28 julho, 2007

2ª linha… promissora

Boavista FC, 0 – FC Porto, 3
Hélder Postiga (23m) e Tarik Sektiou (78m e 88m)

data: 28.07.2007
local: Estádio do Bessa, no Porto

FC Porto: Nuno; Fernando, João Paulo, Pedro Emanuel «cap.» e Cech; Luís Aguiar, Castro e Kazmierczak; Tarik, Hélder Postiga e Mariano Gonzalez
Jogaram ainda: Ventura, Lino, Jorginho, Leandro Lima, Edgar e Fucile

Foi uma boa demonstração do poder de fogo do Dragão para a época desportiva que se aproxima a passos largos, com estes jogadores que na sua grande maioria, podemos chamar de 2ª linha… se é verdade que dentro de 13 dias, arranca oficialmente para o FC Porto, também é verdade que temos muitas e boas soluções no plantel.

No Estádio do Bessa, fomos apadrinhar a festa de apresentação dos caceteiros da avenida aos seus sócios, acabando por ganhar o jogo por uns expressivos 0-3, curiosamente, golos marcados por jogadores que de acordo com as noticias que correm na imprensa nos últimos dias, não entrariam nas contas para o plantel desta época (Postiga e Tarik).

Como dizia atrás, o FC Porto puxou dos galões de bi-campeões que somos, e mesmo sem as principais figuras em campo, demonstramos que as alternativas são válidas e de muita qualidade, na sua grande maioria, salvo uma ou outra situação pontual.

No inicio do jogo, começou por destacar-se Hélder Postiga, que nos 45 minutos que esteve em campo, me fez reviver os seu bons tempo de Hélder ‘Préstige’ (pena que aconteçam poucas vezes), dada a muita e excelente movimentação na frente de ataque que foi possível verificar… até que aos 23 min, o próprio inaugura o marcador (0-1) no seguimento de um cabeceamento na pequena área bem muito bem colocado que não deu qualquer possibilidade ao guarda-redes adversário de defesa.

Ainda nos primeiros 45 minutos, outra bela surpresa foi a estreia em jogos pelo FC Porto do extremo argentino Mariano Gonzalez, que mostrou excelentes pormenores de classe e que me parece, irá trazer ao plantel um grande reforço na construção de jogo pelas alas… e se Quaresma é quanto a mim, indiscutível no onze titular… não sei bem como vai ficar a guerra, passe a expressão, entre argentinos: Lisandro e Mariano. Para mais tarde, confirmar.

Para a 2ª parte, nova estreia pelo FC Porto de um jogador de seu nome Leandro Lima, titular da selecção Sub20 do Brasil, em quem todos os adeptos depositam imensas esperanças que seja um digno sucessor da camisa 10 que era de Anderson antes da sua saída para Manchester. E se as expectativas já estavam elevadas, depois de termos visto a sua movimentação no campo, a rapidez na condução da bola e a facilidade com que surgia na zona de finalização, é caso para dizer que dali só podemos contar com ‘pé quente’. Este, e posso estar enganado, vai pegar de estaca no onze titular. A confirmar.

E aqui, o que muitos de nós não contava (eu admito!) era que o jogador chave fosse alguém de quem muitos de nós não apostava 1 cêntimo para a próxima época, aliás, até na generalidade, estão contra esta nova aposta de pré-época… certo ou errado, pouco importa agora, porque foi dele a 2ª parte do jogo e mostrou bons movimentos atacante e não esquecer, até defensivos. Seu nome: Tarik Sektioui.

Aos 78 minutos, no seguimento de um excelente lance de Lino pelo lado esquerdo do ataque, Jorginho de cabeça amortece magnificamente a bola para a entrada da pequena área, onde surgiu Tarik se limitou a encostar o pé esquerdo na bola e aumentar a vantagem para 0-2.

Quase em cima do apito final do árbitro, consegue uma arrancada pelo lado direito do ataque, e com uma (aparente) frescura física, foge ao seu marcador na entrada da grande área e vendo que Edgar estava tapado para receber a bola, resolve o próprio Tarik e faz o 0-3 (88 min) com um remate rasteiro e bem puxado ao poste mais distante. Um bom golo diga-se de passagem, precedido de um excelente movimento individual. Nesta altura, não sei se repararam na conversa animada entre o Prof. Jesualdo Ferreira e Reinado Teles, mas quase que aposto que até sei qual o tema de conversa: “agora é que este me lixou… como é que vou descalçar a bota da provável dispensa do plantel, depois desta muito boa exibição e com golos em dose dupla?”… deve ter andado à volta disto, o tema de conversa, digo eu.

Terminado o jogo e missão, mais uma vez, cumprida. Para mim há um facto indesmentível destes últimos jogos que temos podido ter a possibilidade de os ver: o FC Porto está a crescer de jogo para jogo e assim de relance, mesmo que ainda não fechado completamente, porque faltam aparentemente apenas as dispensas, o plantel parece-me muito equilibrado e com muitas mais soluções de confiança do que na época passada. E convém não esquecer que ainda faltam cá chegar Hélton e Lucho dos repetentes… e a estreia do ponta de lança argentino, Ernesto Farias, e do central sérvio, Stepanov. A confirmar nos próximos jogos que se irão realizar nos primeiros dias de Agosto (dias 3 e 5), aquando da participação do FC Porto no torneio de Roterdão.

Neste jogo, destaco pela positiva as exibições de Nuno (segurança), Fernando (sem complicar), Castro (jogar simples), Postiga (irrequieto), Mariano González (promissor), Leandro Lima (técnica) e Tarik Sektiou (a merecer mais oportunidades).

Pela negativa, e mais uma vez, Luís Aguiar… haverá por aí alguém que saiba qual a posição dele em campo?

Como nota final, depois deste jogo e da exibição de muitos da 2ª linha do plantel, um «nice problem» vai ter o Prof. Jesualdo Ferreira para resolver quando chegar a hora das dispensas… não queria estar no lugar dele… ou se calhar, até queria!

p.s. – [nova actualização] são já 5 os cérebros do photoshop a trabalhar no estirador. E tu? que esperas?… se te consideras um ‘cérebro em photoshop’, tenho a comunicar-te que está em aberto um concurso de ideias para um projecto em que se pretende acima de tudo, prestar a devida homenagem a um momento muito importante deste espaço de discussão e que tudo indica, irá ocorrer em breve, mas ao mesmo tempo, festejá-lo condignamente com todos vocês que nos visitam e que fazem deste espaço aquilo que ele hoje é na blogosfera azul. Se te sentes motivado, só tens que enviar um email para blogdoblueboy@gmail.com, que de imediato na volta, explico-te o que pretendemos. Agora, despachem-se lá com isso, porque o tempo já não é muito e como tal, há que dar corda na sapatilha.

12 comentários:

  1. Dinâmica de vitória, é o k é! O Porto não se cansa de vencer. Se esta é a 2ª linha, os adversários já devem estar atemorizados. Bom jogo, excelentes indicações - gostei particularmente de Lino e Tarik - numa vitória que colocou a nú as fragilidades do Boavista (bem feito!)
    Nuno continua cheio de confiança, Mariano mostrou alguns pormenores interessantes e Leandro Lima estreou-se da melhor maneira. Cheio de vontade de mostrar serviço, ía marcando um golaço. Mostrou, para já, muita técnica. Postiga também merece uma palavra de apreço. Bom jogo, apesar da natural decepção que o deve consumir. Por mim, ficava!

    ResponderEliminar
  2. Gostei do jogo do Porto, a equipa esteve bem e sobressaíram alguns jogadores o que vem demonstrar que temos soluções e um bom plantel.
    Saúdo o Castro, esteve bem, dos novos gostei do Mariano, Fernando, Lino e Leandro, também destaco o Pedro Emanuel, grande capitão, muito certo e sempre a rectificar os companheiros.Postiga luta para ficar e surpreendente Tarique, a jogar assim, não deve sair.
    Menos bem, Kaz e Edgar.

    ResponderEliminar
  3. «Morgado alvo de inquérito»
    Afinal quem é o procurador-geral da República desta Nação?
    Por Felícia Cabrita
    Depois do artigo que que esta semana publiquei no SOL, e que decorre de uma investigação iniciada à nove meses, não posso deixar de comunicar aos meus colegas de ofício, que estranho a ignorância com que a maior parte dos orgãos de comunicação a difundiram

    Para concluir a novela só faltava que a RTP para além do artigo do SOL, deturpasse também a noticia divulgada pela Lusa que fez questão de enviar na integra ao meu semanário.

    A agência de informação nunca pôs em causa a notícia do SOL, tão pouco as declarações prestadas pelo procurador-geral da República.

    Apenas cita a Directora do DIAP de Lisboa que garante que Pinto Monteiro não disse o que disse. Afinal quem é o procurador-geral da República desta Nação?

    felicia.cabrita@sol.pt

    ResponderEliminar
  4. Divulguem o "CONTRA/DOSSIER" pelas casas do FCP, espalhadas pelo país ,pelas CLAQUES...

    Então sim o trabalho valeu a pena...

    Há casas do FCP,com endereço electronico,assim como as claques!!!!

    ResponderEliminar
  5. Antes de mais nada acho que devo um mea culpa ao tarik.. como o disseste muito bem ninguem apostava nele, e eu fui uma dessas pessoas, mas depois do jogo de ontem, ele fez-me engolir as minhas palavras.. a final ele pode muito bem ter um lugar no plantel... agora nao faltam jogadores para as alas...
    Gostei de ver o Castro, porque nao complica, o Fernanda tb cumpriu bem..acho que a equipa esteve de parabens.. Nao gostei foi do Kaz e do Edgar.. acho que era melhor ele ir rodar noutro clube e ficamos com o Postiga..

    ResponderEliminar
  6. Caro anónimo.
    A dica seria de levar em conta.
    Não será possível fornecer, p.ex. ao admin do blog, esses endereços de correio electrónico ?

    ResponderEliminar
  7. Segundo o secretário de Estado do Desporto, na época passada “o Naval, o Leiria e o Setúbal foram visitados 12 vezes pelo controlo antidoping, o Beira-Mar 13, o Sporting 18 (…) o Benfica 11, (…) e o FC Porto 30”.

    Visitaram TRÊS VEZES mais o FCP que o Benfica!!!
    E quase o DOBRO do Sporting.
    30 vezes é uma por jornada!

    Ora aqui está um belo exemplo de como há igualdade para todos no futebol. Menos para o FC Porto...

    Será que não podemos “adivinhar” que possam haver 3 vezes mais escutas telefónicas ao FC Porto?

    Ou podemos concluir que há períodos em que os outros podem dopar-se, ou telefonar, à vontade (por exemplo para subornar árbitros)?

    É que tendo sido um vermelho apanhado dopado… parece que alguém se terá esquecido de telefonar a avisar da visita… ou a escolher os jogadores que não se tinham dopado naquela semana…

    E não percebo como não encontraram ninguém dopado no FC Porto…
    Então nós não somos uns maus?!?!

    Para esta época proponho que façam controlo ao FCP todos os dias, e a todos os jogadores.
    E se ao fim de umas 150 visitas não encontrarem nada, que mudem de surpresa as substâncias proibidas de modo a que se consiga pelo menos um controlo positivo.
    Ou então que comecem a incluir nos controlos as pessoas que estão a assistir aos treinos...




    Perseguição?!,Não,nempensar...

    ResponderEliminar
  8. Ao anónimo que já por mais de uma vez tem solicitado que passemos a palavra do "CONTRA/DOSSIER" pelas casas do FCP espalhadas pelo país, pelas claques, etc... acho muito bem e concordo a 101%.
    Por isso, e como provocação, queria aqui deixar-te um convite no qual não espero menos que o teu maior empenho, aliás, 2 cabeças a pensar, pensam sempre melhor que 1, certo?
    Então o meu/nosso convite é muito simples... porque tens o meu email aqui disponibilizado no blog, porque não seres tu próprio a disponibilizar esses tais endereços electrónicos para onde possamos enviar um email para irem ler o tal [Contra-DOssier]? porque não tb jornais? porque não tb televisões? porque não tb sites desportivos?... acho que temos aqui panos para mangas e que mangas, mas como já tenho aqui tanto que fazer diariamente pelo blog, o tempo livre cada vez é menor, e por tudo isso, contratamos os direitos editoriais de uma série de bitaiteiros para connosco colaborar e cada vez mais, levar o bom nome e a honra do nosso mágico FC Porto pelo mundo fora e cada vez com maior qualidade nos escritos, por isto tudo, gostariamos de contar com a tua ajuda precisosa nesta pesquisa... que tal? aceitas este repto? não espero nada mais que o 'SIM'!
    Fico a aguardar novidades tuas...
    aKeLe aBrAçO,
    http://bibo-porto-carago.blogspot.com/

    ps - caros anónimos que ultimamente por aqui têm passado e comentado... não me levem a mal, mas não seria simpático identificarem-se com qq coisa? é que já começam a ser tantos anónimos e não sabemos muito bem quem é quem... se é o mesmo ou são pessoas diferentes... por isso, façam lá o favor de se identificarem, ok?

    ResponderEliminar
  9. A ganda Porto! Jesualdo vai ter enormes dores de cabeça, para encaixar pretensos titulares no onze. Ontem, sem Quaresma, Lucho, Bolatti, Stepanov o Porto destroçou os axadrezados. Como já te tinha dito, o jogo deixou-me água no boca. Talvez seja extemporâneo, eu sei, mas gostei da raça do miudo Castro, das diabruras do moleque Leandro, da técnica refinada de Mariano, do bom toque de bola de Lino (quem diria) e até da destreza mortífera de Tarik. Eu sei k, quando começo a colocar a bitola tão alto, logo no início, as coisas correm mal(dasse...já bati 3 vezes na madeira), mas penso k está na forja mais uma grande equipa. A ver vamos!

    ps: Se o anónimo terá razão, quanto à divulgação do dossier por outros meios, também não deixas de ter razão. Carago, ajudem-nos!!!!!
    Não custa por o nome, não custa ajudar quem faz isto por mera carolice e amor incondicional pelo Porto. Por isso, a todos, mãos à obra e ajudem-nos a contrabalançar a vergonha que grassa neste País.

    ResponderEliminar
  10. Ah, quase que me passava. Um dos anónimos publica um comentário (tb aparece no meu blog)- sobre o doping - que ou muito me engano ou foi plagiado do blog portista "sou portista com orgulho", assinado pelo azzulli.
    Assim, também não, ó anónimo.

    ResponderEliminar
  11. Blue :

    Está visto que vimos o mesmo jogo
    (embora eu o tenha visto através da RTPI)


    Um abraço

    ResponderEliminar
  12. Mariano e Leandro Lima deixaram-me com água na boca!!

    ResponderEliminar