20 julho, 2013

Manto Azul e Branco - 1981-1982 – Equipamento Puma coabitando com o da Adidas

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Primeiro equipamento da Puma AG que coabitou com o equipamento Adidas nas épocas 1981-82 e 1982-83. Camisola em que deixaram de aparecer as riscas azuis ao longo da manga. Agora uma faixa azul larga liga a vertical da mesma cor ao debruado branco da manga. Símbolo Puma por cima do emblema do FC Porto. Calções de cor azul do mesmo tom da camisola com o logótipo Puma do lado esquerdo e meias brancas com debruado azul no cimo do cano. Na época seguinte haverá pequena alteração nos calções.
Nota: realce para a estampagem, pela primeira vez, do logótipo de uma marca de equipamentos nas camisolas do FC Porto.

A equipa do FC Porto, treinada pelo austríaco Hermann Stessl, com equipamento Puma num jogo oficial da época 1981-82. Em cima, da esquerda para a direita: Lima Pereira, Adelino Teixeira, Freitas, Gabriel, Simões e Fonseca; em baixo: Jacques, Albertino, João Pinto, Jaime Magalhães e Costa.

Jacques Pereira, avançado que logo na época de ingresso no FC Porto (1981-82) se sagrou melhor marcador do Campeonato, com 27 golos. Destacou-se num jogo da Supertaça em que apontou 3 tentos na vitória (4-1) ao SLB. Permaneceu quatro épocas nas Antas.

Presidente Pinto da Costa – “A vencer desde 1982”

Décadas de uma vida ao serviço do FC Porto e de glória azul-e-branca! Mas “largos dias têm cem anos”, porque o nosso Presidente há-de sê-lo “ad aeternum”.

Rui Saraiva – Design e edição
Fernando Moreira – Pesquisa, fotos e textos

5 comentários:

  1. Boa continuação. como se diz sempre que desejamos bom seguimento. Mais palavras para quê...?!

    ResponderEliminar
  2. Muito bem.

    Espero ansiosamente pelos alternativos da PUMA.

    - O azul

    - O branco

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta que, de há uns anos para cá, as camisolas passaram a ter as faces diferentes (frente e costas), creio que fará sentido, fazer essa referência neste magnífico trabalho e, quando forem apresentados equipamentos com essa dualidade, se ilustre isso mesmo.

    É apenas uma sugestão.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  4. Peço desculpa. Realmente o meu comentário anterior não faz qualquer sentido, pois a ilustração já mostra a camisola dos dois lados.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  5. Boas,

    então na mesma época jogamos com equipamentos da Adidas e Puma?

    Nessa altura já eram as marcas que pagavam os equipamentos ? recebiamos das duas?

    Nunca tinha ouvido tal coisa em nenhum clube do mundo. Muito Bom.


    Abraços

    ResponderEliminar