10 julho, 2013

Goleada ao MVV Maastricht no primeiro amigável da época

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

FC Porto 6-0 MVV Maastricht

Jogo de Preparação
10 de Julho de 2013
Estádio Spouwen Mopertingen, Bélgica


Árbitro: Christoph Virant.
Assistentes: Kenens Yves e Gilen Bart.

FC PORTO: Fabiano; Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro; Castro, Lucho e Josué; Varela, Licá e Ghilas.
Jogaram ainda: Kadú, Fucile, Otamendi, Mangala, Kelvin, Fernando, Defour, Carlos Eduardo, Izmaylov, Iturbe, Jackson, Tiago Rodrigues.
Treinador: Paulo Fonseca.

MVV MAASTRICHT: Castro; Verdellen, Knops, Stankov, Rutjes, Hyfte, Labylle, Braken, Veldmate, Ospitalieri e Njengo.
Treinador: Tini Ruijs.

Ao intervalo: 3-0.
Marcadores: Varela (21m), Ghilas (23m), Castro (31m), Jackson (53m), Iturbe (65m, pen.) e Izmaylov (88m).

O FC Porto deu início ao ciclo de jogos no estágio de pré-época deslocando-se, esta quarta-feira, a Mopertingen, na Bélgica, para vencer o MVV Maastricht, da segunda divisão holandesa, por 6-0. Este triunfo contou com os golos de Varela, Ghilas (uma estreia a marcar com a camisola azul e branca), Castro, Jackson, Iturbe e Izmaylov.

A superioridade portista nunca esteve em causa neste encontro com a equipa holandesa e isto foi notório na diferença no tratamento da bola, na qualidade de passe e, principalmente, na pressão que a equipa impôs, nomeadamente nos primeiros 30 minutos.

Com Castro e Josué a assumir as despesas do dinamismo do meio-campo portista, Lucho foi o primeiro a rematar à baliza do adversário, logo aos três minutos. Alternando entre passes longos e curtos, Josué assumiu o protagonismo várias vezes no decorrer da primeira parte, fazendo-se notar aos 13 minutos, ao solicitar Varela que, do lado direito, cruzou para Ghilas proporcionar uma defesa apertada ao guardião adversário.

A partir dos 20 minutos, o FC Porto foi mais eficaz em frente à baliza e, ao passar do minuto 21, chegou mesmo ao 1-0: falta sofrida por Josué que o próprio se encarregou de marcar, a bola sobrou para Varela e o avançado, com um remate acrobático, bateu pela primeira vez Castro.

Logo de seguida, aos 23 minutos, surgiu o segundo golo do FC Porto, com um passe de trivela de Lucho a proporcionar, após um ressalto no guarda-redes contrário, o remate vitorioso do reforço Ghilas. Pouco depois, aos 31 minutos, Josué interceptou novamente uma bola no meio-campo ofensivo do FC Porto, Ghilas ganhou em velocidade a um adversário e aguardou por Castro, que fez o 3-0 no meio da grande área. Os últimos 15 minutos da primeira parte foram disputados a um ritmo mais baixo, não surgindo ocasiões soberanas de golo.

A segunda parte começou com muitas substituições por parte do FC Porto e, naturalmente, o ritmo da partida ressentiu-se. No entanto, à passagem do minuto 51, dois remates (um de Jackson e outro de Izmaylov) deram o mote para os golos da segunda parte. Aos 53 minutos, um cruzamento de Otamendi à entrada do meio-campo adversário encontrou Jackson que, com um cabeceamento exemplar, fez o 4-0. Aos 65 minutos, e já com Iturbe em campo, Kelvin sofreu falta dentro da área adversária e o jovem argentino converteu a penalidade máxima de forma exemplar, enviando o guarda-redes para um lado e bola para o outro.

Os Dragões continuavam a procurar as trocas constantes de bola e as desmarcações, com a bola a circular constantemente no meio-campo do MVV Maastricht. A acção da partida decorreu principalmente pela esquerda, onde Izmaylov e Kelvin se entendiam bem, com o apoio de um meio-campo com um Carlos Eduardo (entretanto substituído por Tiago Rodrigues) como grande novidade, apoiado pelos activos Defour e Fernando. No entanto, foi apenas aos 88 minutos, e já com a partida num ritmo mais lento, que o FC Porto dilatou ainda mais a diferença: um belo remate de Izmaylov carimbou o sexto golo, numa jogada de entendimento com Jackson e Tiago Rodrigues. Um ensaio confortável da equipa de Paulo Fonseca neste primeiro amigável da época.

fonte: fcporto.pt



DECLARAÇÕES

Paulo Fonseca:
“É importante sublinhar a presença de muitos emigrantes que nos vieram apoiar neste jogo, algo que demonstra a grandeza do nosso clube. Relativamente ao jogo, é sempre importante ganhar, e creio que o fizemos de forma clara. Tivemos bons momentos que não conseguimos transformar em golo, mas a equipa deu uma boa resposta e só temos de estar satisfeitos. É essencial que os jogadores percebam o caminho que estamos a traçar e que transportem para os jogos aquilo que fazemos nos treinos. Os próximos jogos terão um grau de dificuldades superior, mas nós também vamos continuar a evoluir”.

Josué:
“Fizemos um bom jogo e vencemos, mas o mais importante é continuarmos a trabalhar e a melhorar para chegarmos fortes ao dia 10 de Agosto (Supertaça frente ao Vitória de Guimarães). Sinto-me bem e toda a gente me tem dado confiança, algo que me dá ainda mais motivação para fazer bem o meu trabalho. Tivemos muita gente a apoiar-nos e isso voltou a demonstrar que o FC Porto é um clube de top mundial”.

Ghilas:
“Dei o meu melhor e estou satisfeito por ter ajudado a equipa a vencer este jogo. Ainda não estou na minha melhor forma mas sei que vou ficar mais forte com o tempo. O grupo recebeu-me muito bem e todos me têm ajudado a integrar-me. Estou muito feliz por estar no FC Porto. É importante que as pessoas percebam que eu e o Jackson Martínez não somos concorrentes, mas sim companheiros. Ambos estamos aqui para fazer golos e ajudar o FC Porto a conquistar títulos”.



RESUMO DO JOGO

1 comentário:

  1. 0-1 Varela
    0-2 Ghilas
    0-3 Castro
    0-4 Jackson Martinez
    0-5 Iturbe
    0-6 Izmaylov
    -
    Fim do jogo

    ResponderEliminar