02 julho, 2014

HÓQUEI EM PATINS 2013/2014

http://bibo-porto-carago.blogspot.pt/

Tal como prometido, aqui vai um pequeno balanço à temporada 2013/2014 da secção de hóquei em patins. Terminada a época, é impossível não estar triste, revoltado e desapontado com os resultados obtidos. O ano até começou bem, com a conquista da Supertaça num jogo disputado contra a Oliveirense. Além de bons resultados no campeonato, a prestação na Liga Europeia também era do agrado de todos. A vitória frente ao Barcelona é exemplo disso. O primeiro grande choque para os adeptos Portistas surge em Dezembro, com a derrota frente ao HC Cambra. Uma equipa muito modesta bate o FC Porto, vulgarizando as estrelas da nossa equipa. Já no início de Janeiro, foi a vez de o clube do regime nos golear. 6-1 foi o resultado final. Se nada estava perdido em termos de campeonato, a verdade é que o alarme soava no seio dos adeptos. O sentimento que algo poderia correr mal apoderava-se de muitos. Ainda com este jogo na memória, o FC Porto desloca-se a Barcelona para disputar a última jornada da fase de grupos da Liga Europeia. O apoio de vários Portistas que se deslocaram à Catalunha não foi suficiente para evitar nova humilhação. O Porto até podia perder o jogo que continuaria a garantir o primeiro lugar. Contudo, o 7-0 que os futuros campeões europeus nos aplicaram deitou ao mar qualquer hipótese de segurar a primeira posição.

Uns dias antes, os então campeões nacionais não tinham conseguido mais do que um empate na recepção ao Valongo, num jogo que terminou com 2-2 no marcador.

Contudo, aquele que, em meu entender, foi o jogo marcante do campeonato 2013/2014, foi disputado em Alenquer, onde o FC Porto foi derrotado por mais uma equipa de nível bastante inferior, os lagartos. Com este resultado inadmissível, o Porto perdia a liderança do campeonato. As cartadas decisivas estavam reservadas para as últimas jornadas. Com (mais) um ambiente incrível no Dragão Caixa, o FC Porto bate o clube do regime que, aliado à vitória em Oliveira de Azeméis, levava a que o título de campeão nacional fosse decidido na última jornada, em casa do Valongo.

O jogo, uma verdadeira final, contou com um apoio incrível dos Dragões, que esgotaram os bilhetes disponíveis e encheram os lugares que lhes estavam destinados no pavilhão de Valongo. Apesar de tantos erros cometidos durante a época, o título estava ali nas nossas mãos. Um empate bastava que o FC Porto se sagrasse Bicampeão. A derrota por 5-3 deitou por terra o sonho dos Portistas e o título ficou mesmo para a equipa da casa. Não negando a qualidade da equipa do Valongo, com bons valores como André Girão (de longe o melhor guarda-redes português, que entretanto rumou aos lagartos) ou Rafa (que se fala que poderá voltar ao FC Porto), a qualidade individual da equipa do FC Porto é manifestamente superior à do adversário. Ao contrário do que seria de esperar, foram os jogadores mais velhos a acusar mais a pressão do jogo, mas já lá vamos.

Antes desta grande desilusão, o FC Porto já tinha perdido (mais uma vez) na final da Liga Europeia, uma vez mais contra o Barcelona e em jogo disputado no Palau Blaugrana. Não posso considerar normal uma derrota, ainda que seja contra uma grande equipa e em casa do adversário. A verdade é que o Porto não foi inferior ao adversário, tendo o jogo sido decidido por erros individuais, uma vez mais dos jogadores mais experientes.

O último jogo da época, que já não a poderia salvar, uma vez que, cá no Norte, cá na Invicta, não salvamos épocas com taças, o Porto tinha a oportunidade de mostrar que o 3º lugar no campeonato tinha sido um acaso e que estava pronto para continuar a dominar o hóquei em patins em Portugal. Mais importante do que isso, podia conquistar a Taça de Portugal e derrotar os mouros! Além de sair novamente goleado, o Porto transmitiu a imagem de uma equipa à deriva com mais erros individuais lamentáveis. Este último jogo ficou também marcado pelo desempenho da dupla de arbitragem, onde o árbitro Miguel Guilherme voltou a ser protagonista e foi autor de uma das arbitragens mais escandalosas dos últimos anos. É curioso ver a quantidade de jogos do Porto que este lisboeta arbitrou nas últimas jornadas, é curioso ver que arbitrou dois jogos numa jornada (!), Candelária – FC Porto e clube do regime – valongo, em mais uma manobra da FPP para afastar o FC Porto do título nacional. Esta jornada teve jogos disputados em dias diferentes, sob o pretexto de não se poderem realizar à mesma hora por culpa da final da UEFA Champions League. Ora, modalidades diferentes, critério diferentes, todos em desfavor do mesmo: o FC Porto. Relembro que, no andebol, o jogo não foi adiado, tendo sido disputado noutro pavilhão. Ora, que pavilhão foi escolhido? O clube do regime – lagartos foi disputado no pavilhão habitualmente utilizado pelos lagartos para realizar os seus jogos em casa! Escusado será dizer que ganharam com tremenda facilidade, podendo continuar a sonhar com o título, caso o FC Porto não vencesse os lampiões na última jornada. É forçoso que o clube levante a sua voz contra todas estas vergonhas que se vão passando no desporto português.

Posto isto, o que fazer para recuperar o título em 2014/2015?

Não gosto de conclusões precipitadas, não gosto de encontrar um único responsável pelos desaires. Aqui no Porto, ganhamos todos e perdemos todos. Saídas confirmadas há uma, a de Tiago Losna. Entradas, tal como referi, consta-se que Rafa poderá ser reforço para a nova época. Foi com pena que vi André Girão ser confirmado como reforço dos lagartos. A qualidade da equipa do FC Porto é inegável. Esta época, como também já mencionei, houve bons jogos que contrastaram com jogos vergonhosos. É certo que o nosso capitão, Reinaldo Ventura, esteve muito tempo lesionado e ainda assim foi preponderante, como é habitual. Houve bons desempenhos e outros menos conseguidos, especialmente de jogadores mais experientes e de quem mais se espera. Não gosto de crucificar jogadores por um ou outro desempenho menos bom mas, não posso também deixar de notar que é inadmissível que a equipa seja constantemente prejudicada por diarreias cerebrais de alguns atletas, seja por agressões ou por palavras dirigidas a árbitros e que deixam a equipa a jogar em inferioridade numérica. Quanto a Tó Neves, não tendo conhecimentos tácticos suficientes para avaliar a sua competência, não posso deixar de o ver como um símbolo do meu clube. Custa-me acreditar que seja o único responsável. Talvez a equipa técnica, um ou outro adjunto, não seja adequada a um clube como o FC Porto, talvez falte alguma maturidade para transmitir a serenidade necessária aos jogadores, algo que é possível notar numa ou outra declaração, numa ou outra postura no banco. Também noto que há muita gente, na bancada, a torcer pelo insucesso do Tó. Razões? Gostava de perceber...

Fui à FC Porto Store e vi os novos equipamentos de treino. Gostei dos modelos. Contudo, não gostei dos preços. As camisolas de treino começam nos 38 Eur e a camisola de jogo de jogo custa 74,99 Eur. Continua caro, muito caro! Se compararmos com o preço das camisolas de Sevilha e Liverpool, por exemplo, que custam 63 Eur e que também são Warrior, vemos que os preços dos nossos equipamentos podiam e deviam ser mais baixos.

A época 2014/2015 está quase aí. TUDO POR TODOS! Unidos rumo ao objectivo comum... o RESGATE! Abraço a todos os Portistas.

5 comentários:

  1. Se apenas mudam um jogador para a próxima época fico com a ideia que na secção há fé a mais e intropecção a menos.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  2. na análise devia deixar de lado o coração e escrever mais com a razão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro anónimo, isso é impossível quando se trata de falar sobre o Futebol Clube do Porto.

      Eliminar
  3. Vou mandar um bitaite, porque para falar a sério teria de ter visto todos os jogos, coisa que não fiz, mesmo... Nos que vi, parece-me que ao treinador falta serenidade. E, falta-lhe saber os tempos dos jogos... Há que saber quando se mata um jogo ou um campeonato. Há que saber até onde aguenta um jogador e quando está na hora de o deixar a refrescar a cabeça... Isso falta também, por exemplo, ao nosso grande capitão... O que é pena. Muita pena. Com os anos tenho aprendido que os adjuntos são o mais importante que existe... (Não existe um bom AVB sem um bom VP, nem um bom Mourinho sem um bom RF...) São o equilíbrio do que está na frente a tomar decisões... Enfim, é um bitaite...

    ResponderEliminar
  4. Boas
    Meus caros Amigos Portistas a epoca de 2013 2014 do FCPORTO esta para o hoquei como para o futebol ou seja vergonhosa. Esta é a unica palavra que encontro para defenir o que me vai na alma No entanto alimenta-me uma enorme vontade de que a proxima epoca comece rapido pra afastar de vez os fantasmas da epoca passada. Tenho esperança e fe. somos Porto

    ResponderEliminar