02 julho, 2013

Filipe Mota, a despedida de um pentacampeão!



ANDEBOL

Quando em Santo Tirso nos primeiros jogos da época 2007/08 abordei alguns elementos da equipa de andebol para um deles me conceder uma entrevista (e dessa forma fazer o pleno depois de já o ter conseguido com Jorge Silva do hóquei e Alberto Babo do basquetebol, na altura em que me estava ainda a estrear nessa área) um deles foi logo muito recetivo e com extrema simpatia aceitou o repto por mim lançado. Filipe Mota foi então o nome da minha 1ª entrevista a alguém do andebol do nosso clube! Pode RECORDAR AQUI.

Mota chegou ainda júnior ao FC Porto (2002/03, tinha então 18 anos), tendo entretanto ganho pela nossa equipa principal 7 campeonatos, duas taças de Portugal e duas supertaças nas dez épocas que alinhou de azul e branco. Foi pentacampeão, tendo sido um titular indiscutível nos primeiros anos do penta como Central da nossa equipa. No último ano Obradovic deu-lhe menos tempo de jogo mas nem por isso se vislumbrou em algum jogo qualquer gesto de insatisfação. Filipe Mota, Portista desde sempre, foi sempre um jogador digno, que soube respeitar o treinador e soube também sempre colocar o coletivo à frente do individual.

Sai agora para o principal campeonato da Hungria (aos 29 anos) e todos os Portistas lhe agradecem o empenho e a forma digna como sempre defendeu o nosso clube. É claramente um dos jogadores históricos deste penta e eu sócio com lugar anual no pavilhão só desejo é que o FC Porto tenha muitos “Filipes Motas” em todas as suas equipas! Obrigado por tudo Filipe! Um abraço ao jogador que marcou o 1º golo do dragão caixa!

Entretanto há que votar NESTE LINk para elegermos um jogador do FC Porto como jogador do ano da FPA (entre outras votações).

Votei WILSON DAVYES porque merece por tudo quanto fez esta temporada de 2012/13.

A fechar, fica a informação de que o FC Porto tem os direitos de organização da poul de pré-qualificação para a champions league de andebol a 31 de Agosto e 1 de Setembro. Seria uma surpresa muito negativa se o clube prescindisse dessa vantagem, temos mesmo que organizar a poul, há que fazer um esforço financeiro… Na semi-final enfrentaremos o Elverum da Noruega e na final (se conseguirmos lá chegar) o mais provável é que nos calhe o Constanta da Roménia que deve passar o Volendam da Holanda. Adversários complicados mas com o factor casa, quem sabe se não será mesmo desta? Se passarmos na fase de grupos iremos defrontar Kiel, Kielce, Dunquerque, At.Madrid e Copenhaga. Que grupo!

O sorteio do campeonato andebol1 é dia 19/7 no Comité Olímpico pelas 17h00. A 1ª prova oficial é a supertaça entre FC Porto e Sporting dia 25/8 em Viseu. O campeonato começa a 7/9.


Um abraço do Lucho.

4 comentários:

  1. Dragões de Ouro relativos à temporada 2012/2013

    Atleta do Ano: Jackson Martínez
    Futebolista do Ano: João Moutinho
    Jovem Atleta do Ano: Kelvin
    Treinador do Ano: Ljubomir Obradovic (Andebol)
    Atleta de Alta Competição do Ano: Pedro Moreira (Hóquei em patins)
    Atleta Amador do Ano: Paula Oliveira (Natação)
    Atleta Revelação do Ano: João Ferreira (Bilhar)
    Dirigente do Ano: Fernando Gomes
    Funcionário do Ano: Hélder Gomes
    Sócio/Adepto do Ano: Lourenço Pinto
    Projecto do Ano: Porto Canal
    Parceiro: Banco de Minas Gerais (BMG)
    Casa do FC Porto Nacional: Setúbal
    Casa do FC Porto Internacional: Paris (França)
    Carreira: José Magalhães
    Recordação: António Nicolau de Almeida

    ResponderEliminar
  2. Viva Lucho!

    Fica aqui o meu agradecimento ao Filipe pelo empenho e dedicação demonstrada ao longo destes anos e também fica o desejo que esta aventura magiar lhe corra de feição!

    Quanto à champions, temos de organizar a poule, não podemos desperdiçar essa vantagem! O que achas dos noruegueses Lucho? Achas que temos boas hipóteses de os deixar KO? Dos 3 adversários, e por serem oriundos donde são, parecem-me os mais fortes...E se passarmos, aquele grupo é qualquer de fabuloso...Só de pensar na hipótese de ver o Kiel a jogar no Caixa, que sonho!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O Porto confirma hoje no jogo que vai organizar a prova;)
    Qt aos adversários se passarmos o jogo de sábado (e acredito q sim) apanharemos quase de certeza os romenos q devem ser adversário complicado (é equipa q tem jogado sempre na f.grupos da champions)...

    em termos de ranking os romenos são os favoritos depois porto depois noruegueses e dp holandeses

    ResponderEliminar
  4. Se vamos organizar a poul de qualificação, é meio caminho andado para finalmente passarmos à fase de grupos :)

    Abraço

    ResponderEliminar