08 julho, 2013

Onze ideal

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Numa entrevista dada a um jornal internacional (mais uma!, no caso A MARCA), Pinto da Costa entre muitas outras coisas interessantes, elegeu o seu onze ideal, de entre todos os grandes jogadores que pode contar ao longo dos mais de 30 anos de presidência.

Foram muitos os bons jogadores e treinadores que passaram pelo FC Porto nos últimos anos. Fala-se muito na estrutura, na mística e na organização do FC Porto, todavia sem o ingrediente fundamental a este desporto o sucesso é uma impossibilidade, por mais organização e metodologia que um clube tenha. E o ingrediente fundamental para o sucesso de um clube é obviamente os seus jogadores!

Tal como o nosso Grande Presidente, e sendo que este era um post que eu já pretendia fazer há algum tempo resolvi agora homenagear aqueles que para mim foram os melhores jogadores que passaram pelo FC Porto ao longo destes anos que acompanho o clube. Obviamente que apenas vou eleger jogadores que tive a possibilidade de ver, pelo que o horizonte temporal é mais reduzido em relação ao onze escolhido por Pinto da Costa! O meu onze ideal é:

Na baliza escolho obviamente Vítor Baía! Para dizer o que penso de Baía basta referir que o meu primeiro post neste magnífico blog teve como tema principal Vítor Baía e a minha enorme admiração por ele! Foi durante a minha infância o meu grande ídolo, o seu estilo inconfundível, a sua classe e enorme qualidade enquanto GR marcaram-me profundamente. Um grande GR, tecnicamente quase perfeito! Por muito que nos custe, nenhum GR depois de Baía se aproximou sequer da qualidade do internacional português. E Portugal nem daqui a 50 anos terá um GR com a qualidade de Vítor Baía!

No lugar de defesa-direito, o Grande João Pinto! Confesso que já o vi em final de carreira mas claramente deu para ver a grande mística e qualidade que o lateral Portista transportava para dentro de campo. Uma figura incontornável no universo Portista!

O lugar de defesa-esquerdo foi aquele que tive mais dificuldades em escolher. Mas pela mística, pela exemplificação perfeita do “antes quebrar que torcer”, pela personificação clara do que é ser um jogador à Porto escolho Paulinho Santos, um trinco de raiz mas que atuou várias vezes no lugar de lateral-esquerdo, inclusivamente no Euro-96. Um exemplo para quem os jogadores de hoje em dia deveriam todos olhar!

Para defesas-centrais escolho Ricardo Carvalho e Fernando Couto! Foi uma escolha difícil dada a abundância de excelentes defesas-centrais do FC Porto nos últimos anos, quer portugueses, quer estrangeiros. Optei por dois jogadores formados no clube e que também tiveram sucesso nos melhores clubes do mundo após saírem do FC Porto. Ricardo Carvalho era a imagem da elegância e classe, Fernando Couto exemplificava na perfeição o típico atleta Portista, com uma garra impressionante, era um central imponente, que raramente deixava passar um avançado.

No meio-campo elejo um trio de luxo: Deco, Lucho Gonzalez e Moutinho! Deco foi simplesmente o melhor jogador que vi atuar no FC Porto. Um jogador de uma qualidade tremenda, taticamente inteligentíssimo, para além de um desequilibrador nato era daqueles jogadores que qualquer treinador gosta: excelente técnica e taticamente! Um verdadeiro mágico! Depois elejo Lucho Gonzalez, um jogador que nos 6 anos de FC Porto leva 6 títulos de campeão nacional. Aquilo que para mim mais distingue Lucho dos demais é a sua classe em campo. É um jogador de ritmo baixo mas que faz tudo bem feito, os passes, os remates, o posicionamento e a tranquilidade que confere ao resto da equipa, para além de ser um líder nato, um verdadeiro “comandante”! Por fim não posso deixar de escolher Moutinho para este trio de luxo. Vindo com o rótulo de “maçã podre” foi um dos pilares fundamentais do tricampeonato que o FC Porto conquistou. Um belíssimo jogador, muito inteligente, um pêndulo da equipa, nos 3 anos que esteve no FC Porto foi sempre campeão.

No ataque, mais um trio de luxo! Neste sector, tal também como nos outros, haveria muito por onde escolher tantos foram os craques que passaram pelo clube ao longo destes gloriosos anos. Mas para mim há 3 jogadores que ocupam um lugar de destaque no clube e que recordarei para sempre como grandes atletas que tudo deram pelo clube: Hulk, Jardel e Falcao! Os 3 melhores avançados que vi atuar no FC Porto, cada um com as suas características mas qualquer um deles com enorme sucesso!

PS: Sou suspeito porque para mim a camisola do FC Porto é sempre a mais bonita, mas confesso que gosto muito das camisolas deste ano, principalmente da alternativa.

5 comentários:

  1. Minha equipa:

    V. Baía

    J Pinto / Celso (pelos livres que marcava) / Aloísio / Branco

    Emerson (pelo pulmão que era)

    Deco / Lucho (era demasiado criança para poder avaliar o J. Magalhães/ J. Pacheco, embora me lembre perfeitamente deles)

    Futre /Madjer (pela fantasia que transportavam)

    Falcao (pelo jogador completo que é/era)

    Como substitutos, diria:

    Mlynarczik
    Fernando Couto
    André e Paulinho Santos (pela raça)
    Carlos Paredes (para mim um grande jogador, mas que quase nada ganhou)
    Jardel e Fernando Gomes

    ResponderEliminar
  2. Titulares:
    1Vítor Baía
    2João Pinto 4Aloísio 5Fernando Couto 3Branco
    6André
    8Deco 10Cubillas
    7Madjer 9Falcão 11Futre

    Suplentes:
    1Mlynarczik
    2Paulo Ferreira 4Jorge Andrade 5Ricardo Carvalho 3Inácio
    6Paulinho Santos
    8Rui Barros 10Oliveira
    7Capucho 9Gomes 11Hulk

    E só posso escolher 22...

    ResponderEliminar
  3. Acho uma ingratidão total a todos aqueles que ajudaram no caminho do sucesso do FC PORTO e são assim esquecidos num mero 11 ideal de quem escolhe só quem viu jogar!
    E olhem que já vi no FC PORTO jogadores como Bife e Toninho Metralha!!!!

    ResponderEliminar
  4. Bluesky: esses não ajudaram... Podíamos tentar escolher um "onze inenarrável" com esses "gloriosos" trapalhões!

    ResponderEliminar
  5. Caro Bluesky,

    A escolha de um onze ideal tendo em conta os jogadores que tive oportunidade de ver não se trata, nem pouco mais ou menos, de ingratidão para com todos os outros que também ajudaram imenso o nosso clube. E no meu post eu reforço que pelo FC Porto têm passado muitos e bons jogadores ao longo dos anos. A todos eles eu agradeço e muito!

    Tal como a escolha de Pinto da Costa do seu onze ideal (bem como do treinador) é um exercício de homenagem a grandes jogadores que passaram pelo clube e que do ponto de vista dele se destacaram em relação aos demais. Não lhe passou obviamente pela cabeça eleger 11 para ser ingrato com todos os outros que também ajudaram a construir o sucesso do clube. É uma questão de escolha pessoal e cada um tem a sua opinião, tal como os 2 amigos que nos comentários anteriores escolheram os seus onzes ideais.

    Não deixa no entanto de ser curioso que há um conjunto de nomes que são transversais à escolha da maioria dos Portistas, o que indica também que houve jogadores marcantes para os adeptos de uma forma clara. E um clube também não pode ser ingrato com os seus grandes símbolos. Esquecê-los é que sim seria um exercício de enorme ingratidão!

    Cumprimentos a todos

    ResponderEliminar