25 julho, 2013

O goleador foi Danilo mas Jackson fez magia

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Millonarios 0-4 FC Porto

Jogo de Preparação
25 de Julho de 2013.
Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia).


Árbitro: Juan Soto (Venezuela).
Assistentes: Wilson Berrío e Luzmila Gonzalez (Colômbia).

MILLONARIOS: Delgado; Ochoa, Yoiver Gonzalez, Andrés Cadavid e Luis Mosquera; Jhonny Ramírez, Rafael Robayo, Mayer Candelo e Harrison Otálvaro; Erick Moreno e Rentería.
Substituições: Róbinson Zapata e Deison Moreno por Delgado e Mayer Candelo (ao intervalo), Leudo e Asprilla por Rentería e Robaydo (73m).
Treinador: Hernán Torres.

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho (cap) e Josué; Licá, Kelvin e Jackson Martínez.
Substituições: Mangala por Alex Sandro (61m); Izmaylov por Licá (67m); Diego Reyes, Herrera e Ricardo por Abdoulaye, Josué e Kelvin (79m).
Treinador: Paulo Fonseca.

Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: Danilo (29m, 52m e 72m), Jackson Martínez (85m).

O FC Porto venceu o Millionários da Colômbia por 4-0, em jogo que encerrou a digressão azul-e-branca na América Latina. Danillo mostrou toques de goleador e fez três golos (dois de livre direto), Jackson fechou a conta com um golaço.

A dose de golos foi repetida mas desta vez sem sobressaltos defensivos e sem hipóteses para o adversário em chegar ao golo. Paulo Fonseca fez entrar uma equipa nova, face a vitória por 4-2 frente ao Anzoátegui da Venezuela, no passado domingo. Helton foi o guarda-redes, Otamendi e Abdoulaye fizeram dupla de centrais, com Danilo e Alex Sandro nas faixas. No meio, um tridente inédito com Lucho à frente de Josué e Castro. Licá e Kelvin eram os donos das alas do ataque no apoio a Jackson Martinez.

Os "dragões" entraram lentos no jogo, denotando algum cansaço mas também dificuldades em adaptar-se a jogar em alta altitude. O primeiro remate enquadrado com a baliza saiu dos pés de Abdoulaye, que desviou um centro de Licá mas para defesa do guarda-redes colombiano.

O futebol dos homens de Paulo Fonseca era bonito, a equipa mostrava entrosamento, com muita posse de bola e triangulações a meio-campo mas falta criatividade no último terço. E sem criatividade na frente, viria a ser um homem da retaguarda a encontrar o caminho do golo. Aos 29 minutos, Danilo subiu no terreno, tabelou com Kelvin, fletiu para o meio, ganhou espaço e atirou de pé esquerdo para o fundo da baliza de Delgado.

Um golo que premiava a equipa mais esclarecida em campo, frente a um Millionários quase inexiste no sector ofensivo. Watso Renteria, um jogador que já passou pelo FC Porto e não deixou saudades, passou ao lado do jogo, sendo substituído no segundo tempo.

Se os homens da frente, em especial, Jackson, Licá e Kelvin, tinham dificuldades em criar situações de golo, isso não era problema para Danilo. Depois de muito tentar durante a temporada passada, Danilo mostrou que se pode contar com ele para as bolas paradas. E logo em dose dupla. No primeiro livre, aos 52 minutos, a bola ainda bateu na barra antes de morrer dentro das redes do Millionários. No segundo pontapé, da mesma zona (livre ligeiramente descaído para o lado esquerdo), o lateral brasileiro rematou para o lado do guarda-redes que se posicionou no meio da baliza, de forma a encurtar o ângulo ao jogador do FC Porto. Sem sucesso.

Jackson Martinez fez os 90 minutos e teve algumas oportunidades mas foi muito marcado pelos defesas contrários. Mas Cha Cha Cha não desiste e fechou a contagem aos 84 minutos, no melhor golo da noite. Num contra-ataque venenoso, numa altura em que os colombianos já jogavam com menos um, por expulsão de Ramirez aos 57 minutos após agressão a Josué, Lucho colocou a bola em Jackson. O avançado tirou um adversário do caminho, e com um toque sublime, fez um "chapéu" ao guarda-redes e fechou a contagem, com um golaço

Destaque ainda para a estreia do extremo português Ricardo.

Paulo Fonseca deve ter ficado satisfeito com a resposta dos seus pupilos. Josué e Castro "ganharam pontos" no meio-campo, ninguém sentiu a falta de Fernando. Kelvin teve momentos bons, Licá parecia um pouco inibido e pouco rotinado com os seus colegas. Lucho voltou a exibir-se a grande nível.

O FC Porto volta a jogar este domingo no Dragão frente ao Celta de Vigo, no jogo de apresentação do plantel azul-e-branco aos sócios.




DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca: "Defender o mais longe possível da baliza"

"Tivemos sempre o controlo e o domínio do jogo. Nos primeiros 30 minutos não fomos muito incisivos, mas, a partir do primeiro golo, as oportunidades surgiram naturalmente, embora não tenha sido tão fácil como sugere o resultado".

"Condicionámos fortemente a construção do Millonarios. Sabíamos exatamente que zonas eram essas, de tal forma que não permitimos uma oportunidade ao adversário. Mais por mérito do FC Porto do que por demérito do adversário. Esta é a forma da minha equipa encarar os jogos: defender o mais longe possível da baliza e pressionar alto."



RESUMO DO JOGO

7 comentários: