924 com o emblema estampado.

Simplício – Augusto Baptista Ferreira, artista gráfico profissional renomado, era jogador da equipa de honra do FC Porto, tendo participado, como suplente, na conquista do título de Campeão de Portugal, em 1921-22. Esteve no SC Espinho e depois regressou ao seu clube de coração onde ainda jogava em 1928.

O amor e a dedicação ao clube fizeram dele um símbolo do FC Porto, corporizado no emblema que espontaneamente criou com tanta magnificência.

Acácio Mesquita foi um dos melhores jogadores do FC Porto no final da década de 20 e quase toda a de 30. Aos 10 anos de idade ingressou na escola de futebol do clube. Era um atleta eclético e extraordinariamente dotado. Recordista e campeão nacional no atletismo, também jogava basquetebol, mas foi no futebol que mais se notabilizou como avançado-centro muito lesto a arrancar para as balizas adversárias. Idolatrado pelos adeptos portistas é considerado como o primeiro grande ídolo do FC Porto.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa e textos

3 comentários:

  1. permitam-me repetir o que disse por aqui, num daqueles posts d'eleição que a mim, pessoalmente, enquanto Portista, muito me encantam:

    "porque as palavras repetem-se a um ritmo alucinante, quero apenas deixar um OBRIGADO", neste caso aqui, ao Mestre Rui e ao Mestre Fernando!!!

    os kodak's da história das nossas camisolas vão-se somando, semana após semana, e eu, aqui, sempre petrificado a olhar para o (nosso) manto sagrado daquela época e a imaginar como seria, como foi, como era... bem, UM ESPECTÁCULO!!!

    como dizia já o outro, "dêem-me camisolas, muitas mais camisolas" ;)

    ResponderEliminar
  2. Apetece-me citar o João Pinto e dizer: as camisolas do F.C.Porto para mim só têm uma cor, azul e branco.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Venham mais umas camisolas tamanho XL;)

    ResponderEliminar