28 outubro, 2011

Um Dragão para a traição

http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

Disseram-me e não queria acreditar - só podia ser mentira. Tive logo que ir confirmar. Li e reli a notícia duas ou três vezes para cair na triste realidade. Era mesmo verdade. Sempre me habituei a ver o Dragão de Ouro como um prémio que distingue homens, causas, valores e vitórias, mas nunca, mesmo nunca, pensei que pudesse agraciar traidores. Vocês sabem de quem estou a falar, alguém que nunca serei capaz de perdoar.

Numa época em que a equipa de andebol se sagrou tricampeã nacional, numa época em que o basquetebol regressou aos títulos tantos anos depois, numa época em que o hóquei escreveu mais uma página de história com a conquista do decacampeonato, numa época em que tantos treinadores havia para galardoar, decide-se premiar alguém que, à primeira oportunidade, por uma poltrona cheia de libras, logo daqui se pôs a andar.

Não lhe nego os méritos, porque não tenho a memória curta e recuso-me a renegar o passado. Aquele passado que algumas das maiores alegrias da vida me fez viver, que tantas lágrimas me fez verter e que jamais, jamais, será possível esquecer. E sempre que recordo aquelas imagens dos 5-0 ao 5LB, da conquista do campeonato e daquela memorável meia-final no estádio sem luz ou da gloriosa final de Dublin, ele está lá sempre, numa simbiose perfeita, que de tão perfeita deveria ser eterna: a gayengvibrar como nós vibramos, a cantar o hino com a paixão com que nós o cantamos e a festejar os golos no banco como nós os celebramos na bancada. No fundo, a sentir o Porto tal como nós o sentimos.

Ele não era o homem certo no lugar certo. Era muito mais do que isso. Era o homem perfeito no lugar perfeito: o treinador genial e, ao mesmo tempo, o adepto apaixonado. Não era aquele homem que subiu ao palanque do Coliseu do Porto para receber o Dragão de Ouro debaixo de fortes aplausos da maioria daqueles portistas desmemoriados, mas também brindado com alguns tímidos assobios. Não era assobios de ingratidão, não. Eram de paixão, contra a traição.

Assobios de quem não tem a memória curta. Assobios de quem não consegue esquecer nem, tão-pouco, perdoar que alguém que dizia querer estar 15 anos na cadeira onde sempre sonhou, que durante uma época inteira fez sucessivas juras de amor, tenha anunciado a deserção através de um mísero fax a dias de a pré-época começar, pondo em causa um projecto a ele confiado, lançando o caos no presente e, quiçá, no futuro. Quem trai, assim, desta forma vil, ignóbil, apenas ao alcance do mais reles ser humano à face da terra, não pode nunca ser perdoado.

Mais a mais quando sei, de fonte segura, que o clube que ele diz tanto amar lhe ofereceu um contrato com as mesmas libras que ele foi receber para aquele agremiação de um bairro de Londres. Mesmo assim, ele recusou, ensombrado pelos fantasmas do passado, abandonando o verdadeiro paraíso que ele quis perder e ao qual nunca lhe deveria ter sido permitido voltar. Porque este é um clube de campeões. Não pode ser nunca um clube de cornudos.

20 comentários:

  1. assembleia geral do clube ontem:

    Contas do FC Porto aprovadas por unanimidade

    A Assembleia Geral do FC Porto, reunida esta quinta-feira, no Estádio do Dragão, aprovou por unanimidade, na generalidade e na especialidade, o Relatório e Contas referente ao exercício de 2010/11, que decorreu entre 1 de Julho de 2010 e 30 de Junho de 2011. Apesar do resultado líquido negativo de 330.266 euros, verificou-se uma melhoria de quase 1,6 milhões em relação ao exercício anterior.

    No ano em que o clube conseguiu os títulos nacionais de futebol, hóquei em patins, andebol e basquetebol, a par de êxitos na natação, bilhar e boxe, registem-se os resultados operacionais positivos de 135.894 euros (sobretudo graças à diminuição dos gastos) e a diminuição do passivo, de 40,7 para 39,5 milhões de euros. O capital próprio do clube mantém-se robusto, na ordem dos 74,6 milhões de euros.

    Foi ainda aprovado, por unanimidade, um voto de aclamação e louvor à prestação da direcção no exercício em causa e à última gala dos Dragões de Ouro. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa agradeceu a confiança dos sócios, que considerou um “importante incentivo para o futuro”.

    __

    Unanimidade no voto de louvor à gala dos dragões de ouro...


    Sobre o André, devo dizer que discordo deste post na parte em q dás a entender q se dependesse de ti não era ele o vencedor do prémio. Eu acho q ele merece.

    Respeito quem argumenta (como tu) o contrário mas enoja-me alguns q só sabem insultar o homem.

    Volto a dizer a minha luta (e do Presidente tb pelos vistos) é contra a mouraria.

    ResponderEliminar
  2. "Porque este é um clube de campeões. Não pode ser nunca um clube de CORNUDOS." E MANSOS, acrescento eu.

    Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  3. "A confiança é como o papel, depois de amachucado nunca mais volta a ser perfeito!"

    A minha luta é contra todos aqueles que atacam e fazem mal ao FC Porto, independentemente de quem sejam. Eu cá estou para defender o meu clube e a minha gente.

    O JUDAS não faz parte do meu clube, nem da minha gente.

    Um abraço ao Farpas pelo excelente post, esse é também o meu sentimento, e logo lá estamos prontos a ganhar mais uma batalha rumo ao BI!

    ResponderEliminar
  4. Tripeiro:

    mAS ENTÃO é judas, e faz mal ao FC Porto e foi premiado na gala e tu (julgo q estiveste lá) votas a favor (unanimidade) o voto de louvor à gala?

    ai ai...
    :)

    ResponderEliminar
  5. Mais logo explico-te pessoalmente como foi feita essa votação...

    Um "dois em um"....

    Abraço amigo

    ResponderEliminar
  6. Eu também concordo em tudo, mas os Dragões de Ouro também premeiam os resultado profissionais dos trabalhadores do clube...a atitude que ele teve é inqualificavél, mas não se pode aliar a isso, o desempenho profissional que teve durante a época.

    Nós ganhamos tudo que havia para ganhar!! Eu vi os meu Porto dar 5 à lampionagem, festejei um título onde muitos cabeçudos nunca festejaram!! Fui a Dublin para levantar mais um caneco inesquecivel...

    Custa imenso ter-mos olhado para um treinador e ter-nos vistos a nós proprios na maneira de estar e de sentir o clube..mas na minha opinião o prémio é merecido...

    Quanto ao grande aplauso a que foi sujeito na entrega do Dragão de Ouro, numa gala cheia de hipocrisia e de portistas da ocasião...não me espanta assim tanto..

    Um Abraço e Até Logo às 20:15h
    Etuks

    ResponderEliminar
  7. Lucho o Tripeiro explica-te e eu também te explico, mas posso adiantar que foi uma esperteza saloia.

    Quanto ao resto, já encerrei o dossier.

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Amigos..acho que esta azia toda sobre o AVB já cheira mal..e se andam tão aziados pela sua ida é pq de facto lhe reconhecem o valor e o mérito para saber que ele este ano está a fazer falta e que n estava perdido no banco como vêm "outros" agora.

    Estamos em todas as frentes, mas estamos inseguros e parece que custa a muita gente admitir que o AVB teve mérito no que conseguiu. é obvio que não gostei que tivesse saído como saiu, ja como tanto gostamos de apregoar noutras alturas, já foi, é passado, só contamos com quem está..e se a sua saída, dito por PDC já se adivinhava, tanto foi a escolha, pronta e sem demoras, por VP, é pq havia tempo então para saber o que estavam a fazer, se sabiam que AVB nos ia deixar.

    O Dragão de ouro é justo, fez uma época exemplar, assinou um contrato e talvez ate tenha feito mais do que os objectivos pedidos, apesar da avaliçao ser continua.. Os cursos estão por aí nas Associações para serem feitos, desafio a lá irem, tirarem os níveis necessários para treinar e no vosso 2º ano fazerem o que ele fez..

    O falcao tb fez a sua escolha e ng fala dele, hj está na 10ª posição, onde merece, pois já sei, esse já está a ter o que merece..o AVB como está a disputar uma liga inglesa e continua a ganhar, é que nos está a fazer mossa pois continua a ganhar, num campeonato dificilimo..

    Desculpem o desabafo, mas é a minha opinião!

    O futebol é feito de coração e razão, passado que tem de estar o coração..temos de também dar valor agora á razão!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Coloquei isto no meu blog:

    «Para que não restem dúvidas...

    Li no site do F.C.Porto, ver aqui, que tinha sido aprovado um voto de louvor à direcção e à gala dos Dragões de Ouro. No que me diz respeito e no que diz respeito a alguns associados que estavam próximo de mim, importa dizer que não é bem assim. Nos 30 minutos dedicados a assuntos de interesse do clube, um associado, que nem lembro o nome, mas que julgo pertencer ao Conselho Superior, propôs um voto de louvor à direcção e à gala. Minha reacção e a reacção dos que estavam próximos de mim, foi à direcção, sim, à gala, não. O presidenta da AG colocou à votação a proposta, dizendo, quem vota a favor da proposta de louvor à direcção... Todos votaram sim e levantaram-se aplaudindo. Quando se pensava que ia ser colocada a proposta de louvor à gala... começou a falar o Presidente Pinto da Costa. Foi assim que as coisas se passaram...

    ResponderEliminar
  10. Amigo João, isto é muito simples.

    Eu apoio quem cá está, o meu treinador chama-se Vítor Pereira e estarei com ele até ao momento em que deixar de exercer essas funções.

    Apoiei e defendi ferozmente esse individuo como nao fiz com mais nenhum desde que me lembro. Sinto-me traido e o Dragão de Ouro que lhe é atribuido é uma pouca vergonha. Aqui não está em causa se ele é bom ou mau (claro que é um grande treinador!!), está em causa a facada nas nossas costas no passado dia 21 de Junho. Eu não esqueço.

    Relembro também que o prémio não se chama "Treinador com melhores resultados", chama-se DRAGÃO DE OURO, o que só deveria estar ao alcance de um HOMEM com H grande, alguém NOBRE e LEAL, e não um borrado que manda um FAX e foge para Londres. DESERTOU no dia em que tinha que se apresentar no Olival.

    Falcao? Amigo, não gostei quando estava a regressar a casa da 1ª jornada do campeonato, e no rádio do carro oiço aquelas declarações! Mas sejamos honestos, alguma vez o Falcao disse um milésimo do que disse o Judas??

    Um abraço

    ResponderEliminar
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  12. Penso que o Dragão de Ouro, pelo que fez, já n se punha em causa pelo seu acto, se ele tivesse continuado na equipa, este ano ate ganhasse a LC e tudo o resto, mas saisse da mesma forma em Agosto de 2012!

    Daí eu dizer que se continua a pensar com o coração, pq se ele tivesse ficado mais um ano e dpos fizesse o mesmo, acho que ng dava o Dragao de Ouro deste ano como mal atribuido, referente ao meritos da epoca passado, nem se punha em causa !

    Acho que se está a misturar as coisas! Coisa que o PdC não fez, prova é ter-lhe dado o prémio!

    Abraço, amigo Tripas!

    ResponderEliminar
  13. Para quando o fim desta conversa à volta do AVB??? Já cheira mal e não leva a nenhum lado...

    ResponderEliminar
  14. Um homem que deixou 15 milhões nos cofres, bem como as vitórias desportivas que conquistou em 2010-2011, não merece o Dragão de Ouro? Então quem o merece?
    Um comentador que escreve por vezes barbaridades contra o clube e que participa em discussões efémeras nas TV´s comandadas por gente vermelha?
    Caso não fosse o dinheiro da sua transferência, e pelos resultados ontem apresentados, estaríamos confrontados com mais jogadores vendidos, ou com falta de verba para continuar a funcionar.
    Por mais que custe a alguns, tivessem todos os treinadores que passaram já pelo FCP deixado nos cofres o que André e Mourinho deixaram, que de certeza o clube estaria melhor apetrechado a disputar a primazia na Champions League, do que se encontra actualmente.
    Mais uma vez e sendo racionais…se calhar é melhor acabar em 3º do grupo, e rumar à Euro League, enchendo os cofres com mais 16 milhões e chegar à final para a ganhar novamente, do que ficar pelos 8vos na Champions.

    A ver vamos …a partir do próximo dia 1 Novembro, se é esta a nova estratégia do PdCosta, para baixar salários e prémios.

    http://www.apoiosfinanceiros.com/

    ResponderEliminar
  15. Kostadinov o Flecha, ideia deturpada, absolutamente.

    Não foi o Libra$ Boas que deixou 15 Milhões na conta. Foi o russo. O Libra$ disse que por ele ficava aqui 15 anos, que era diferente dos jogaodres porque os jogadores têm ambições de sair mas ele não, ele é diferente.

    No dia em que tinha que se apresentar... FUGIU!

    Época 2010/2011? A melhor época da minha vida, mas ele não conquistou nada sozinho! Provas disso? O Porto vai continuar a ganhar sem ele, e ele nunca mais vai fazer uma época daquelas sem o Porto.

    Por último, já alguma vez ouviu falar em Franklim Pais, Moncho López e Obradovic?

    Se soubesse as dificuldades com que muitas vezes trabalham, talvez mudasse a sua opinião.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  16. A ideia do comentário anterior foi mesmo essa. Criar discussão emocional sobre o assunto.

    O problema é quando nos apresentam um cheque chorudo, que tolda o raciocínio, a qualquer um. Fazemos stop ao emocional, e venha de lá o racional que se faz tarde.
    Quem fugiu foi o outro, pois ainda o estamos a receber às pinguinhas enquanto o outro bateu o pilim por inteiro.

    Numa história haverá sempre 2 versões sobre a mesma, mediante o nosso ponto de vista esteja a favor ou contra a mesma.
    Por mais que nos custe aceitar, o futebol é um negócio de paixões que move milhões. E nisso ninguém bate o PdCosta.

    Quanto a vencer, neste caso estamos de pleno acordo. A máquina vai continuar a vencer e a carburar, mesmo que por vezes tenha que passar por alguns solavancos e acertos de trajectória. A melhor contratação dos últimos tempos, foi a do Dº Angelino.

    Quanto aos restantes nomes que mencionou, sei bem das dificuldades que passam e o quanto defendem diariamente, as suas equipas e o clube.

    Mas entre essas modalidades e o futebol, a “gestão” envolvida é muito diferente.

    Não querendo ser mal interpretado, fico-me por aqui.
    http://fastcredito.com/

    ResponderEliminar
  17. Miguel Monteiro28 outubro, 2011

    Caros colegas Dragões,

    Há quem vá ver os jogos no estádio, em casa ou fora, ao sol ou à chuva, a meio da semana ou no fim da mesma e há quem nunca vá, ou só apareça quando “a maré está de feição”.

    Dentro do grupo dos que vão ao estádio, há os que apoiam a equipa nos bons e maus momentos e os que insultam por tudo e por nada.

    Há também aqueles que criticam o treinador, se for caso disso, no final dos jogos e há aqueles que quando a placa das substituições é levantada assobiam logo, dando azo a que o jogador que sai sinta força para manifestar a sua indignação(?), o que entra já vá condicionado e o treinador menosprezado.

    Há também aqueles casmurros e ingratos (como eu) que por mais lavagens de imagem que se façam não esquecem um traidor e há os que têm melhor coração (do que eu) e passem uma esponja sobre o passado recente. Afinal de contas era muito dinheiro, não era? Uns milhões para o Libras, outros milhões para o clube e… siga...

    No princípio chamamos-lhe “borrado”. Dizemos que tem a síndrome do Mourinho e que teve medo de levar 4 ou 5 do Barcelona. Passados uns meses fazemos-lhe uma festa. Bonita. Só convidados ilustres. Oferecemos-lhe uma estatueta sem qualquer significado e ele devolve-nos um relógio (com dedicatória). Trocam-se uns abraços (sentidos), batemos palmas efusivamente e mostramos a nossa eterna gratidão. Ele volta para Londres mais aliviado, eu adormeço mais pesado e o nosso actual treinador mais “encurralado”… Mas o que isso importa?! Afinal era muito dinheiro, não era?!

    Um abraço a todos e… até já!
    Miguel Monteiro

    ResponderEliminar
  18. de AVB, já disse, repeti, volto a repetir e nada nem ninguém me vai fazer mudar de opinião... muito obrigado enquanto cá estiveste, foste "amado" no bom sentido da palavra futeboleira... mas no resto, PQteP, a mim, não me enganas mais... vai lá contar o conto do vigário para outra paróquia, que daqui, de minha parte, esmola podes não levar, mas sem resposta, não te deixo partir.

    ResponderEliminar
  19. óh meu caro aMIGO Lucho, de AG's, não brinques com coisas sérias demais ;)

    até tu, conhecendo como te conheço, se lá tivesses estado, terias corado de vergonha de tamanha esperteza salóia... eles julgam saber muito, que somos todos uns otários, mas enganam-se profundamente.

    Podemos, posso, não perceber nada de contas, e ali, deixa rolar a música... agora, fazerem contabilidades de merceria, fazendo votações únicas que depois d etodos em pé, passam a um 2 em 1??

    não me lixes pá... eu ter votado favoravelmente ao "Portismo do Coliseu"?

    no caralho é que votei a favor!... votei sim, a favor, a favor dum louvor à nossa Direcção, no resto, não contem comigo pa punhetices de chico-espertismo de 4ª categoria.

    já o disse, e volto a repetir... pró ano, tou a fazer 25 anos de sócio;
    neste período, estive apenas em 3 AG's;
    na 1ª, aquela da proposta prás modalidades e não só, fui pela primeira vez, instigado por muitos e tantos Amigos de tantas lutas em prol do fcPORTO, gostei, curti à brava, e prometi voltar a repetir;
    na 2ª, aquela do aumento das cotas, já não achei piada alguma e quem lá esteve, sabem bem o porquê, daí que não preciso relembrar;
    agora nesta 3ª, isto??????

    não me lixam mais... a mim, não me apanham lá mais, podem escrever isso!!!

    ResponderEliminar
  20. Na minha opinião só se podia entregar o Dragão de Ouro a André. Como treinador, como Portista e como Campeão. Não me esqueço de um ano unico e memorável. Foi isso que premiamos. Foi isso que aplaudimos. A sua opção de uma nova vida , de um novo país e de um outro futebol foi uma opção profissional e nunca por nunca uma traição ao clube. Mal do FC Porto no dia em que "alguma vaca sagrada" por si só , altere designios de um clube pela sua saída. André não optou só pelo dinheiro mas sim pela melhor liga do mundo, por um país que é seu também por parte materna, por um feeling futebolistico diferente para os treinadores, por lutar contra fergusons , wengers , mancinis e estar em icones que povoaram o seu imaginário futebolistico como Wembley, Old Trafford etc etc . Chama-se ambição e futuro , o que provavelmente irrita quem não a pode ter. Entrou num comboio que podia nao voltar a passar!! Sei que um dia voltará ao FC Porto e que nem que seja só eu , o aplaudirei no seu regresso. Saudaçoes Portistas

    ResponderEliminar